Identificação de gobio


Quo

Recommended Posts

estou inclinado para o Stiphodon Elegans ou Stiphodon atropurpureus mas podem haver outros, mas parece-me que é um dos goby neon que se fala na net.

 

seguem fotos para ajudar na identificação

gobio.jpg

gobioareia.jpg

gobiocabea.jpg

gobiovalisneria.jpg

foto tirada com flash para ajudar a ver pormenores.

gobiofotoflash.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então ninguém tem este peixe?! tudo bem que a sua exportação é recente, registada desde 2005 na Europa...

 

enfim... acho que este forum deveria mudar de nome de aquariofilia para Discus, Guppies e akadama. banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na loja onde eu compro as coisas para o aquario desde o primeiro dia que tinha quase sempre essa especie de peixe, recentemente e que ja nao os manda vir, so de longe a longe uns quantos...nao sao assim tao raros! banana rock

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe por aí gente com este peixe.

 

Quo, lembra-te que uma grande parte das pessoas esta a trabalhar, tipo a maioria...

 

Outros não estão, mas também não estão aqui..

 

Tens de dar tempo ao tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, tive a pesquisar e por cruzamento de sites e fotos ate no fish base cheguei a conclusao que é o S. atropurpureus...

 

se nao é raro espero ver mais disto a venda... ja fui a varias lojas e nunca tinha visto a venda.

 

obrigado pess.... google!

 

o propio fish base indica caracteristicas que tinha notado:

http://fishbase.org/summary/SpeciesSummary.php?id=51779

 

ao que parece o aquariofilismo esta a contribuir para o desaparecimento da especie.

 

o mal deste peixe é a reprodução, precisa de agua salgada/salobra.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vasconcelos, ja vi que não é essa espécie é o siphodon atropurpureus. A designação com que foi vendido era gobio vavanda ou qualquer coisa assim... com muito esforço consegui ver que era um siphodon, pois andei a pesquisar por gobio sp. e só me davam especies europeias.

 

um site porreiro de criação e variedade de gobios:

http://www.leiocephalus.de/ZAquarium/Grundeln.htm

 

este é um bichito curioso com cara de lagarto, alem de andar em cima das folhas das plantas, escondem-se em tocas a espreitar, e colam-se às pedras. Fica mesmo fantastico, comportamento interessante e muito bonito. é um largarto de agua biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gobio Vaimosa???

E branco com uma lista preta.

Os Stiphodon sao comedores de algas, por isso se colam as pedras e outras superficies onde elas existam.

Sao super-interessantes, gostam de repousar em cima de pedras, troncos, folhas de Anubias.

E Rhinogobius, sao uma moca, fazem tocas para se enfiarem.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim foi vendido como gobio vaimosa!!!! é isso!!! que achas que especie deve ser? edit: ja vi que nao tem nada a ver!

 

 

eu vi a imagem desse Rhinogobius!!! :thumbdown2: e claro, ja pareço uma criança, com "mãe quero aquele". :dance:

 

tantas espécies, é uma coisa impressionante.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas Quo , eu tenho esse menino , e estou a pensar em tentar fazer criação do Stiphodon atropurpureus que é a especie que tens , dado ao tempo do topico não sei se aiinda teras esse peixe , ou se conseguiste fazer criação . Gostava se pude-sses de me dar umas dicas pois ja tenho um aqua pro qual esta reservado para as crias poderem se desenvolver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda tenho vários exemplares desta espécie, penso que a criação não é possível em aquário em condições normais, dado que as crias precisam de voltar ao mar. no maximo assistes ao acasalamento.

 

o essencial para a espécie é oxigenação no aquário, aquário maturado e as vulgares tpas. eles ficam muito bonitos quando estão a cortejar. nada a ver com as fotos que mostro acima. além de um comportamento toqueiro muito interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais