ALgas que não saem à meses


Recommended Posts

Tenho um aqua de agua salgada 100X30X40 com 120litros brutos, desde Fevereiro de 2010.

Foi uma amiga minha que transferiu o aqua dela de 60cm com 1 ano e meio de maturação para o meu de 120litros.

Deu-me a rocha viva dela e um casal de peixes palhaço.

 

De momento tenho:

à vontade 20l de rocha viva,

uma bomba de 1400l/h,

escumador tunze nano doc skimmer 9002 para 200 litros de agua,

termostacto de 200w

iluminação com T8 azul de 30w + uma T4 branca do chines + uma T5 branca da aqua medic

 

De peixes tenho:

2 peixes palhaços,

4 puffers pequenos de 4cm cada,

um camarão de 10cm Lysmata amboinensis,

e um coral Saicarcophyton ehrenbergi

e outro que é xénia espalhada pelo aqua.

 

Sempre me foi muito dificil ter alga coralina e no inicio do aqua, nos primeiros 2 meses a rocha estava sempre bonita, desde à uns 3 meses é que está sempre a ficar com um veludo de verde em cima, horrorosa e já fez fios tipo cabelos em tamanha quantidade que os pallhaços raspavam-se lá como se fosse uma anémona.

 

À menos de um mês mudei de casa e aproveitei para limpar o aqua todo.

Retirei 50% da agua para garrafões e a restante agua serviu para limpar o aqua e as rochas.

Introduzi 50% da agua em garrafão e os restantes 50% de agua do mar do cabo raso, guincho e juntamente as rochas e os peixes que o aqua já tinha.

Desde entao tenho feito trocas de agua com agua do mar do sitio já mencionado e reposição.

Pois deduzi que o aqua sofria de muitos nitratos e silicatos devido à falta de tpa´s e constante reposição com agua da torneira.

Para minha frustração o aqua encontra-se na mesma e a formar a alga tipo cabelos mas já esta a formar a alga coralina nos vidros e rochas também.

Não sei que hei-de fazer mais.

As lojas costumam impingir-me mais bombas de circulação que é excesso pelo que li em alguns sites e disseram-me para não meter mais agua da torneira, mas está tudo na mesma.

 

Então fui ao guincho e apanhei dois gobis, caracois, um caranguejo e muitos camarões e estes já estão a limpar o verdete dos vidros, as algas tipo cabelo desapareceram e algumas rochas estão a ficar mais limpas. Mas quero mesmo acabar com a formação do verdete, não é bonito nem saudável para um aquário ter as rochas cheias de veludo verde.

 

Aqui vão as fotos para terem uma noção de como está o aqua:

Se repararem nas primeiras duas no canto direito vê-se tipo um desenho que fizeram na alga branca, ficou engraçado, e foi o gobi médio que apanhei no guincho que comeu a alga assim, na 2ª foto até se vê ele em acção.

 

 

DSCF1697.jpg

DSCF1699.jpg

DSCF1701.jpg

DSCF1702.jpg

DSCF1703.jpg

DSCF1704.jpg

DSCF1705.jpg

DSCF1706.jpg

DSCF1708.jpg

DSCF1709.jpg

DSCF1707.jpg

DSCF1714.jpg

DSCF1715.jpg

DSCF1716.jpg

DSCF1717.jpg

DSCF1718.jpg

 

Obrigada

Comentem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a água de reposição que metes é da torneira directa para para aquário?

 

Dás assim muita comida?

 

Que frequência e que litragem fazes as TPA´s?

 

 

Não introduzas mais seres sem ser equipa de limpeza, os turbos são óptimos, tens é que os aclimatizar muito bem...

 

O que te aconselho é antes de realizares uma TPA raspar os vidros todos com ajuda de um cartão, tipo telefónico, MB crédito,etc...

Depois quando tiras a água do aquário apanhares o máximo desssas algas.

 

No entanto, podes também comprar ou apanhar um ouriço são óptimos devoradores dessas algas, eles também comem coralina, mas penso que é mais quando não têm algas para comer!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a água de reposição que metes é da torneira directa para para aquário?

 

Dás assim muita comida?

 

Que frequência e que litragem fazes as TPA´s?

 

 

Não introduzas mais seres sem ser equipa de limpeza, os turbos são óptimos, tens é que os aclimatizar muito bem...

 

O que te aconselho é antes de realizares uma TPA raspar os vidros todos com ajuda de um cartão, tipo telefónico, MB crédito,etc...

Depois quando tiras a água do aquário apanhares o máximo desssas algas.

 

No entanto, podes também comprar ou apanhar um ouriço são óptimos devoradores dessas algas, eles também comem coralina, mas penso que é mais quando não têm algas para comer!

 

 

Tpa´s costumo fazer uma por semana, tiro 10litros ou 15l. E reponho sempre com agua do mar, para nao ter que inserir sal.

