AMPULARIA URGENTE!!


DunKz

Recommended Posts

Deram me 2 ampulárias semana passada e nunca abriram e acabaram por morrer.

 

ontem fui a Ornimundo e comprei 1 ampulária, a maior que lá tinha e estava bem saudavel, ate na viagem etc mexia-se, mal fui tirar da saca porque estava colada nunca mais saiu

 

passado 15min ia a sair e voltou para dentro e até agora nunca mais saiu :music_singguitar:

 

sera que está morta ou vai morrer? até a coloquei num local a parte num aqua de 1L

 

eu ia mete-la no aquario dos alevins

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fizeste a adaptação e o aquario estava maturado?

 

não me quer parecer, andaste com a ampularia a mudar de aquario como quem muda de meias.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario está operacional há quanto tempo?!

 

a ampularia, tal como os peixes, precisa de ser adaptada aos poucos à agua do teu aquario. nao podes simplesmente tirar do saco e meter no aquario. isso pode ser mortifero.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario tem bastante tempo

 

ela agora está separada como falei, de vez em quando sair da casca mas sempre no mesmo sitio e volta a entrar

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nada falaste sobre a adaptação.

o aquario em que ela está tem filtro? um "aquario" de 1 litro nao me parece suficiente. é muito estranho uma ampularia tao parada. mas também num recipiente de 1 litro...

 

podes misturar a ampularia com muitos peixes. é preferivel a estar num recipiente de 1 litro, sem alimento e sem condições minimas. o aquario em que ela está tem que ter luz para produção de algas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as outras duas que tinha morreram me no aquario dos alevins e pensei que ela estivesse melhor a recuperar noutro recipiente que nao o aquario.

 

entao volto a meter junto aos alevins?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As ampularias estão bem num aquario a funcionar há mais de um mes com mais de 30L com luz, e se calhar plantas, temperatura entre 20 e 30 C.

 

Ao mudares de aquario ou chegar a casa deves sempre fazer a adaptação à temperatura e quimica da água.

 

os peixes que podem ser ma companhia para as ampularias são mais os ciclideos. Se nao tens ciclideos, o aquario é bom para elas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no aquario tenho 1 termostato a 27º e a funcionar a mais de 1mes e é de 13L

 

tem 2 cabombas (plantas)

 

os alevins são bettas

 

a ampulária tem só metade de fora e nunca sai completamente banana rock

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

melhorar como... acho que com os alevins nao deves ter problemas para ja.... mas nao me parece sustentavel a longo prazo.

 

condições minimas para manter uma ampularia (p.bridgesi):

-aquario pelo menos 30 L. 20L tb é possivel se o aquario for estavel e manter-se assim, se tiveres cuidado, mas mesmo 40L é dificil manter estavel, é sempre preciso atenção na quantidade de comida, companhias e manutenção (TPAs, limpeza do filtro).

-luz no aquario

-plantas (se possivel)

-oferecer uma rodela de courgette cozida duas vezes por semana

-colocar decalcit em pó (compras na farmacia) no aquario com as tpas (para a concha).

-podes ter varios peixes, tetras, peixes de fundo ou camarões, por exemplo, são boas companhias

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao tenho filtro, é preciso?

 

ela tem uma espécie de coisa peganhenta a volta, tipo como se tivesse a passar do prazo...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tira-a pa fora da agua e cheira... se cheirar mal.... mete-a no lixo pois ja esta em decomposição.... não percebon que se passa com o teu bixo... fazes algum tipo de trtamento a agua com antibioticos, com sal ou alguma coisa?? fertilizações??? ha algo que não esta bem por ai... ou o bixo sofreu com a mudança de temperatura.... alguma intoxicação... para o bixo nao andar bem o caso deve ser grave pois por norma elas sendo saudaveis e o meio sendo saudavel elas andam felizes da vida pelo aquario....

 

 

tenta arranjar fotos do bixo e por aqui no teu topico.

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a agua tem um pouco de sal e acondicionador

 

onde elas estavam nao tinha nem filtro, luz ou pedra difusora ligada e andavam lá as 3 ampulárias todas contente e aquario limpinho...

 

então deixem me adivinhar, problema é do sal?

Editado por DunKz

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordando com o post anterior o princípio é simples.... Ampulárias não possuem tecido protetor. Em contato com soluções hipertônicas (nesse caso, sal), desidratam e morrem. E Bettas e Ampulárias realmente não convivem muito pacificamente. Em um plantado, tenho um Betta macho e uma ampulária. Ela vive perambulando pelo aquário "escondida" do Betta, porque se ela dá as caras ele volta e meia dá uma beliscada nela. Curiosidade, talvez.

 

Quanto ao filtro, é essencial para garantir a qualidade da vida no aquário. É sim essencial na minha opiníão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito mais esclarecido obrigado!

 

agora falta mesmo é arranjar outra ampularias :S

 

aqui custa 3€ banana rock

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por nada! Sempre que precisar posso te passar minha experiência com Ampulárias. É muito interessante observá-las perambulando pelo aquário e como interagem com outros peixes. Ela é engraçadíssima e muito eficiente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compres ampularias em lojas... procura nos classificados aqui do fórum.... compra a membros pois as ampularias caseiras têm muita mais qualidade que as das lojas... passa logo pela qualidade e preservação da concha e das cores assim como a formação do ampularideo..... as vezes ha quem de nas ofertas, outros vendem ou trocam... e podes sempre meter um tópico de procura no seu local próprio... dá um salto aos classificados e explora...

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito mais esclarecido obrigado!

 

agora falta mesmo é arranjar outra ampularias :S

 

aqui custa 3€ biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Penso que falta também ler umas coisas sobre elas!

 

Tens o http://www.applesnail.net/ , que já te tinha dado e é o melhor.

Mas se não te ajeitas com o inglês procura em sites brasileiros, há muita coisa, embora nem tudo esteja correcto.

 

Essa de não tolerarem o sal é básica, nem me passou pela cabeça perguntar tal coisa, também nunca ouvi falar em criar bettas com sal.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um casal de ampulárias (por pura coincidência) num aquário comunitário e também reparei quer uma delas começou a enterrar-se no substracto.

Passados uns dias deparei-me com o acasalamento que achei muito interessante, sobretudo porque se repetia vezes sem conta lol.

Decorridos um ou dois dias quando acendi a luz do aquário faltava uma e depois de muito procurar descobri-a atrás do móvel.

Voltei a colocá-la na água e creio que logo no dia seguinte descobri um casulo de ovinhos.

 

Vejam aqui

 

casulodeampularias.jpg

 

Ela saiu porque procurava um sitio sem água para a desova, daí ter colocado os ovos encostadinhos à parte de cima.

Depois de algumas pesquisas aqui no forum tive que colocar a tampa original do aquário para que houvesse condensação de água. Agora é só aguardar as tais 3 semanas para ver se saiem as mini ampulárias :)

O macho

 

ampulariamacho.jpg

 

A fêmea a descansar depois duma intensa actividade lol

 

ampulariafemea.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ofereceram me uma ontem

 

cheguei a casa e ela ainda se mexia bem, meti agua aos poucos etc ela mexeu se sempre bem mas ao retirar o plastico do saco onde estava (estava submerso a espera de ela sair)

 

apos ela estar no cubo ia a sair mas voltava sempre para dentro, tipo com medo

 

hoje fui la ver e nao me mexe e estava no mesmo sitio :) em que errei desta vez?

 

é cubo em acrilico de 5L, 2 plantas cabombas e água a 25º, SEM SAL

 

ja esta tipo as outras a parecer morta

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio estará assustada porque nem aclimatizei as minhas e não houve qualquer problema.

Aliás, pode pegar-lhe com a mão sem receio.

Deve comprar as pastilhas para peixes de fundo para ela comer porque mesmo que existam algas não é suficiente.

Eu uso o Novo pleco da JBL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais