Ovos Cromaphyosemion Bitaeniatum " lagos"


camocho

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Iniciei-me no killis recentemente, e neste fim de semana os meus Cromaphyosemion Bitaeniatum " lagos" puseram os primeiros ovos, foi a prenda de Natal...

 

Será que alguém me pode ajudar? não sei exactamente o que devo de fazer agora, já li algumas coisas mas não foram conclusivas.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Bemvindo ao mundo dos killies. Fiquei surpreendido por ver alguém escrever tão bem com apenas 7 anos :roll: Mas como também temos aí o Iuri bestialmente lúcido com cento e tal anos já nada é de admirar :shock:

 

Em relação à tua questão, é importante saber em que condições é que tens os peixes e onde desovaram. Foi num MOP, em plantas, em turfa? Onde estão são fáceis de recolher? Se assim for, retira-os para um recipiente pequeno com água do aquário (existem outras variantes talvez mais eficientes mas para já esta serve). Observa-os todos os dias e vai retirando os que ficarem brancos e/ou com fungos. Mantém o recipiente com ovos num local à mesma temperatura do aquário (entre cerca de 20 e 25º C). Muda a água do recipiente de 3 em 3 dias. Ao fim de uns dias deves começar a observar o desenvolvimento do embrião dentro do ovo. Entre 2 e 3 semanas devem estar prontos a eclodir. Depois voltamos a conversar.

 

Entretanto, eu moro relativamente perto de Mafra (numa aldeola chamada Freiria). Se quiseres dar um salto até minha casa mostro-te como faço. É muito melhor ver do que ler.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os peixes desovaram num MOP de lã, e já os recolhei para um recipiente com água do aquário, que coloquei por cima do aquário, mas acho que não deve de estar à mesma temperatura. Posso é pôr o recipiente dentro do aquário, assim a temperatura é igual.certo?

 

Outra questão:

Devo continuar a retirar os ovos para o mesmo recipiente ou devo de coloca-los em recipientes diferentes? e com que frequência devo tirar os ovos?

 

obrigado...

 

Conheço bem a Freiria, estive a viver na Encarnação e costumava passar por lá todos os dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu também mantenho Bitaeniatum Lagos red e costumo recolher os ovos uma vez por semana. Coloco sempre os ovos de recolhas diferentes em recipientes diferentes, para evitar diferenças muito significativas de tamanhos entre os alevins que poderiam levar a canibalismo ou pelo menos algum stress dos mais pequenos e dificuldades na disputa de alimento face aos mais desenvolvidos.

Mesmo assim por vezes tenho de separar alguns alevins com ritmos de crescimento muito diferentes...

 

Já agora por curiosidade... costumo passar os fins de semana nos Casais de S. Lourenço (aí bem perto de vocês).

 

Cumprimentos,

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, afinal não são 7 anos. Sería um prodígio :shock:

 

Colocar o recipiente com ovos no aquário é uma possibilidade mas não é necessário se a temperatura exterior se mantiver entre os 20-25ºC.

 

A periodicidade da recolha dos ovos depende da disponibilidade. Eu, quando possível, vejo os MOP's diáriamente. Assim sempre evito que os pais comam alguns. Mas há alturas em que os vejo uma vez por semana ou menos.

 

Quase sempre coloco os ovos no mesmo recipiente mesmo de recolhas diferentes (a não ser que sejam muitos). O tempo de desenvolvimento em água é o mesmo quer os ovos estejam juntos ou não e conforme os alevins vão nascendo retiro-os para outro recipiente. Uma maneira de uniformizar as datas de nascimento é armazenar os ovos em cima de turfa húmida. Quando se observam vários embriões em avançado estado de desenvolvimento colocam-se todos em água. Assim atrasa-se um pouco o nascimento de alevins cujos ovos foram postos há mais tempo.

 

Volto a reiterar o convite para quem quiser dar uma vista de olhos na minha instalação. Não é que seja um modelo mas todos estes procedimentos simples são fácilmente apreendidos se vistos em vêz de lidos. É só entrar em contacto comigo para vrg@tduarte.pt para combinarmos.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu actualmente não coloco nada (de início colocava umas gotas de azul metileno). Alguns ovos fungam (penso que sejam os que não foram fertilizados), mas a maior parte vingam. Mesmo quando usei o azul metileno alguns fungavam.

 

Em relação à questão que me colocaste anteriormente, tiro entre 10 a 30 ovos por semana.

Alguns ofereço, outros coloco em caixas (dos 300) de 1,5 lts e aí ficam os alevins durante um mês (+ou -) até os passar para aquários.

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

Eu sou um socio da APK, que estou recentemente a iniciar nos killis e tanho Panchax amerelos, mas ainda nao tanho ovos.

O que eu pretendia era se algum de voces me pode arrenjar alguns ovos, e eu depois arrenjo dos meus, assim tipo uma troca que tal...!!!!

 

Fico á espera......

 

Muito Obrigados

Sempre gustei de ajudar e de ser ajudado, e assim todos seguimos em frente...

 

Comprimentos Kilifilistas...

 

Telm: 919281019

 

Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais