Nano 84 Litros


olehs

Recommended Posts

Olá a todos, o meu nome é Ricardo e vou partilhar convosco o projecto de um nano que iniciei no dia 1 de Julho 2010. Iniciei este hobby em 2009 com um aquário de água doce, que alterei agora para água salgada. Gostava que me dessem os vossos conselhos, opiniões e fizessem as vossas criticas com a finalidade de me ajudarem a ter 84 litros de sucesso! :arrow:

 

Setup

 

Aquário: 60x35x40 6mm

Termostato: Jager 75w

Bomba circulação: Tunze Turbelle Nanostream 6025 + Cabeça de filtro interno Eheim Aquaball 2210

Escumador: TMC V2 Nano Skim 120

Calha iluminação: Boyu STS-600 + 2 tubos de Led´s DIY

Areão: TMC Coral Sand 8kg

Rocha Viva: Indonésia Premium 5kg

Rocha Morta: 5kg

Água: Osmose inversa

Sal: Tropic Marin Synthetic Sea Salt

 

O aquário esteve a ciclar de dia 1 a dia 8 apenas com a rocha morta, e depois introduzi a rocha viva, sempre com a luz apagada e com TPA de 10 litros uma vez por semana. Como o escumador fazia bastante barulho, coloquei um tubo maior na saida de ar com uma torneira e reduzi a entrada do mesmo, conforme informação que obtive aqui no forum. Já ficou bem melhor! Até ao dia 26 o aquário ciclou apenas com a "bomba de circulação" Eheim Aquaball 2210. Tudo impecável.

 

Dia 26 entrou o seguinte:

 

1 Clavularia sp.

1 Xenia sp.

 

1 Lysmata amboinensis

1 Paguro (Clibanarius aequabilis)

1 Eremita patas vermelhas (Clibanarius sp.)

1 Eremita patas azuis (Clibanarius tricolor)

1 Turbo Snail

 

No mesmo dia coloquei a bomba da Tunze. Aí começou uma coisa deveras irritante, o escumador começou a deitar micro-bolhas de ar por todo o lado! Penso que deverá ser pela circulação da água, pois antes de entrar a bomba estava tudo ok. Não consigo acabar com as bolhas de maneira nenhuma, já experimentei todas as afinações possíveis do escumador, e nada, pelo que se alguém me puder ajudar neste tema, agradeço. Aqui ficam duas fotos para terem uma ideia. Já agora, a Tunze está a tirar a areia, com a força da água, á frente do lado direito, como podem ver na primeira foto, acham que deva subir ou descer mais a bomba ou não há problema e pode ficar assim? A areia não anda no "ar".

 

aquarioeditpq.jpg

 

Aqui também podem ver a bomba Eheim. Já agora, acham que a Tunze é suficiente ou deixo ficar as duas? Sempre são mais 600l/h.

 

bolhaseditpq.jpg

 

Dia 28 entrou o seguinte:

 

1 Blueband Goby (Valenciennea strigata)

 

A ideia é no final da próxima semana colocar um casal de Amphiprion ocellaris, e mais tarde mais uns corais moles, nada de anémonas nem coisas complicadas. Por fim, não sei ainda quando, um Paracanthurus hepatus pequeno. Pelo que li aqui no forum é um peixe que necessita de aquário grandes, no entanto é para ficar com ele enquanto for bem pequeno, quando começar a crescer tenho quem fique com ele e me dê outro pequeno. Que vos parece?

 

Aqui ficam as primeiras fotos do reef. Vou tentar ir postando mais algumas com a evolução do mesmo.

 

Eremita de patas vermelhas

clibanariusspeditpq1.jpg

 

Blueband Goby

bluebandgobyeditpq.jpg

 

Clavularia sp.

clavulariaspeditpq.jpg

 

Xenia sp.

xeniaeditpq.jpg

 

Já agora aqui ficam também umas fotos da calha Boyu + DIY para terem uma ideia de como ficou.

 

Calha de frente

calhafrenteeditpq.jpg

 

Calha de lado

calhaladoeditpq.jpg

 

Espero que esteja tudo a ir pelo bom caminho, e como ainda não percebo nada disto aguardo as vossas criticas.

 

Desde já obrigado a todos

Um abraço

RL

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario esta muito giro! :split:

Acrescenta é um casal de occelaris e outra especie k gostes (ex:cardinal de Banggai) e ainda corais moles.....

Se fosse eu metia mais rocha viva com esconderigos mas tu é k sabes.

 

:thumbdown2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tambem tenho um nano , e tambem tenho uma tunze k me fazia isso ha areia no meu caso foi baixar mais e boma a apontar mais para cima. resolveu. podes tambem utilizar as rochas para fazer um pouco a kebra da corrente gerada. eu começei no dia 29 de junho lol....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tambem tenho um nano , e tambem tenho uma tunze k me fazia isso ha areia no meu caso foi baixar mais e boma a apontar mais para cima. resolveu. podes tambem utilizar as rochas para fazer um pouco a kebra da corrente gerada. eu começei no dia 29 de junho lol....

 

Obrigado pela dica. Vou tentar baixar a bomba a ver se resulta. Já agora, boa sorte para o teu nano!! Já tens peixes? Tens fotos? :alberteinstein:

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora quantos euros gastaste no projecto em iluminacao, aquario, rochas vivas, etc... (sem contar com o resto dos vivos) ????

 

Não faço ideia... e nem quero fazer contas para não me assustar!!

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros,quero partilhar convosco a asneira que fiz... Disse que no final da próxima semana ia colocar um casal de Amphiprion ocellaris e depois, não sei quando lá vinha o hepathus... pois é... asneira!!!! Hoje entrou o hepathus!! LINDO!! Tiny, 3 cm e não sei se não fiz asneira! De qualquer maneira como podem ver na assinatura os valores do aqua estão todos bem, no entanto, e como acho que por mais que nos digam, as compras por impulso existem, ou elas não se chamassem por impulso!!! Por isso, a asneira está feita, e agora? Acham que deva fazer alguma coisa de especial ou fica tudo como está? Mais mudas de água? Não esquecer que este hepathus é apenas para manter enquanto se sinta bem, ou seja, pequeno! Quando começar a crescer vai para um aqua de um amigo que é bem maior! Desde já as minhas desculpas a quem nunca fez uma asneira!! :discuss_gathering:

Assim que o conseguir "apanhar" coloco uma foto!

Um abraço a todos

RL

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Um layout bem cuidado e um nano muito engraçado.

 

Agora é preciso ter cuidado com os peixes a meter.

 

As strigatas são peixes muito poluentes, já deves ter reparado no "salpicão" (fezes) que elas largam. Meteste mais um muito poluidor (Hepatus). Agora é ter atenção à agua.

 

Controlar bem os níveis de amónia e nitritos todas as semanas e realizar as TPA's consoantes os valores que te apresentaram.

 

Agora um à parte, essa strigata alimentasse de tudo? Ou só come comida congelada?

 

Att.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Um layout bem cuidado e um nano muito engraçado.

 

Agora é preciso ter cuidado com os peixes a meter.

 

As strigatas são peixes muito poluentes, já deves ter reparado no "salpicão" (fezes) que elas largam. Meteste mais um muito poluidor (Hepatus). Agora é ter atenção à agua.

 

Controlar bem os níveis de amónia e nitritos todas as semanas e realizar as TPA's consoantes os valores que te apresentaram.

 

Agora um à parte, essa strigata alimentasse de tudo? Ou só come comida congelada?

 

Att.

 

Obrigado pelo teu comentário. Vou ter muita atenção, principalmente nesta fase, com as TPA´s a fazer. Quanto á alimentação da strigata eu para já só lhe estou a dar artémia congelada. Devia dar mais alguma coisa? Ela está sempre escondida e costuma aparecer dia sim dia não para comer, agora quando aparece come muito bem. Para o hepatus além da artémia comprei umas algas com alho que ficam presas numa mola, mas até agora ainda não lhes tocou. Como só entrou ontem penso que deve ser normal, de qualquer maneira hoje quando coloquei a artémia ela comeu que se fartou. Achas que deva dar mais alguma coisa ou continuo com esta alimentação?

Um abraço

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não tinha reparado que só tinhas a strigata há poucos dias. Na minha opinião, a artémia é muito pouco nutritiva para os peixes. Podes comprar umas vitaminas próprias para peixes e misturar na comida. Outra solução é mysis, um pouco mais nutritiva que a artémia.

 

Quanto a comida para a Strigata, sem ser congelada, é a Ómega One- Marine Flakes with Garlic. Tentei dar várias marcas de flocos e ela não conseguia comer nada (saía tudo pelas guelras). Com essa da Ómega é uma maravilha vê-la a comer.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não tinha reparado que só tinhas a strigata há poucos dias. Na minha opinião, a artémia é muito pouco nutritiva para os peixes. Podes comprar umas vitaminas próprias para peixes e misturar na comida. Outra solução é mysis, um pouco mais nutritiva que a artémia.

 

Quanto a comida para a Strigata, sem ser congelada, é a Ómega One- Marine Flakes with Garlic. Tentei dar várias marcas de flocos e ela não conseguia comer nada (saía tudo pelas guelras). Com essa da Ómega é uma maravilha vê-la a comer.

 

Vou comprar as vitaminas e misturar com a artémia. Há alguma especial ou qualquer marca serve? Achas que para o hepatus juntamente com as algas com alho, é alimento suficiente? Para a strigata vou experimentar os flocos.

Abraço

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica. Vou tentar baixar a bomba a ver se resulta. Já agora, boa sorte para o teu nano!! Já tens peixes? Tens fotos? :thumbup3:

 

ainda nao tenho peixes, como vou agora de ferias nao os vou colocar ja, vou deixar o nano a ciclar por mais uma semaninhas, lol..

 

tenho fotos no meu topico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao tenho peixes, como vou agora de ferias nao os vou colocar ja, vou deixar o nano a ciclar por mais uma semaninhas, lol..

 

tenho fotos no meu topico.

 

Pois... pelo que tenho lido quanto mais semaninhas a ciclar, melhor! Já vi as fotos e tens lá o comentário! Boas férias!! :thumbup3:

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então hoje consegui "caçar" estes dois!

 

Lysmata amboinensis

lysmataamboinensiseditp.jpg

 

Paracanthurus hepatus

paracanthurushepatusedi.jpg

 

Já agora aqui fica também outra do Blueband Goby (Valenciennea strigata), que hoje ficou mais fotogénico! biggrin.png' alt=':biggn:'>

bluebandgobyeditpq1.jpg

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros...

Alguém me pode ajudar com o problema das bolhas de ar do escumador?! Já não sei o que posso fazer mais... acho que já experimentei tudo, e nada... bolhas por todo o lado!

Obrigado

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

 

Eu tenho um escumador , o qual liberta tambem muitas microbolhas .

 

O que fiz juntamente com as pessoas que me tem ajudado com os salgados ( Rute e Antonio ) foi um pequeno diy que no fundo é um recipiente onde a agua cai em cima de 2 esponjas e seguidamente é devolvida para o aquario sem as microbolhas .

 

 

Tens que ter o cuidado de limpar essas esponjas ( usada em filtros externos , esponja azul ) para nao te criar problemas de nitratos no aquario .

 

Diz se resultou :)

 

 

Rogério Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

 

Eu tenho um escumador , o qual liberta tambem muitas microbolhas .

 

O que fiz juntamente com as pessoas que me tem ajudado com os salgados ( Rute e Antonio ) foi um pequeno diy que no fundo é um recipiente onde a agua cai em cima de 2 esponjas e seguidamente é devolvida para o aquario sem as microbolhas .

 

 

Tens que ter o cuidado de limpar essas esponjas ( usada em filtros externos , esponja azul ) para nao te criar problemas de nitratos no aquario .

 

Diz se resultou :)

 

 

Rogério Carvalho

 

Obrigado Rogério. Por acaso não tens uma foto do teu para ver como é que fica? Eu tenho essa esponja azul do aqua antigo, agora não estou a ver como a posso por á saida de um V2 nano skim 120.

De qualquer forma obrigado pela ajuda.

Um abraço

RL

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete aí mais umas fotos (coloca fotos tambem da geral) para nos vermos....

 

O teu aquario esta muito bom mesmo! :P

 

Continua assim :dance:

 

Obrigado. Vou tratar disso!! ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então aqui fica a foto da última aquisição... Acabadinho de entrar com mais ou menos 3cm. Tão pequenino e tão fotogénico...

 

Amphiprion Ocellaris

amphiprionocellarisedit.jpg

 

Uns dias antes entraram estas maravilhas... Desculpem mas ainda não tinha tido tempo de fotografar.

 

Zoanthus sp.

zoanthusspeditpq.jpg

 

Goniopora sp.

gonioporaspeditpq1.jpg

 

Entretanto aqui fica outra, que ainda não tinha apanhado este cromo...

 

Clibanarius tricolor

clibanariustricoloredit.jpg

 

Por fim... Aqui está ele neste momento...

aquarioeditpq1.jpg

 

The Rock :tie-emoticon3:

therockeditpq.jpg

 

Bem, com a pouca/nenhuma experiência que tenho em salgados, espero não estar a fazer nenhuma asneira. Espero que gostem, e claro, aguardo as vossas criticas!

 

Um abraço

RL

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Parabéns pelo aqua, mas um nota sobre o Paracanthurus hepatus, é muito bonito, mas como podes ver aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Paracanthurus_hepatus e noutros sites vai ficar com 30cm de comprimento, mas mesmo que ficasse só com 15cm é muito grande para esse aqua.

 

O meu salgado, se e quando o vier a montar, vai ser de 100 e tal litros com sump de 30 a 50l, e nem mesmo assim coloco um peixe com esse tamanho em adulto.

 

Conselho: se queres que o tanque dure e te de algum prazer em vez de trabalho sem fim e mortes constantes, troca esse peixe por um Cardinal de Banggai ou um Gramma loreto, por ex.

 

Entretanto, vai lendo sobre nanoreefs e não esqueças que o importante é aprender com o forum e com os próprios erros e melhorar sempre.

 

Cumps

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo aqua, mas um nota sobre o Paracanthurus hepatus, é muito bonito, mas como podes ver aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Paracanthurus_hepatus e noutros sites vai ficar com 30cm de comprimento, mas mesmo que ficasse só com 15cm é muito grande para esse aqua.

 

O meu salgado, se e quando o vier a montar, vai ser de 100 e tal litros com sump de 30 a 50l, e nem mesmo assim coloco um peixe com esse tamanho em adulto.

 

Conselho: se queres que o tanque dure e te de algum prazer em vez de trabalho sem fim e mortes constantes, troca esse peixe por um Cardinal de Banggai ou um Gramma loreto, por ex.

 

Entretanto, vai lendo sobre nanoreefs e não esqueças que o importante é aprender com o forum e com os próprios erros e melhorar sempre.

 

Cumps

 

Obrigado pelo comentário. Como já tinha referido num post acima, o hepatus é apenas para ficar neste aqua enquanto for bem pequeno. Quando começar a crescer tenho quem fique com ele.

1545_1515.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais