Area de coral


Carlos Conde

Recommended Posts

Ois

 

Na minha parca experiência, e se o grão for fino, eu diria que sim, mas lava a areia muito bem mesmo e de prefrência com a água a escaldar.

Vai lavando pequenas quantidades até veres a água completamente cristalina. É uma granda seca mas tem que ser... Eu demorei 4 horas aprox. para lavar areia de silica branca... 40kgs.

Corrijam-me se tiver errado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok

 

De qualquer maneira vou tirar a areia toda do aquario e sump que são iguais

E depois há parte num balde dou uma boa lavadela.

 

Achas que junte algum desinfetante por causa do sal ?

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que possas usar a areia de coral num aqua de malawis.

Embora depois de bem lavada, nota-se um "po branco" que se agarra aos vidros. Nada que um pleco não resolva.

Mesmo o Konnings defende num dos livros que li dele que não se devia usar areia de coral em aquas de Tanganika, pois esta tem superficies aguçadas que podem ferir as guelras dos peixes, pois eles andam sempre a escavar e a cuspir areia. Curiosamente, não vi esta advertência no livro equivalente do malawi, não sei se por esquecimento, se foi propositado. Mas quem conhece malawis sabe que eles gostam muito de escavar e mover areia.

De positivo a areia de coral ajuda na manutenção do buffer de um aqua em pH elevados.

Basicamente acaba por ser uma questão de euros e gosto pessoal.

Eu uso areao de coral nos meus aquas de malawis mas vou usar areia nos tangas.

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ok

 

De qualquer maneira vou tirar a areia toda do aquario e sump que são iguais

E depois há parte num balde dou uma boa lavadela.

 

Achas que junte algum desinfetante por causa do sal ?

 

Não precisas de colocar nada - aliás há quem coloque algum sal na água dos ciclídeos africanos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que sim, mas tudo depende da fauna que colocares. Eu sou apologista de uma filtração exagerada e no teu caso colocaria 2 filtros. Com essa solução podes colocar um a fazer filtração mecânica (que limpas regularmente) e outro essencialmente para a parte biológica que quase não mexes!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não precisas de colocar nada - aliás há quem coloque algum sal na água dos ciclídeos africanos.

 

Abraço,

Diogo

 

Boas

 

Ora aí está uma questão: porque raio se usa sal grosso e bicarbonato de sódio num aquário? alguém me pode explicar qual o intuito?

A mim disseram-me que o sal dá minerais à água e os peixes gostam... verdade?

Se sim, qual a quantidade a usar num aqua de 360 brutos e com que frequência?

 

Obrigado

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Nos aquas dos grandes lagos de Africa é normal usar não só o bicarbonato de sódio como o sulfato de magnésio. Em conjunto elevam e mantêm o pH e kH da água.

 

O sal é usado como indicas para adicionar alguns minerais e elementos à água. Ajuda na chamada osmoregulação dos peixes. Não costumo usar e por isso não te sei dizer as quantidades.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Antes de mais, peço desculpa por colocar um link para outro portal mas, trata-se do portal especifico de cilclideos pelo que, penso que não haverá problemas.

 

 

http://www.ciclideos.com/receita-para-buffers-a5.html

 

É a receita para o buffer que a maioria do pessoal utiliza. Pessoalmente ainda não o estou a fazer por falta de tempo mas, daqui a cerca de uma, duas semanas já devo ter tempo para o começar a aplicar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Eu diria que sim, mas tudo depende da fauna que colocares. Eu sou apologista de uma filtração exagerada e no teu caso colocaria 2 filtros. Com essa solução podes colocar um a fazer filtração mecânica (que limpas regularmente) e outro essencialmente para a parte biológica que quase não mexes!

 

Abraço,

Diogo

 

Então , Diogo, se me pudesses ajudar agradecia:

 

Tenho dois filtros externos : Um fluval 405 e um Eheim pro 3 2075 ; Qual seria o melhor para a filtração mecânica e para a biológica, e dentro de cada um o que poria dentro deles e por que ordem?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu não sei qual o caudal de cada um deles, mas o ideal é colocares a filtração biológica no que tiver menor caudal (desta forma a fixação de bactérias é mais eficaz).

 

Não sei de cor a ordem das coisas, mas também não é muito importante - a água passa por todos! Importante é colocares no de menor caudal uma esponja grossa e depois cerâmicas ou outros materiais para filtração biológica. Eu uso o Seachem Matrix e parece-me muito eficaz. No outro filtro colocas apenas materiais para filtração mecânica - esponjas e lã. Este último deves limpar com alguma regularidade.

 

 

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu não sei qual o caudal de cada um deles, mas o ideal é colocares a filtração biológica no que tiver menor caudal (desta forma a fixação de bactérias é mais eficaz).

 

Não sei de cor a ordem das coisas, mas também não é muito importante - a água passa por todos! Importante é colocares no de menor caudal uma esponja grossa e depois cerâmicas ou outros materiais para filtração biológica. Eu uso o Seachem Matrix e parece-me muito eficaz. No outro filtro colocas apenas materiais para filtração mecânica - esponjas e lã. Este último deves limpar com alguma regularidade.

 

 

 

Abraço,

Diogo

 

São mais ou menos os dois idênticos : mais ou menos 1200L/h para cada um . No Fluval neste momento tenho 2 tabuleiros com Biomax , poderia incrementar para 3 com Biomax, e colocar um pouco de lã de vidro no último. No outro (Eheim) colocaria 2 tabuleiros de Mech Pro , um de Biomech , e o último para alguma resina ou produto para filtragem química, terminando com mais um pouco de lã de vidro.Achas bem assim?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Com essa configuração terias filtragem biológica em ambos! Se têm mais ou menos o mesmo caudal, então eu colocaria o Eheim (que tem mais volume) com filtração biológica. Coloca o Biomax que tens no Fluval para o Eheim e coloca apenas filtração mecânica no Fluval.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais