Recommended Posts

boas

 

no saco de aquabasics da jbl o fornecedor recomenda adicionar uma camada de saibro por cima do substrato aquabasics

 

 

ora o aquabasics é proprio da plantas aquaticas e a jbl recomendar uma camada de saibro a tapar o substrato deles nao deve ser nenhuma asneira ...

alguem me sabe dizer se ja utilizou e quais as caracteristicas na pratica do saibro ?

 

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Saibro

 

Saibro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

 

Saibro é uma superfície de terreno que mistura argila e areia

 

 

 

 

http://www-gestao.blogs.sapo.pt/tag/saibro

 

SAIBRO - GROSS SAND

Saibro

Rocha proveniente da decomposição química incompleta de rochas feldspáticas leucograníticas (granitos e gnaisses), conservando vestígios da estrutura original. O saibro comum é muito poroso e permeável e é desmontável mecanicamente (enxada). Quando é mais resistente, só é desmontável com picareta e resulta num produto conhecido como saibrão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Todos os substratos férteis precisam de ser cobertos por substratos inertes (que não alteram os parâmetros da água) para que não libertem os nutrientes para a coluna de água.

 

Ou seja, os substratos férteis não devem estar em contacto directo com a coluna de água.

 

Poderás utilizar vários, desde areão de rio, com diferentes granulometrias e cores, até areões de uma cor só, como é o caso do areão preto, tão utilizado em várias montagens (podes ver aqui no fórum na secção Fotos e videos). Tudo dependerá do tipo de montagem que pretendes fazer (considerando os várias espécies de flora, com diferentes exigências, e as diferentes espécies ao nivel da fauna).

 

Depois de saberes exactamente o que queres em termos de fauna e flora, poderás escolher o substrato inerte que melhor se adeque às suas necessidades e também que se enquadre melhor no layout que pretendes fazer.

 

O saibro, não me parece ser um substrato inerte adequado. Eu pelo menos não o utilizaria.

Quando é indicado o saibro (no saco do aquabasics), esta indicação poderá resultar de uma má tradução (penso eu :D).

 

De qualquer forma, o meu post serve somente para que fiques alerta sobre outras soluções que podem ser utilizadas como substrato inerte.

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado por me alertar pras diversas alternativas ao saibro em termos de inertes e como devem ser aplicados

 

mas a minha questao é memso acerca do saibro se alguem ja utilizou e como se comporta

 

ja agora diga tb se possivel h_saldanha, porque nao recomenda o saibro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O saibro é uma mistura de argila e areia e, caso não seja devidamente escolhido e tratado, poderá alterar alguns parâmetros da água, dependendo da composição mineralogica que lhe dá origem (e que poderá ser bastante vasta). Sendo assim, eu não colocaria saibro, uma vez que nunca saberemos ao certo o que estamos a colocar no aquário (note-se que estou apenas a falar da composição mineralogica).

 

Eu nunca utilizei saibro, por isso não faço ideia do seu comportamento real num aquário.

 

É preferivel apostar num substrato completamente inerte. Mas isso já é a minha opinião pessoal :D

 

Mas diz-me como é o projecto que estás a pensar realizar? Ao nivel de fauna e flora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao é nenhum projecto novo , é uma duvida nova

de momento tenho 4 aquarios a funcionar e nao os pretendo alterar pra ja . a nivel de fundo

simplesmente gosto de ler e tentar sempre novas situaçoes

quando me surge uma duvida como esta acerca do saibro acho que o local proprio é nos foruns e ca esta cabecadura

como nunca tinha lido ou ouvido falar do saibro , fui pesquisar na net antes de postar aqui e como veem pelos links que postei inicialmente

a questao é que a informaçao acerca deste inerte é pouco difundida

 

 

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Saibro

 

Saibro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

 

Saibro é uma superfície de terreno que mistura argila e areia

 

 

 

 

http://www-gestao.blogs.sapo.pt/tag/saibro

 

SAIBRO - GROSS SAND

Saibro

Rocha proveniente da decomposição química incompleta de rochas feldspáticas leucograníticas (granitos e gnaisses), conservando vestígios da estrutura original. O saibro comum é muito poroso e permeável e é desmontável mecanicamente (enxada). Quando é mais resistente, só é desmontável com picareta e resulta num produto conhecido como saibrão.

 

 

 

 

sei quanto custa uma tonelada no brasil e quem a vende mas em Portugal nao encontro muita informaçoes , e mais uma vez , dai a questao colocada neste forum

 

caso alguem tivesse testado\experimentado este item poderiam haver fotos , dicas, ideias e opinioes acerca do seu uso

porque sei as caracteristicas base do mineral em si , que é uma mistura mas tb sei que se comercializa e em varias fases do produto umas mais " especiais " que outras e claro cada uma com a sua organica e quimica , do memso modo que areia altera parametros da agua , excepto no caso da silica , mas que parametros sao esses? algumas alteraçoes da agua ate sao beneficas ou memso uteis pra controlar mos a qualidade da agua ou o resultado pretendido

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, ao que parece é um material bastante irregular no que diz respeito às caracteristicas mineralógicas.

Agora também fiquei curioso acerca disto cabecadura

Desde que se saiba o que se está a utilizar, será que a sua aplicação será benéfica para o aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a questao é essa

supoe que assim como algumas pedras de argila que so tratadas a altas temperaturas e nunca se desfazem , tenho 2 sacos disso e num aqua a 1 ano e continuam sem deixar a agua suja nem se alteraram em termos de forma

 

caso o saibro seja um produto fiavel em termos de quimica e aklteraçao dos parametros da agua a sua razao custo beneficio sera sempre muitos furos acima de outras como a akadama

nao so pelo custo da akadama de cerca de 20 euros o saco de 25 kg , o problema é que na minha zona NAO HA QUEM VENDA AKADAMA E colocar uns 40 a 50 kg de outro inerte num aqua so sair me a os olhos da cara pro que se pretende em termos de relevos dai ter achado este saibro ate ao momento completamente desconhecido por mim,,,,,

 

a malta no brasil utiliza mais este item nao so ns aquas mas tb em bonsais e claro , no mundo inteiro é utilizado actualmente nos campos de tenis assim como em roland carrose ca esta

mesmo com agua em abundancia nao altera a cor nem a espessura assim nao se transforma em lama

como é argila e areia ate é benefica pras plantas\raizes ( pelas componentes da argila )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A informação que obtive na minha pesquisa coincide com a tua cabecadura

 

Poderemos sempre experimentar por nós próprios, mas será certamente um risco, caso dê para o torto.

Na minha opinião, a Akadama é bonita e tal, mas penso que está a ser sobre valorizada. Pode trazer vantagens para as plantas, mas alguma tem um tempo de uso relativamente curto, começa a desfazer-se.

Inicialmente queria experimentar, mas fiquei muito reticente. Para além de cara, aqui na minha zona também não se encontra, teria sempre de encomendar, ficando um dinheirão só em portes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.