Refrigerador HAILEA 300A


Recommended Posts

Desde já agradecia aos entendidos na matéria uma ajuda.

Eu tenho um aquário com cerca de 700 litros, e preciso de manter a temperatura do aquário durante estes dias quentes entre os 25,5 e os 26 graus, e como tal estou a pensar arranjar um refrigerador HAILEA 300A recomendado para aquários até aos 800 litros com um caudal máximo de 2500 L/hora. Contudo a minha bomba de retorno debita, segundo a marca, cerca de 3200 L/hora.

Eis a minha questão, posso ligar esta bomba a este refrigerador, sendo o único problema uma maior dificuldade de refrigerar a agua, ou esta diferença vai-me estragar o refrigerador? Devo antes pensar no modelo 500A com capacidade até 3000 L/hora, ou comprar outra bomba de retorno, ou mesmo uma só dedicada à refrigeração?

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não percebo muito, mas o hailea não tem uma bomba incorporada ?

Se tiver, basta pores o tubo de saida a deitar água para o compartimento da bomba de retorno que ela manda para o aqua.

Aqui o unico problema é se a bomba retorno não consegue enviar caudal suficiente para evitar que o hailea encha demasiado a sump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu tenho o 300A, não convem ligar a ele a bomba de retorno do aquario, tens de ter uma bomba só para ele.

Eu tenho uma bomba de 2500l\h que é o suficiente, o problema de pores uma bomba muito potente é a agua passar tão depressa pelo refrigerador

que não chega a arrefecer.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas meus caros amigos, pois é isto das brasas que teem feito, levam-me ao desespero... ja perdi 2 cardinais de bangai e 3 corais :music_singguitar: ligo o ar condicionado da sala que é onde está o aquário e mesmo assim a água chega-me a uns desesperantes 27 graus. Queria aproveitar este tópico, já que se está a falar dos refrigeradores, e espero que o Quintino não se importe, para vos perguntar, será que o refrigerador é uma compra que valha a pena? É que chego a casa e já estou por tudo, ao ver aquilo que me tem dado tanto trabalho, a sofrer aos poucos com o calor. Assim sendo, pergunto a quem possui refrigeradores se eles cumprem a função, pois já lí em alguns sitios que mesmo com o refrigerador só conseguem baixar a temperatura da agua até aos 26 graus. Depois também há ainda a parte de ter lido que consomem BASTANTE energia e também de que libertam algum calor.

Propuseram-me um refrigerador para o meu aquario de 500 litros em segunda mão por 300€, contudo ainda nao tive oportunidade para perguntar mais pormenores acerca dele, caracteristicas, marca etc.

Andava ainda a magicar um refrigerador do pobre :alberteinstein: ehehe se comprasse um mini congelador, com capacidade ai pra uns 40 litros, colocasse lá dentro um jerrican em que este estaria a receber agua e depois a enviar tambem, tal como num fluxo de uma UV por exemplo...será que isto iria funcionar?? Ou será melhor deixar-me de engenhocas e investir no refrigerador?

 

O que acham?

 

Cumprimentos a todos

 

Paulo Conceição

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas meus caros amigos, pois é isto das brasas que teem feito, levam-me ao desespero... ja perdi 2 cardinais de bangai e 3 corais :( ligo o ar condicionado da sala que é onde está o aquário e mesmo assim a água chega-me a uns desesperantes 27 graus. Queria aproveitar este tópico, já que se está a falar dos refrigeradores, e espero que o Quintino não se importe, para vos perguntar, será que o refrigerador é uma compra que valha a pena? É que chego a casa e já estou por tudo, ao ver aquilo que me tem dado tanto trabalho, a sofrer aos poucos com o calor. Assim sendo, pergunto a quem possui refrigeradores se eles cumprem a função, pois já lí em alguns sitios que mesmo com o refrigerador só conseguem baixar a temperatura da agua até aos 26 graus. Depois também há ainda a parte de ter lido que consomem BASTANTE energia e também de que libertam algum calor.

Propuseram-me um refrigerador para o meu aquario de 500 litros em segunda mão por 300€, contudo ainda nao tive oportunidade para perguntar mais pormenores acerca dele, caracteristicas, marca etc.

Andava ainda a magicar um refrigerador do pobre :P ehehe se comprasse um mini congelador, com capacidade ai pra uns 40 litros, colocasse lá dentro um jerrican em que este estaria a receber agua e depois a enviar tambem, tal como num fluxo de uma UV por exemplo...será que isto iria funcionar?? Ou será melhor deixar-me de engenhocas e investir no refrigerador?

 

O que acham?

 

Cumprimentos a todos

 

Paulo Conceição

 

Eu para resolver o problema da temperatura utilizei garrafões de agua congelada dentro da sump.

Tive que comprar uma arca congeladora, das pequenas, de proposito e consegui resolver o problema.

Dá trabalho, mas resolve.

Recentemente comprei uma ventoinha doméstica, de 46W e uns 40 cm de diametro e coloquei-a a arrefecer a agua da sump, por cima.

Consegui desta forma baixar em 2ºC a temperatura "sem o uso dos garrafões" mantendo assim a temperatura entre os 25ºC e os 26º.

se vir que a temperatura sobe mais que 26ºC, lá vai garrafão de agua conjelada para dentro da sump :).

O problema dos refrigeradores é que são caros para algumas carteiras "minha" e consomem bastante energia.

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua chegava perto dos 30, coloquei um ventilador com 4 ventoinhas de computador e consigo levar a temperatura aos 26.

Coloca-se na borda do aqua , com as ventoinhas viradas para a superficie da água . Liguei depois a um relógio e programei para trabalhar nas horas mais criticas do dia ou pudemos ter sempre ligadas e desligar só à noite.

Tenho estas ventoinhas

 

http://www.crystalred.eu/produtos.php?sub=10&fam=8

 

Tenho o de 4 ventoinhas e o meu aqua tem 200lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu esqueci-me de dizer que também uso ventoinhas, tenho 4 coolers assim de tamanho medio a refrescar o aquario...talvez possa por mais alguns a refrescar a sump também.

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais