Discus - osmose?


mferrinh

Recommended Posts

Boas,

 

Suponho que seja dúvida comum, mas pela busca que fiz não encontrei resposta conclusiva.

 

Devo ter osmose para baixar pH/dureza da água para discus (não selvagens)?

 

Na zona do Lumiar, e após algum tratamento com turfa no filtro, tenho pH pelos 7 a 7,5 e uns 7 GH.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A Osmose não se utiliza só para baixar o PH, utiliza-se para "purificar" a água de amónia, nitratos, cloro, entre outras coisas.

 

Analisando a frio os valores que tens de PH e GH, a tua água é boa para discus, por outro lado se os discus forem pequenos até agradecem, uma vez que necessitam de aguas mais alcalinas para captarem sais que ajudam a desenvolver o "esqueleto"!

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...utiliza-se para "purificar" a água de amónia, nitratos, cloro, entre outras coisas.

 

O aspecto de retirar cloro também me interessava na Osmose, uma vez que os produtos para retirar cloro ainda saem caros.

Mas se os parametros actuais estão Ok para discus, é capaz de não valer a pena investir na RO.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a osmose não retira só o cloro... retira todos os sais minerais que irão fazer falta na água dos Discus. Funciona como um destilador... a água fica com pH a 7.00 se estiver a 25ºC e sem qualquer mineral.. ficará água ''pura''.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a osmose não retira só o cloro... retira todos os sais minerais que irão fazer falta na água dos Discus. Funciona como um destilador... a água fica com pH a 7.00 se estiver a 25ºC e sem qualquer mineral.. ficará água ''pura''.

Tens toda a razão isso estava na parte do "outras coisas"!

Eu quando preparo osmose, utilizo um produto da TMC, para mineralizar a água, chama-se TMC Pro-discus mineral :discuss_gathering:

 

Existem pessoas que utilizam 1 parte de osmose para 3 partes de agua da torneira, isto também ajuda a baixar o PH, não retira é o cloro da água da torneira.

 

Mas para retirar o cloro podes utilizar um pré-filtro que te fica mais barato, isto porque, para fazeres 1 litro de osmose, gastas 3/4 litros de água da torneira(dependendo da máquina que tens), enquanto que no pré-filtro não gastas nada. o pré-filtro custará qualquer coisa como 50€ já com os cartuxos(os 2 copos + os cartuxo de filtro de sedimentos e outro de carbono activado, não tenho a certeza dos preços mas será aproximado).

 

Um modelo bastante utilizado são dois copos de pré-filtro, um com filtro de sedimentos, e outro com carbono activado(carvão), normalmente retira alguns sedimentos da água e o cloro. ligas á torneira e a água depois de sair da torneira passa por ali e sai já com outra qualidade.

 

Outro metodo ainda melhor para retirares o cloro, é deixares a água repousar durante umas 24 horas com uma bomba de ar lá dentro.

é tiro e queda, facil barato e eficaz, eu uso seachem prime, porque tenho mais que 1 aquario e não tenho depositos nem tempo para todos, então acaba por ser mais prático, mas existem vários métodos.

 

Relativamente a outro ponto, é um facto que podes ter água de osmose a 7,0 contudo é uma água sem tampão(KH 0)... quer dizer qualquer variação pode levar o PH a cair abruptamente. Basta teres um tronco no aquario para o ph cair.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais