aqua cheio de alga verde


Recommended Posts

Tenho um aqua de agua salgada 100X30X40 com 120litros brutos, desde Fevereiro de 2010.

Foi uma amiga minha que transferiu o aqua dela de 60cm com 1 ano e meio de maturação para o meu de 120litros.

Deu-me a rocha viva dela e um casal de peixes palhaço.

 

De momento tenho:

à vontade 20l de rocha viva,

uma bomba de 1400l/h,

escumador tunze nano doc skimmer 9002 para 200 litros de agua,

termostacto de 200w

iluminação com T8 azul de 30w + uma T4 branca do chines + uma T5 branca da aqua medic

 

De peixes tenho:

2 peixes palhaços,

4 puffers pequenos de 4cm cada,

um camarão de 10cm Lysmata amboinensis,

e um coral Saicarcophyton ehrenbergi

e outro que é xénia espalhada pelo aqua.

 

Sempre me foi muito dificil ter alga coralina e no inicio do aqua, nos primeiros 2 meses a rocha estava sempre bonita, desde à uns 3 meses é que está sempre a ficar com um veludo de verde em cima, horrorosa e já fez fios tipo cabelos em tamanha quantidade que os pallhaços raspavam-se lá como se fosse uma anémona.

 

À menos de um mês mudei de casa e aproveitei para limpar o aqua todo.

Retirei 50% da agua para garrafões e a restante agua serviu para limpar o aqua e as rochas.

Introduzi 50% da agua em garrafão e os restantes 50% de agua do mar do cabo raso, guincho e juntamente as rochas e os peixes que o aqua já tinha.

Desde entao tenho feito trocas de agua com agua do mar do sitio já mencionado e reposição.

Pois deduzi que o aqua sofria de muitos nitratos e silicatos devido à falta de tpa´s e constante reposição com agua da torneira.

Para minha frustração o aqua encontra-se na mesma e a formar a alga tipo cabelos mas já esta a formar a alga coralina nos vidros e rochas também.

Não sei que hei-de fazer mais.

As lojas costumam impingir-me mais bombas de circulação que é excesso pelo que li em alguns sites e disseram-me para não meter mais agua da torneira, mas está tudo na mesma.

 

Então fui ao guincho e apanhei dois gobis, caracois, um caranguejo e muitos camarões e estes já estão a limpar o verdete dos vidros, as algas tipo cabelo desapareceram e algumas rochas estão a ficar mais limpas. Mas quero mesmo acabar com a formação do verdete, não é bonito nem saudável para um aquário ter as rochas cheias de veludo verde.

 

Mais logo deixo-vos algumas imagens.

 

Obrigada pela atenção

Natacha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão as fotos que prometi para terem uma noção de como está o aqua:

Se repararem nas primeiras duas no canto direito vê-se tipo um desenho que fizeram na alga branca, ficou engraçado, e foi o gobi médio que apanhei no guincho que comeu a alga assim, na 2ª foto até se vê ele em acção.

 

 

DSCF1697.jpg

DSCF1699.jpg

DSCF1701.jpg

DSCF1702.jpg

DSCF1703.jpg

DSCF1704.jpg

DSCF1705.jpg

DSCF1706.jpg

DSCF1708.jpg

DSCF1709.jpg

DSCF1707.jpg

DSCF1714.jpg

DSCF1715.jpg

DSCF1716.jpg

DSCF1717.jpg

DSCF1718.jpg

 

Obrigada

Comentem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tens aí bastante coisas para mudar! circulação deves sim aumentar para pelo menos 2500l/h, e equipa de limpeza o que tens? nassarius, cerythes, eremitas?? so o camarão nao chega. Fazes TPA´s com que frequencia? Bem agora aconselho te a fazer trocas de agua 20% todas as semanas e fazer uma boa limpeza a esses vidros em todos os TPA´s. Em relação a agua da torneira depende da agua, pois em cada sitio os parametros sao diferentes mas aconselho-te ou a usar agua de osmose ou entao tens a opção da agua em garrafao, existem algumas marcas isentas ou quase isentas de silica.

Tem cuidado com os puffers, assim que forem crescendo, pode-lhes sempre apetecer um palhaço para o jantar!!!

1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tens aí bastante coisas para mudar! circulação deves sim aumentar para pelo menos 2500l/h, e equipa de limpeza o que tens? nassarius, cerythes, eremitas?? so o camarão nao chega. Fazes TPA´s com que frequencia? Bem agora aconselho te a fazer trocas de agua 20% todas as semanas e fazer uma boa limpeza a esses vidros em todos os TPA´s. Em relação a agua da torneira depende da agua, pois em cada sitio os parametros sao diferentes mas aconselho-te ou a usar agua de osmose ou entao tens a opção da agua em garrafao, existem algumas marcas isentas ou quase isentas de silica.

Tem cuidado com os puffers, assim que forem crescendo, pode-lhes sempre apetecer um palhaço para o jantar!!!

 

Os camaroes quase que se foram à vida, os palhaços resolveram persegui-los. Os palhaços é que são o problema de agressividade no meu aquario, os puffers sao uns pacificos, e parecem que nunca mais crescem nao sei porque, demoram muito tempo.

A limpeza, a tive eremitas mas morreram, os camaroes fizeram um excelente trabalho, tenho como mostrei nas fotos 2 gobis portugueses que limpam muito, e um caranguejo. Tenho que arranjar um que limpe a areia e as rochas. Tpa´s tenho feito com agua do mar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais