A selva


vspereira

Recommended Posts

Boas.

Tenho 33 anos e dos 15 aos 18 anos tive aquário... dp com a entrada na Univ deixei-me disso pq não tinha tempo.

Este ano o "bichinho" pegou de novo... e o meu filho (19 meses) adora ver os "peixinhos"! ---> Acho que eles é que não devem gostar muito das "palmadas" que ele dá no vidro! lol....

 

 

COMENTEM SE NA VOSSA OPINIÃO ESTÁ TUDO BEM OU SE ALTERAVAM ALGO.

 

 

Setup:

Montagem: 2010/05/07

Dimensões: 100x60x40 (Aquatlantis Evasion)

Litragem real: ~ 180 L

Iluminação: 2*45w T5

Aquecimento: 200w

Filtro: Serafil 900

Substrato: Areão do rio

Co2: Sistema Caseiro + pedra difusora (mas vou fazer DIY para melhorar!)

Bomba de ar: Eheim

 

Faço TPA semanais de 20%.

Quando montei o aqua deixei tubo para fazer o despejo da água (furei a parede da sala para a varanda, coloquei torneiras). Assim é bem mais fácil fazer a TPA... faz com que não me dê tanta preguiça... e os habitantes agradecem!

 

 

Flora:

Hygrophila Polysperma ---> Crescem mesmo muito (quem quiser poda delas eu arranjo!!)

Lobelia Cardinalis

Mayaca Vendelii/Fluviatilis

Bacopa Lanigera

Anubia barteri

Anubia Nana

Microsorium Pteropus

Alternanthera Lolacina

 

 

Fauna:

2 ottos

18 Guppies

1 Pleco

2 Corydoras

3 Comedor de algas Chinês

5 Zebras (1 deles nascido e criado cá em casa... apanhei-o após ecludir, no bande de uma poda que ia para o lixo. Já à uns 15 anos tb consegui criar alguns)

4 Leopardos

1 Tubarão Bala (em 3 meses passou de uns 5cm para 10cm.... anda sempre esfomeado)

1 Tetra Buenos Aires

1 Mollys Balão

4 Barbos Tigre

(alguns alevins de Guppie)

Vou comprar 4 CAE + 2 ottos

 

 

Ficam aqui algumas fotos da evolução do aqua.

Tenho pena de não ter tirado fotos no decurso da montagem dele.

Deixei preparado "sistema" para Trocas Parciais de Água (TPA's), ou seja, mangueira que sai do aqua e passa pela parede da sala para o esgoto que tenho na varanda. Estou a desenvolver sistema de troneiras para uma fácil e rápida TPA (semi-manual).

 

Espero que gostem... ao vivo parece ainda mais bonito (acho eu)!

 

 

dscn3134.jpg

Setup inicial. Depois mudei a entrada e saída do filtro para lados opostos (bem como a resistência da drt p/ esq)

Sou um tipo organizado.... amarrei tudo com braçadeiras de plástico.... lol...

Dp foi um filme qd quis fazer as alterações q falei em cima (c/ aqua cheio é dificil mover o móvel).

 

dscn3143.jpg

Flora "devidamente" posicionada... Reparem no tamanho aqui com as fotos à frt

(mesmo dp de podadas recentemente).

Fiz ciclagem de 15 dias adicionando bactérias (bactopur) e 2 peixes.

 

dscn3274.jpg

O crescimento continua... a caminho da selva

 

dscn3448l.jpg

A selva (como eu gosto de chamar).

 

dscn3556g.jpg

Mais uma foto que ilucida da minha organização...

Não gosto de cabos e equipamentos com tudo desorganizado!

 

dscn3564h.jpg

Mais ainda...

 

dscn3595.jpg

Poderão ver ainda um DIY que eu fiz hoje para arrefecer a água do aqua.

Consigo manter nos 28ºC... andava nos 32ºC.

Podem ver aqui como fiz: (Meu DIY)

 

dscn3849f.jpg

Antes da poda

 

dscn3883r.jpg

Depois da poda (acho que ficou melhor).

Podem se perguntar: Mas qual a diferença?

Na foto não é mt visivel... mas retirei mts canos da Egrophila Polysperma. Até a luz agora parece o dobro.

 

 

Próximos passos:

 

1) Vou alterar a difusão do CO2 caseiro. Penso em meter o tubo do CO2 no inicio da flauta do filtro. Acho que vai "diluir" muito bem o CO2.

2) Uma vez que tenho muitas plantas, e em certas zonas a luz mal chega ao fundo do aqua, estou a pensar em colocar alguns leds (para aumentar a luz).

3) Penso tb colocar filtro UV da Jebo (7w), com devivação ("T") após a saída do filtro (com passador a reduzir o caudal por causa do tempo de exposição ao UV).

 

 

VÁ. NÃO SE ACANHEM. CRITIQUEM (positivo/negativo).

Editado por vspereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Achas que esta bonito e tens razão, gostei imenso.

Acho que vai dar trabalhinho na hora de podar mas se conseguires manter organizado tens ai sem duvida uma boa selva.

 

O topico esta excelente e o diy quem sabe sabe obrg pela info ...

 

Ao nivel da fauna tens a noção da maternidade gigante que tens ai?

Com tanta vegetção quase que não precisas de maternidades, ha esconderijos suficientes.

 

Na minha opinião .... e apenas a minha claro ... esses guppies e as mollys não vão parar de criar e pode ser complicado dp controlares isso.

Ao nivel do Bala ... gosto, eu tenho 2 no comunitário mas é um peixe que na minha opinião precisa de espaço. Alem de que ficam enormes apesar de inofensivos.

Devido à densidade das plantas sera complicado para ele ter o espaço necessario.

O Pleco pode ser um problema com as plantas, tendem a levantar tudo e a escavar tudo dai eu ter tirado tudo o que era plantas do meu aqua.

 

Mas gostei bastante e vou aguardar novidades.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Achas que esta bonito e tens razão, gostei imenso.

Acho que vai dar trabalhinho na hora de podar mas se conseguires manter organizado tens ai sem duvida uma boa selva.

 

O topico esta excelente e o diy quem sabe sabe obrg pela info ...

 

Ao nivel da fauna tens a noção da maternidade gigante que tens ai?

Com tanta vegetção quase que não precisas de maternidades, ha esconderijos suficientes.

 

Na minha opinião .... e apenas a minha claro ... esses guppies e as mollys não vão parar de criar e pode ser complicado dp controlares isso.

Ao nivel do Bala ... gosto, eu tenho 2 no comunitário mas é um peixe que na minha opinião precisa de espaço. Alem de que ficam enormes apesar de inofensivos.

Devido à densidade das plantas sera complicado para ele ter o espaço necessario.

O Pleco pode ser um problema com as plantas, tendem a levantar tudo e a escavar tudo dai eu ter tirado tudo o que era plantas do meu aqua.

 

Mas gostei bastante e vou aguardar novidades.

 

Abraço

 

João

 

Já andava para colocar aqui isto à semanas... mas por falta de tempo só foi agora (férias)! lol...

Concordo com os teus comentários (obrigado!)... mas parcialmente.

 

Passo a explicar o meu ponto de vista:

 

Guppies e Mollies se se reproduzirem em excesso, vendo barato ou até dou alevins... caso não dê "basão" deles...lol... aí terei que reduzir à selva para reduzir tb os esconderijos e passo a ter alimento vivo para os Barbos Tigre.

Tenho outro aqua de 20L a criar Camarões Red Cristal (tenho apenas à 3 meses e posso dizer que aquilo cria mt bem!)... qd tiver mts já grds vou meter no aqua grd... mas tenho dúvidas se escapam ao apetite voraz dos Barbos!!!

 

Tubarão bala é mt fixe... sim sei q fica grd (aliás em 3 meses duplicou o tamanho) deve ter uns 10cm actualmente... solução poderá passar pela redução da selva (que eu mantenho mais na zona posterior e esquerda do aqua).

Já o vi a perseguir os Barbos Tigre por causa de os afugentar na hora de comer... e acho q conseguiu pois eles andam meios "encostados"! ehheheheheh

 

Quanto ao Pleco, ainda não é muito grande (terá uns 8cm)... mas sei que vai ficar.... tenho à vontade 8cm de areão... acho que as plantas devem ter raizes fortes e bem "enterradas" para não levantarem. Espero!

 

Quanto à poda, faço qd acho q já é demais.

AS plantas crescem bem pois faço TPAs semanais de 15% (como disse não custa nada pois tenho mangueira já instalada para retirar água). Qt à água que meto no aqua é da companhia dp de repousar 1 semana (em 6 garrafões de 5L).

A injecção de CO2 tb ajuda ao crescimento das mesmas... e pontualmente faço fertilização com "Florena" (tipo 15 em 15 dias).

 

Acho que qd fizer as restantes alterações que falei... ficará 5*!!!

Aguardem novidades...

Boas férias a todos!

Editado por vspereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ok se passa pela redução da selva algumas questões ficam resolvidas sim.

 

Ao nivel dos Guppies não precisas Barbos, as proprias progenitoras fazem isso, mas nada como experimentares e daqui a uns tempos dares a tua opinião.

Sabes que o comercio dos guppies é ja algo saturado, excepto aqueles a que não chamamos "rafeiros" e esses não são mtos quem os tem, mas desejo boa sorte claro e se cair algum na carteira sempre ajuda a pagar a comida por exemplo.

 

As ofertas são sempre boas oportunidades para os iniciados no vicio e fazes bem se os vais oferecer.

 

Ao nivel dos reds .... se os vais colocar esses sim viram alimento vivo. De resto nada que saber isso cria que é mato !!!

Se estas a pensar criar red´s ... assim como qq outra especie pensa em adicionar x em x tempo algumas especies de outras origem para não teres consanguinidade.

 

De resto boa continuação e venham mais fotos.

Tenta apanhar os peixes ... ja vimos o cenário mas os actores ficaram pequenitos na foto.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico, informo que fiz uma poda agora mesmo... isto já estava a ficar mais matagal que selva... hehehehee.

Tenho uns 30 pés de Hygrophila Polysperma que dou a quem os quiser... desde q os venha buscar à Trofa (20klm a norte do Porto).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Parabéns pelo aquário e pela excelente organização do material...

Segui o link que me deixaste lá no meu tópico e realmente está lindo!!!

 

Espero conseguir pelo menos metade do que está aqui... O meu para já ainda está um pouco pobre, mas conto começar a plantar coisinhas para torna-lo um pouco mais verdinho!

 

Cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Parabéns pelo aquário e pela excelente organização do material...

Segui o link que me deixaste lá no meu tópico e realmente está lindo!!!

 

Espero conseguir pelo menos metade do que está aqui... O meu para já ainda está um pouco pobre, mas conto começar a plantar coisinhas para torna-lo um pouco mais verdinho!

 

Cumprimentos,

 

LPC

 

Obrigado pelo comentário.

Sabes que cada um faz como gosta... e grd parte das vezes nem é a questão de estar bem ou mal...

Força nisso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas! Olha, acho que devias dar um corte a sério, cortá-las mesmo, para começares a formar moitas. E as plantas do lado direito estão muito encostadas ao vidro, eu organizava de novo essa zona. Continua e força nisso!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

tens um aquário igual ao meu.

Difere na iluminação e na filtragem.

 

Como já te disseram, com paciência e uma tesoura, poderias melhorar bastante o bom trabalho que já fizeste!

 

Gostava de te perguntar o seguinte: o aquário já vinha com essa iluminação? Estás satisfeito com ela?

Estou a guardar dinheiro para passar de 60W T8 para 90W T5 como tu tens.

 

Outra coisa que já me ocorreu foi adicionar daquelas lâmpadas fluorescentes, que se vendem nos Aki e outros que tais, para mantar debaixo dos armários da cozinha.

Julgo que seria viável fazê-lo montando na tampa traseira (com uma peça ao comprimento para reforçar e não dobrar com o peso...).

 

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Olha, acho que devias dar um corte a sério, cortá-las mesmo, para começares a formar moitas. E as plantas do lado direito estão muito encostadas ao vidro, eu organizava de novo essa zona. Continua e força nisso!

 

 

Boas.

 

A ultima imagem não mostra bem como ficou.

Cortei aí metade das Higrophilas Polysperma ----> Se alguem quiser tenho dezenas de pés para dar!! Digam qq coisa... Se desse para trocar melhor ainda!!

Não quero cortar demais pois servem de abrigo aos alevins (principalmente guppiers que se escondem ao cimo da água).

Depois com o CO2 e aqula qtdd de plantas aquilo faz Pearling que é um mimo! Acho q é mt saudável para o aqua... até pelo equiliibrio quimico da água!

 

De qualquer dos modos, obrigado pela tua sugestão!

Força... comentem!

Editado por vspereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

tens um aquário igual ao meu.

Difere na iluminação e na filtragem.

 

Como já te disseram, com paciência e uma tesoura, poderias melhorar bastante o bom trabalho que já fizeste!

 

Gostava de te perguntar o seguinte: o aquário já vinha com essa iluminação? Estás satisfeito com ela?

Estou a guardar dinheiro para passar de 60W T8 para 90W T5 como tu tens.

 

Outra coisa que já me ocorreu foi adicionar daquelas lâmpadas fluorescentes, que se vendem nos Aki e outros que tais, para mantar debaixo dos armários da cozinha.

Julgo que seria viável fazê-lo montando na tampa traseira (com uma peça ao comprimento para reforçar e não dobrar com o peso...).

 

AB!

 

 

Olá.

 

Eu comprei o aqua apenas com a iluminação T5 (2*45)... tudo o resto comprei a meu gosto!

Custou 350€... Mas acho q foi caro pois já pesquisei na net e acho que arranjava isso mais barato ainda.

Demorou quase 1 mês a vir pois segundo o vendedor não havia em stock sem ser o pack completo!

 

Qt pagaste pelo teu e o que trazia??

 

O Aqua é fixe. Só tenho pena que o acesso util pela parte de cima seja algo limitado... mas tb n se pode ter milagres.

estéticamente acho q é um aqua mt bom... e em qualidade tb!

 

Já pensaste em LEDS?

Eu já pensei em adicionar uns quantos para aumentar a iluminação (pois qd deixo a selva cerscer mais, em certas zonas, passa pouca luz).

 

Essas lâmpadas q falas eu tenho na cozinha... Pode ser uma alternativa pois são finas! O senão éa zona de contacto entre a "armadura" e a ficha.

Deve ficar um pouco desprotegida por causa da evaporação... a não ser que isoles aquilo bem...

Procura na secção DIY... acho q tem lá boas ideias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu já tem uns anos (pelo menos 4) e, com móvel de duas portas, rondou os 500 euros...

Procurava algo com um certo aspecto pois era para meter na sala e isto é o indicado.

 

Para além da iluminação manhosa de 2x30W T8 vinha com um Hydor Prime 20 como filtro.

 

Quanto aos LED's, estou convencido que para meter algo que valha a pena, terei de largar muitos euros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
pois é :P

 

Lol.

A pedido de mts familias aqui vai ... Não mudei mta coisa... meti musgo de java no troco (troquei por Camarões Red Cherry com Membro aqui do fórum).

Um dia que seja para fazer limpeza a sério, desmonto tudo, meto 2 raizes daquelas com ramos, amarro-lhes fetos de java a anubias e altero algumas plantas.

Acho que ainda consigo fazer mt melhor que esta versão (após 15 anos afastado destas lides).

 

COMENTEM!

 

(DESCULPEM AQUELES QUADROS NAS FOTOS.... SÒ VI DEPOIS DE TER ISTO PRONTO)

 

aqua20100910.png

FOTO DE À 1 MÊS ATRÁS

 

aqua201009105.png

FOTO DE 2010/10/09

 

aqua201009103.png

DETALHE DA FOTO DE CIMA (lado esquerdo do aqua)

 

aqua201009102.png

DETALHE DA FOTO DE CIMA (Centro)

 

aqua201009104.png

DETALHE DA FOTO DE CIMA (lado direito do aqua)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Descuidei-me um pouco.... cortei muitas plantas, reduzi as mudas de água... e deixei andar as lâmpadas.... ou seja não troquei durante cerca de 2,5 anos. As plantas ressentiram-se... agora a selva fugiu.

 

Como fundiu uma lâmpada T5 e custa uns 25€... estou a pensar em fazer uma calha de Leds.

No entanto, como sempre tive problemas de temperatura alta no verão, não queria meter Leds de alto desempenho por causa do aquecimento dos mesmos.

Como tal, estou a ponderar Leds em fita.

Ainda estou a amadurecer as ideias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia vspereira,

 

em relaçao as tiras de led, tens dois tipos, os de led 3528 e os 5050, os 5050 digamos que tem 3 led cada 1 ou seja 1m dos dois tipos, tens mais luz nos 5050.

 

no entanto eu meti no meu aquario de 1,20 x 45 x 50 led´s 3528.

 

tenho os seguintes led´s:

5m Branco frio

5m Branco Quente

5m Verde

5m Vermelho

6m Azul, sendo que 5m ligam normalmente e 1m faz de moonlight.

 

comprei daqueles sem ser a prova de agua, e meti numa "calha" tipo isto:

Polypropylene_PP_Twin_Wall_Fluted_Plasti

 

Arranjei uma transparente é claro, os led´s entram a medida, dai tens de ver ao certo antes de comprar.:)

Alternei as cores para nao ficarem todas juntas.

 

Ando a fazer isto ha cerca de 3 meses, agora que juntei o arduino para controlar os ditos, esta montado ha cerca de 1semana, as plantas numa semana mudaram por completo, nem quero imaginar com led´s 5050. :)

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TUCAMAIA,

 

Podias meter ai uma foto de como ficou isso?

Obrigado.

 

Isso é muito metro de fita de Leds.

Ficou carote!

Tens um transformador para cada côr?

E já agora, pq meteste essas cores todas? Ligas tudo ao mesmo tempo? Não dá uma tonalidade estranha ao aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.