60 l, nova montagem


h_saldanha

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

O meu inicio neste mundo da aquariofilia começou a sério com este meu primeiro projecto: 1st of his kind. Foi neste tópico que aprendi alguns truques e, graças a todos os que nele participaram e deram o seu contributo, consegui delinear a minha próxima montagem.

 

Antes gostaria de fazer um agradecimento especial a duas pessoas:

- A minha namorada, pela paciência em aturar as minhas maluqueiras :P;

- Ao André (André19) pelos conselhos, pelas plantas e pelos camarões ;)

 

Sendo assim, vamos ao que interessa, o meu novo projecto...

 

Setup:

 

Aquário: Aquapor 60 (60x35x37)

Filtro: Canister 350 l/h

Aquecimento: 75 W

Iluminação: 2 x 14 W T5

Substrato fértil: JBL Florapol + The 7 Balls

Substrato inerte: Areão preto

Fertilização liquida: Gama EasyLife (Profito+Ferro+EasyCarbo)

 

Flora:

- Eleocharis Parvula;

- Echinodorus amazonicus;

- Anúbia angustifolia;

- Cryptocorine becketti;

- Hygrophila polysperma;

- Rotala green;

- Ludwigia repens;

- Valisneria spiralis;

- Ceratopteris thalictroides;

- Limnophila Sessilifora;

- Musgo de java;

- Antipyrectica.

 

Fauna:

- Neons;

- Neons chineses;

- Guppys;

- Corydoras;

- Neocaridina heteropoda "var" Red

 

Seguem-se as fotos...

 

No dia da montagem, acabado de encher:

 

DSC00892.jpg

 

DSC00893.jpg

 

DSC00894.jpg

 

DSC00895.jpg

 

DSC00896.jpg

 

Já com os habitantes (o filtro da anterior montagem esteve sempre a funcionar noutro aquário, o que me permitiu introduzir a fauna umas horas após ter concuído a montagem)...

 

DSC00897.jpg

 

DSC00900.jpg

 

DSC00901.jpg

 

DSC00902.jpg

 

DSC00903.jpg

 

DSC00906.jpg

 

Fotos tiradas hoje, já com a água bastante limpida...

 

DSC00907.jpg

 

DSC00908.jpg

 

DSC00909.jpg

 

DSC00910.jpg

 

DSC00913.jpg

 

DSC00914.jpg

 

A montagem ainda não esta terminada, faltanto alguns pormenores que irei actualizando ao longo dos próximos tempos.

 

Agradeço todos os comentários.

 

Razão para editar: Adição de informação relativa ao setup

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 232
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Muito melhor !! ;) Como ja te tinha dito ;)

 

Coitadinha das plantas que te dei, após nao sei quantas semanas numa taça, ESTAO VIVAS xD Espero que recuperem bem !

 

Há bocado tava meio ocupado e nao perguntei ... Usaste-as todas ou estao algumas por detras da pedra do lado direito ?

 

Sabes aquela plantas que pedi para "recuperares" acho que a devias por do lado esquerdo um pouco mais ao lado das sessifloras ... Ela vai crescer muito e precisa de muita luz ...

 

Parabens :D

 

 

Ó PESSOAL, TOCA A COMENTAR PÁ !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Muito obrigado mais uma vez, por tudo ;)

 

As plantas chegaram muito bem e meti-as logo dentro da maternidade, dentro do aqua. Recebiam boa luz e alguns nutrientes e isso certamente ajudou muito.

 

Usei todas as espécies, mas alguns pés não consegui safar. As rotalas estão atrás da pedra do lado esquerdo.

 

Pois, agora reparo que a colocação não foi a melhor, mas na altura estava tão à pressa que nem tinha a noção do como estava a ficar a plantação. E realmente essa planta fica melhor perto da sessilflora. Vou alterar isso quando chegarem as restantes plantas.

 

E tens mais sugestões?

 

Muito obrigado, mesmo...

 

Abraço

 

P.S.: Já se nota que as plantas estão a arrebitar ;) Aquela Hygrophila é fantástica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensei nisso, mas na montagem anterior fiz isso e não gostei muito do efeito. As valisnerias são "empurradas" para o fundo pela corrente do filtro e fica feio...

 

Agora a ideia é colocar a lilaeopsis novae-zelandie do lado direito e do lado esquerdo. Ficando aquele corredor central para a parvula...

 

Achas que irá funcionar??

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito obrigado :D

Ainda precisa de uns retoques para ficar como quero, depois é só deixar crescer e maturar.

 

Essa planta é uma ludwigia repens. São vários pequenos pés que o meu amigo André19 me ofereceu.

os camarões também foram oferecidos por ele.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensei nisso, mas na montagem anterior fiz isso e não gostei muito do efeito. As valisnerias são "empurradas" para o fundo pela corrente do filtro e fica feio...

 

Agora a ideia é colocar a lilaeopsis novae-zelandie do lado direito e do lado esquerdo. Ficando aquele corredor central para a parvula...

 

Achas que irá funcionar??

 

A ideia parece boa, mas talvez nada facil de conseguir ... E so com aqeles pés de parvula nao dá ...

 

Quando às ludwigias, ha que salientar que estiveram 2 semanas numa taça, daí estarem assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo que não seja fácil vou tentar :D

 

Na 5.ª feira chegam dois vasos de lilaeopsis, um para cada lado.

Só não consegui encontrar parvula e não queria estar a encomendar só um vaso, não me dá à conta. Já estive a separar melhor a que tenho, mas com é muito pequena em altura (na montagem anterior não cresceu quase nada e eu tive que cortar as pontas porque tinham algumas algas) as corys estão sempre a desenterrá-la.

 

Vamos ver no que irá dar ;)

 

Ah, e é bom lembrar que as plantas fizeram uma viagem de Coimbra até Portalegre numa das semanas mais quentes do ano...

Mas já estão a arrebitar e bem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

ta a ficar bem porreirinho :pompomgirl:

nota-se bastante melhoria ja na higrophila e nas valisnerias

a parvula daqui a um tempinho quando começar a encher vais ficar ai com um tapete espetacular

continua assim que vais ter um aqua bem "fish" hehe

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Muito obrigado pelo comentário :pompomgirl:

 

Realmente já se nota alguma evolução, principalmente nas hygrophilas. As minhas valisnerias são plantas "de combate", eheh, já na montagem anterior fartaram-se de crescer e de lançar runners.

 

Tenho muito pouca parvula para fazer o que quero, mas pode ser que consiga, vai demorar mais, mas... E a altura que tem agora não ajuda nada para que fique segura no substrato, as corys estão sempre a soltá-la...

 

Espero bem que consiga fazer algo bonito :doofywave: Obrigado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 3

 

Numa tentativa de conseguir aproveitar a pouca parvula que tenho, espalhei-a mais um pouco. Mas como está muito pequena em altura, é dificil fixá-la ao substrato.

 

Aqui ficam as fotos...

 

DSC00938.jpg

 

Até o feto de Java começa a lançar rebentos :)

 

DSC00939.jpg

 

DSC00940.jpg

 

DSC00941.jpg

 

DSC00942.jpg

 

DSC00943.jpg

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ate se vêem crescer ...

 

Acho que fizeste mal em ter cortado mais as sessifloras ... :0

 

Nao vais por um fundo preto ? Mesmo que nao, tira uma foto com uma cartolina ou plastico preto para ver o efeito ... (se tiveres tempo, claro)

 

Hmmm, fauna ? Quando metes prai algo de novo ? (reparei agora que o teu guppy macho ainda é vivo xD)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Crescem a olhos vistos, é impressionante :thumbup3:

 

Tive de as cortar um bocadinho porque o caule estava tão frágil que quando o ia a enterrar partia-se todo, mesmo quando eu pegava com a pinça só na ponta do caule. Mas olha que já estão a arrebitar e muito bem mesmo (vê as fotos seguintes, eheh)

 

Pois, agora não tem fundo e nota-se bastante o reflexo da luz na parede. Posso experimentar o fundo preto, acho que ficaria muito bem :)

 

O guppy macho ainda é vivo, mas as fêmeas não. Morreram ambas durante os partos. Mas deixaram-me alguns bebés que ~desta vez estão a crescer bem. Tenho um igual ao pai e com umas bartanas azuis, é muito bonito, já tem 2 meses e tal, mas ainda não consegui tirar fotos em condições...

 

Quanto à fauna, nem sei o que ei-de escolher de novo... Talvez aumente o cardume de néons ou então os substitua por um cardume de bêbados, não sei mesmo.

Gostava de um casal da ramirezis, mas tenho medo que haja mariscada. E não quero arriscar os meus belos camarões...

 

Tens alguma sugestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 6

 

Ontem foi dia de uma pequena TPA. Tinha que limpar o filtro, o caudal já era bastante diminuto, e assim aproveitei para mudar mais alguma água.

 

Aqui está a tão esperada foto panorâmica :thumbup3:

 

DSC00944.jpg

 

DSC00945.jpg

 

DSC00946.jpg

 

DSC00947.jpg

 

Agora mais de perto...

 

DSC00948.jpg

 

DSC00949.jpg

 

DSC00950.jpg

 

DSC00951.jpg

 

DSC00952.jpg

 

DSC00955.jpg

 

DSC00956.jpg

 

André, parece que estou a conseguir safar esta planta. Mas vou mudá-la de sitio, lá para o meio :)

 

DSC00957.jpg

 

DSC00959.jpg

 

DSC00961.jpg

 

As plantas que faltam sofreram um atraso de mais uma semana :\ Queria muito começar a arrancar com os tapetes de parvula e de lileaopsis mas está dificil...

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vanessa,

 

Muito obrigado pelo teu comentário.

A bicharada gosta da nova casa :pompomgirl: E mesmo com a mudança tão radical que foi, até ao momento tenho zero baixas :D

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sempre em força :)

 

Que eu tenha reparado ainda não tem runners. O que vês são pequenos pés que eu separei e que volta e meia tenho de voltar a replantar porque se soltam. A parvula está mesmo muito pequena em altura e isso torna muito dificil a sua fixação. Estou mesmo a ver que logo quando chegar a casa lá terei mais um pé a boiar...

Mas já se nota um pequeno crescimento das folhinhas (coisa que não acontecia na montagem anterior) :)

 

Obrigado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.