Aquários Low-tech


majo

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Queiram por favor dizer onde devo colocar questões sobre este tema: Aquários LOW TECH

É que vejo algumas questões colocadas em PLANTAS e FOTOS e VÍDEOS, (e outros) e penso que isto se torna muito confuso.

No fórum PLANTAS, recomenda-se vivamente o uso de CO2, Cuidados particulares na Iluminação e na Fertilização.

Mas encontrei há dias um post de um membro em FOTOS E VIDEOS, que está a ter uma experiência muito interessante com um designado LOW-TECH: não usa CO2, cortou na iluminação e nos fertilizantes.

O que eu sugiro, peço desculpa por estar a chegar a brasa à minha sardinha, era que talvez não fosse má ideia abrir um espaço para esta tipologia.

Desta forma, as pessoas que andam à procura deste tipo de instalação, poderiam reunir-se num espaço específico. Porque, por exemplo, um problema de algas neste tipo de aquário, não se resolve da mesma maneira que nos outros.

Por acaso tenho trocado algumas impressões com membros por MP, mas penso que o diálogo seria mais rico se fosse aberto à comunidade e se houvesse um local próprio para estas questões.

Espero ter-me feito entender e espero que a sugestão seja útil para muitas pessoas.

Cumprimentos. majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

As pessoas que participam nas diferentes áreas recomendam o que acham correcto, o que acontece é que nem todos temos a mesma opinião.

 

Eu não recomendo sempre fertilizações, co2, isso depende do aquário, cada caso é um caso, seja um tópico na área de plantas seja noutro lado qualquer.

 

A área de fotos e videos é uma área de montra, ou seja, serve essencialmente para quem deseje mostrar os seus aquários, seja com fotografias seja com vídeos. Se a maioria comenta dando a sua opinião sobre a utilização....

 

Mas fica registada a tua ideia....

 

P.S. Se os aquários low-tech tem assim informação importante (eu tento que os meus sejam todos low-tech até pq tenho alguns) porque não começam por criar um tópico para debate do tema? Sempre podiam participar, debate e mostrar à comunidade toda em vez de serem em MP's que é algo exclusivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um bom tema.

 

Infelismente, cada vez mais se vê aquas lindissimos, que passados uns curtos meses estão condenados ao fracasso. A pressa na maior parte das vezes leva a esse fracasso e para tentar salvar o que ainda resta, gastasse muito dinheiro.

 

As soluções que normalmente se encontram, são os quimicos (desde o controlar do Ph ao fertilizante). Os logistas por norma fornecem essa informação, porque não sabem o que temos em casa e porque também tem que escoar os produtos que tem em prateleira (qualquer das formas os principais culpados dos sucessos ou insucessos somos nós, não é verdade?).

 

Apesar de me considerar um leigo à procura da sabedoria, vou partilhar o pouco que sei:

 

Aquário com Plantas (Low Tech / Low Cost - de baixo custo)

 

1.º Passo - Ler ou reler e obdecer às regras basicas da aquariolifia (não colocar directamente água da torneira, não apanhar luz directa do sol, etc.);

 

2.º Passo - Fazer um esquema do Layout antes de o montar;

 

3.º Passo - Escolher bem as matérias que vão utilizar, desde os troncos, plantas, areão e para quem quiser, substrato (aconselhável quando se monta um aqua pela 1.ª vez, porque sem matéria as raizes não alimentam a planta). Neste ponto chamo a atenção quanto mais fino é o areão, mais dificil a propagação das raizes das plantas.

 

4.º Passo - Depois de ter o aqua montado deixar a água estabilizar. Neste ponto é importante controlar o Ph, Nh, etc. Nas regiões em que a água é mais calcária, existe sempre a hipotese de utilizar o carvão activo junto das matérias filtrantes, apesar de um bom tronco quase resolver o problema. Reduzir a temperatura da água e não colocar bombas de ar (as plantas necessitam mais de Co2 do que H2o).

Na iluminação é importante não utilizar uma lâmpada qualquer mas sim a adquada ao que se pertende. As plantas vão necessitar de efectar a fotosintesse. Eu sempre foi apologista de utilizar um relógio / temporizador e defenir o tempo de iluminação. Ao inicio convêm ter algumas horas de luz (não ultrupassar o tempo desde o nascer do sol, ao por do sol).

Também é importante colocar o caudal de água dentro do aqua sem efectuar o efeito cascata.

 

5.º Passo - Passado cerca um mês e com os parametros da água estabelizados, observem o comportamento das vossas plantas. De certeza que estão a crescer.

 

6.º Passo - Intrudução de uma "equipa de limpeza" (Caridinas, Caracois, Otos, Corys, etc).

 

7.º Passo - Passadas umas semanas, intrudução da fauna sempre considerando as compatibilidades entre espécies e os litros de água.

 

8.º Passo - Reduzir o tempo da iluminação de forma gradual, até atingir no minimo umas 4 horas (o meu funciona das 18h30 às 23h30) e sem qualquer tipo de problema. Nessa altura o caudal deve fazer o efeito cascata, para compesar a diminuição do H2o.

 

Ou seja, a ideia é deixar estabilizar a água até ter os parametros aceitaveis para a intrudução da fauna. E sim pode levar mais que um mês, sem a intrudução de quimicos. Aconselho ter os aquas sem tampas e realizar algumas TPA's. Por norma a própria evaporização da água assim obriga.

Os restos da alimentação caidas no fundo, a equipa de limpeza vai tratar e por sua vez vai ajudar a matéria execedente a ir para o substrato, onde as plantas também se alimentam.

Ao fim de um ano, já devem ter um aqua equilibrado, sem recursos a quimicos e de baixo custo (contas de luz, Co2 e outros fertilizantes).

 

Há muita coisa que ainda pode ser acrescentada, mas de momento foi o que me ocorreu.

Editado por Paulo Raposo

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hugo, eu acho que genericamente quando as pessoas se referem a um plantado low-tech, referem-se 90% das vezes a um aquario em que a iluminação é inferior aos tais 1w/L ou superior, sem injecção de Co2 e na maioria dos casos sem substrato fertil...

pelo menos no meu caso é a isso que me refiro (poupar trocos, lol )

e por ser low tech não quer dizer que seja menos bonito...

penso que não se justifica a abertura de um sub-forum para isso. pois é como dizes, as fotos serão publicadas nas fotos, as duvidas no topico de plantas... etc

até já vi e até participei em topicos de plantas low-tech (ou pouco exigentes) é questão de pesquisar um pouco pois até tem muito material já publicado, não é necessário mp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

otrebor76, hugo devo ser eu?!

 

Eu sei o que é um low-tech, todos os meus aquários o são, caso contrário com tanto aquário não fazia mais nada na vida do que cuidar deles, coisa que não pretendo nunca.

 

A minha questão era exactamente essa, será que vale a pena separar? Não me parece, pois cabe em qualquer uma das referidas áreas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

@tankado, obg. pelo apoio

 

@Paulo Raposo, obg pelo apoio e partilha. Era este tipo de informação que eu gostaria de ver «arrumada» num sub-fórum.

 

@Hugo R. Silva, obg pela atenção, enquanto Moderador.

O P.S do teu post, sintetiza a ideia que eu pretendia.

Reunir num mesmo espaço questões relacionadas com os designados low-tech, para poder ajudar quem está a iniciar e a quem tem ainda muitas dúvidas, que é o meu caso.

Muitas vezes, nos vários sub-fóruns, são colocadas determinadas questões, por exemplo as plantas que não crescem, ou que têm algas, e muitas das respostas são: chispa com o CO2, aumenta a luz, etc. e na verdade estas não são as soluções para um aqua deste tipo.

Portanto parece-me muito pertinente a existência deste sub-fórum, sobretudo para quem não sabe muito e ainda está a aprender.

Relativamente às MP, o que eu disse foi o seguinte:

Que troquei algumas MP com um membro, e essa partilha foi-me imensamente útil, porque a pessoa em questão, falou numa linguagem muito clara e não havia margem para dúvidas de que estavamos a falar de uma determinada tipologia de aquário, com problemas comuns, soluções comuns. Daí ter-me ocorrido que essas mesmas dúvidas que eu coloquei e que esse membro amavelmente esclareceu, poderiam servir para outras pessoas e daí ter sugerido o que sugeri.

Mas, se não acham importante, amigos na mesma, cá nos desenrascaremos.

 

 

@otrebor76, obg. pela tua opinião.

Se calhar és uma pessoa entendida nestas questões, não te baralhas nem te deixas baralhar e portanto não precisas das coisas mais arrumadas. Parabéns!

Mas será que não haverá muita gente a precisar de ter os assuntos mais arrumados?

 

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

majo qualquer sugestão é bem vinda, tem é que ser ponderada se faz sentido e em que moldes.

 

O que não invalida que se criem tópicos sobre o tema, seja com indicações (dicas) seja como debate. Existe sempre muito para falar e neste assunto não é excepção. Se os tópicos forem mesmo bons podem ser sempre separados dos restantes nem que seja pelo sistema de avaliação do tópico (estrelinhas). Sempre dá destaque.

 

Mesmo com uma área para este assunto nada impede que seja comentado na área de fotos e vídeos pois basta a pessoa partilhar lá o seu aquário e está sujeito a qualquer comentário.

 

Sobre as recomendações, cada um de nós tem que tentar discernir o que será melhor para o seu caso e não ir só atrás de um único comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo necessidade nenhuma de ter um sub-fórum para esse tema. Muitos dos tópicos desta área dizem respeito a plantas/aquários low-tech....é preciso é procurar... :(

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=148819

 

Quando muito o que faltará é haver alguém da moderação que vá colocando os artigos válidos como inamoviveis ou nos tópicos já existentes criados pelo André e outros.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José Cruz Silva

 

Claro que é preciso procurar. É preciso demonstrar interesse. De acordo.

Mas há situações que não ocorrem de imediato a quem está a iniciar. E ajuda imenso ter os assuntos arrumados.

Porque quem sabe muito desenrasca-se melhor. Sabe separar a informação que lhe interessa e a que é inútil para o seu caso.

Também há muitos membros que não dominam o inglês e não se sentem motivados a procurar sites estrangeiros, apesar dos tradutores online. (Portanto a tua ajuda ao traduzir o artigo foi porreira para muita gente)

Essa dos artigos inamovíveis também é interessante, mas continuo a perguntar....em que sub-fórum cabe este assunto? Em todos! Não é?

Daí eu ter sugerido a tal «arrumação».

 

Cumprimentos, majo

 

Olá Hugo

 

Claro, eu apenas fiz uma sugestão, que me pareceu poder ser útil para os principiantes no hobby.

Muitas vezes as pessoas começam e depois desistem porque não conseguem progredir num determinado «modelo», porque não sabem que há outras opções.

E eu acho que quem está a começar precisa de muita ajuda e apoio, porque há vontade de fazer bem, mas há dificuldades que nem todos conseguem ultrapassar sozinhos de forma satisfatória.

Na maior parte dos casos, quem está a principiar, nem sabe da existência de certa informação, porque desconhece, pura e simplesmente.

Cada caso é um caso, é certo; cada um deverá discernir o que será melhor para o seu caso - concordo! Mas até se chegar a essa conclusão, muita asneira se fez, muitas desistências houve, muitos peixes foram para o céu, muitas plantas para o lixo.

E se podermos ajudar os outros, porque não?

 

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Concordo com o majo. Muitos iniciantes que entram para o hobby, acabam por cometer erros que poderiam ser muito bem evitados (falo por experiência própria, pois já cometi bastantes). Muitos pensam que para terem um bom plantado é necessário equipamento XPTO, caso contrário nem vale a pena tentar. Depois ao fazer o upgrade a vários componentes, como por exemplo iluminação aliada a uma fertilização inadequada, surge o problema das algas levando a que muitos desistam. Isto claro, poderia ser evitado, e seria uma mais valia e um incentivo àqueles que estão a começar, havendo uma aréa propria que pudesse ser consultada, e que esta estivesse o mais organizada possível, para facilitar a procura dos que pouco percebem sobre este mundo. A meu ver, existem aquários low-tech tão ou mais bonitos que os famosos XPTO. Isto é a minha humilde opinião...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helder,

Obg. pela partilha. Só quem passou pelo stress de querer fazer tudo bem e sair uma porcaria, é que pode entender o desgaste que se tem e o «desprazer» que se vai ganhando ao hobby.

Depois, ou se dá a volta, ou não....

Eu só comecei a «perceber» as potencialidades da coisa, quando estava a desistir.

Porque, por vezes, não somos capazes de digerir a informação recolhida e as respostas que recebemos para as nossas questões, ainda que muito bem intencionadas, por vezes são contraditórias e fazem vacilar o mais crente.

Chegar ao estado de autonomia que nos permita seleccionar a informação, leva tempo e ... dinheiro.!!!!

Portanto, quanto mais acessível a informação estiver, mais útil para quem precisa.

Quanto ao efeito visual, é tudo uma questão de gosto.... e julgo que cada um de nós pensa que tem o mais lindo tanque, porque nos saiu do lombo, porque é o que conseguimos e soubemos fazer, porque nos custou tempo, dinheiro, chatices, etc.

Desde que os peixes e as plantas tenham qualidade de vida e nós a vê-los....TUDO BEM!

 

Cumprimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Concordo que não é necessário criar uma área apenas para isto, mas devo dizer que é difícil encontrar os tópicos sobre o assunto aqui no fórum. Eu próprio tive muita dificuldade em encontrar aqui informacão quando a minha mulher me disse que os peixes não gostavam que eu mexesse no aquário e eu optei por um low tech.

 

por outro lado, não querendo julgar quem está certo ou errado, tenho notado que cada aquariofilista tem um conceito muito próprio do que é um aquário low tech (sendo que a maioria concorda que é um aquário que dá menos trabalho e gasta menos dinheiro). para perceber muito bem o conceito, aconselho vivamente a leitura do "Ecology of the planted aquarium" da Diana L Walstad, onde eu aprendi bastante (devo dizer que foi o único livro de aquariofilia que li do início ao fim).

 

O que é que num aquário low tech para mim, vai ser diferente do que é outro aquariofilista, mas há alguns pontos que eu gostava de deixar para discussão.

 

Não se podem manter todas as plantas que desejamos, devido a um fenómeno chamado alelopatia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alelopatia). Uma vez que não há trocas de água (tpa), os químicos libertados pelas plantas permanecem no aquário em concentracões suficientes para inibir o crescimento de outras plantas. por exemplo, eu mantinha várias espécies que se davam todas muito bem até que um dia coloquei no aqua três pés de uma echinodorus que agora não me lembro o nome e apenas a tenelus acabou por conseguir sobreviver no aquário.

 

Aquário low tech fica muito bem perto da janela. Se é para ser low tech, há que poupar na lampada. O meu está à janela e as algas estão controladas (excepto havendo surtos de sobrepopulacão).

 

Um dos problemas do low tech é a sobrepopulacão do aquário, como referi no parágrafo anterior. Eu mantenho vivíparos que se reproduzem facilmente e, por isso, quando tenho demasiados peixes no aquário, tenho que fazer trocas de água (de 2 em 2 semanas). Fora isso, o aquário consegue estar vários meses em que a única coisa que faco é alimentar a bicharada, podar plantas, repôr àgua que evaporou e, se necessário, a limpesa do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jmnduarte,

 

Agradeço a tua participação.

 

Isto até tem a sua piada. Há pessoas que vão reconhecendo que se perdem na procura de informação sobre os tais low-tech, mas não acham importante arrumar os assuntos a isso respeitantes num local específico. Tudo bem. Amigos na mesma. Preferem perder horas e horas à procura. Porreiro. Pelo meio também se vão aprendendo outras coisas.

 

Concordo contigo quando dizes que cada um tem um conceito muito próprio sobre o aqua low-tech. É verdade. Mas também já cheguei à mesma conclusão. Quer seja low, ou seja high, cada caso é um caso, portanto….

Dou-te um exemplo: eu ainda não li o livro da Diana Walstad, mas sei que um dos fundamentos da sua teoria é a existência de um bom substrato para proporcionar às plantas um bom crescimento. Por acaso, eu não tenho substrato. E tenho plantas porreiras!

 

A alelopatia é um fenómeno interessante. Descobri à minha custa que quanto fazia uma poda radical nas Hygrophila polisperma as restantes plantas ficavam abaladas, porque o sistema ficava desiquilibrado. Passei a cortar menos e mais vezes e deixei de ter problemas. Há plantas que ainda não consigo ter, por exemplo, as vermelhas. Mas há aqui um colega no fórum que tem um aqua low-tech com plantas vermelhas fantásticas. Tenho uma Vallisneria spiralis há meses e não sai do sítio. E, supostamente é uma planta de crescimento rápido e de tratamento fácil. Enfim, indo e aprendendo.

 

Relativamente à população, é como dizes. Há que controlar….

 

Resumindo e concluindo: Apesar das especificidades de cada aquário e dos conceitos mais ou menos subjectivos que cada um tem, há princípios básicos comuns com que todos concordamos….

 

Cumprimentos, majo

 

Tomo a liberdade de colocar aqui o link do colega DMachado que tem um projecto muito interessante.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=154475

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então que conclusão e que se chega? Eu apoio fortemente a abertura de ou um tópico ou um fórum de discussão relativamente a este assunto pois penso que seria do interesse de um grande numero de pessoas.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@inblack

 

Olá, boas

Apesar deste post ter despertado a curiosidade de 319 membros (até ao momento), pouco mais de meia dúzia de pessoas se manifestaram sobre o assunto.

Contra factos...não há argumentos!.

Lá teremos que continuar a escavar no fórum para pescar umas dicas. :D

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

majo, inblack e qualquer um dos outros, nada impede que abram um tópico e lá vão colocando os links de tópicos que encontrem e se enquadrem na situação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um aquario low tech é um aquario com pouca luz e sem injecção de co2. Ponto.

 

Há plantas vermelhas para low tech, não sei qual a surpresa... sobre que plantas colocares deves ler sobre elas antes de as comprar. Muita gente não as tem, porque não ficam bem, não tem a ver com high ou low tech.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

majo, inblack e qualquer um dos outros, nada impede que abram um tópico e lá vão colocando os links de tópicos que encontrem e se enquadrem na situação.

 

Sim mas onde criar esse topico? Qual seria a zona mais indicada para o tema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta,

 

Eu voto a favor de criar um sub fórum para esta área há tantos subforuns poucos utilizados e penso que este era bem capaz de ter algum movimento não custa nada nem põe em causa o bom funcionamento do fórum por isso acho que é uma ideia engraçada sem qualquer tipo de problema era algo novo que também é preciso no fórum, inovar é sempre bom, claro é a minha opinião...

 

 

Abraço

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu sou da ópinião da abertura de um sub fórum de discussão relativamente a este assunto. Pela pouca experiencia que tenho a criação de um tópico não vale a pena pois mais tarde ou mais cedo as pessoas começam a divagar.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Quo

 

 

um aquario low tech é um aquario com pouca luz e sem injecção de co2. Ponto.

 

um aquário low tech é um aquário com pouca luz e sem injecção de CO2. Virgula. Um aquário low tech é muito mais do que isso.

 

Há plantas vermelhas para low tech, não sei qual a surpresa... sobre que plantas colocares deves ler sobre elas antes de as comprar. Muita gente não as tem, porque não ficam bem, não tem a ver com high ou low tech.

 

O problema é que a maior parte das pessoas que começa o hobby não sabe essas coisas. O problema é que a maior parte das lojas o que quer é vender. O problema é que muitas vezes, as pessoas que sabem muito, podem não saber explicar direito e confundem as pessoas. O problema é que há ideias simples que funcionam e ninguém as partilha. O problema é que o bêabá da aquariofilia não te esclarece para estas situações. Para quem sabe muito, se calhar não há problemas.

 

Cumprimentos. majo

 

@Hugo R. Silva

 

 

A ideia do sub-fórum, quanto a mim, seria interessante, porque à partida era indicador (digamos, «oficial») de mais um caminho a seguir.

Uma coisa é um sub-fórum, com uma introdução feita por quem sabe, outra coisa é um tópico pontual para tirar dúvidas.

Há gente muito experiente, (como tu) que sabe muito e poderia escrever uns artigos fixos que servissem de guia para os que estão a começar, ou querem experimentar esta modalidade. Não foste tu que disseste que todos, ou quase todos os teus aquários são assim, senão não ganhavas para o tabaco??? Porque não aproveitarmos todos com a tua experiência?

E poupar dinheiro está na ordem do dia!!!!! :evilbat:

Cumprimentos, majo

 

@vale'

 

Boas,

Foi o que agora mesmo disse ao Hugo....

Tens razão...

Cumprimentos. majo

 

@breackfloor

Boas,

Agradeço a opinião, espero que haja mais gente a manifestar-se como tu o fizeste, apresentando os seus argumentos.

Eu também gosto de inovações, sobretudo quando são úteis, nos facilitam a vida e nos fazem poupar guita.

Cumprimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@majo

 

Eu sei tanto como qualquer um de vocês, a necessidade aguça o engenho e foi o que me aconteceu, visto ter neste momento 12 aquários e todos eles podem-se considerar low-tech.

O que posso desde já vos dizer é que vou levar este assunto ao resto da equipa. Espero que aguardem então um pouco para vermos se é viável e a melhor forma de proceder.

 

É que inovar é bom e eu gosto, mas existem sempre algum receio, fiz força para avançar com o aquascaping e havia muita gente interessada, depois quase parou....há pouco aquascapers? Dúvido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade hugo tens toda a razão.... Mas isto é algo que implicará custos à equipa fazer? se assim for terá de ser bem pensado porque depois você é que fica "mal" visto por estar a fzer pressão sobre uma coisa que depois não valerá a pena e depois acaba por trazer algumas desvantagens para si.... se assi for tem de ser muito pensado

 

Abraço

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais