Regresso de férias - DESGRAÇAS


Recommended Posts

Ola companheiros aquariofilos!

 

Ora bem, sucede o seguinte: depois de 1 semana e meia de férias volto a casa e aqui vai o descritivo do que me sucedeu:

 

Boas noticias: nao morreu nenhum peixe nem nenhuma planta! (2 goldfish e 6 neons + 3 anubias e musgo de java)

 

Más noticias:

- o dispensador de comida abriu-se e caiu pra dentro do aquario e portanto os bichanos estão gordos que nem um pote! Estou a considerar dar-lhes 0 comida na próxima semana em q tb vou estar fora...

- A água está turva e da cor do JBL granulado (alaranjada).

- o aqua e o filtro cheiram pessimamente!!

- o filtro está laranja do JBL e com menos pressao, provavelmente de toda a comida que teve de absorver.

- os vidros estão com uns limos que mais parece bolor.

- nem tenho coragem de fazer testes ao que quer que seja... Deve tar tudo às avessas!!!

 

Mas preciso de conselhos para "desbaratizar" devidamente o aquario.

 

Devo fazer uma TPA de quanto % visto que o aquario esta neste lindo estado?? Geralmente faço de 15%.

Devo limpar o filtro apesar de so ser indicado, para este, limpa-lo de mês a mês??

 

URGENTE. Por favor respondam.

Cordialmente,

 

Bartolomeu Paes

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que para já uma TPA de 40/50% deve ser o ideal para já, o mais cedo possível. O filtro deve ser limpo também pois como indicaste se não tem caudal suficiente é porque está demasiado sujo e deixa de fazer a sua função.

Penso que depois semanalmente deves fazer uns tpas de 15% a 20% até os valores da agua voltarem ao normal.

 

Uma limpeza dos vidros e fundo também é uma boa ideia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho uma daquelas escovas q são de iman. Isso serve pa limpar os vidros certo?

 

Nesse caso vou fazer teste ao cloro da água da torneira e ponho já 10 L de água fresca!!!

 

A limpeza dos vidros vai por algas na água portanto mais vale primeiro limpar os vidros e só depois por a água nova não é?

 

Obrigado silver wings!

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças q o filtro é para limpar somente c a água d próprio aqua senão matas todas as bactérias q entram no ciclo do azoto e acabarás por matar tb os peixes....

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças q o filtro é para limpar somente c a água d próprio aqua senão matas todas as bactérias q entram no ciclo do azoto e acabarás por matar tb os peixes....

 

Está feitinho como manda a lei, relax! :P Depois de limpar esponja, carvão e cerâmicas nem via o fundo do balde pa onde tirei os 40% de água... Que horror.

 

Mas muito obrigado pelo "reminder".

Cumps.

D-Backs.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

A TPA resolve a qualidade da agua.

 

Agora n deixes os peixes uma semana sem comer.

 

Conselho meu.

Metade da dose habitual , dia sim , dia não. Durante uma semana e depois voltas ao normal.

 

Epá eq os goldies estão gordos que nem texugos... E os Neons parecem que têm cirrose! Fogo eq caiu a dose q eu tinha posto no dispensador para 1 semana. Que bosta.

 

Mas sim, vou reduzir pa metade da dose e dar-lhes só dia sim dia nao. Desde que cheguei a casa (às 17:00) ja devo ter visto os goldies defecarem aí umas 10 vezes sem exageros... LOOOOL

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, graças a voces o aquário ja está limpinho outra vez, o filtro ta a bombar e a unica coisa que ainda nao está a 100% é o aspecto da água.

Depois da TPA ficou turva, provavelmente por causa do remeximento do areão mas amanhã de manhã ja deve tar optimo!

 

Em relação a esta desgraça toda tenho só mais 2 questoes: o Carlos Conde ja deixou ai uma dica mas gostava de ouvir mais opinioes.

 

- O que fazer em relaçao ao excesso de peso/barriga com que os peixes ficaram? Nao quero a bicharada assim balofa... ;)

Eq dia 3 vou outra vez embora pai 5 ou 6 dias e já li ai no forum que até escalares se aguentam sem comer durante 1 semana!!! Isso faz-me pensar q eu - com 1 goldfish fantail, 1 telescópio e 6 neons chineses q ja provaram bem a sua resistencia (2 sobreviveram a uma viagem pra dentro do filtro e a esta semana em q a água ficou O PANICO) - posso bem deixar esta malta sem grandes cuidados. Ainda por cima se eles estao gordos só me da mesmo vontade de so lhes dar comida qdo me for embora e depois quando voltar. O QUE ACHAM?

 

- O surgimento das algas creio que foi culpa do temporizador da luz q ja é velho. Nao está a rodar o correspondente a 24h/dias! Está a atrasar horas de entrada e de saída e nem sei se nao bloqueia!!! O que me aconselham? O quarto onde está o aqua tem bastante luz solar (sem exposiçao directa claro). Será que corro menos riscos ao nao iluminar artificialmente e deixar isto tudo a funcionar só com luz solar????

 

Desculpem alongar-me sempre tanto mas gosto de deixar tudo bem explicado!!!

 

Cumprimentos e desde ja obrigado por qualquer ajuda que me possam dar!

D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.