Crescimento dos meus discus documentado


William

Recommended Posts

Boas, depois de alguns meses ausente do forum e com o meu aquário em stand by estou de volta ao hobby.

 

 

Como nunca cheguei a colocar peixes de porte no meu aquário principal resolvi agora faze-lo e optei novamente pelos discus, a estirpe escolhida foi o Azul Cobalto.

 

Como "fazer crescer" dicus jovens parace ser um quera cabeças para muita gente resolvi então criar este tópico e ir documentando o crescimento dos meus discus.

 

Dia 10 deste mês recebi um cardume de 17 discus, 15 com cerca de 5cm e 2,5 meses de vida e dois com 2,5cm com 1,5 mes de vida. O Objectivo é fazê-los crescer o mais possivel para depois escolher os 8 melhores para colocar no meu aquário.

 

Foram colocados num aquário de 300l ( 100x50x60) que tenho para o efeito, a filtragem está a cargo de um eheim 2217 e um aquecimento de um jaeger de 300w.

 

A qualidade das fotos é bastante reduzida pois foram todas tiradas com o tlm, estas primeiras fotos são do dia em que os recebi (10/07/2010)

 

Ambientação

 

10072010553.jpg

 

Já no aquário

10072010560.jpg

 

10072010559.jpg

 

Passados dois dias

12072010586.jpg

 

12072010587.jpg

 

Passados 5 dias já se nota bem que cresceram e engordaram

15072010596.jpg

 

15072010597.jpg

 

15072010595.jpg

 

Passados 7 dias

17072010619.jpg

 

17072010620.jpg

 

17072010621.jpg

 

Passados 10 dias

20072010639.jpg

 

20072010638.jpg

 

20072010631.jpg

 

 

Tenho-os alimentado com um pouco de tudo, granulado, artemia congelada, papa caseira e larvas vermelhas, alimento-os cerca de 10x por dia (quando saio de casa deixo o alimentador automático) e aspiro sempre os detritos do fundo pouco depois fazendo assim tpa em simultaneo.

 

Estou bastante satisfeito com a evolução que tenho conseguido, todos os 17 peixes comen mt bem e todos têm crescido, neste momento estou a desparasita-los através de sal e do aumento da temperatura do aquário pois alguns apresentavam sinais de parasitas externos.

 

 

Vou tentar ir postando actualizações.

 

 

Abraço

 

William

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente, aliás, de ti não se esperava outra coisa, cuida bem dos meus !!! banana rock :discuss_gathering:

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas William,

 

Já percebi que estás a fazer TPA's diárias, Qual a quantidade da TPA(%)?

 

Isso é muito importante, como calculo que saibas.

 

Outra coisa que gostava de te comentar, que provavelmente sabes mas é uma opção... Larvas vermelhas, ou são de excelente qualidade ou vais ter problemas com parasitas.

Já ouviste falar em australian Blackworms?

 

Relativamente á comida seca, opta por comida rica em proteinas, eu utilizo comida com 53% de proteinas e rica em ashxtantina, alem de flocos de coração, um pouco menos rica em proteinas(48%).

 

Abraço e boa sorte com o programa de crescimento.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas depois quero ver mais actualizações. tudo de bom

comp:

JARD

 

Conforme for podendo e for valendo a pena vou tentar ir actualizando ;)

 

 

Excelente, aliás, de ti não se esperava outra coisa, cuida bem dos meus !!! banana rock :sunbathing:

abraço

 

Vamos ver como corre a engorda dos gajos mas estou bastante confiante!

 

 

Já percebi que estás a fazer TPA's diárias, Qual a quantidade da TPA(%)?

 

 

Faço tpa sempre depois de os alimentar por isso dá bastanets ao dia, a percentagem total de água trocada não consigo precisar mas será na ordem dos 50% ao dia ou talvez mais.

 

 

Isso é muito importante, como calculo que saibas.

 

Yep! ;)

 

Boas William,

Outra coisa que gostava de te comentar, que provavelmente sabes mas é uma opção... Larvas vermelhas, ou são de excelente qualidade ou vais ter problemas com parasitas.

 

 

As larvas vermelhas que dou são de cultura da ocean nutrician e com a indicação que são livres de parasitas.

 

Já ouviste falar em australian Blackworms?

 

 

Sim já li a respeito num forum internacional mas nunca alimentei peixes meus com elas

 

Relativamente á comida seca, opta por comida rica em proteinas, eu utilizo comida com 53% de proteinas e rica em ashxtantina, alem de flocos de coração, um pouco menos rica em proteinas(48%).

 

 

O granulado que dou é o premium da jbl, tenho tido sempre bons resultados com ele, a astanxantina penso que é mais indicada para peixes vermelhos para acentuar os tons de vermelho o que não é caso pois tratam-se de cobaltos, neste caso, e tanto quanto li algures, aveia moída, milho ou trigo misturados na papa ajudam a fortalecer o azul.

 

Abraço e boa sorte com o programa de crescimento.

 

 

Abraço e obrigado! ;)

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas William,

 

Pois de facto a ashxtantina tem duas propriedades, uma é de facto para peixes vermelhos(que é o meu caso), e eu esqueci-me qu os teus eram cobaltos...

Tens toda a razão.

 

Outra propriedade da ashxtantina está relacionado com o sistema imunológico. Ajuda a desenvolver defesas, mas a comida que estás a dar é muito boa banana rock

 

relativamente ás Blackworms da austrália eu mandei vir agora para dar aos meu, mas só consegui no estrangeiro... depois digo-te o resultado.

são é um bocadito caras, 10g custaram-me cerca de 8€... comprei para experimentar porque tenho uns amigos no estrangeiro que me falaram muito bem daquilo.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A gente aqui do burgo exige fotos melhores, as que estás a pôr são uma vergonha, ou tem que see fazer um peditório para uma maquina de jeito???? depois é o fotografo que não presta. :D :idea2::laugh::discuss_gathering:

 

Vê se podes postar um grande plano dos peixes.

 

Força com isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kcholas...se tivesses ido ao site de quem fabrica as blackworms eles enviam amostras de borla....basta pedir para ti..para o vizinho e para mais duas pessoas que conheças...e já ficas com muita blackworm..lol

 

william...tenho aqui uns irmãos desses ...daqui a uns meses compara-se para ver as diferenças ...que agora fiquei curioso...

 

abraço e boa sorte...

 

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Outra propriedade da ashxtantina está relacionado com o sistema imunológico. Ajuda a desenvolver defesas, mas a comida que estás a dar é muito boa ;)

 

 

Essa desconhecia, tanto quanto sei a astanxantina é um beta caroteno artificial que é principalmente usado na criação de salmão para lhe dar um tom mais rosado à carne, eu quando tive os Solid Fire Red Stendker que "desbotaram" passado alguns meses consegui comprar astaxantina pura atravéz da internet que misturei com a papa, foi dessa forma que lhes recuperei a cor, na altura ainda paguei caro por ela e não foi mt facil de arranjar, o que me sobrou depois dei ao cmargarido mas não cheguei a saber os resultados que teve.

 

são é um bocadito caras, 10g custaram-me cerca de 8€...

 

8€ 10gramas ?!?!?! :) vai lá vai! lol a esse preço quem não come disso são os meus! lol

 

 

A gente aqui do burgo exige fotos melhores, as que estás a pôr são uma vergonha, ou tem que see fazer um peditório para uma maquina de jeito???? depois é o fotografo que não presta. :

Vê se podes postar um grande plano dos peixes.

Força com isso

 

 

Quanto às fotos melhores pra próxima quem sabe ;) mas já que falaste nisso uma máquina nova vinha mesmo a calhar... ehehehe

 

 

 

Parabens, bom post, especialmente para pessoas como eu que começaram há pouco tempo no mundo dos discus, obrigado por partilhares a tua experiência.

 

 

é precisamente esse o objectivo do forum, a partilha de conhecimento e experiências ;)

 

 

william...tenho aqui uns irmãos desses ...daqui a uns meses compara-se para ver as diferenças ...que agora fiquei curioso...

 

 

Ficaste com dos mais pequenos ou dos maiores?

 

Os meus até agora estão todos porreiros, bastante activos e sempre prontos a comer.

Tenho é que ter sempre muita atenção nas tpas pois a minha é directa da torneira, nunca pode ser em grandes quantidades....

 

 

Abraço

 

 

 

William

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas William,

 

Olha, sacado da wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Astaxantina

 

"

Benefícios

 

Devido às suas propriedades como antioxidante, poderá ter beneficios na saúde cardiovascular, no sistema imunitário, inflamações e doenças degenerativas. Tem também benefícios a nível do envelhecimento, em geral, e, especificamente, da pele, ajudando a combater os efeitos nocivos dos radicais livres.

"

 

Isto é obviamente aplicado aos humanos, mas as propriedades são as mesmas :)

 

Eu também comprei a minha pela Net.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas William,

 

vou gostar de acompanhar este tópico. Tenho a certeza que esses disquinhos vão ser bem tratados nas tuas mãos e vai dar gosto ver o desenrolar do processo.

 

Só tinha eleito uns brilliant turquoise para o lugar dos cobalt... apesar de serem mais difíceis de encontrar por estas bandas.

 

Espero que tenhas o tempo e a paciência para ires documentando o tópico, com boas fotos e os comentários de quem vai interpretando as diferentes etapas de crescimento dos disquitos.

 

Já há algum tempo que não aparecia um tópico com tanto interesse! - é óbvio que estou a falar na 1ª pessoa.

 

O teu outro tópico está a precisar de um update tb... :D

 

E sê bem-aparecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas William,

vou gostar de acompanhar este tópico. Tenho a certeza que esses disquinhos vão ser bem tratados nas tuas mãos e vai dar gosto ver o desenrolar do processo.

Só tinha eleito uns brilliant turquoise para o lugar dos cobalt... apesar de serem mais difíceis de encontrar por estas bandas.

Espero que tenhas o tempo e a paciência para ires documentando o tópico, com boas fotos e os comentários de quem vai interpretando as diferentes etapas de crescimento dos disquitos.

Já há algum tempo que não aparecia um tópico com tanto interesse! - é óbvio que estou a falar na 1ª pessoa.

O teu outro tópico está a precisar de um update tb... :transport027:

E sê bem-aparecido.

 

 

Boas Ricardo, pois é "I'm Back" :lol:

 

Então aqui vai uma pequena actualização depois de 20 dias cá em casa (o outro tópico actualizo também já a seguir):

 

Dos 17 iniciais já so tenho 16 pois um armou-se em paraquedista.... :discuss_gathering:

 

De resto estão todos impecaveis e comer muito bem, o que foi para ao chão medido com uma régua tinha um pouco mais de 7cm.

 

 

DSC_7486.jpg

 

DSC_7482.jpg

 

DSC_7461.jpg

 

 

DSC_7460.jpg

 

 

Conforme for valendo a pena vou actualizando.

 

 

Abraço

 

William

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo William estou gostando de ver os pequeninos .

Estou a tentar por os outros mais novos do tamanho desses lolol.

Vai postando mais para eu ir deitando umas lagrimas a velos .

COMP:

::img removida, 604px × 157px::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os teus discus estão fantásticos e parecem bastante saudáveis.

 

Sobre a água que parâmetros tens? -"Tenho é que ter sempre muita atenção nas tpas pois a minha é directa da torneira, nunca pode ser em grandes quantidades...."

 

Eu aqui em Matosinhos tenho sempre a água pouco acima dos 7 em pH... como é ai em Coimbra?

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas William olha os irmaos desses como estao faço ideia os teus .

 

IMG00233-20100808-1345-1.jpg

 

comp:

Editado por jard

COMP:

::img removida, 604px × 157px::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, os estudos não me têm deixado muito tempo disponivel pra actualizações mas aqui vai mais uma.

 

Há cerca de um mês e pouco atrás tive uma variação brusca de ph que afectou praticamente todos os discus, morreram 6 e ainda tenho dois doentes, os outros tb se ressentiram bastante mas neste momento parace que já se estão a desenvolver normalmente.

 

Seguem então algumas fotos e um pequeno video.

 

 

 

DSC_7508.jpg

 

DSC_7505.jpg

 

DSC_7503.jpg

 

DSC_7570.jpg

 

DSC_7576.jpg

 

DSC_7578.jpg

 

DSC_7509.jpg

 

DSC_7511.jpg

 

DSC_7518.jpg

 

DSC_7527.jpg

 

DSC_7531.jpg

 

DSC_7534.jpg

 

DSC_7535.jpg

 

DSC_7537.jpg

 

DSC_7549.jpg

 

DSC_7542.jpg

 

DSC_7497.jpg

 

DSC04404.jpg

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais