DIY Cree leds


António Vitor

Recommended Posts

bom, aqui está como prometido um dos meus ultimos projectos.

 

usei do melhor que existe do mercado, leds com 150 lumens por watt. como os XP-g da Cree ou os xr-e da cree que anda pelo menos aciima dee 130 lumens.

 

O que a malta se esquece é que mesmo com os mesmos lumens e se tivermos maus reflecttores (mesmo bons) para lampadas convencionais os leds ganham na mesma.. estes que comprei têm angulos de abertura dee 90º para os XR-E e de 120º para os XP-G, coloquei no entanto lentes nos ultimos agora tenho angulo de 45º, a mandar bons lumens nos xp-g...

 

uma lampada convencional manda a luz em angulos de 360º com perdas enormes mesmo com os melhores reflectores do mercado...

 

subsituiu calhas t5 e hqi com gasto energetico de 700 wats mais ou menos, os leds consomem cerca dee 175w.

 

 

O melhor é fazer a descrição do que precisei:

 

preço total sem lentes 716 euros, a despejar cerca de 20 000 lumens sensivelmente...com gastos de 175 watts maximo...

como no royal blue não se pode usasr os lumens para aferir a sua potência, sei que tenho acima de 10000 lumens nos xp-g...á vontade...

com um pico forte numa zona de fotossintese....450 nm

 

-fonte de 24V 10 amperes cerca de 100 euros

A fonte foi comprada aqui:

www.oficel.pt

não tenho link directo e não sei o modelo nem a marca...foi mesmo comprada com confiança no material que a oficel vende...

 

-42 leds xp-g star pcb (perto de 6 euros cada) LED-Shop by LED-TECH.de

http://www.led-tech.de/en/High-Power...8_120_138.html

 

agora estavam a 5 euros?

preço antigo 252 euros novo 210

 

-36 leds blue star pcb (comprei royal blue...não sei qual será o melhor para as fluorescências) comprado no LedRise - Led, Leds, High power leds também cerca de 5 euros cada. 180 euros

http://www.ledrise.com/leds/high-pow...yal-blue-star/

A quantidade faz baixar o preço, uma compra em conjunto poderia ser útil...

 

-12 bucks de 700 mA (agora não usaria 1000mA), com capacidade pwm (tudo no LED-Shop by LED-TECH.de cerca de 120 euros, cada a cerca de 10 euros)

http://www.led-tech.de/en/LED-Contro...2_118_119.html

atenção que isto ajusta a tensão mesmo quando se funde um, daí é segurissimo termos estes leds em série...outras alternativas queimam séries de leds só porque um pifou....

 

- 2 calhas de aluminio Dissipadores de alumínio

bis 95, não comprei aqui, comprei no mesmo sitio da fonte...recomendo...www.oficel.pt

2 por cerca de 20 euros cada...

- pasta termica 2 kits de artic silver adhesive 12 euros cada... na LED-Shop by LED-TECH.de (24 euros)

mais...

 

-as lentes acho que agora não as compraria....cerca de 2,5 euros cada...comprei na LED-Shop by LED-TECH.de (comprei para 36 leds, para 42 ficaria a 105 euros)

http://www.led-tech.de/en/High-Power...3_106_146.html

Não tenho link para as que comprei (46º), porque parece que esgotou...

estsa são ainda mais apertadas... iguais mas com angulo mais apertado e oval...

não consegui colocar directamente a lente com a caixa em preto, tive de desmontar cada um, e colar apenas e só a lente, por causa da solda no star pcb...

 

evitem estas lentes a ledrise agora tem umas para os xp-g que encaixam quer no star pcb de 1 cm quer obviamente no outro maior...

 

uma ideia para estas lentes mais apertadas era as colocar nos limites da calha, onde existe mais hipótese da luz sair para fora do objectivo, tipo existirem diferentes tipos de lente de acordo com a distância ao centro da calha...

acho que teria lógica...

 

acrilico, pedi a uma pessoa amiga, cerca de 8 euros.

 

solda, ferro de soldar, parafusos fios etc...tinha já...ou comprei no aki, ter cuidado com o flux/resina que eles usam, parece que conduz corrente...pouca mas conduz...

 

convém ter um multimetro, para testar tudo como deve ser...um barato serve...

 

desprezando as ferramentas que podem já ter fica a cerca de 716 euros sem portes...isto sem lentes com leds adicionem então o valor em cima...

 

nada de exuberante, e se for bem feito evitando os erros que cometi sem mais custos...

aconselho a comprarem star pcb grandes, mesmo que sejam mais caros, para soldar é mais simples...

devem também usar um flux para soldar, agora acho que aquele que comprei no aki, não será bem o mais apropriado...

devem comprar luvas de latex descartáveis ou similar quando forem "pintar" a parte de trás dos pcb's dos leds, se sujarem as mãos descalcem as luvas, evitam derrames nos leds, e a coisa fica mais limpa...cuidado com isso...

 

Só se consesgue aplicar a cola num periodo dee 5 minutos depois de misturada, não façam muita cola de uma vez, não dá....

 

os bucks têm um + e um - onde se liga a corrente da fonte d alimentação, respeitando a polaridade, têm do outro lado um K e um A, o A é para a polaridade positiva do led, e o K para a polaridade negativa do led...

claro que eu liguei em série...

 

xp-g 7 leds, XR-e 6 leds...

DSC04836-1.jpg

como mostra a figura...

DSC04837-1.jpg

o + de cada led vai ligar ao - do outro led, até termos a série de 6 ou 7...

Nos leds das pontas é que vamos ligar o K ao led que ficou com o - por ligar e o A ao led que ficou com o + por ligar na outra ponta.

 

colei os bucks por seerem pequenos cabiam na calha por baixo perto dos leds...(cianocrilato)

 

As ventoinhas tinha aqui para PC, portanto não tenho links, nem preços...digo é que as de 12 cms são maiores e mais silenciosas...

como a fonte é de 24 volts, tive de ligar as ventoinhas em série 2 a 2....

podem usar outra fonte de alimentação e ligar directamente...claro com 12 v.

 

uma coisa que não se devem esquecer...

usem sempre luvas de latex quando mexerem nos leds, principalmente nos xp-g, nunca toquem nos leds com as mãos...

 

depositam gordura, que frita nas altas temperaturas dos mesmos, ou poderá ser da reacção que depois faz com o material da lente...que não é plástico...

 

uma foto do trabalho final:

 

tenho os sps todos a crescer menos um que ficou mais branco na zona onde apanha com mais luz, será que tenho luz a mais?

lol...

 

http://1.bp.blogspot.com/_aZd4u6ysNSw/TCFc...00/100_1090.JPG

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o sarco cresceu pró dobro...

depois posto foto nova...

;)

 

terá de haver cortte..alguém quer?

 

depois posto o trabalho que tive com o arduino, porque também fiz um programa para o mesmo para controlar quer os leds, que determinar a tensão das minhas bateria ups (também diy), para saber a carga das mesmas..

 

até sabe a fase da lua...

moonlight só com lua cheia.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Antonio

 

Tenho acompanhado este diy no outro forum e garanto que já fiquei muito tentado a experimentar os leds.

corrige-me só se estiver errado, os teus leds têm todos 1W.

com leds da CREE com 3w, quer nos XRE quer nos XP-G, não teria ficado mais em "conta" no valor final?

resumindo, não seriam precisos menos leds ou achas que o espaçamentos entre eles afectaria o efeito homogéneo de luz que tens?

 

se um dia tiveres paciencia faz um diagrama das ligações: led-les; led-buck; buck-fonte ou arduino...

só para que os leigos nestas coisas (como eu) possam ter umas melhores "luzes".

 

parabéns pelo projecto.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Antonio

 

Tenho acompanhado este diy no outro forum e garanto que já fiquei muito tentado a experimentar os leds.

corrige-me só se estiver errado, os teus leds têm todos 1W.

com leds da CREE com 3w, quer nos XRE quer nos XP-G, não teria ficado mais em "conta" no valor final?

resumindo, não seriam precisos menos leds ou achas que o espaçamentos entre eles afectaria o efeito homogéneo de luz que tens?

 

se um dia tiveres paciencia faz um diagrama das ligações: led-les; led-buck; buck-fonte ou arduino...

só para que os leigos nestas coisas (como eu) possam ter umas melhores "luzes".

 

parabéns pelo projecto.

 

cumps

 

 

Os leds estão ligados em série...

 

Ou seja se tivers 7 xp-g ligas o "pad" A no buck que comprei a um led +, no - desse led ligas um fio que vai unir ao + de outro led.... e assim sucessivamente...até o - do ultimo led ir ligar ao buck onde diz K.

 

da fonte vem os 24 volts, que vai ligar ao + e - do buck.

 

o sinal pwm ligo no interior onde também diz +.

 

depois tiro fotos mais detalhadas dos bucks para peerceberem.

as imagens que tirei da net em cima onde se vê os fios são a representação também dós meus leds, que também estão em série.

 

OS meus leds fazem mais que 1 W, a 700 mA devem andar nos 2.5 watts nos xr-e e ligeiramente menos nos Xp-g.

 

a 300 mA teria mais ou menos 1 W por led...

como tenho bom arrefecimentto dá para apuxar mais por eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OS meus leds fazem mais que 1 W, a 700 mA devem andar nos 2.5 watts nos xr-e e ligeiramente menos nos Xp-g.

 

a 300 mA teria mais ou menos 1 W por led...

como tenho bom arrefecimentto dá para apuxar mais por eles.

 

os W debitados por cada led estão directamente associados aos mA a que trabalham?

por exemplo: os teus de 1W a 700mA vazem +/- 2.5W, se comprar uns da CREE que na ficha técnica têm 3w, podem ser iguais aos teus, mas a trabalhar a 1050mA?

ou os 3w que anunciam é a 300mA e se os colocar a 700ma dará um valor superior de W?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os W debitados por cada led estão directamente associados aos mA a que trabalham?

por exemplo: os teus de 1W a 700mA vazem +/- 2.5W, se comprar uns da CREE que na ficha técnica têm 3w, podem ser iguais aos teus, mas a trabalhar a 1050mA?

ou os 3w que anunciam é a 300mA e se os colocar a 700ma dará um valor superior de W?

 

Não conheço nenhum led da cree que faça 3 watts nominais...

 

estes embora o recomendando seja 350 mA afazem na boa 1000 mA

para funcionarem a 1000mA terás de dar mais tensão..

 

existe até curvas para o comportamento destes leds, a diferents tensões...

 

por exemplo um xp-g a 3.7 volts estaria a consumir bem mais que 1 Amp....

se não fosse bem arrefecido queimaria em segundo

 

o recomendado para os XR-E (royal blue) é de 300 a 700 mA, para os xp-g brancos normais já vai a 1 ampere.

 

multiplicas a tensão pelos amperes e tens os watts que gasta, a 1 ampere acho que a tensão dos xp-g terá de estar em 3.3 volts.

portanto estarias a gastar 3.3 watts.

 

Os xp-g com 700 mA tem menos tensão de funciionamento e portanto gastam menos...com a mesma amperagem.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais