Ajudem!


celsoslec

Recommended Posts

Boa tarde, tenho um cubo plantado de 56l brutos montado há uns meses. Já quase desde a montagem que venho a tentar travar uma batalha com umas albas cabelo, obviamente que estas estão em vantagem...

 

dsc06602.jpg

dsc06603.jpg

dsc06601y.jpg

dsc06604.jpg

 

Podem ver mais detalhes do aquário em questão AQUI, é o cubo da direita. Há cerca de 3 semanas a botija de co2 terminou, antes que eu tivesse reparado ainda andou uns dias a deitar muito poucas bolhas. Neste momento está novamente cheia e aumentei o fluxo de co2. Já fiz uma redução de 2 horas do período de iluminação durante uma semana e voltei a aumentar e até parece que ficou pior. Os parâmetros que medi no inicio indicavam 0mg de fosfatos então comecei a fertilizar com fosfatos e tenho-os mantido entre 0,5 e 1mg/l. Tenho os nitratos entre 30 e 50mg/l pois infelizmente a água que utilizo vem praticamente assim (25mg). Tenho tido o cuidado de efectuar uma tpa semanalmente mas mesmo assim não me tenho safo. Será que a proporção dos nutrientes está adequada? Aceito todas as sugestões.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é BBA, penso que seja falta de co2.

 

Pesquisa por BBA, ou como tratar BBA.

 

Boa noite Hugo, eu sei que são BBA, já pesquisei e já segui algumas dicas tais como qumentar o co2 mas o que faço mais? Altero o periodo de iluminação? A fertilização deve de ser alterada? Terei uma correcta proporção entre nutrientes?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro tens que manter a calma, como é normal com as alas surgem rapidamente mas para desaparecerem demoram muito mais, por isso qualquer alteração que se faça precisa de tempo, tempo esse que normalmente não lhes damos.

 

Voltaste a colocar co2, o que penso ter sido a causa (a quebra do co2) agora podes ajudar colocando directamente sobre as algas um produto que é Flourish Excel ou em alternativa água oxigenada, qualquer uma das soluções tem que ser feita com cuidado e calma, primeiro é sempre melhor ler para verificar experiências de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Calma não me falta, já ando nesta situação à meses...não me preocupo porque sei que não influencia o bem estar dos peixes. Antes da falta de co2 já tinha algas mas tinha défice de fosfatos. Eu tenho lido muita coisa e tenho lido diversas soluções diferentes. Uma das soluções mais faladas é o aumento da injeção de co2 mas também falam em outros métodos.

 

Em relação a produtos, tenho um frasco encomendado de JBL algol, será que irá fazer efeito? Entrei numa encomenda com uns amigos e aproveitei para encomendar isso (apesar de não ser fã de químicos e afins). Na loja não vendem seachem excel.

Editado por celsoslec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou como tu, químicos só mesmo em último caso e extrema necessidade.

 

Podes sempre comprar online, caso seja preciso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu a falar que estava a aparecer algumas no meu aqua, para já nada que se pareça :P

Desconhecia que estavas assim tão mal.

Com o aumento de co2 o crescimento delas, até já pode ter estagnado, só que essa alga, normalmente não desaparece mesmo já morta, é a ideia que tenho.

Espera mais uns tempos, mas acho que vais ter de remontar esse aqua. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos!

 

Remontar? Nem pensar, não vou desmontar isto para já. Eu já cheguei a tirar os calhaus todos para os esfregar mas voltou ao mesmo. è como já disse, é uma questão essencialmente estética, não prejudica os peixes. Vamos a ver se consigo resolver isto....

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos!

 

Remontar? Nem pensar, não vou desmontar isto para já. Eu já cheguei a tirar os calhaus todos para os esfregar mas voltou ao mesmo. è como já disse, é uma questão essencialmente estética, não prejudica os peixes. Vamos a ver se consigo resolver isto....

Abraço

 

 

:eusathink: vou dar-te uma dica que aconteceu comigo, por inflicedade deitei o produto para descer o ph da agua em demasia o ph chegou aos 5 a agua estava bastante acida so dei por ela que estava assim quando apos uma saida de duas horas e ao chegar a casa vejo os peixes todos na tona da agua.

 

resumindo com esta situaçao os pelos que tinha nas plantas quase que desapareceu. :tongue:

Editado por koi40
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Celsoslec, e que tal uma "equipa de limpeza" nesse aqua?

 

Há uns anos tive esse problema num plantado de 300 lts e contratei essa equipa e fiquei bastante agradado com o seu trabalho. As pedras até brilhavam... :)

 

O mais dificil na altura, foi encontrar as caridinas, mas pelo que tenho visto a aquariofilia deu um grande salto e hoje em dia não tens esse problema. Os Crystal Reds, são mais vorazes e também podem ser uma boa opção.

 

Tens os fitros UV, que também te ajudam.

 

Eu tenho uma aversão aos quimicos. Só utilizo quando for necessário tratar algum peixe e mesmo assim, evito ao máximo.

Editado por Paulo Raposo

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tenho 3 japónicas há 2 semanas, acho que elas nem sabem por onde começar :P

 

Será que descer o ph é favorável?

 

Vou também aplicar um pouco de H2O2 a ver se resulta e vou dando noticias.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá celso,

 

Eu ja tive essas algas a pouco tempo, lutei contra elas durantes 2 meses seguidos, e a solução para isso nao é desmontar o aquário e desistir, mas sim ter calma e fazer as coisas certas.

 

Eu vou-te dizer o que fazia.

 

Primeiro dia a coisa a fazer é uma TPA de prai 70% a 80% da agua do teu aqua, para remover excessos de nutrientes na agua, junto com esta TPA usas uma mangueira de uma bomba de ar para tentar remover o maximo de algas que poderes. Logo em seguida a TPA estabilizas os valores de NPK , fazes os teste de No3 e Po4 e equilibras No3 = 5ppm e PO4 = 0.5pmm , em relação a K metes 15ppm logo a seguir a essa TPA gigantesca.

 

No segundo dia voltas a fazer uma TPA de 30% e com a devida aspiração das algas(esta aspiração das algas nao pode faltar nunca) e voltas a fazer os testes de NO3 e PO4 para voltares a fertilizar se necessário para estabilizar... em relação a K como removes-te 30% da agua quer dizer que removes-te 30% dos 15ppm que fertilizas-te no dia anterior, por isso ficas-te mais ou menos com 10ppm...fertilizas com mais 5ppm ou 6ppm de K para voltar a estabilzar.

 

No terceiro dia fazes a mesma coisa que no segundo.

 

Fazes este processo durante uma semana, para ver se consegues obter melhores resultados... se quiseres fertilizar com Micros durante o processo não há problema desde que no dia a seguir voltes a fazer uma TPA gigantesca para tentar remover os MIcros que não foram consumidos.Se não fertilizares com micros então no final da semana voltas a fazer uma TPA de 70% a 80% de novo.

 

Injecta bastante co2 para obrigar as plantas a consumirem bastante para nao deixarem as algas vencerem esta luta.

 

O meu esquema foi este e no final de uma semana tive grandes resultados, mais de 50% dessas algas ja tinham desaparecido e estava a conseguir acabar com elas...

 

eu demorei cerca de 1 mes para nao ver mais vestigios delas, mas demorei um mes antes a tentar mil e uma forma de combater e mais eficaz foi esta.

 

O segredo está em não desistir e perceber o que há de errado com o nosso aqua.

 

Espero ter ajudado, se precisares de ajuda manda MP.

 

Cumprimentos,

 

Ivo Gabriel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Celso

 

Já tive carradas de BBA no meu aqua plantado. E se o problema ainda persisitir, aconselho-te a fazeres o seguinte: aumenta a circulação de agua de forma a que o co2 percorra todo o aqua, eu por exemplo coloquei uma powerhead no lado oposto da saida do filtro, de forma a que a água faça um remoinho.

Curiosamente quando tive melhores resultados foi durante o periodo em que estive ausente 15 dias(ferias), onde não houve tpas nem fertilização, apenas circulação, luz( 2 lampadas-8horas) e Co2 (uma bolha por segundo).

 

Ve como o meu aqua se encontra neste momento:

 

A Fenix

 

 

Espero ter ajudado e acima de tudo que consigas resolver a situação sem desmanchar o aqua. Sei bem o que estás a passar! :)

 

Se precisares apita!

 

Alexandre Baioneta

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais