Pedido de ajuda para o meu nano-reef


Panterarosa

Recommended Posts

Alo boa tarde a todos, sou nova nestas andansas e gostava que me dessem uma ajuda em relaçao a que material tenho de comprar para criar um nano-reef. Nunca tive peixes senao os de agua fria, por isso sei que é completamente diferente. Sou completamente apaixonada por vida marinha por alguma coisa me dedico nos tempos livres ao mergulho. Please preciso de ajuda porque queria ter um mas nao quero errar nem magoar especie nenhuma.

Ah ja agora, tenho um aqua de 80lts ou seja so os vidros colados.

Brigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas agora k comecei a ver material para comprar apareceu-me uma duvida... É que estive a ver preços de bombas de circulaçao e falaram-me em duas, na Tunze turbelle 6025 e na Sun Sun... Realmente os preços sao completamente diferentes enquanto a tunze custa 60 e poucos euros a sun sun custa quase 30 euros... Alguem pode-me dar opiniao sobre uma e outra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas agora k comecei a ver material para comprar apareceu-me uma duvida... É que estive a ver preços de bombas de circulaçao e falaram-me em duas, na Tunze turbelle 6025 e na Sun Sun... Realmente os preços sao completamente diferentes enquanto a tunze custa 60 e poucos euros a sun sun custa quase 30 euros... Alguem pode-me dar opiniao sobre uma e outra?

 

Boas,

 

A principal diferença é a fiabilidade / qualidade de construção. A Tunze é de elevada qualidade e fiabilidade. As Sunsun são bastante populares também, pois têm um preço mais atractivo, e aliás o fluxo tem uma "largura" maior que a Tunze (menos concentrado) o que até acho melhor, no entanto poderá não durar tantos anos. Para o volume de 80 litros apontaria para algo em torno dos 2400l/h (80 litros x 30 ciclos/hora).

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez mais ando baralhada... Umas pessoas dizem para eu pôr filtro outras dizem k nao é necessario; uns dizem pra começar com rocha morta outros com mistura e ate outros ja com rocha viva; em relaçao á agua uns dizem pra ir ao mar outros pra comprar o sal... realmente ja nao sei bem o k fazer...

Decidi tambem que vou comprar outro aqua afinal tenho lido que quanto maior for mais facil de controlar... decidi entao mandar fazer um de 90x40x40 o que acham?

Alguem me pode tirar realmente as duvidas?

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

De facto por vezes é complicado decidir o que fazer com tantas opiniões válidas aqui no forum, no entanto, e não sendo nenhum entendido na matéria, vou-te falar um pouco da minha experiencia para te tentar ajudar.

 

Até agora, e já lá vão quase 2 meses, bem sei que é muito pouco, fiz o seguinte, até agora, com bastante sucesso...

 

Aquário: 60x35x40 6mm

Termostato: Jager 75w

Bomba circulação: Tunze Turbelle Nanostream 6025 (impecável, não faz barulho nenhum)

Escumador: TMC V2 Nano Skim 120

Calha iluminação: Boyu STS-600 + 2 tubos de Led´s DIY

Areão: TMC Coral Sand 8kg

Rocha Viva: Indonésia Premium 5kg

Rocha Morta: 5kg

Água: Osmose inversa

Sal: Tropic Marin Synthetic Sea Salt (31gr por litro, misturar no mínimo durante 24 horas)

 

Deixei a ciclar cerca de 26 dias apenas com a rocha viva e morta, sem acender as luzes e fazendo as trocas de água 1 vez por semana. Depois acrescentei a equipa de limpeza, eremitas, turbo, camarão.etc... Alguns corais moles, e progressivamente uns peixes. Poucos que o aqua é pequeno e não se pode sujar muito ;)

 

Até agora, felizmente, nada de complicado me aconteceu, excepto com uns ocellaris que decidiram "fugir" de casa porque tinha o kh baixo. Comecei a por uns "pózinhos" e o kh ficou logo ok. Até agora, nada de algas nem coisas complicadas, apenas a manutenção semanal de mudas de água e limpeza de vidros. Não sendo nenhum expert na matéria, para mim o meu aqua está muito giro, e pendo que isso é que é importante, fazeres algo que gostes!!

Aqui fica uma foto para veres...

 

aquarioeditpq2.jpg

 

Espero ter ajudado,

Boa sorte com o teu aqua...

RL

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado RL, realmente a tua resposta ajuda muito porque me faz pensar que as coisas nem sempre correm mal é por isso que gostava de receber varias opiniões... Vou começar a fazer as coisas aos bocados e vou dando noticias do meu nano espero sinceramente que tudo corra bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez mais ando baralhada... Umas pessoas dizem para eu pôr filtro outras dizem k nao é necessario; uns dizem pra começar com rocha morta outros com mistura e ate outros ja com rocha viva; em relaçao á agua uns dizem pra ir ao mar outros pra comprar o sal... realmente ja nao sei bem o k fazer...

Decidi tambem que vou comprar outro aqua afinal tenho lido que quanto maior for mais facil de controlar... decidi entao mandar fazer um de 90x40x40 o que acham?

Alguem me pode tirar realmente as duvidas?

:)

 

Olá,

 

A questão da rocha viva vs morta é bastante simples. A médio e longo prazo só interessa ter rocha viva. No entanto, na fase inicial (primeiros 3 meses, por exemplo) há quem prefira não investir tudo em rocha viva e comprar uma parte (por exemplo metade) de rocha morta, que é mais barata, e que ao fiz de 3 meses, assim por alto, já estará igual à viva. Portanto, vais sempre precisar de rocha viva para iniciar o reef e ciclo. Uma parte da rocha é que poderá ser morta para diminuir o custo de investimento, tendo tempo para aguardar a rocha morta colonizar.

 

Em relação à água, pessoalmente uso água natural do mar sempre que possível. Costumo ir com pessoal aqui da zona, durante maré baixa, em que nos últimos dias não tenha chovido, e não tem havido problemas. Uso sal sintético apenas quando não consigo arranjar água natural. Se o custo do sal + água não for problema e o local ficar longe do mar, ou se não quiser arriscar a mínima hipótese de obter água contaminada, também não há qualquer problema em usar apenas sal sintético.

 

Quanto à dúvida sobre usar ou não filtro, para água salgada é recomendado um escumador, se bem que dependendo do número de vivos e da assiduidade na troca parcial de água semanal, poderá ser dispensado, mas ajuda muito.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é que a agua eu arranjo com facilidade e boa na zona do guincho... Sempre era um custo menor... Poupava assim num lado para poder comprar mais umas coisinhas... Lololol.

Obrigado pela vossa ajuda realmente tem me ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alo boa tarde a todos, sou nova nestas andansas e gostava que me dessem uma ajuda em relaçao a que material tenho de comprar para criar um nano-reef. Nunca tive peixes senao os de agua fria, por isso sei que é completamente diferente. Sou completamente apaixonada por vida marinha por alguma coisa me dedico nos tempos livres ao mergulho. Please preciso de ajuda porque queria ter um mas nao quero errar nem magoar especie nenhuma.

Ah ja agora, tenho um aqua de 80lts ou seja so os vidros colados.

Brigado

 

 

Tudo vai depender do dinheiro que queres gastar.

Para o meu nano apenas comprei rocha viva bem maturada, um escumador (baratinho...30€), uma luz branca e uma azul (actinica) e faço as TPA com água da torneira com sal róprio para reef's.

Esta é uma versão mínima para teres um salgado, mas desde que o montei em janeiro deste ano nunca tive problemas http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...hp/t145284.html

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao queria gastar muito dinheiro ate porque nao o tenho mas nao queria que as coisas dessem pro torto... e que houvesse uma catastrofe... nao quero mesmo magoar nenhuma criatura... Por isso vou mesmo precisar da vossa grande ajuda e das vossas opinioes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estive para nem começar nos salgados por causa dos custos...mas aventurei-me e gastei mesmo o mínimo como já te disse anteriormente.

até hoje nunca tive problemas e tenho bastantes peixes, penso que até demais, até estou a pensar fazer um upgrade (agora que vi que é para continuar nos salgados)

 

acho que é importante comprares recha viva de qualidade, bem maturada.

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos hoje fui apanhar umas rochitas ao mar... Mas mesmo dentro de agua e levei pra casa para começar entao o meu reef... qual o meu espanto quando cheguei a casa e as meti dentro de agua descobri que tambem tinha trazido uns quantos habitantes, sao uns buzios pequeninos pretos prai com 2mm... o que devo fazer? Acham que faz algum mal, deixo-os tar ou tento os tirar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola boa tarde ja tenho o meu nano a ciclar, tenho 6 kg de rocha viva e bem maturada e 3,5kg de rocha morta, 8kg de areia de coral. Gostava de saber como se poe fotos para vos mostrar o meu setup.

Brigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aqui fica entao o meu setup. Por favor façam algumas criticas( construtivas ou distrutivas).

Setup:

Aquário: 90x45x35mm

Termostato: Elite 200w

Bomba circulação: Sunsun JVP-101(impecável, não faz barulho nenhum)

Escumador: TMC V2 Skim 300

Calha iluminação: Boyu STS-900

Areão: TMC Coral Sand 8kg

Rocha Viva: 10kg

Rocha Morta: 3.5kg

Água: Cabo Raso

 

Equipa de limpeza

 

1 Ermita "patas verdes";

1 Ermita "patas azuis;

1 Ermita "patas vermelhas"

2 Camaroes da nossa costa

 

Fotos:

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...501_3761771.jpg

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...501_4083516.jpg

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...501_3042310.jpg

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...501_4997206.jpg

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...501_3466483.jpg

 

1808_1792.png

Editado por Panterarosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tirem-me uma duvida: na minha rocha viva tenho algumas aiptasias a maior retirei com cuidado com uma faca agora as pequeninas algumas nao consigo tirar o que acham, compro um Seticaudatas ou um chaetodermis penicilligerus?

É que ja sei que isto é uma praga e preciso mesmo de uma opiniao. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais