Duvina na iluminação


Recommended Posts

Boas malta!

 

Venho expor-vos o a minha duvida na esperança de que me possam ajudar. Então é o seguinte: eu ando com ideias a de montar um novo aquário comunitário (vivíparos) plantado em que as medidas são (C/L/A) 65*45*45. A minha questão é qual o melhor tipo de iluminação a colocar para este tipo de aquário e qual a mais barata e fácil de adquirir ou construir?

 

 

Cumps

 

Luís Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li pela internet é 1W por litro de água, mas foi só por ler deixa ver se aparece alguém entendido na matéria :silly:

 

Cumprimentos

 

Obrigado pela dica! mas ver o que mais gente acha porque estou mesmo na duvida que tipo de iluminação por! tipo de lâmpadas ou led's etc bem logo se vê

 

cumps

 

Luís Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de plantas? Densamente plantado?

 

O ideal é mesmo 1W/L pelo que tenho lido

 

Assim barato para fazeres, dou-te o meu exemplo.. Peguei numas calhas velhas que tinha aqui.. meti a T8 que tinha do aquario e meti + 3 lampadas económicas(E27) de 6400K até agora estão a desenvolver bem as plantas, mesmo sem Co2 :silly:

 

T8: 15W

2 económicas de 6400K nas pontas de 15W cada

1 económica de 6400K no meio de 18W

 

total = 63W

 

e montei o sistema de modo a puder ter só a T8 ligada, ou:

T8+2 económicas(pontas..)

ou tudo ligado.. :P

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de plantas? Densamente plantado?

 

O ideal é mesmo 1W/L pelo que tenho lido

 

Assim barato para fazeres, dou-te o meu exemplo.. Peguei numas calhas velhas que tinha aqui.. meti a T8 que tinha do aquario e meti + 3 lampadas económicas(E27) de 6400K até agora estão a desenvolver bem as plantas, mesmo sem Co2 :silly:

 

T8: 15W

2 económicas de 6400K nas pontas de 15W cada

1 económica de 6400K no meio de 18W

 

total = 63W

 

Vai estar algo plantado mas não excessivamente espero eu XD mas tenho ideia de colocar higrophila, Christmas Moss e se não estou em erro no nome também será Lilaeopsis.

 

cumps

 

Luís Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai estar algo plantado mas não excessivamente espero eu XD mas tenho ideia de colocar higrophila, Christmas Moss e se não estou em erro no nome também será Lilaeopsis.

 

cumps

 

Luís Cruz

 

se vais mesmo meter a Lilaeopsis, penso que tenhas que ter mesmo os 1W/L.. no entanto espera que mais alguem diga algo, que eu também estou a começar na área dos plantados e aquapaisagismo :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta!

 

Venho expor-vos o a minha duvida na esperança de que me possam ajudar. Então é o seguinte: eu ando com ideias a de montar um novo aquário comunitário (vivíparos) plantado em que as medidas são (C/L/A) 65*45*45. A minha questão é qual o melhor tipo de iluminação a colocar para este tipo de aquário e qual a mais barata e fácil de adquirir ou construir?

 

 

Cumps

 

Luís Cruz

 

Malta dêem lá uma ajuda sff

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A questão da iluminação é sempre um problema pois estamos sempre dependentes ou da carteira ou do jeito que temos na bricolage.

 

A adquirires iluminação podes escolher as T5, pois são mais economizadoras, a questão prende-se principalmente com o cumprimento das mesmas, pois arranjar uma T5 para o cumprimento do teu aqua.

 

Pessoalmente colocaria pelo menos uns 72 watts (2x36 W)

 

Tenho um aqua de 70 cms e é o que vou colocar, no entanto optei por lâmpadas PLL pela sua dimensão/formato e possibilidade de colocação de mais watts, no espaço que tenho.

 

Vou comprar o material e montar eu, mesmo com pouca experiencia, pois as calhas são muito caras.

 

Experimenta dar uma volta pelo patrocinador aquaeden, vê as soluções que apresentam e pode ser que chegues a alguma conclusão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A questão da iluminação é sempre um problema pois estamos sempre dependentes ou da carteira ou do jeito que temos na bricolage.

 

A adquirires iluminação podes escolher as T5, pois são mais economizadoras, a questão prende-se principalmente com o cumprimento das mesmas, pois arranjar uma T5 para o cumprimento do teu aqua.

 

Pessoalmente colocaria pelo menos uns 72 watts (2x36 W)

 

Tenho um aqua de 70 cms e é o que vou colocar, no entanto optei por lâmpadas PLL pela sua dimensão/formato e possibilidade de colocação de mais watts, no espaço que tenho.

 

Vou comprar o material e montar eu, mesmo com pouca experiencia, pois as calhas são muito caras.

 

Experimenta dar uma volta pelo patrocinador aquaeden, vê as soluções que apresentam e pode ser que chegues a alguma conclusão.

 

Obrigado pelas dicas :animal_fish:

 

Cumps

 

Luís Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.