algas durante verao


Recommended Posts

O I-tronic que falo é o do link.

Há equipamentos para quatro volumetrias de água.

 

Mas o mais importante é que funciona, desde que o fluxo de água seja constante, e não sejam bombas de pressão.

Mas é importante que exista uma limpeza mecânica para retirar as algas mortas porque se não afundam e vão entrar no ciclo de alimentação das novas algas.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Nas caracteristicas do i-tronic tem isto : They are forming a natural killer of both fibrous and slimy algae

 

pode-se traduzir como: algas filamentares e viscosas o que querem dizer com viscosas e que nao sei!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Nas caracteristicas do i-tronic tem isto : They are forming a natural killer of both fibrous and slimy algae

 

pode-se traduzir como: algas filamentares e viscosas o que querem dizer com viscosas e que nao sei!

 

Abraço

 

As viscosas formam-se normalmente nas zonas de cascata onde a água é mais lenta ou em areas do lago onde o fluxo de água é mais lento.

 

Em relação ás algas verdes não tenho informação realista, porque existe sempre o UV mesmo fraco para dar apoio, mas quando o I-tronic funciona as verdes nunca aparecem.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor em vez de as combatermos as algas o melhor é juntarmo-nos a elas.

 

Mas o Socrates iria encontrar um imposto especial sobre as algas de produção de bio disel, tal como fez com o oleo de fritar que está agora mais caro do que o combustivel.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ja estou a imaginar o meu vizinho a abastecer o jaguar no meu tanque! :P

;)

 

 

Abraço

 

Um jaguar a biodiesel não é um "jaguar", os verdadeiros são a gasolina e têm mais de 3 litros de cilindrada, já não se fazem ( TATA não é a mesma coisa). (tive um XJ6)

 

Querem ver algo diferente venham vizitar-me, 100% natural, 50% comestivel e os outros 50% de grande impacto visual, algas, agriões, inhames, nenufares, lotus, juncos, espadanas, jacintos e mais tudo aquilo que nasce por lá e que nem sei o nome, a agua está cristalina sem recorrer a tecnologia duvidosa.

As algas depois de se fixarem auto controlam-se e criam "ilhas" que facilmente se controlam manualmente, acabando elas propias por reter as algas soltas, sobre elas semeiam-se agriões, e pronto, os problemas acabaram porque as sementes ficam retidas nas algas, cosomem-nas na germinação e durante o crescimento.

Os agriões consumimos nós em salada, biologicos e 100% naturais. Complicar para quê? basta observar a natureza!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos .Então? foi tudo de ferias ou andam a apagar os fogos do norte?? esta o topico parado ha semanas...

 

 

Bem depois de "ouvir" (ler) o que os mais sábios dizem deixe de limpar o filtro biiologico, montando aquilo de maneira a agua circular mais facilmente pois afinal aquilo não é para ser mecânico mas sim biologico. logo aí faz com que ja não entupa e consequentemente nao tenho de tar sempre a lavar e a destruir parte da colonias de bacterias

 

outra coisa fio deixar de limpar o fundo...até porque deixei de o ver com a agua esverdiada ;) o que fez com que os detritos se acumulem no fundo e la fiquem quietinhos e a fazerem o que é suposto fazerem naturalmente.

 

outro aspecto foi que as plantas cresceram alguma coisa com o calor e ate um a planta que me deram(acho que é uma lotus tigre que se usa em aquarios) tem folhas que nunca mais acaba e tudo a partir de uma semente..

 

Resumindo... isto tudo fez com que a agua ja esteja quase transparente outravez :confused4:

 

mas tambem penso que pode ter sido simplesmente os nutrientes que as algas precisem que acabaram... porque o calor continua. esta semana mais que nunca... e se havia falta de oxigenio.. falta continuaria...

 

intrigante não? que fez a agua deixar de ter algas verdes ?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos .Então? foi tudo de ferias ou andam a apagar os fogos do norte?? esta o topico parado ha semanas...

 

 

Bem depois de "ouvir" (ler) o que os mais sábios dizem deixe de limpar o filtro biiologico, montando aquilo de maneira a agua circular mais facilmente pois afinal aquilo não é para ser mecânico mas sim biologico. logo aí faz com que ja não entupa e consequentemente nao tenho de tar sempre a lavar e a destruir parte da colonias de bacterias

 

outra coisa fio deixar de limpar o fundo...até porque deixei de o ver com a agua esverdiada biggrin.png' alt=':biggn:'> o que fez com que os detritos se acumulem no fundo e la fiquem quietinhos e a fazerem o que é suposto fazerem naturalmente.

 

outro aspecto foi que as plantas cresceram alguma coisa com o calor e ate um a planta que me deram(acho que é uma lotus tigre que se usa em aquarios) tem folhas que nunca mais acaba e tudo a partir de uma semente..

 

Resumindo... isto tudo fez com que a agua ja esteja quase transparente outravez :doofywave:

 

mas tambem penso que pode ter sido simplesmente os nutrientes que as algas precisem que acabaram... porque o calor continua. esta semana mais que nunca... e se havia falta de oxigenio.. falta continuaria...

 

intrigante não? que fez a agua deixar de ter algas verdes ?

Tmaster,

tudo o que nos rodeia existe, é real e podemos aprender com elas, seguir os meus conselhos é ter tempo para aprender outras coisas.

As algas verdes procuram um ponto de ancoragem para crescer, ao encontra-lo todas as outras se fixam nele criando uma pequena mancha verde, normalmente fixam-se em zonas pouco profundas e com luz solar directa, a partir desse momento as algas deixam de dar problemas e o contole de invasão é feito por observação retirando excessos.

Além disso as algas não consomem oxigénio,mesmo dentro de agua funcionam como qualquer outra planta consumindo dioxido de carbono e libertando oxigenio, as algas são benéficas, porque consomem nutrientes, purificam a agua, fixam os ovos dos habitantes do lago, dão abrigo aos indefesos e alimentam as bactérias.

Os detritos no fundo criam eles propios colonias de bactérias exactamente iguais ás do filtro, mas de um forma muito mais rápida e em maior area, muito mais eficiente ao mesmo tempo que produzem alimento gratuito para a engorda dos nossos peixes.

O meu conselho é sempre o mesmo, inventar para quê? a natureza já o fez na forma perfeita, basta percebê-la e imita-la.

Força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tmaster,

tudo o que nos rodeia existe, é real e podemos aprender com elas, seguir os meus conselhos é ter tempo para aprender outras coisas.

As algas verdes procuram um ponto de ancoragem para crescer, ao encontra-lo todas as outras se fixam nele criando uma pequena mancha verde, normalmente fixam-se em zonas pouco profundas e com luz solar directa, a partir desse momento as algas deixam de dar problemas e o contole de invasão é feito por observação retirando excessos.

Além disso as algas não consomem oxigénio,mesmo dentro de agua funcionam como qualquer outra planta consumindo dioxido de carbono e libertando oxigenio, as algas são benéficas, porque consomem nutrientes, purificam a agua, fixam os ovos dos habitantes do lago, dão abrigo aos indefesos e alimentam as bactérias.

Os detritos no fundo criam eles propios colonias de bactérias exactamente iguais ás do filtro, mas de um forma muito mais rápida e em maior area, muito mais eficiente ao mesmo tempo que produzem alimento gratuito para a engorda dos nossos peixes.

O meu conselho é sempre o mesmo, inventar para quê? a natureza já o fez na forma perfeita, basta percebê-la e imita-la.

Força nisso.

 

 

oi, inaciosilva,

 

isso que falaste é muito bonito, equilíbrio biológico, mas quem tem lagos com menos de 10.000 litros não consegue o equilibrio... por isso temos de recorrer aos filtros e ao UVC.

E o facto de as algas serem benéficas..., tb não é assim tão linear. Não te esqueças tb que o tmaster é algarvio (água muito dura e alcalina) ao passo que a água da tua terra, de certeza que nem se compara. Já para não falar do calor e da incidência solar. E isso influencia muito o crescimento das algas.

Eu tb estou com dificuldade em conter as algas filamentosas, porque as outras são faceis de controlar.

Já que dizes que as algas são benéficas, fica sabendo que elas mataram e continuam a matar as minhas plantas, elas rodeiam as raízes dos jacintos e outras plantas flutuantes até que as plantas morram, as algas filamentosas são muito fortes. E o pior é que não são puxadas pela bomba porque agarram-se a tudo e quando as solto de forma manual para serem puxadas pela bomba, espalham-se de novo e voltam a crescer. Praga não é sinónimo de utilidade.

 

Cump.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, inaciosilva,

 

isso que falaste é muito bonito, equilíbrio biológico, mas quem tem lagos com menos de 10.000 litros não consegue o equilibrio... por isso temos de recorrer aos filtros e ao UVC.

E o facto de as algas serem benéficas..., tb não é assim tão linear. Não te esqueças tb que o tmaster é algarvio (água muito dura e alcalina) ao passo que a água da tua terra, de certeza que nem se compara. Já para não falar do calor e da incidência solar. E isso influencia muito o crescimento das algas.

Eu tb estou com dificuldade em conter as algas filamentosas, porque as outras são faceis de controlar.

Já que dizes que as algas são benéficas, fica sabendo que elas mataram e continuam a matar as minhas plantas, elas rodeiam as raízes dos jacintos e outras plantas flutuantes até que as plantas morram, as algas filamentosas são muito fortes. E o pior é que não são puxadas pela bomba porque agarram-se a tudo e quando as solto de forma manual para serem puxadas pela bomba, espalham-se de novo e voltam a crescer. Praga não é sinónimo de utilidade.

 

Cump.

Olá, Márcio Pereira,

Qualquer lago a partir dos 2000 litros se for bem concebido na construção é facilimo de cuidar, não conheço o teu por isso não opino no que possas fazer para melhorar a sua eficiencia.

A minha agua sai do poço com um Ph 7,2 como tenho o lago com revestimento calcário estabiliza nos 7,4 e fica por ali.

No meu lago tenho cerca 8 metros quadrados de jacintos, que retêm nas suas raizes tudo o que circula na corrente de agua, onde estão as algas incluidas e não tenho notado que alguma vez me tenham morrido, pelo contrario se não os desbastar ocupam-me o lago todo, quando as algas mortas que se agarram aos caules das plantas basta com uma vara abanar de vez enquando as plantas e todo este "lixo" caí para o fundo.

Podes ver aqui o meu lago:

http://www.facebook.com/profile.php?id=158...p;id=1587401967

Experimenta não fazer nada durante uns tempos, duas semanas bastam e depois irás ver a diferença para melhor, embora possa piorar na primeira semana até que as bactérias se instalem depois é sempre a melhorar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

força nisso!

 

eu ja nao posso ajudar, tenho passado os dias no monte a apagar fogos ( nao sou bombeiro), tou todo partido doem-me os ossos todos

 

mas ele tem andado aqui de volta das casas e e preciso dar uma ajuda

 

na semana passada fiquei quase sem agua no tanque a abastecer cisternas dos agricultores

 

as koi ficaram prai com 20 cm de agua!

 

bombeiros nem ve-los

 

meios aereos tambem nao !

 

um autentico desastre o fogo puxado a vento avançou 5 km em menos de duas horas quando demos por ele, ja as pessoas tinham os quintais a arder (a casa aqui de um vizinho nao se safou!)

 

os tubos das minas arderam

 

eu e os outros socios das minas temos passado os dias na serra a enterrar tubo de 2 polgadas novo

 

a mina mais longe fica a mais de 6 km serra acima ,

 

e preciso ir a pe e carregar os tubos as costas nao tem acesso nem a trator e muito ingreme e e so penedos

 

nao ardeu todo mas onde tinha raizes desapareceu

 

enfim..................

 

 

PENA DE MORTE AOS INCENDIARIOS

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá boa sorte para ti e ai para o pessoal no combate às chamas.

 

Morte a esses filhos da outra senhora :thumbup3:

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Um pouco Off topic

mas ja estou com saudades das algas

 

fogos em viana fotos de nuno milheiro fotojornalista

img2577d.jpg

 

3942798.jpg

 

3924066.jpg

 

3887555.jpg

 

3927945.jpg

 

 

O QUE RESTA DO MEU JARDIM

cinzas....

dscf1153.jpg

mais cinzas.....

nao sobrou nada....... mais de 30 anos desapareceram em minutos

3946651.jpg

 

AS minhas koi morreram hoje a pouca agua que restava ficou cheia de cinza

 

ate qualquer dia

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Um pouco Off topic

mas ja estou com saudades das algas

 

fogos em viana fotos de nuno milheiro fotojornalista

img2577d.jpg

 

3942798.jpg

 

3924066.jpg

 

3887555.jpg

 

3927945.jpg

 

 

O QUE RESTA DO MEU JARDIM

cinzas....

dscf1153.jpg

 

Sinto e partilho a tua dor, nestas coisas so podemos começar de novo e com mais afinco, é a forma mais rapida de esquecer a perda.

Abraço.

mais cinzas.....

nao sobrou nada....... mais de 30 anos desapareceram em minutos

3946651.jpg

 

AS minhas koi morreram hoje a pouca agua que restava ficou cheia de cinza

 

ate qualquer dia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos são lindas mas é pena que o motivo porque existem seja tão mau.

 

Realmente temos alguem que apenas quer fazer porcaria a este pais e se não ouver alguem que os trave então qualquer dia tudo se resolve e estas fotos deixam de existir porque não vai haver mais nada para arder.

 

KOHAKO, se houver alguma coisa que eu possa fazer para que recomeçes com o teu hoby, diz. Se for algo que eu possa fazer podes contar comigo.

 

 

Um abraço e cabeça erguida.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem ainda anda distraido fica aqui a sitaçao do DIARIO DE NOTICIAS

 

"Foram os quintais, salvaram-se as casas

por PAULO JULIÃO

 

População uniu-se para evitar que fogo atingisse habitações. Queixas por lentidão na ajuda e dos meios aéreos.

 

 

No espaço de uma hora o inferno parece ter descido aos arredores da cidade de Viana do Castelo. O fogo que deflagrou em Outeiro ao início da tarde rapidamente ficou descontrolado. Perre foi a aldeia vizinha mais visada, a cinco minutos da cidade. "Tão depressa me chamaram a dizer que estava lá em cima como logo a seguir estava eu a fugir. Fiquei sem 15 mil metros de terreno e vinhas. Quer dizer, ficou a terra preta", confessava ao DN João Ruivo que, aos 69 anos, não se lembra de "tamanha tragédia".

 

"A família e a população ajudaram, caso contrário tinha ardido tudo", confessava a filha, Glória, por entre o lamento: "Eu sei que não têm toda a culpa, mas onde estão os bombeiros? Pagámos os nossos impostos e depois quem nos defende?", insurgia-se.

 

Por entre o combate, um bombeiro lá desabafa: "Isto não vale a pena mais do que salvar as casas. O resto é para arder, não conseguimos." E de facto salvaram-se as casas, mas o fogo chegou aos quintais. "O povo une-se nestas alturas. É a única hipótese que temos. Vamos buscar as nossas máquinas, seja o que Deus quiser", explicava ao DN Eduardo Ferreira, da Junta de Freguesia de Perre, enquanto "coordenava" as cinco cisternas que tinha ao seu cuidado para proteger um conjunto de meia dúzia de casas. Três horas depois de deflagrar, e quando uma camada de fumo preto já cobria a cidade, chegam os meios aéreos. João é bombeiro e não resiste a soltar o comentário: "Agora é que eles chegam, quando o pior já passou."

 

As estradas que ligam as freguesias de Perre, Outeiro e Santa Marta de Portuzelo estavam repletas de centenas de populares. "Nunca se viu uma coisa destas. É um Inferno", gritavam as mulheres, por entre os panos da cozinha com que tapavam a cara, enquanto tentavam saber dos pertences e da restante família, por entre o apoio dos Bombeiros Municipais e Voluntários de Viana do Castelo.

 

Na zona de Mujães, um reacendimento provocou o mesmo cenário. O apoio das juntas de freguesia e populares impediu as chamas de atingir habitações. "Tem sido um mês complicado e o que mais notámos é que o fogo avança rapidamente. Isso e o facto de não termos meios aéreos suficientes na região", lamentou o autarca de Viana, José Maria Costa.

 

Desespero às portas de Viana do Castelo

 

"Esqueceram-se de nós", gritava, desesperado, António Maciel enquanto tentava apagar labaredas de vários metros de altura com a mangueira que antes regava o jardim, em Cardielos, Viana do Castelo. O jardim desapareceu, a casa escapou, mas o relato mostra como ontem, sem meios, foram os populares e os poucos bombeiros a apagar as chamas à volta das casas. Dezenas de habitações foram ameaçadas durante a tarde, enquanto o desespero pelos reforços tomava conta de todos. Inclusive do presidente da Câmara de Viana, que a cada dez minutos não largava o telemóvel a reclamar apoio do Ministério da Administração Interna.

 

"Estou desesperado. Quando vejo os meios a serem canalizados para uma área protegida em que está a arder mato e nós temos casas a arder há dois dias e ninguém nos manda apoio, gera indignação", afirmava o autarca do PS, José Maria Costa.

 

O incêndio, que já vinha do dia anterior depois de alastrar de Perre e Outeiro, acabava de atingir o ponto crítico e deixava a cidade, a cinco minutos de distância, em alerta, face ao fumo negro. No local a situação era tal que o fogo já obrigava ao corte da A27 e da EN202, devido às chamas e ao fumo, o que praticamente isolou a freguesia. E reforços, nem vê-los, com excepção de uma viatura dos Voluntários de Caminha. O resto do combate, em várias frentes de gigantesca dimensão, cabia apenas aos homens das corporações da cidade.

 

"Filha, fecha a casa e vamos embora. Seja o que Deus quiser", dizia António, enquanto era quase obrigado pelos bombeiros a abandonar a residência. Um dos muitos que foram evacuados e assistidos pelo INEM, sobretudo com problemas respiratórios. As chamas e o fumo que tornava o ar irrespirável obrigou à mobilização de dezenas de ambulâncias das corporações da cidade, da Cruz Vermelha e do INEM. Já passavam mais de duas horas desde que as chamas se agudizaram. João é filho de emigrantes portugueses em França e quando deu por si estava em cima do carro dos bombeiros a atirar mangueiras em apoio. "É para tentar salvar a casa dos vizinhos", gritava, sem perder mais tempo.

 

"Estamos há dois dias com dois grandes incêndios e à espera de reforços nacionais que não chegam. Imagine-se que tivemos que desguarnecer o outro incêndio, em Subportela, desviando os meios da outra margem para aqui", dizia ao DN o autarca de Viana.

 

Milagrosamente, além de algumas casas chamuscadas, os bombeiros e a população conseguiram salvá-las. O mesmo não aconteceu com um armazém de compostos eléctricos da empresa Electro-Minho, que ardeu. "O problema é que tinha no interior transformadores carregados de óleo. Se o fogo chegasse a essa zona seria gravíssimo", explicou ao DN fonte dos bombeiros.

 

Já passavam alguns minutos das 16.00 quando o primeiro helicóptero chegava ao local. Duas horas depois de entrarem em acção os vários meios aéreos, desde aviões pesados e helicópteros, e com um total de 150 homens no terreno, o fogo começava a ce- der. Para trás ficava o rasto de destruição que atingia já as freguesias de Perre, Outeiro, Santa Marta de Portuzelo, Cardielos e Nogueira" in DN

 

!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A vida é um ciclo de mudanças, algumas inesperadas e verdadeiramente surpreendentes que, sem que queiramos, mudam completamente a nossa vida, o fogo é apenas um exemplo. O fogo nada deixa á sua passagem dirão alguns, mas não é verdade, uma nova vida renasce das cinzas, verde bela e perfeita. Por isso "nada se perde, tudo se transforma" porque a vida continua.

È necessário acreditar, se voltarmos a fazer conseguimos fazer melhor, por isso mãos á obra que o futuro nos trará melhores dias.

 

O meu lago está cheio de vida nova, depois da garça cinzenta lhe ter feito um desbaste na população aquatica, heis que os peixes nasceram, são ás denzenas e de todas as cores, os ultimos ainda com pouco mais de 1 cm já procuram alimento.

Por isto, por estas davidas de vida que a Natureza nos dá vale a pena recomeçar de novo!

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

depois de 2 semanas de ferias, voltei e ja fiquei triste pelo que aconteceu com o amigo kohako.... amigo se houver alguma coisa que possa fazer é so avisar, se eu puder faço.

 

é triste mas é verdade é mesmo assim o nosso planeta.... em alguns locais é fogo noutros é agua a mais.... ;)

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sim Inacio silva tudo se transforma

Mas o que era um belo pinhal vai-se transformar numa infestaçao de eucaliptos, às primeiras chuvas os eucalitpos rebentam por todo lado

ainda com mais força!

Na proxima primavera ja ninguem consegue ver que por aqui passou um incendio! tudo o que e infestante resiste muito bem aos incendios

 

OS FOGOS FLORESTAIS SAO ADUBO PARA OS EUCALIPTOS! pra alem de nao morrerem ainda rebentam com mais força! onde havia um rebentam centenas!

 

Os pinheiros morrem todos e nasce uma praga de eucaliptos australias acacias Giestas, fetos e mato ao fim de um ano nao consegues dar um passo na floresta tal a dencidade de arvores.

 

Ai a floresta torna-se outra vez um rastilho de polvora bem mais perigoso do que quando ardeu a primeira vez!

Ninguem vai arriscar o seu dinheiro a plantar pinheiros pois e um investinemto de alto risco! ninguem garante que nos proximos 15 anos nao volta a haver um incendio!

E ninguem vai limpar pois nao e rentavel

 

ja ouço aqui da minha casa as motosserras a trabalhar vai ficar um descampado! so ficam os eucaliptos e as acacias com terreno livre para alastrarem

O equilibrio foi Quebrado sem intervençao humana os pinheiros nunca mais voltam!

NO meu terreno eu posso plantar pinheiros novos mas vou ter que andar a limpar tudo constantemente ate eles serem grandes daqui a uns 50 anos!

 

o pinheiro quando ja e grande impede o crescimento das infestantes devolta dele agora que eles desapareceram nada as vai impedir

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sim Inacio silva tudo se transforma

Mas o que era um belo pinhal vai-se transformar numa infestaçao de eucaliptos, às primeiras chuvas os eucalitpos rebentam por todo lado

ainda com mais força!

Na proxima primavera ja ninguem consegue ver que por aqui passou um incendio! tudo o que e infestante resiste muito bem aos incendios

 

OS FOGOS FLORESTAIS SAO ADUBO PARA OS EUCALIPTOS! pra alem de nao morrerem ainda rebentam com mais força! onde havia um rebentam centenas!

 

Os pinheiros morrem todos e nasce uma praga de eucaliptos australias acacias Giestas, fetos e mato ao fim de um ano nao consegues dar um passo na floresta tal a dencidade de arvores.

 

Ai a floresta torna-se outra vez um rastilho de polvora bem mais perigoso do que quando ardeu a primeira vez!

Ninguem vai arriscar o seu dinheiro a plantar pinheiros pois e um investinemto de alto risco! ninguem garante que nos proximos 15 anos nao volta a haver um incendio!

E ninguem vai limpar pois nao e rentavel

 

ja ouço aqui da minha casa as motosserras a trabalhar vai ficar um descampado! so ficam os eucaliptos e as acacias com terreno livre para alastrarem

O equilibrio foi Quebrado sem intervençao humana os pinheiros nunca mais voltam!

NO meu terreno eu posso plantar pinheiros novos mas vou ter que andar a limpar tudo constantemente ate eles serem grandes daqui a uns 50 anos!

 

o pinheiro quando ja e grande impede o crescimento das infestantes devolta dele agora que eles desapareceram nada as vai impedir

 

Tens razão.

Mas temos de ser mais fortes, sei do que falas pois já passei pelo mesmo, o fogo levou uma parte dos pinheiros há uns anos e o ministério da agricultura levou o resto com a lei do "nematode" arvores sãs que foram cortadas pela raiz para as "impedir de morrer" de uma doença que não tinham, foi a estupidez ministrial em grande forma, doeu mais que se tivesse sido o fogo a leva-los, foi como se a minha mata e todas as circundantes tivessem sido queimadas por decreto.

Felizmente os eucaliptos continuam verdes, caso contrario éra tudo castanho.

O mais triste é que se quisermos replantar os pinheiros o ministério não deixa, excepto se forem mansos. È por isto que este país não vai a lado nenhum tamanha é a imcompetencia de quem nos governa.

Eu para contrariar, comecei a plantar "Acer Japonico", medronheiro, mimosa, carvalhos e como não podia por pinheiros ainda mais eucaliptos.

Por isso não desanimes e recomeça como se fosse hoje a primeira vez, um dia irás saborear o gosto da tua teimosia.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais