Móvel para aquário em cerejeira (Ajudem-me P.F.)


Recommended Posts

Mais uma vez obrigado a todos que deram o seu contributo.

 

Ontem fui ao IKEA, e acabei por ver lá um móvel e trouxe de imediato. Espero não me arepender:

 

Aqui fica uma foto do móvel, do aqua novo e do antigo :)

 

Grande upgrade!!!

 

1zbw6k7.jpg

 

Que dizem?

 

Abraço,

Jorge

 

Boas

 

Eu tenho o meu reef de 200litros em cima de uma movel desses, mas vou trocar por estrutura de ferro. Ele até vai aguentando porque divide bem o peso, mas se apanha água fica no dobro (foi o que aconteceu ao meu)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado mais uma vez.

 

Já decidi, vou manter o móvel.

 

Não vou colocar o tampo atrás, pois queria já em preto, e para ser de uma folha só não é fácil de se arranjar.

 

Vou optar por reforçar os cantos traseiros com umas chapas em L de 2mm. Sempre já é mais um reforço. ;)

 

Cumprimentos,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde José,

 

O móvel não ficar amparado pelo que está ao lado, esse é para sair dali, vai ficar desencostado da parede do lado esquerdo e não vai ter nada do lado direito.

 

Assim com o reforço atrás certamente ficará mais reforçado. No entanto vou ter o cuidado para não encostar agua ao móvel.

 

Abraço,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Por forma a cumprir o que disse anteriormente, deixo deixar aqui as fotos finais do móvel do IKEA, com os ditos reforços para ficar mais descansado.

 

Digam a vossa justiça.

 

14obxow.jpg

 

2qi7l1e.jpg

 

Cumprimentos,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dois dos meus aquas de camarões (60x40x30cm e 79x40x40cm) estão em cima desses móveis.

 

Já vai fazer um ano e ainda não tive problemas.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá...

 

Aqui, do outro lado do Atlântico, construí há pouco tempo um móvel para um aquário de 250 litros.

 

Acredito haver ficado bastante resistente.

 

Podem vê-lo neste link: http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=54110

 

Espero que ajude...

 

Abraços!

 

Marcos

Editado por Marcos C
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

JMMS, se tapares a parte detras do movel,

não te esqueças de deixar aberturas para

os tubos do filtro,e respetivo fio eletrico,

os meus votos de que tudo corra muito BEM.

Cump; A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

 

Em principio do mesmo modo que iria prender no projecto original, mas só o autor do tópico te poderá dizer como fez. É aguardar que ele volte, já não vem ao Fórum há algum tempo.

 

Quanto ao móvel do Ikea, aguenta perfeitamente! Apesar de parecerem pouco resistentes, se forem tomadas as devidas precauções, resistem a pesos elevados. Depois é só preciso ter o cuidado normal que se deve ter com qualquer móvel.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por forma a cumprir o que disse anteriormente, deixo deixar aqui as fotos finais do móvel do IKEA, com os ditos reforços para ficar mais descansado.

 

Digam a vossa justiça.

 

14obxow.jpg

 

2qi7l1e.jpg

 

Cumprimentos,

Jorge

 

 

 

Esse movel é de 79 cm, eu gostei dele, claro que se terá de ter cuidado com ele. Eu por exemplo estou a pensar em comprar igual a esse mas o de 1,50mts porque quero ter espaço para poder fazer mais coisas com o movel.

 

Sobre o peso eu estive em cima dele duranes um minutos e reparei que aquilo aguenta bem com o Aquario.

 

 

movel.jpg

Editado por dariomgsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esse movel é de 79 cm, eu gostei dele, claro que se terá de ter cuidado com ele. Eu por exemplo estou a pensar em comprar igual a esse mas o de 1,50mts porque quero ter espaço para poder fazer mais coisas com o movel.

 

Deduzo que queiras colocar esse móvel na horizontal. Não aconselho fazer isso e depois colocar um aquário em cima! Se queres realmente o tal metro e meio disponível para teres mais espaço, coloca dois dos outros mais pequenos, lado a lado.

 

0086571_PE215404_S3.JPG

 

 

 

E porque digo isto? Simples! O móvel de 1,50 de altura foi concebido para estar ao alto. Se lhe colocares peso em cima, e se estiver na posição normal, ao alto, não há problema. Agora se o colocares na horizontal e colocares peso em cima, ele pode não aguentar! Há um pequeno pormenor que está a passar despercebido. Vê a imagem abaixo:

 

p11403138370205.jpg

Pormenor do topo do móvel. Se reparares na foto que está no site do Ikea, se a maximizares, vês que as laterais estão apoiadas no fundo e o topo apoiado nas laterais. As laterais neste caso podemos dizer que estão a servir de "pilar". Se colocares o móvel na horizontal, e depois o aquário em cima da prateleira maior, que na posição normal é o "pilar" , todo o peso vai ser suportado pelas pequenas prateleiras que tem no interior, e pelos parafusos e "tarugos" que ligam as quatros peças mais "grossas". A resistência é muito menor se colocares o móvel na horizontal!

 

p11403149070734.jpg

 

Esse móvel específico tem apenas oito parafusos, quatro na base e outros quatro no topo, que travam todas as peças! Como disse anteriormente, uma opção é colocar dois dos mais pequenos lado a lado. De qualquer modo convém aparafusar à parede, com as peças que trás para o efeito. Além disso, se comprares dois dos pequenos gastas menos que se comprares o maior!

 

Tenho um móvel desses,dos maiores, que foi comprado para esse mesmo efeito: colocar na horizontal e colocar um aquário de 60Lts. Mal o montei e coloquei na posição pretendida desistimos da ideia. Acabámos por comprar dois de outra série, as respectivas portas e colocar um em cima do outro. Além de ficar muito mais robusto, fiquei com muito mais arrumação. Ficou mais caro, mas só doeu quando tivemos de pagar...

 

0108983_PE258657_S3.JPG + 59493_PE165388_S3.jpg

 

 

Resultado final:

 

p11403150262573.jpg

 

O aquário que se vê em cima está vazio, por enquanto, mas o móvel já foi "testado" com peso em cima, muito peso e durante algum tempo, e as medidas são as mesmas. Não cedeu nem um pouco.

 

Espero ter-me feito entender com a minha explicação dos parafusos e "tarugos". Ainda pensei em desmontar parte do móvel e postar umas fotos, mas estou de férias, não me apetece estar a fazer esforço físico banana rock ...

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é nisso elas são espectaculares em dar ideias, mas tive de gramar 2 horas a andar pelo Ikea para ter esse feedback dela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só duas horas???

 

Levo 2 horas a chegar lá, quando não me perco, e levo mais duas a chegar a casa. O tempo que ando por lá "arrastado" depende da hora a que chegue! A saída é quando aquilo fecha... depois ainda tenho de carregar as embalagens até ao 3º andar, dar cabo dos cartões, ler as instruções, espalhar as peças e montar tudo bem montado. Depois sim é ir dormir, que já são quase horas de levantar...

 

Quando ouço a palavra Ikea só me apetece :music_singguitar:

 

 

Finalizando o off topic: colocando os dois lado a lado, convém meter uma chapa de madeira, ou aglomerado folheado, de modo a que fiquem sem a emenda a ver-se. Isto claro, se o aquário ficar a meio dos dois, ou for maior que um deles.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Finalizando o off topic: colocando os dois lado a lado, convém meter uma chapa de madeira, ou aglomerado folheado, de modo a que fiquem sem a emenda a ver-se. Isto claro, se o aquário ficar a meio dos dois, ou for maior que um deles."

 

 

Agora fiquei à nora .... por acaso quero colocar o aquario a meio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É simples. Na união dos dois móveis vai ficar uma "brecha". Essa brecha é um ponto frágil se colocares o aquário mesmo em cima. Escrevi há pouco madeira ou aglomerado, mas podes colocar uma placa de rofemate ou esferovite, de modo a que esse brecha/desnível seja absorvido.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em cima dos dois móveis e debaixo do aquário ;) ... pode ser só da medida do aquário. Nos meus aquários costumo utilizar o que está na imagem abaixo:

 

p11403236496588.jpg

 

 

 

 

Corto à medida e nem sequer se nota que lá está:

 

p11403226580850.jpg

 

 

 

É daqueles "tapetes" que se colocam nas cozinhas. Há-os em várias cores e com desenhos. Acho que também há disso no Ikea.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanha devo ir ao Ikea buscar os 2 moveis, agora é assim onde é que vou buscar essa esponja lá???? Qual o nome??!??!?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tás feito ao bife! Lá vais trabalhar durante o fim de semana :D ...

 

O tal tapete não faço a mínima ideia como realmente se chama, mas se perguntares a um funcionário, ele deve saber o que é. Deduzo que esteja na parte de baixo, junto aos acessórios de cozinha. Aquela parte onde as Marias perdem horas e horas e horas...

 

 

Quando montares o móvel, aplica um pouco de cola branca antes de apertar os parafusos! Fica muito mais sólido!

 

 

Depois queremos ver isso montado!

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mas só devo comprar os moveis, o resto vai ficar para o proximo mês, a Maria está com muita relutância em começar a comprar as coisas diz que gasta-se muito dinheiro desnecessariamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quem me dera que a minha pensasse assim também, quando se fala em aquários, ou algo relacionado! Só espero é que ele não me ouça a escrever isto, senão hoje durmo no sofá :D ...

 

O tal tapete também não deve ser caro. Acho que o que utilizo aqui por casa foi comprado naquelas lojas dos senhores de olhos em bico! É vendido ao metro, tem várias cores, inclusive o preto.

 

Para a função que foram feitos, meter no chão da cozinha, não prestam para nada! Desfazem-se muito depressa cá por casa! Deve ser dos dois gatos que andam sempre a fazer corridas pela casa! Aqueles dois devem ter carregadores solares. De dia dormem na varanda e há noite fazem grandes prémios de velocidade, e asneira com força...

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais