Regras do Forum (escrita sms, k's, abreviaturas)


Carlos

Recommended Posts

Apesar dos constantes pedidos que têm sido feitos pelos moderadores do Forum, continua a assistir-se à constante violação desta regra do Forum (a de escrever com abreviaturas e K).

Durante bastante tempo fez-se a edição e correcção de mensagens e enviaram-se pedidos por MP aos membros que mais insistiam neste tipo de violação.

Não tem resultado...

Assim, neste sub Forum do Guppie serão bloqueados/apagados os tópicos que violem esta regra (logo que sejam detectados).

 

Compreendam que é para o bem de todos.

 

 

Cumprimentos,

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Desculpa la qual e o prob d escrever cm abreviaturas? Kada um e livre de escrever da maneira que quiser (menos em calão)! Pk e k vens com essas tretas?

Mais vale perder um minuto de vida do que a vida num minuto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Dado seres um membro recém chegado, tenho quase a certeza absoluta que não passaste os olhos por este tópico

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23744

 

Onde se referem nada mais nada menos que as regras genéricas do fórum...

 

Quando as leres encontrarás lá isto....

 

Este é um fórum onde se fala português (standard ou do Brasil)! Não se fala (escreve) aqui brasuca, tuguês, sms, nem outros estranhos dialéctos... Por respeito para com todos os membros, devemos expressar-nos em português/brasileiro corrente, e na medida do possível, sem erros ortográficos! Um fórum com uma idealogia didáctica, e que depois nas mensagens é só pontapés na gramática e no português, não vale de muito... O uso de abreviaturas típicas de mensagens SMS e do mIRC, é altamente condenável e deve ser evitado a todo o custo

 

Ou seja é uma questão de respeito, e de mantermos um nível de português aceitável.

 

Se isso te incomoda então estás no local errado.

 

O Carlos quando escreveu isso era Moderador do Fórum, por motivos profissionais deixou a equipa de moderação mas continua a ser um membro preocupado com esta e outras questões deste fórum, bem como outros membros.

 

Tu tens opção de escolha ou fazes parte deste último lote ou não.

 

Abraços

 

Domingos Leitão

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero só acrescentar que a escrita correcta do português permite uma pesquisa mais eficaz.

 

Nas pesquisas escreve-se: também, fim-de-semana, e não "t_b" e "fds", por isso a importancia de escrever sem abreviaturas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Acho que neste fórum não deves escrever com "k" e isso tudo. Se queres falar de liberdade não sejas tão egocêntrico. Tu só participas se queres e se não estás de acordo com as regras deste fórum tens só de te mudar. Tu não podes invadir a privacidade das pessoas que criaram este fórum. Se elas decidiram assim é assim que tem de ser, se não, muda-te.

 

Não gostavas de criar um fórum sobre plantas e que as pessoas não cumprissem as regras que tu implementas-te. Este fórum não é teu por isso tens de respeitar as regras que estão implementadas. O que tu podes fazer (acho eu) é tentar falar com os moderadores para eles alterarem esta regra.

 

... just kidding - tool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Acho que neste fórum não deves escrever com "k" e isso tudo. Se queres falar de liberdade não sejas tão egocêntrico. Tu só participas se queres e se não estás de acordo com as regras deste fórum tens só de te mudar. Tu não podes invadir a privacidade das pessoas que criaram este fórum. Se elas decidiram assim é assim que tem de ser, se não, muda-te.

Não gostavas de criar um fórum sobre plantas e que as pessoas não cumprissem as regras que tu implementas-te. Este fórum não é teu por isso tens de respeitar as regras que estão implementadas. O que tu podes fazer (acho eu) é tentar falar com os moderadores para eles alterarem esta regra.

 

... just kidding - tool

 

concordo com tudo o que foi dito visto ser para o nosso proprio interesse

 

acho mesmo que foi um comentario despropositado do membro jbfc5 aqui não precisas de poupar espaço para enviares a tua mensagem :smilecolros:

 

p.s: aduplapersonalidadedoraul "... just kidding - tool" querias então dizer apenas a brincar - ferramenta ??? :P

este reparo tambem foi só a brincar rsrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Olá a todos!

Em primeiro lugar quero dizer que este fórum é espectacular!

Acho esta regra muito importante, visto hoje em dia não haver grande preocupação com a nossa língua materna...qualquer dia já não sabemos escrever uma palavra sem darmos erros.

Obrigada pela vossa preocupação.

Bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa la qual e o prob d escrever cm abreviaturas? Kada um e livre de escrever da maneira que quiser (menos em calão)! Pk e k vens com essas tretas?

Por mim estarias "quase" à vontade... mas ficavas sem resposta a qualquer questão que colocasses... é que eu também sou livre de responder se assim o entender!

 

E olha que pelo que me parece o pessoal por aqui é zeloso do cumprimento de certas regras, por isso o fórum funciona tão bem!

 

Já agora... escrever "kada" dá menos trabalho que escrever "cada"?

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa la qual e o prob d escrever cm abreviaturas? Kada um e livre de escrever da maneira que quiser (menos em calão)! Pk e k vens com essas tretas?

leia-se:

''Desculpa lá! qual é o problema de escrever com abreviaturas? Cada um é livre de escrever da maneira que quiser (menos em calão)! Porque é que vens com essas tretas?''

 

decifrar charadas??? seguramente não é esse o intuito deste forum!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
leia-se:

''Desculpa lá! qual é o problema de escrever com abreviaturas? Cada um é livre de escrever da maneira que quiser (menos em calão)! Porque é que vens com essas tretas?''

 

decifrar charadas??? seguramente não é esse o intuito deste forum!...

 

 

Aparece cada um!!!.... Vai-se lá saber porquê? Eu também gostava muito de saber qual é o interesse em retirar a beleza da nossa língua? E apenas numa só frase. O rapaz é um campeão.

Para a equipa deste fórum só tenho a desejar a continuação de um bom trabalho

 

Fernando Machado

coexist

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O rapaz já disse isso há 3 anos. Agora se calhar já anda no 5º ano de escola e já aprendeu !

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Énguépangá! Qungualgal éngué ongo prongoblenguemanga dengue esguescregueverguer emguem cangalãogão dengue chenguelasgas? :)

 

(tradução: Épá! Qual é o problema de escrever em calão de Chelas?)

 

Falando a sério: Hoje em dia há muito menos analfabetos,mas por certo há muito mais universitários que nem escrever correctamente a lingua de Camões sabem...Se calhar por isso é que muitos jovens se refugiam na lingua de sms...assim não se vêem os erros.

 

Qual mais rápido e prático,qual carapuça!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando a sério: Hoje em dia há muito menos analfabetos,mas por certo há muito mais universitários que nem escrever correctamente a lingua de Camões sabem...Se calhar por isso é que muitos jovens se refugiam na lingua de sms...assim não se vêem os erros.

 

Qual mais rápido e prático,qual carapuça!

É essa, também, a minha opinião. Infelizmente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Concordo plenamente com as regras do fórum, aliás, até se torna quase absurdo a necessidade de existirem regras para que se escreva correctamente.

 

No entanto, não posso deixar de enfatizar a necessidade de imperar o bom senso quer sobre eventuais fundamentalismos quer sobre juízos de valor despropositados que inevitavelmente surgem neste tipo de comunicação distante, impessoal e à qual falta alguns descodificadores como sejam a entoação (reveladora do estado de espírito do orador).

 

Sem querer causar melindre ao autor da mensagem dou como exemplo (aparente) de um juízo de valor generalizador e despropositado, a associação efectuada entre universitário/as e a capacidade de escrita. Ora, obviamente desconheço o autor, o seu estilo, o seu estado de espírito, as suas intenções no que estritamente respeita a este juízo, enfim, todo um conjunto de pormenores que não me permitem descodificar a totalidade da mensagem. No entanto posso adiantar que por vezes (e volto a frisar, sem pôr em causa o mérito e bondade das regras do fórum) uma das razões de se escrever de forma mais “ligeira” é permitir que os outros melhor contextualizem a mensagem e o estado de espírito do seu autor.

 

Dir-me-ão vocês, este gajo é uma seca e além disso está agora a ir demasiadamente contra as regras do fórum. Não, as regras estão correctíssimas e eu apenas contribuo com a minha modesta opinião, isto é, que não se deve ter uma leitura literal e redutora das regras pois que se corre o risco de salvar a árvore e perder a floresta.

 

Cumprimentos a todos pelo excelente espaço de discussão e troca de experiências deste hobby fascinante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer causar melindre ao autor da mensagem dou como exemplo (aparente) de um juízo de valor generalizador e despropositado, a associação efectuada entre universitário/as e a capacidade de escrita.

Ora essa,não me causa melindre absolutamente nenhum expressares a tua opinião.Já me causa mais um pouco não teres referido o meu nome,apesar de ser óbvio.Não estando de forma alguma a dizer que é mal-educado,ser directo (quanto a mim) é mais educado do que não ser. bowdown

 

Quanto à minha opinião de que os Universitários muitas vezes descuram a importância do saber exprimir fielmente a lingua Portuguesa,não sou eu que o digo,está à vista de todos os professores que pontuam testes.Ainda também,não há muito tempo, vi uma reportagem,salvo erro no jornal ''Público'' em que vinha isto mesmo.

 

Vinha nessa reportagem inclusivé que em perguntas como: ''O que aconteceu a 25 de Abril de 1974'',ou quem foi Salazar,Marquês de Pombal,D.João I,etc,as respostas foram muito aquém para jovens Universitários que deviam ''querer'' saber um pouco mais da História do País que vivem.

 

Como sou um optimista por natureza, acredito que são uma minoria,e muitos dessa minoria só têm mesmo a culpa por não se interessarem em aprender sozinhos,visto que muitos temas que deviam ser considerados fundamentais não aparecerem na matéria em nenhum grau de ensino...

 

Dir-me-ão vocês, este gajo é uma seca e além disso está agora a ir demasiadamente contra as regras do fórum. Não, as regras estão correctíssimas e eu apenas contribuo com a minha modesta opinião, isto é, que não se deve ter uma leitura literal e redutora das regras pois que se corre o risco de salvar a árvore e perder a floresta.

Mal estaria o fórum se tu estivesses a ir contra as suas regras,visto estares a dar a tua opinião em claro Português.

 

Quanto à ''liberalização'' das linguas de smlês e outras no fórum,sou totalmente contra. Compreendo que essa língua tenha sido inventada para minimizar esforços e para gastar menos dinheiro a enviar mensagens,mas um sitio público como este fórum não é um telemóvel privado.

 

A Lingua Portuguesa está definida,e é belissima por sinal.Tem de ser respeitada,pois é o nosso mais valioso património.Uma coisa é eu estar a falar calão de Chelas entre amigos que o saibam falar também,outra é estar a escrever literalmente para todo o mundo ler,como é o fórum.

 

Abrir excepções era um mau principio...qualquer dia abria um jornal e as noticias vinham em smlês... :cool2:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu cá acho muito bem que se escreva bom português... mas a verdade é que em tempos que escrevi muito em chat's e acabei por adoptar uma escrita o mais rápida possível, onde acabamos por fazer muitas abreviaturas (a minha mais habitual é o mto...) e por escrever sem acentuação e pontuação...

 

também tento escrever bem... mas de facto saíem-me muitos erros... por força da rapidez e do hábito com que escrevo noutras paragens... mas agora aqui, tenho um escape para tentar escrever bem e não perder o jeito! ehehehe

 

força aí amigos... e que se continue sempre assim!!! :cool2:

Editado por AnjoAmigo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Abrir excepções era um mau principio...qualquer dia abria um jornal e as noticias vinham em smlês... :tongue:

 

Concordo contigo Zogli... também não posso discordar sempre... ;)

 

Nem é só com a frase citada, é na generalidade, cortei para poupar espaço.

 

Quanto ao defendido pelo Neppylx, quando afirma que "se escrever de forma mais “ligeira” é permitir que os outros melhor contextualizem a mensagem e o estado de espírito do seu autor.", também concordo, mas escrever de forma mais ligeira não é sinónimo de escrever "kada" em vez de "cada", por exemplo. :cool2:

 

Aliás, para ajudar a contextualizar a mensagem e o estado de espírito também podemos usar os símbolos... Agora o meu é mais assim: bowdown

 

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(Atenção que a ideia de abrir um jornal em smlês poderá até ser uma boa oportunidade de negócio. Ler um jornal tipo daqueles que demoram um fim de semana inteiro a ler em apenas 10 ou 15 minutos seria uma vantagem competitiva.)

 

Bom e para melhor ilustrar a minha ideia aqui fica a minha resposta:

 

Não gostei nada da tua mensagem Zogli... rsrsrs

 

Ou seja, aqueles risos finais pretendem apenas ilustrar o tom irónico da frase e inverter por completo o seu sentido. A utilização da abreviatura rsrs em vez de "risos risos" talvez se justifique por forma a diferenciar aquilo que é a oralidade (texto) daquilo que é entoação, expressão ou sentimento.

 

 

Abraços, continuação de bom trabalho, de saudável discussão e partilha de experiências e ideias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um ano e tal, cada vez que o pessoal escrevia abreviado aparecia, por exemplo:

 

mto (palavra corrigida) muito

 

tb (palavra corrigida) também

 

Et caetera.

 

Tornava-se muito mais dificil de ler certos posts.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um ano e tal, cada vez que o pessoal escrevia abreviado aparecia, por exemplo:

 

mto (palavra corrigida) muito

 

tb (palavra corrigida) também

 

Et caetera.

 

Tornava-se muito mais dificil de ler certos posts.

 

 

UI queres ver vou ter que passar a escrever etc por extenso.... só a brincar... eu também não sou fã das abreviaturas, nem dos pontapés gramaticais induzidos pelo smslês, mas gosto muito de onomatopeias!!! ehehehehe

Editado por Neppylx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com as regras aplicadas à escrita SMS e outras do genero. Em relação às abreviaturas acho que é um assunto muito discutivel. Há abreviaturas que teêm de ser aceites (por exemplo "etc" "dr." "aqua").

 

Não querendo criticar ninguem (ou talvez querendo criticar todos nós) tenho de defender os universitários. Como é possivel exigir aos universitários "saber portugues", quando nalguns cursos os manuais são estrangeiros? (por exemplo ingles nos cursos de medicina, e , espanhol).

Se calhar 1º deviamos exigir a tradução dos manuais?

 

Em relação ao uso de calão, entramos na historia dos "estrangeirísmos". O.K., K.O., NET, P.C., CAPS LOCK (É só olhar para o teclado). Então se os nossos "des-governantes" (lol) permitem que sejam fornecidos "produtos" sem estarem traduzidos para portugues, somos nós que temos de exigir?

 

Lembrei-me de outra "post"...Há muitos utilizadores que utilizam a expresão "postar" (lol)

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com as regras aplicadas à escrita SMS e outras do genero. Em relação às abreviaturas acho que é um assunto muito discutivel. Há abreviaturas que teêm de ser aceites (por exemplo "etc" "dr." "aqua").

 

Não querendo criticar ninguem (ou talvez querendo criticar todos nós) tenho de defender os universitários. Como é possivel exigir aos universitários "saber portugues", quando nalguns cursos os manuais são estrangeiros? (por exemplo ingles nos cursos de medicina, e , espanhol).

Se calhar 1º deviamos exigir a tradução dos manuais?

 

Em relação ao uso de calão, entramos na historia dos "estrangeirísmos". O.K., K.O., NET, P.C., CAPS LOCK (É só olhar para o teclado). Então se os nossos "des-governantes" (lol) permitem que sejam fornecidos "produtos" sem estarem traduzidos para portugues, somos nós que temos de exigir?

 

A propósito de estrangeirismos, a verdade é que nós temos uma maior capacidade absortiva de tudo o que é estrangeiro (e por um lado ainda bem) talvez pela inexistência de dobragens generalizadas nas nossas televisões (uma vez que este é o meio de comunicação com as massas, por excelência). Comparemo-nos com os espanhóis, alemães ou ingleses - qualquer tentativa de comunicar com a maioria deles em uma língua que não seja a materna faz-nos sentir tão mais orgulhosos de sermos Portugueses abertos ao Mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A propósito de estrangeirismos, a verdade é que nós temos uma maior capacidade absortiva de tudo o que é estrangeiro (e por um lado ainda bem) talvez pela inexistência de dobragens generalizadas nas nossas televisões (uma vez que este é o meio de comunicação com as massas, por excelência). Comparemo-nos com os espanhóis, alemães ou ingleses - qualquer tentativa de comunicar com a maioria deles em uma língua que não seja a materna faz-nos sentir tão mais orgulhosos de sermos Portugueses abertos ao Mundo...

sem duvida...eu tenho orgulho de ser portugues. (principalmente quando vou para o estrageiro e compreendo tudo...)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Em relação ao uso de calão, entramos na historia dos "estrangeirísmos". O.K., K.O., NET, P.C., CAPS LOCK (É só olhar para o teclado). Então se os nossos "des-governantes" (lol) permitem que sejam fornecidos "produtos" sem estarem traduzidos para portugues, somos nós que temos de exigir?

 

(lol) la esta outro estrangeirismo (para quem nao saiba lol= lots of laugth= montes de risos)

 

alem do lol ha o :grab: o, lmao e por ai fora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais