Fazer movel para Aqua 60x35x35.. Final


Recommended Posts

Boas, eu vou comprar um aqua 60*35*35 e queria ser eu mesmo a fazer o movel , mas queria a vossa opiniao em relação a estrutura/madeira/peso para saber se o meu projecto tens as condiçoes necessarias para dar certo.

 

Para começar deixo uma imagem do projecto...

 

movel.jpg

 

Isto é a estrutura que quero que o meu movel tenha, agora a minha maior duvida... :)

 

Será que se usar madeira MDF 1cm espessura a estrutura aguentara o peso do aqua? pelas minhas contas o aqua pesara por volta de 80 kilos no maximo...

 

Voces mudavam alguma coisa no projecto?

 

fico a espera das vossas opinioes

 

cmprimentos

Editado por Ivo Gabriel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu usei MDF de 16mm no meu, que é bastante parecido com o teu mas com 70cm (salvo erro) de altura. Acho que 10mm é pouco, não é que não aguente, mas vai sempre abanar um pouco, cada lateral. Usa de 12 no mínimo, sendo que se usasses de 16mm estavas mesmo descansado! fight

 

Agora só um pequeno apontamento que na minha opinião fica melhor: A travesse horizontal que tens aí por cima das portas, indicas que vai ter 10cm. Com 10cm e só essa altura total do móvel acho que vai ficar um pouco desproporcional, mas claro que isto é só a minha opinião! :coffee: Experimenta com 7 ou 8cm e vê de qual gostas mais...

 

Se quiseres dá uma olhadela no meu projecto, pode ser que ajude nalguma coisa!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=133264&hl=

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola rui, para começar obrigado pelo teu comentario, mas o projecto foi completamente alterado, estou a usar MDF 16mm, e a altura do movel é de 70cm, a travessa que esta em cima das portas esta com 15cm, para ja esta a correr tudo bem, ja so falta fazer os buracos nas portas para meter as dobradiçase e depois o movel estara pronto pa ser lacado.

 

Parabens pelo teu projecto... está excelente

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem depois de alguns dias a trabalhar um pouquinho no movel, este está na fase final que é a pintura, o movel tem como medidas 35 largura,73 altura e 60 de comprimento...e sem mais demoras deixo umas fotos.

 

dsc02809om.jpg

 

dsc02808p.jpg

 

dsc02807d.jpg

 

dsc02812n.jpg

 

 

 

Venham daí as criticas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Fixe!

Fiz um para um cubo aqui há uns tempos, mas cometi alguns erros... betumar a parte dos parafusos... népia, não fiz... erros de principiante.

Utilizei MDF de 16mm o Cubo leva cerca de 110lt de água mais o peso do vidro, e aquilo montado desde Maio e está impecável, sem vacilar.

Onde encontrei mais dificuldades foi de facto na colocação das dobradiças... provavelmente erros de principiante também... as tuas portas ficaram certinhas com as dobradiças?

A Minha(só tem uma) roça no painel lateral ao abrir, se afinar e puxar ligeiramente mais para fora fica uns milimetros saida...

 

Ah, antes de montar dei o primário para o MDF e só depois é que montei e pintei com esmalte.

 

Como te dizia até agora está impecável e nem vacila.

 

Abraço e bom projecto.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Onde eu meto a mão sai destas coisas :puppydogeyes:

 

Aconselho a fazerem o vosso próprio móvel! Nunca fiz um para mim mas acompanhei e ajudei a fazer este projecto e adorei a experiência, estar a trabalhar a madeira, furar, em-parafusar, cortar, alisar e depois de tanto trabalho e cooperação sabe bem olhar para uma coisa que construímos!

 

Já é o segundo projecto que ajudei o ivo a fazer e segundo sei vem ai um terceiro e para o que precisares já sabes que podes contar comigo!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo Plenamente com o que disses-te.

 

E quero tambem aproveitar para agradecer ao PauloAgra e ao Xicogaitas pelas grandes ideias e ajudas na construção e planeamento deste projecto. Ja sabeis sempre que precisar vou chamar :doofywave:

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ivo!

 

Parabéns pelo projecto, ficou impec! :) Vê-se que percebes da coisa. Eu como te disse não punha a travessa de cima tão alta, 15cm acho exagerado, mas tu gostas e isso é que interessa!

 

Achaste necessário por aqueles esquadros? Os parafusos em-parafusados de topo não aguentavam?

 

Depois mostra isso já lacado! Vou fazer mais um que me pediram e talvez mais outro.

 

Abraço e parabéns ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rui,

 

sim eu gosto como ficou , mas tmb se mete-se a travessa com 10 ou 8 cm ficava muito bem tambem!

 

Em relação aos esquadros(L´s) que falas , sim achei melhor meter que era para ter mais uma segurança, eu para ser sincero acho que o movel so colado ja se segurava, mas sabes que quando é nosso tentamos fazer o mais seguro possivel.

 

Sim quando tiver lacado eu posto aqui uma foto, agora tmb estou a fazer uma Calha de iluminação que vai ficar suspensa, depois posto aqui umas fotos tmb.

 

Abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola de novo,

 

depois de uma tarde inteira de Domingo passada com o meu grande companheiro e amigo PauloAgra em volta do movel, os resultados são estes:

 

Nesta foto as 2 maos de primario ja foram dadas e o movel ficou todo lixado para dar a cor final(Preto). As portas e a prateleira foram pintadas separadamente.

 

movelprimario.jpg

 

 

 

Nesta Segunda foto é a cor com que o movel vai ficar e a sua textura... o pedaço de madeira ficou com bocados de tinta branca e po porque so depois de 1hora é que tiramos fotos :evilbat: e o pedaço de madeira andou pelo chao etc etc

 

exemplocor.jpg

 

 

E prontos fica aqui mais umas fotos do projecto, em principio amanha ja estara pintado com a sua cor original, depois postarei mais fotos.

 

Venham daí as criticas :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O móvel ta a ficar muito bom ( não é por ser teu amigo e ter dado uma dica ou outra dica que digo isto) pois toda gente irá concordar... só prova que com planeamento e dedicação toda gente é capaz de fazer um bom trabalho, neste caso um bom móvel.

Amanhá se tudo correr bem isso ficará quase perfeito :)

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... sozinho nao teria consigo fazer com tanto rigor e perfeição... toda a gente sabe que 3 cabeças a pensar é melhor que uma :)

 

Se o movel está a ficar assim tambem devo-o a voces. Mas amanha veremos o resultado final.

 

Cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Depois de algum tempo sem actualizar o topico devido a uma avaria da minha maquina fotografica, deixo aqui as fotos do Movel Ada Style pronto , a calha suspensa tmb DIY e o Aqua 60*35*35 tmb DIY.

 

Fotos:

 

63364772.jpg

 

72401957.jpg

 

59432766.jpg

 

97957217.jpg

Calha

 

Fico a espera das vossas criticas.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Ola de novo,

 

depois de uma tarde inteira de Domingo passada com o meu grande companheiro e amigo PauloAgra em volta do movel, os resultados são estes:

 

Nesta foto as 2 maos de primario ja foram dadas e o movel ficou todo lixado para dar a cor final(Preto). As portas e a prateleira foram pintadas separadamente.

 

movelprimario.jpg

 

 

 

Nesta Segunda foto é a cor com que o movel vai ficar e a sua textura... o pedaço de madeira ficou com bocados de tinta branca e po porque so depois de 1hora é que tiramos fotos :) e o pedaço de madeira andou pelo chao etc etc

 

exemplocor.jpg

 

 

E prontos fica aqui mais umas fotos do projecto, em principio amanha ja estara pintado com a sua cor original, depois postarei mais fotos.

 

Venham daí as criticas :)

 

Por acaso a tua sorte é que eu tenho umas "mãozinhas" para a bricolage que até parece de fábrica :roflroll2:

 

Boas

 

O móvel ta a ficar muito bom ( não é por ser teu amigo e ter dado uma dica ou outra dica que digo isto) pois toda gente irá concordar... só prova que com planeamento e dedicação toda gente é capaz de fazer um bom trabalho, neste caso um bom móvel.

Amanhá se tudo correr bem isso ficará quase perfeito :P

 

cumprimentos

 

Quase perfeito? Vale tudo menos ofender :flick_tongue:

 

Boas,

 

Depois de algum tempo sem actualizar o topico devido a uma avaria da minha maquina fotografica, deixo aqui as fotos do Movel Ada Style pronto , a calha suspensa tmb DIY e o Aqua 60*35*35 tmb DIY.

 

Fotos:

 

63364772.jpg

 

72401957.jpg

 

59432766.jpg

 

97957217.jpg

Calha

 

Fico a espera das vossas criticas.

 

cumprimentos

 

Está altamente! E dá um gozo especial ao saber que também participei neste projecto! Agora é só encher isso!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valia a pena o investimento nuns bons reflectores!

Aumentava o rendimento da calha nuns 10 a 15%!

 

Sim claro que valia a pena, mas pensei no dinheiro que ia pagar em relaçao ao que ia aproveitar de luz e acho que nao me compensava, iria pagar quase mais 25euros so pelos reflectores para aproveitar mais 10% de luz e entao achei que nao valia a pena. eu ja tive com outra calha com estes reflectores DIY e dei-me mt bem.

 

mas claro que se fosse mesmo reflectores apropriados ficaria melhor servido... quem sabe mais tarde posso meter :D

Os reflectores são uma mais valia em qualquer calha.

Tambem aconselho.

 

Concordo, mas como expliquei ao diogo, digo o mesmo a ti.

 

Antes de mais os meus parabéns e obrigado pela partilha da tua construção.

Deu para tirar umas ideias e dicas.

 

Obrigado, sempre que possa ajudar a comunidade com informaçao irei sempre contribuir.

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais