Kribensis gravida? . . .


PedroAntunes

Recommended Posts

Boa! tenho um casal de kribs no meu aquario, e , ao que me parece , a femea está gravida, com a barriga arroxeada e inchada e esta muito agressiva, metendo se com o botia e com o ramirezi que sao maiores qe ela

 

Acham que a devo colocar numa maternidade que tenho , para gupppys? tenho receio que o botia, o ram, o camarao amano ou mesmo as cobrinhas kuhlis, decidam petiscar os filhotes..

 

 

que precaucoes tenho de ter ?

 

é a primeira vez que passo por isto num aquario por isso estou sem saber o que fazer

 

Cumps e quem me puder ajudar!

 

PS:

 

fica aqui um video:

Video kribensis aqua

Editado por PedroAntunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os kribensis de modo a terem posturas e que o desenvolvimento dos alevins decorra com sucesso, terias de ter um aquário aparte para os mesmos, é possivél que a fêmea proteja os ovos dos predadores, mas qualquer descuido e... O até mesmo pode comer os ovos ou os alevins... O camarão amano deve ser a menor das tuas preocupações... De qualquer maneira, não te consigo comprovar que está grávida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fêmeas krib são normalmente redondas e arrocheadas, por isso não sei se será gravidez ou estado normal dela :?

 

 

Ela está mais gorda do que estava dantes.. e tornou se mais agressiva para os outros peixes

 

 

coloquei um video agora , se pudessem analisar

Editado por PedroAntunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens é que arranjar uma toca para ela desovar. Ela não engravida, pois ela deposita ovos.... é o seu estado normal, mas pode significar que quer desovar.

 

A maior das tuas preocupações é mesmo o camarão... pode virar petisco. Quanto ao resto dos peixes, os RAMS são pacificos, mas são ciclideos, logo entendem perfeitamente o que se passa, quando os kribs desolvam, é o problema menor. O resto dos peixes é que não são tão espertos, mas os peixes vao aprender a não se aproximar da toca.

 

Os kribensis tornam-se agressivos depois de desovarem, mas é uma agressividade localizada, isto é. Têm os filhotes a defender. O macho fica junto à toca a ver se alguem se aproxima, e a femea la dentro a guardar os ovos, e posteriormente as crias quando nascerem.

 

QUando as crias passarem a circular no aquario, pode significar algum stress para os outros peixes, pois nada poderá aproximar-se dos filhos.

 

Se não queres que os teus kribs desovem, basta separar macho e fêmea. Se queres, faz-lhes uma toca.

 

Os meus kribs ainda há pouco tiveram filhotes e ~hoje já nasceram mais, isto pasou pouco mais de um mes. eheh. Até os filhotes antigos eles afastam da toca. Mas já nem retiro peixes que não são territoriais. Os outros peixes acabam por aprender, que ali não podem ir. Convem ter aquario com dimensão.

 

Os meus kribs de um territorio inicial de 30% ou seja 30 cm de comprimento, passaram a deter um territorio de 70% da superficie do aquario. Os peixes de cardume que circulam por cima, na verdade não são grande problema, e os kribs não se importam tanto.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha e claro, NAO CONFUNDAS CICLIDEOS COM VIVIPAROS, logo não há maternidades, os pais é que defendem os filhos. E, a ninhada só nascem com macho e femea. Logo na maternidade não vai nascer nada!

 

P.S. essa agressividade tem a ver com o territorialismo. Estabeleceram-se/adaptaram-se ao aquário.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha e claro, NAO CONFUNDAS CICLIDEOS COM VIVIPAROS, logo não há maternidades, os pais é que defendem os filhos. E, a ninhada só nascem com macho e femea. Logo na maternidade não vai nascer nada!

 

P.S. essa agressividade tem a ver com o territorialismo. Estabeleceram-se/adaptaram-se ao aquário.

 

 

muito obrigado pela informação! já retirei o kribensis da maternidade, e vouver se arranjo um coco ou assim , para fazer de toca,

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pela informação! já retirei o kribensis da maternidade, e vouver se arranjo um coco ou assim , para fazer de toca,

 

cumps!

 

 

Epa nao facas isso que ainda matas o bicho, eu tenho kribensis, e ja se formaram casal, ela anda sempre com a barriga inchada bem rocha a dancar para o macho. quando ela kiser ter os filhos sera num buraco, ou toca ou em em troncos, nunka mas mesmo nunka a separes pa pores numa maternidade, ela ira entrar em stress e morrera...

 

Ela nao esta gravida , elas costumam inchar muito , pk no acasalamento com o macho nas disputas com outras femeas, quem tiver a maior barriga (para caber o maximo de alevinos) e mais xeio de cores ganha sempre.

 

E kt a proteccao dos alevinos, nao te preocupes , pois embora sejam eles pequenos, assim que formam casal e assim que teem filhotes dao conta de varios ciclideos ate eles manterem se longe da toca ou ate mesmo mata los.

 

Acredita que e verdade.

 

Basta procurares na net paginas a falar somente de kribs.

Editado por FabioCorreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.