Um Aquário dos Açores


Diogo Amaral

Recommended Posts

Boas,

 

Parece-me bem!

 

Essa moonlight não terá um "pouco" de watts a mais? É que a moonlight é só para dar aquele cheirinho não é para iluminar! Eu sigo a filosofia que os peixes à noite é para dormir e assim parece algo complicado!

 

cumpz

 

Boas,

 

De facto na imagem parece claro mas no aquário tá muito mais escuro...como sei pouco da maquina que tenho (Nikon D40) ficou a imagem assim mas garanto- te que no aquário fica escuro...

 

Abraço

 

Explica-me uma coisa :discuss_gathering: Desfizeste a anubia ?!

 

Boas,

 

André, cheira-me que fiz asneira não? :music_singguitar:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Então dizes que consigo enraizar Parvula? Vou tentar então... Já agora quais pastilhas remomendas? E com as pastilhas que fertilização liquida pôr?

 

Sim acho que nas Valisnérias não tou a ter sorte mas quero ver se resolvo isso, aceitam-se sugestões lol

 

Cumprimentos

provavelmente sim, consegues. Eu não recomendo pastilhas nenhumas, não ando a ganhar à comissão, acho que qualquer uma de aquario dá, eu uso Sera Florette, porque usei Fertilização Liquida da Sera e gostei dos resultados, eram melhores que a marca Tropical, se calhar pelas quantidades que depositava. Uma boa TPA também é uma boa fertilização... mas acho que qualquer uma dá... é que ferro é sempre ferro neste universo, nao varia consoante a marca...

 

Porque não vais ter sorte com as valisnerias? estão a morrer?! Essas valisnerias dão em areia. a questão é que não se desenvolvem tao bem como a V. spiralis e não tem o mesmo verde... a valisneria gigantea tem também o seu interesse... nao é só porque há uma mais facil e mais bonita que as outras nao interessam... dá para conjugares ambas. Em aquarios despidos e areia branca a gigantea dá um ar marinho, parece um sargaço agarrado no fundo do mar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente sim, consegues. Eu não recomendo pastilhas nenhumas, não ando a ganhar à comissão, acho que qualquer uma de aquario dá, eu uso Sera Florette, porque usei Fertilização Liquida da Sera e gostei dos resultados, eram melhores que a marca Tropical, se calhar pelas quantidades que depositava. Uma boa TPA também é uma boa fertilização... mas acho que qualquer uma dá... é que ferro é sempre ferro neste universo, nao varia consoante a marca...

 

Porque não vais ter sorte com as valisnerias? estão a morrer?! Essas valisnerias dão em areia. a questão é que não se desenvolvem tao bem como a V. spiralis e não tem o mesmo verde... a valisneria gigantea tem também o seu interesse... nao é só porque há uma mais facil e mais bonita que as outras nao interessam... dá para conjugares ambas. Em aquarios despidos e areia branca a gigantea dá um ar marinho, parece um sargaço agarrado no fundo do mar.

 

Eu pedi para que me recomendassem umas pastilhas e fertilizantes porque agora é que estou a entrar no mundo das plantas por isso pedi ajuda...

 

Sim as minhas Valisnérias tão a morrer, pus um pouco de Tetra PlantMin porque tinha lá uma resto no frasco...vou encomendar os fertilizantes mas devem chegar lá pó fim do mês, ou seja quando acabar o ciclo...

 

Eh como posso ver ser as minhas pedras são calcárias? é porque acho o meu pH um pouco alto...

 

Abraço

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que não deverias ter cortado a base da raiz das valisnerias... como mostras na imagem. tirar folhas mortas podar, acho bem, agora mexer na raiz como se fosse um bonzai... a raiz é o que garante a independencia da valisneria, é claro que há plantas que se pode fazer isso, acho que esta não é uma delas...

 

deixa estar as valisnerias mesmo que te pareçam estar a morrer, isso é uma planta de guerra. corta só as pontas das folhas que secou, como se cortam cabelos, é assim que fazes a poda às valisnerias. mete uma pastilha de fertilizante para aquario (a marca é aquela que gostares mais) e enterra junto à raiz da val, e aguarda.

 

uma boa maneira de arranjares nutrientes para as plantas é uma boa TPA, as plantas curtem TPAs mais que os peixes, adoram água fresca... noto isso nelas quando falo TPA, se falto começam logo as h.guanensis a definhar as folhas velhas, se faço TPA, a planta até voa com novas folhas. Há fertilizantes liquidos que basta por semana, outros poem todos os dias, como se fossem peixes... tens que cuidar delas como peixes.

 

Em relação à pedra não sei que pedra é essa. Seria provavelmente calcaria se fosses de Lisboa ou do Algarve, sendo dos Açores não sei como funciona, mas se arranjaste as pedras dai... devem ter as características dai... aliasnão devem faltar pedras interessantes. O truque que o pessoal usa é colocar um bocado de vinagre e ver se ferve. Se ferver é calcaria.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que não deverias ter cortado a base da raiz das valisnerias... como mostras na imagem. tirar folhas mortas podar, acho bem, agora mexer na raiz como se fosse um bonzai... a raiz é o que garante a independencia da valisneria, é claro que há plantas que se pode fazer isso, acho que esta não é uma delas...

 

deixa estar as valisnerias mesmo que te pareçam estar a morrer, isso é uma planta de guerra. corta só as pontas das folhas que secou, como se cortam cabelos, é assim que fazes a poda às valisnerias. mete uma pastilha de fertilizante para aquario (a marca é aquela que gostares mais) e enterra junto à raiz da val, e aguarda.

 

uma boa maneira de arranjares nutrientes para as plantas é uma boa TPA, as plantas curtem TPAs mais que os peixes, adoram água fresca... noto isso nelas quando falo TPA, se falto começam logo as h.guanensis a definhar as folhas velhas, se faço TPA, a planta até voa com novas folhas. Há fertilizantes liquidos que basta por semana, outros poem todos os dias, como se fossem peixes... tens que cuidar delas como peixes.

 

Em relação à pedra não sei que pedra é essa. Seria provavelmente calcaria se fosses de Lisboa ou do Algarve, sendo dos Açores não sei como funciona, mas se arranjaste as pedras dai... devem ter as características dai... aliasnão devem faltar pedras interessantes. O truque que o pessoal usa é colocar um bocado de vinagre e ver se ferve. Se ferver é calcaria.

 

Não devia porquê? Sempre li aqui que antes de se plantar deve-se cortar um pouco as raizes para que possam ter força mas também posso tar enganado nisso...

 

As minhas Valisnérias tão mesmo a morrer...vejam por vocês próprios as fotos, e ainda falta um bom bocado para vir os fertilizantes...

 

TPA o pessoal aconselha só a fazer no fim do ciclo mas como adicionei uma cápsula de Tetra Bactozym não sei...

 

Actualizei os paramêtros... Os valores tão normais para os primeiros dias de cilco tendo em conta que adicionei a cápsula?

 

Em relação as pedrasw, amanhã faço esse teste e já digo se são calcárias...

 

Quo muito obrigado e ah em relação aos fertilizantes tou dividido entre Sera e Seachem, quem uttiliza um ou outro, pronuncie-se aqui para falar da experiência e dar-me umas dicas... já sei que tenho que comprar fertilizante liquido e pastilhas...

 

DSC_0861.jpg

 

DSC_0858.jpg

 

DSC_0857.jpg

 

DSC_0856.jpg

 

DSC_0855.jpg

 

Alguém sabe me explicar porque acontece isso? é porque nem sei isso o que é...

 

DSC_0860.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não devia porquê? Sempre li aqui que antes de se plantar deve-se cortar um pouco as raizes para que possam ter força mas também posso tar enganado nisso...

 

As minhas Valisnérias tão mesmo a morrer...vejam por vocês próprios as fotos, e ainda falta um bom bocado para vir os fertilizantes...

 

TPA o pessoal aconselha só a fazer no fim do ciclo mas como adicionei uma cápsula de Tetra Bactozym não sei...

 

Actualizei os paramêtros... Os valores tão normais para os primeiros dias de cilco tendo em conta que adicionei a cápsula?

 

Em relação as pedrasw, amanhã faço esse teste e já digo se são calcárias...

 

Quo muito obrigado e ah em relação aos fertilizantes tou dividido entre Sera e Seachem, quem uttiliza um ou outro, pronuncie-se aqui para falar da experiência e dar-me umas dicas... já sei que tenho que comprar fertilizante liquido e pastilhas...

 

DSC_0861.jpg

 

DSC_0858.jpg

 

DSC_0857.jpg

 

DSC_0856.jpg

 

DSC_0855.jpg

 

Alguém sabe me explicar porque acontece isso? é porque nem sei isso o que é...

 

DSC_0860.jpg

 

Abraço

 

Pouca circulaçao de água á superficie...

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Daniel

 

Amanhã já arranjo isso puxando o fluxo da plauta ais para cima certo?

 

Obrigado,

 

Cumprimentos,

 

Dogo Amaral

 

Viva Diogo.

 

Esse filme gorduroso que tens não se deve unicamente à má agitação da superficie. Com essa expessura e cor, advém também do tronco e do muco branco que ele liverta durante os dois primeiros meses do aquário. Não te preocupes pois é inofensivo para os peixes e consegues apanhar com uma rede fina.

 

As tuas Valisnérias podem não estar a morrer, mas sim a adaptar-se ao novo aquário. Tal como acontece com as Cryptocorynes, largam folhas e criam novas, quando a fonte luminosa é alterada. Mantêm a calma e não faças nenhuma fertilização por enquanto, pois sabes bem quem se vai aproveitar de qualquer nutriente que o teu aquário não utilize.

Se o membro Quo, diz que as valisnérias são plantas de guerra, aguentam sem fertilização liquida.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não devia porquê? Sempre li aqui que antes de se plantar deve-se cortar um pouco as raizes para que possam ter força mas também posso tar enganado nisso...

 

As minhas Valisnérias tão mesmo a morrer...vejam por vocês próprios as fotos, e ainda falta um bom bocado para vir os fertilizantes...

 

TPA o pessoal aconselha só a fazer no fim do ciclo mas como adicionei uma cápsula de Tetra Bactozym não sei...

 

Actualizei os paramêtros... Os valores tão normais para os primeiros dias de cilco tendo em conta que adicionei a cápsula?

Pelas fotos não me parece que estejam a morrer, é o aspecto das valisnerias gigantea. é como te disse, arranja Valisneria Spiralis para um aspecto mais apelativo.

 

Quanto às TPAs, não lembrei a questão do ciclo, e pelo aspecto que mostras na imagem, as plantas estão normais, mas podes sempre usar um fertilizante enterrado junto à raiz para a planta ficar mais atraente. Mas mesmo se não meteres, não me parece que morram.

 

Não está a morrer...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Diogo.

 

Esse filme gorduroso que tens não se deve unicamente à má agitação da superficie. Com essa expessura e cor, advém também do tronco e do muco branco que ele liverta durante os dois primeiros meses do aquário. Não te preocupes pois é inofensivo para os peixes e consegues apanhar com uma rede fina.

 

As tuas Valisnérias podem não estar a morrer, mas sim a adaptar-se ao novo aquário. Tal como acontece com as Cryptocorynes, largam folhas e criam novas, quando a fonte luminosa é alterada. Mantêm a calma e não faças nenhuma fertilização por enquanto, pois sabes bem quem se vai aproveitar de qualquer nutriente que o teu aquário não utilize.

Se o membro Quo, diz que as valisnérias são plantas de guerra, aguentam sem fertilização liquida.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

Boas amigo José,

 

Já alterei o fluxo da flauta para melhor circulação da superficie, e sim tens razão, o muco branco do tronco porque o mesmo ainda tá libertando a dita substância, eu sei que é normal porque antes de o comprar, informei-me sobre isso...

 

As Valisnérias parecem tar a morrer (a meu ver) mas quem sou eu pa falar? lol Sou muito inexperiente em relação a plantas por isso prefiro seguir-me e aprender por vocês porque têm razão...

 

Em relação a fazer a fertilização, vou esperar uns tempos porque já li por aqui o que disseste, não se deve fazer fertilizações neste momento do ciclo porque senão :D lá tenho problemas com as algas...

 

Muito obrigado pelas dicas,

 

Cumprimentos,

 

Diogo Amaral

 

Pelas fotos não me parece que estejam a morrer, é o aspecto das valisnerias gigantea. é como te disse, arranja Valisneria Spiralis para um aspecto mais apelativo.

 

Quanto às TPAs, não lembrei a questão do ciclo, e pelo aspecto que mostras na imagem, as plantas estão normais, mas podes sempre usar um fertilizante enterrado junto à raiz para a planta ficar mais atraente. Mas mesmo se não meteres, não me parece que morram.

 

Não está a morrer...

Sim, vou fazer é isso mesmo, enterrar as pastilhas e fazer fertilização liquida...mas não é ainda porque ainda tou fazendo o ciclo...

 

E eu já arranjei Valisnérias nanas :)

 

Cumrpimentos,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Agora com o aquário a ciclar, vou começar a fazer contas aos peixes...

 

Quero (se for possivel) pôr:

- 5 Corydoras

- 2 Limpa vidros (agradeço nomes e opiniões sobre estes peixes pois não sei qual escolher)

- Um cardumes de bêbados (prai 7)

- 2 Escalares

- 3 Discus

- E eventualmente alguns camarões, mas essa parte não sei porque já li aqui que são um petisco para os outros :eusathink:

 

Digam de vossa justiça se cometo algum erro ao meter estes peixes

 

Também agradeço ajuda na interpertação dos paramêtros, não sei se tá tudo nos conformes...

 

Cumprimentos,

 

Diogo Amaral

Editado por D10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos,

 

Surgiram-me umas duvídas agora à pouco...

 

No primeiro dia de montagem adicionei respectivamente, no filtro e no aquário, uma cápsula de Tetra Bactozym. e como é para meter no 1º e no 7º dia, mais logo ponho outra vez...

 

Sera que já posso pôr os peimeiros peixes mais resistentes? corydoras...

 

Será que os meus paramêtros ainda não sofreram alterações a nível de amónia, nitritos e nitratos por ainda ser um pouco cedo ou porque meti Tetra Bactozym?

 

Amanhã faz uma semana que iniciei o aquário...

 

001.jpg

 

Cumprimentos,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... tu estás a fazer o ciclo da forma classica, quando colocaste acelerador de ciclo, ou seja, estás a desperdiçar o produto, tu podes já meter peixes. Mas ao meter deves meter o produto para adaptar o aquario aos peixes. esses produtos são seguros e bons, sao mesmo garantia de qualidade da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... tu estás a fazer o ciclo da forma classica, quando colocaste acelerador de ciclo, ou seja, estás a desperdiçar o produto, tu podes já meter peixes. Mas ao meter deves meter o produto para adaptar o aquario aos peixes. esses produtos são seguros e bons, sao mesmo garantia de qualidade da água.

 

Boas Quo,

 

Obrigado pela resposta, neste momento tenho 3 camarões e uma Corydora Albina, tirei o Guppy...

 

Já actualizei os parâmetros e fiz uma TPA hoje...

 

Agora vou pondo os peixes devagar fazendo muito bem a adaptação...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me bem!

 

Essa moonlight não terá um "pouco" de watts a mais? É que a moonlight é só para dar aquele cheirinho não é para iluminar! Eu sigo a filosofia que os peixes à noite é para dormir e assim parece algo complicado!

 

cumpz

 

Boas Paulo,

 

Fiquei a pensei na tua dica/critica...fui ver o trtansformador da moonlight e de facto tenho várias opções para watts

 

3 - 4.5 - 6 - 7.5 - 9 - 12

 

Quantos watts devo pôr?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Apareceram-me (pelos meus testes) os primeiros vestigios de NO3- : 12.5 mg/l

 

É prejudicial? Eu já fiz uma TPA...

 

Cumprimentos

 

Viva Diogo.

Ora cá vai a minha primeira contribuição ao teu aquario.

Ha muito que nao escrevia na secção de agua doce. Desde que me iniciei no maravilhoso mundo dos salgados, esqueci um pouco de vir aqui.

Entao é assim amigo.

O aquario esta porreiro, com um layout simples e bonito.Sou da opinião que deverias adicionar mais algumas plantas.

deverias esperimentar as que crescem em forma de tapete.

Quanto á quimica da água, ela vai sofrer alterações com o passar do tempo e á medida que vais intruduzindo os vivos.

Se estas com a ideia de manteres discus, esse PH deve baixar para 6.8, ou rondar esse valor.

A amónia, nitritos e nitratos devem estar a ZERO.

Atenção que esse areão pode estar a fazer subir-te o PH.

Eu tive um problema desses a principio e era o areão que me fazia subir o PH...tás a ver o resultado e a trabalheira que tive depois.

Essas pedras que tens aí, tambem não sei que espécie são, mas tens cá nos açores pedras inertes, basalto, que podes colocar no aquario.

Podes manter, á vontade, 3 discus, nessa litragem. Agora eu não colocava os escalares.

Os escalares são muito dados à doença do "veludo" e a parasitas internos, o que pode contagiar os discus.

Não coloques peixes muito rápidos, pois os discus não gostam muito de" velocistas" juntamente com eles.

Podes colocar á vontade 2 ou 3 limpa fundos e limpa vidros, um cardume de neons, e pouco mais.

Eu quando criava discus, tinha no meu aquario panoramico de 400 litros, 6 discus adultos e um cardume de 60 ou 70 neons....ficava lindissimo.

Quanto aos fertilizantes para as plantas, podes usar fertilizante liquido e encontras aqui nas lojas.

Aposta nas TPA'S com frequencia quando tiveres os discus, eles irão agradecer-te.

Não esqueças que a água das TPA's deve ter os mesmos parametros da do aquario (PH e temperatura).

Não vi aí nenhuma bomba de ar, não sei se tens ou não, mas deverias colocar uma bomba de ar, com uma ou duas pedras difusoras a bombar oxigenio para essa agua..

Se queres que essas plantas cresçam e estejam sempre vistosas, deves introduzir CO2, existe em pastilhas, que tambem encontras cá nas lojas, ou então podes tu mesmo fabricar o teu proprio sistema de CO2.

Existem muitos DIY de onde podes tirar várias ideias em como faze-lo.

Para os discus, deverias tambem pensar nas folhas de amendoeira da india, além de te baixarem o PH para os níveis desejados, estas folhas possuem propriedades anti-fungicas, entre outras.

Por ultimo, se precisares de ajuda, apita.

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo Carlos, vou tentasrfalar consigo por partes :D

Viva Diogo.

Ora cá vai a minha primeira contribuição ao teu aquario.

Ha muito que nao escrevia na secção de agua doce. Desde que me iniciei no maravilhoso mundo dos salgados, esqueci um pouco de vir aqui.

Entao é assim amigo.

O aquario esta porreiro, com um layout simples e bonito.Sou da opinião que deverias adicionar mais algumas plantas.

deverias esperimentar as que crescem em forma de tapete.

Tou a tratar disso porque quero mais umas plantas também, pensei em mais Valisnérias e talvez Parvula...

Quanto á quimica da água, ela vai sofrer alterações com o passar do tempo e á medida que vais intruduzindo os vivos.

Também tou a tentar fazer isso, já inseri uma corydora e 4 camarões para ir maturando melhor o aquário...

Se estas com a ideia de manteres discus, esse PH deve baixar para 6.8, ou rondar esse valor.

Como faço isso? eu tenho Muthapi pH-, introduzi hoje, amanhã faço os testes para ver o resultado...

A amónia, nitritos e nitratos devem estar a ZERO.

Atenção que esse areão pode estar a fazer subir-te o PH.

Eu tive um problema desses a principio e era o areão que me fazia subir o PH...tás a ver o resultado e a trabalheira que tive depois.

Essas pedras que tens aí, tambem não sei que espécie são, mas tens cá nos açores pedras inertes, basalto, que podes colocar no aquario.

Podes manter, á vontade, 3 discus, nessa litragem. Agora eu não colocava os escalares.

Nem mesmo só 2 ou mesmo 1?

Os escalares são muito dados à doença do "veludo" e a parasitas internos, o que pode contagiar os discus.

Não coloques peixes muito rápidos, pois os discus não gostam muito de" velocistas" juntamente com eles.

Podes colocar á vontade 2 ou 3 limpa fundos e limpa vidros, um cardume de neons, e pouco mais.

Eu quando criava discus, tinha no meu aquario panoramico de 400 litros, 6 discus adultos e um cardume de 60 ou 70 neons....ficava lindissimo.

Pretendo ter um aquário com tetra nariz de bebado, Discus, Escalares?, corydoras e limpa vidros

Quanto aos fertilizantes para as plantas, podes usar fertilizante liquido e encontras aqui nas lojas.

Isso já tenho encomendado tanto liquido como pastilhas

Aposta nas TPA'S com frequencia quando tiveres os discus, eles irão agradecer-te.

Tenho planeado fazer 2x por semana

Não esqueças que a água das TPA's deve ter os mesmos parametros da do aquario (PH e temperatura).

Não vi aí nenhuma bomba de ar, não sei se tens ou não, mas deverias colocar uma bomba de ar, com uma ou duas pedras difusoras a bombar oxigenio para essa agua..

Também tá encomendado a bomba de ar e tenciono pôr 2 pedras difusoras...

Se queres que essas plantas cresçam e estejam sempre vistosas, deves introduzir CO2, existe em pastilhas, que tambem encontras cá nas lojas, ou então podes tu mesmo fabricar o teu proprio sistema de CO2.

Que pastilhas recomendas?

Existem muitos DIY de onde podes tirar várias ideias em como faze-lo.

Para os discus, deverias tambem pensar nas folhas de amendoeira da india, além de te baixarem o PH para os níveis desejados, estas folhas possuem propriedades anti-fungicas, entre outras.

Por ultimo, se precisares de ajuda, apita.

Onde arranjo estas folhas?

Abraço

Carlos Trabuco

 

Abraço,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nem mesmo só 2 ou mesmo 1

 

Na minha opinião ou metes discus ou metes escalares nunca os dois!

 

Pretendo ter um aquário com tetra nariz de bebado, Discus, Escalares?, corydoras e limpa vidros

 

Eu no meu tenho essa fauna menos escalares e os limpa vidros! Não metas limpa vidros pois podem se agarrar aos discus para lhes comer o muco e pelo que dizem os limpa vidros depois de experimentarem o muco dos discus não querem outra coisa :D

 

Também tá encomendado a bomba de ar e tenciono pôr 2 pedras difusoras

 

Não percebo o porquê de meteres bomba de ar no aqua! Dá um aspecto artificial ao aqua e é completamente desnecessário! O meu aqua também é fechado assim do género do teu e meti a flauta do filtro à superfície para criar oxigenação à superfície e até hoje nunca tive problemas nunca vi um peixe à superfície!

 

Que pastilhas recomendas?

 

Não estou a perceber??? Vais meter oxigénio ou co2 na água? É que um corta o efeito do outro e vais ter umas variações no ph brutais com essa mistura o que não é nada bom! Faz a receita diy que anda aí de co2, metes um difusor de vidro e prontos está feito! Não vás fiado em pastilhas! Se quiseres mando-te mp com a receita!

 

Boa sorte!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que por limpa-vidros deve estar a referir-se a uma classe de peixes comedores de algas. Nesse caso, a melhor solução são ancistrus. Se bem que também pode por otos, mas os otos não são tão resistentes, nem tão curiosos e trabalhadores.

 

Quanto a comprar ancistrus, normalmente são cf. cirrhosus, em pequenos são bastante baratos, ao preço normal de outros peixes, mas os machos adultos já são mais caros, pois, é o macho que tem os corninhos caracteristicos, e a probabilidade de sair macho numa ninhada é menor que sair femea. Se for da selecção gold da republica checa, é um peixe bastante bonito, irreal, e mais caro, mas é apenas uma selecção. Há para ai outros deste genero bastante bons... como o L-200

 

outras variedades interessantes de Hypancistrus: http://www.planetcatfish.com/catelog/genus.php?genus_id=7

 

os plecos no mercado são mais baratos e há alguns bastante espetaculares, mas têm o problema de crescerem demais!

 

nestes peixes deves ir pelas familias de Hypancistrus, Ancistrus e Panaque.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Boas amigo Paulo

Na minha opinião ou metes discus ou metes escalares nunca os dois!

Sim, tens razão, aliás todos têm lol eu é que ainda percebo pouco disso lol, eu só vou manter Discus porque fascinam-me muito

Eu no meu tenho essa fauna menos escalares e os limpa vidros! Não metas limpa vidros pois podem se agarrar aos discus para lhes comer o muco e pelo que dizem os limpa vidros depois de experimentarem o muco dos discus não querem outra coisa :discuss_gathering:

Por essa é que não esperava, tenho que escolher bem a espécie que de limpa vidros que vou meter...

Não percebo o porquê de meteres bomba de ar no aqua! Dá um aspecto artificial ao aqua e é completamente desnecessário! O meu aqua também é fechado assim do género do teu e meti a flauta do filtro à superfície para criar oxigenação à superfície e até hoje nunca tive problemas nunca vi um peixe à superfície!

A minha ideia é ter uma a trabalhar de noite quando tiver as luzes desligadas por causa do consumo de oxigénio das plantas e a outra para o caso de ser preciso em alguma urgência, e também gosto de ver esteticamente...

Não estou a perceber??? Vais meter oxigénio ou co2 na água? É que um corta o efeito do outro e vais ter umas variações no ph brutais com essa mistura o que não é nada bom! Faz a receita diy que anda aí de co2, metes um difusor de vidro e prontos está feito! Não vás fiado em pastilhas! Se quiseres mando-te mp com a receita!

Como ainda não percebo nada de CO2, acho que vou ficar só pelo oxigénio...

Boa sorte!

 

cumpz

Muito obrigado amigo,

 

Cumprimentos,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que por limpa-vidros deve estar a referir-se a uma classe de peixes comedores de algas. Nesse caso, a melhor solução são ancistrus. Se bem que também pode por otos, mas os otos não são tão resistentes, nem tão curiosos e trabalhadores.

 

Quanto a comprar ancistrus, normalmente são cf. cirrhosus, em pequenos são bastante baratos, ao preço normal de outros peixes, mas os machos adultos já são mais caros, pois, é o macho que tem os corninhos caracteristicos, e a probabilidade de sair macho numa ninhada é menor que sair femea. Se for da selecção gold da republica checa, é um peixe bastante bonito, irreal, e mais caro, mas é apenas uma selecção. Há para ai outros deste genero bastante bons... como o L-200

 

outras variedades interessantes de Hypancistrus: http://www.planetcatfish.com/catelog/genus.php?genus_id=7

 

os plecos no mercado são mais baratos e há alguns bastante espetaculares, mas têm o problema de crescerem demais!

 

nestes peixes deves ir pelas familias de Hypancistrus, Ancistrus e Panaque.

 

Sim Quo, refiro-me aqueles que passam o dia agarrados ao vidro e outros a limpar tudo lol mas essa do andarem agarrados aos discus desconhecia...

 

Por falar nisso, eu tenho, nos vidros do meu aquário, tipo como umas manchas brancas, alguém já teve isso e/ou sabe o que é? Se calhar é falta do limpa vidros lol

 

Agora vou pesquisar melhor a ver qual gosto e antes de comprar aconselho-me aqui primeiro...

 

Obrigado Quo,

 

Cumprimentos,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, actualizei os parâmetros do meu aquário (estão na primeira página)...Os vestígios de NO3- continuam...É normal a agua tar um pouco branca e suja no princípio não é?

 

Cumprimentos,

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.