Tronco videira


Recommended Posts

boas tenho um tronco de uma videira (da minha avo :)) tipo aquilo ainda esta verde, estive a ler umas tecnicas de tratamento com sal durante uma semana e outra com agua normal para retirar a salinidade toda.

 

mas issu e com o troncoseco ou apos o tratamento poderei por no aqua?

cumps.

_______PyNext

 

Alexandre Gafanhão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves fazer o tratamento depois do tronco estar seco.

 

Para acelerar a secagem do tronco é forno com ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves fazer o tratamento depois do tronco estar seco.

 

Para acelerar a secagem do tronco é forno com ele.

tens a certesa que pode ir ao forno?

mais ou menos quanto tempo?

cumps.

_______PyNext

 

Alexandre Gafanhão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens a certesa que pode ir ao forno?

mais ou menos quanto tempo?

 

 

 

 

Boas

O forno que ele esta a falar de um de cozer pao e n eletrico n quer dizer que n resulte mas n e mt seguro

Ptt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete no forno.. mesmo que seja eléctrico.

150C-180C durante bastante tempo...

 

Mas tens de controlar o forno para ter a certeza que o tronco não arde... Quanto mais tempo estiver no forno melhor...

 

Quanto ao sal... eu prefiro não usar, se o tronco for ao forno.

 

Depois de bem seco, água com ele.... até deixar de flutuar.

 

PauloA :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete no forno.. mesmo que seja eléctrico.

150C-180C durante bastante tempo...

 

Mas tens de controlar o forno para ter a certeza que o tronco não arde... Quanto mais tempo estiver no forno melhor...

 

Quanto ao sal... eu prefiro não usar, se o tronco for ao forno.

 

Depois de bem seco, água com ele.... até deixar de flutuar.

 

PauloA :music_singguitar:

 

espero bem que ele nao comece a arder xD, mas muito obrigado pelo ajuda.

cumps.

_______PyNext

 

Alexandre Gafanhão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero bem que ele nao comece a arder xD, mas muito obrigado pelo ajuda.

 

Olha que pode não ser assim tão simples! - Aqua 60lt/filtro cascata/Guppys,Espadas,5Limpa-fundo e 1 Limpa-vidros - Musgo Java e plantas simples k não sei o nome...«um aquario simples»

 

Tambem tenho um tronco de Videira todo Xpto (lindo), e fiz tudo isso. Forno, Raspei (so a maior parte da casca velha), Agua com sal durante mais de um mês.

 

Montei o aqua e ficou lindo...durante um dia. Passado +- 24h...começou a largar um «muco» branco e foi uma desgraça. Matou-me as plantas, a esponja do filtro parecia que tinha fita-cola...enfim.....tive que o tirar.

 

De todas as tecnicas que existem, a unica coisa que não fiz, foi po-lo na panela a ferver, se foi por isso ou não...não sei, a verdade é que vou po-lo a ferver e testa-lo num alguidar ou balde para não me acontecer o mesmo. Mesmo assim....pelo € que gastei em novas plantas, não sei se não compro um novo ou usado.

 

Pode ser que tenha tido azar, e que não se te aconteça nada. É so para te dar o meu testemunho.

 

Boa Sorte.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que não é só pôr água e sal e deixar ficar. É preciso ir renovando a água, de preferência diariamente. Quanto a ferver o tronco é mesmo para evitar que quando ele entre no aquário largue esses mucos e fungos.

 

Moral da história, um mês à espera do tronco e não ficou bem tratado.

 

Existe um tópico no fórum que explica detalhadamente (dia por dia) como tratar um tronco. É só usar a procura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo dizem la que e por em agua com sal, nem dizem que quantidade nao percebo pus um punhado de sal ou dois.., mas se temos de renovar a agua todos os dias..nao sei.

 

vou por agora o tronco no forno

cumps.

_______PyNext

 

Alexandre Gafanhão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabes como assim, desculpa mas não percebi.

 

Aconselho-te a não tomares atalhos. Eu foi o que fui fazendo e o resultado invariavelmente foi o mesmo... desmonta que tá mal.

 

Se há lição que aprendi e estou a pôr em prática é.... atalhos dão mau resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabes como assim, desculpa mas não percebi.

 

Aconselho-te a não tomares atalhos. Eu foi o que fui fazendo e o resultado invariavelmente foi o mesmo... desmonta que tá mal.

 

Se há lição que aprendi e estou a pôr em prática é.... atalhos dão mau resultado.

ok entao, ponho quanto tempo a secar normalmente? (s sombra)

cumps.

_______PyNext

 

Alexandre Gafanhão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes secar no forno. Quando me referi a atalhos era mesmo facilitar na renovação da água com sal.

 

Aqui fica um bom tópico para saber tim tim por tim tim como tratar um tronco.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88152

 

Boa leitura e boa sorte com isso.

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tchii que complicaçao...

 

posso-vos dizer que ja tenho tido troncos de videira inclusive ja ofereci alguns a membros tratados e por tratar,e o unico "tratamento" que dei aos meus troncos que ja tive e ainda mantenho alguns no aquario foi raspa-los á navalhada e deixa-los a boiar ate "aterrarem".

 

e até hoje nunca tive problemas,nem de fungos brancos nem nada a nao ser o tal amarelado da agua que vai passando com as tpa´s.

 

tambem pode ser porque tenho corys,camaroes,ancistrus,plecos e por ai fora o que ajuda imenso a prevenir o aparecimento dos tais fungos.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
tchii que complicaçao...

 

posso-vos dizer que ja tenho tido troncos de videira inclusive ja ofereci alguns a membros tratados e por tratar,e o unico "tratamento" que dei aos meus troncos que ja tive e ainda mantenho alguns no aquario foi raspa-los á navalhada e deixa-los a boiar ate "aterrarem".

 

e até hoje nunca tive problemas,nem de fungos brancos nem nada a nao ser o tal amarelado da agua que vai passando com as tpa´s.

 

tambem pode ser porque tenho corys,camaroes,ancistrus,plecos e por ai fora o que ajuda imenso a prevenir o aparecimento dos tais fungos.

 

cumps

 

mas esses troncos de videira ja estavam secos ou ainda verdes?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.