Queria muito desfazer-me dos peixes palhaços, sao muito agressivos e comeram os meus camaroes. O problema é que foram oferecidos..

O ouriço que trouce morreu no caminho, tenho que trazer um mais vivasso, há tantos lá. Vou ver se trago outro gobi, sao dificeis de apanhar mas limpam bue. Pelo menos o que eu consegui apanhar come muita alga. Vi foi tambem umas anemonas bonitas, sao verdes amareladas com pontas rosas, mas tenho receio que se morrerem matam-me tudo!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Natacha,

 

Parece-me que essas algas não estão a melhorar. Tens o aquário num sitio onde apanha luz do sol directa? Quantas horas de luz tens por dia?

 

Já agora as tuas lampadas são de quantos K?

 

Em relação aos palhaços se não os quiseres diz que eu compro-tos. Ficam aqui junto com os meus dois na sua anémona.

 

Atenção que as anemonas da nossa costa não servem para esses peixes, pois são demasiado urticantes.

 

Pode colocar uma anemona, que se ela estiver a morrer demora algum tempo e vais notar. Tens de ter é cuidado nao vá parar às bombas.

 

Para teres menos algas ajudava uns quantos heremitas e umas cerites.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Natacha,

 

Parece-me que essas algas não estão a melhorar. Tens o aquário num sitio onde apanha luz do sol directa? Quantas horas de luz tens por dia?

 

Já agora as tuas lampadas são de quantos K?

 

Em relação aos palhaços se não os quiseres diz que eu compro-tos. Ficam aqui junto com os meus dois na sua anémona.

 

Atenção que as anemonas da nossa costa não servem para esses peixes, pois são demasiado urticantes.

 

Pode colocar uma anemona, que se ela estiver a morrer demora algum tempo e vais notar. Tens de ter é cuidado nao vá parar às bombas.

 

Para teres menos algas ajudava uns quantos heremitas e umas cerites.

 

O aquário não apanha luz do sol. Quanto a luz tenho uma lâmpada T8 azul 90cm própria para Aqua de agua salgada, a luz branca ta mal, tenho uma lâmpada t5 10000k pequenina de 50 e tal cm, tb é de agua salgada. E outra do chinês de 80cm branca mas n sei qts watts. Tenho q melhorar a luz. Não sei se deva comprar uma calha para duas lâmpadas T8 de 90cm, só teria que comprar a t8 branca própria para agua salgada, ou o kit bom com leds e td por 120 euros, como n tenho esse guito comprava antes a calha das T8 por 30 euros. Que acha? Tenho as luzes ligadas 10h dia, e a aZul 11h.

Qt à limpeza tinha muitos camarões mas os palhaços comeram-nos. Eles são muito maus mordem os puffer e td. Eu acho k tenho pouca corrente e pouca Rocha viva e má luz, dai as algas verdes. Por acaso tem Rocha viva a mais?

Obrigada pela resposta

Editado por natx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário não apanha luz do sol. Quanto a luz tenho uma lâmpada T8 azul 90cm própria para Aqua de agua salgada, a luz branca ta mal, tenho uma lâmpada t5 10000k pequenina de 50 e tal cm, tb é de agua salgada. E outra do chinês de 80cm branca mas n sei qts watts. Tenho q melhorar a luz. Não sei se deva comprar uma calha para duas lâmpadas T8 de 90cm, só teria que comprar a t8 branca própria para agua salgada, ou o kit bom com leds e td por 120 euros, como n tenho esse guito comprava antes a calha das T8 por 30 euros. Que acha? Tenho as luzes ligadas 10h dia, e a aZul 11h.

Qt à limpeza tinha muitos camarões mas os palhaços comeram-nos. Eles são muito maus mordem os puffer e td. Eu acho k tenho pouca corrente e pouca Rocha viva e má luz, dai as algas verdes. Por acaso tem Rocha viva a mais?

Obrigada pela resposta

 

 

Olá Natacha

 

Pelo que conheço dos "Puffer",tenho para mim que è ele que preda os camarões.

Agora se já viste os teus "Ocelaris",predar os ditos...?

Tenho um "Clarki" que os apanha (só os da nossa costa),para os levar à anémona com a qual faz simbiose...dos espécimes dos teus,nunca vi tal acontecer...contudo não descarto essa possibilidade.

Fica bem

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Natacha

 

Pelo que conheço dos "Puffer",tenho para mim que è ele que preda os camarões.

Agora se já viste os teus "Ocelaris",predar os ditos...?

Tenho um "Clarki" que os apanha (só os da nossa costa),para os levar à anémona com a qual faz simbiose...dos espécimes dos teus,nunca vi tal acontecer...contudo não descarto essa possibilidade.

Fica bem

 

Cjorgene

 

 

os puffer so rodam os olhos para cima e para baixo e desistem dos camaroes, agora os palhaços.. mordem os puffer perceguem os camaroes, montes deles saltaram para fora do aqua para fugirem e secaram. Um deles consegui inserir no aqua novamente mas um dos palhaços apanhou-o logo a seguir, foi mesmo muito rapido, vi o camarao na boca dele com as antenas de fora. Coitado. Tou mesmo farta dos palhaços, sao mesmo muito agressivos. Nao é pela especie, mas sim pelo peixe em si, sao todos diferentes e os meus sao mesmo muito agressivos. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Acho que tens repensar um pouco melhor a construção desse aquário.

 

Na minha opinião existem algumas medidas que pode adoptar para combater o problema:

 

1. Utilização de agua de osmose na reposição

2. Reduzir tempo de iluminação (se possivel apenas actinicas durante algumas semanas)

3. Retirar as lampadas dos chineses

4. Aumenta a circulação

5. Aumenta equipa de limpeza

 

Tenta partir daí e ver se tens melhoras.

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas,

 

Acho que tens repensar um pouco melhor a construção desse aquário.

 

Na minha opinião existem algumas medidas que pode adoptar para combater o problema:

 

1. Utilização de agua de osmose na reposição

2. Reduzir tempo de iluminação (se possivel apenas actinicas durante algumas semanas)

3. Retirar as lampadas dos chineses

4. Aumenta a circulação

5. Aumenta equipa de limpeza

 

Tenta partir daí e ver se tens melhoras.

 

À muito tempo que não vinha aqui..

Obrigada pela ajuda. Devo dizer que arranjei uma caclha na natuline da boyu, de 90cm 3 lampadas T5, duas brancas e uma azul.

MODEL:STS-900

FREQ:50Hz

POWER:T5-21Wx3

LENGTH:900mm

 

De peixes só tenho 3 puffers pequenos e dois camaroes selvagens (os que conseguiram escapar aos palhaços)

Recentemente apareceram-me uns bichos na rocha, podes verificar no meu novo tópico das pragas.

A bomba de circulação é a mesma, 1500l, escumador tunze para 200 litros, eu tenho 120 litros brutos que com a rocha devem ficar 100.

Quero muito arranjar o filtro da tunze que torna a agua da torneira em agua de osmose mas é 90 euros, muito caro.

E a recente modificação foi que encontrei na muda do aquario bichos , minhocas, na areia viva, decidi pu-la no lixo de tamanho nojo que eu tinha, e fui à praia buscar areia viva que por sinal é muito bonita e gratis (é de onde tiro a agua do mar, mas como esta muito frio não dá e vai da torneira para o garrafao um dia e depois directamente no aqua. Acho que esse é o meu maior erro mas não tenho outra alternativa enquanto não juntar 90 euros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

À muito tempo que não vinha aqui..

Obrigada pela ajuda. Devo dizer que arranjei uma caclha na natuline da boyu, de 90cm 3 lampadas T5, duas brancas e uma azul.

MODEL:STS-900

FREQ:50Hz

POWER:T5-21Wx3

LENGTH:900mm

 

De peixes só tenho 3 puffers pequenos e dois camaroes selvagens (os que conseguiram escapar aos palhaços)

Recentemente apareceram-me uns bichos na rocha, podes verificar no meu novo tópico das pragas.

A bomba de circulação é a mesma, 1500l, escumador tunze para 200 litros, eu tenho 120 litros brutos que com a rocha devem ficar 100.

Quero muito arranjar o filtro da tunze que torna a agua da torneira em agua de osmose mas é 90 euros, muito caro.

E a recente modificação foi que encontrei na muda do aquario bichos , minhocas, na areia viva, decidi pu-la no lixo de tamanho nojo que eu tinha, e fui à praia buscar areia viva que por sinal é muito bonita e gratis (é de onde tiro a agua do mar, mas como esta muito frio não dá e vai da torneira para o garrafao um dia e depois directamente no aqua. Acho que esse é o meu maior erro mas não tenho outra alternativa enquanto não juntar 90 euros.

 

Boas Natacha!

 

Estive a ver aqui o teu post e posso dizer-te que passei pelo mesmo. Foi e continua a ser um problema a ter sempre debaixo de olho. Para resolução tomei 2 medidas simples e de funcionalidade extrema, em 15 dias limpei as algas do aquário, tens apenas de ter em conta se tiveres corais muito sensíveis.

 

1º terminar com as TPA's (é uma medida controversa, mas tem a sua lógica. quando mudamos de água, fazemos adição de elementos positivos para o aquário, mas também de alimento para corais e inevitavelmente também para as algas)

 

2º adição de bactérias desnitrifiicantes (existem muitas marcas no mercado) diariamente e respectivo alimento, durante este período tens de manter o escumador desligado.

 

Simples relativamente económico e parece que não tens muito a perder.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais