Kole tang virado ao contrario


Quintino

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Gostaria da ajuda de alguns. Tenho um Kole tang (Ctenochaetus strigosus), que há já dois dias que se esconde de tudo e todos, e simplesmente não sai do buraco. O peixe veio bem, a ratar tudo o que era algas nas rochas, mas agora está assim. Ele tem todas as cores, parece super normal à excepção que agora está no fundo, virado ao contrario mas a respirar lindamente, dá-me ideia que já não vai durar muito.

De notar, que todos os outros peixes estão bem, a comer e a nadar alegremente por todo o aquário. Nunca notei qualquer briga entre entre ou outros peixes.

Se por acaso alguém conseguir dar alguma ajuda, agradecia.

Uma vez mais obrigado aos entendidos.

2qv3uwi.jpg

Editado por Quintino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o peixe ainda vive?

 

já tens o problema tratado?

 

isso costuma ser problemas na vesícula gasosa tb chamada bexiga natatória. Existem diversos sintomas associados. Procura aqui no forum que existem vários artigos sobre isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, mas infelizmente o peixe morreu no dia em que coloquei aqui este tópico.

O peixe andava óptimo e de um momento para o outro aconteceu isto e morreu. E como era até ao momento o peixe que eu mais gostava, estou a fazer conta de arranjar outro igual, e espero que não volte a acontecer o mesmo.

É pena, mas estas coisas acontecem.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora para tentar perceber a origem do problema, quando colocaste o peixe? Foi comprado em loja ou particular?

Obrigado pela ajuda.

O peixe foi comprado numa loja, e aparentemente esteve tudo bem durante dois ou três dias, nunca notei alguém stress entre este e os outros peixes, por isso conclui que deva ter sido um problema na bexiga natatória.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

A mim não me parece que tenha sido da água, porque tal não aconteceu a mais nenhum peixe, invertebrado ou mesmo coral, parece estar tudo ok, com a excepção deste que cinco dias depois de ter sido adicionado ao aquário, com uma boa aclimatização, morreu. E da forma como morreu parece ser um problema da bexiga.

Mesmo assim, aí vão os parâmetros do aquário:

 

Temp: 25,5º

Salinidade: 1.023

Ca: 410

Mg: 1320

Kh: 7,7

Si: 0

PO4: 0

NH3: 0

NO2: 0

NO3: 0

 

Todos os testes são da Salifert, embora eu duvide seriamente do teste PO4, que dá zero, tanto para a água do aquário como para a da torneira. Eu uso ainda um sistema RO de 4 estágio, e o TDS à saída é de 006ppm.

 

Entretanto arranjei outro stigosus, e este até agora está bem, come e nada muito bem.

 

Obrigado pela ajuda malta, espero ter sido um caso isolado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais