Água demasiado quente


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho o aquário há menos de um ano, logo este é o primeiro Verão que atravessa. Acontece que tenho o termoestato desligado há mais de um mês e a temperatura da água está cada vez mais alta, chegando ontem aos 30º, 31º. Então tive que arranjar uma solução de recurso que foi acrescentar água que arrefeci no congelador e lá passou para os 27º.

É uma solução muito pouco prática então queria saber se alguem tem o mesmo problema e se conhecem outra técnica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

não deves arrefecer a agua tão depresa, isso origina um "choque termico" nos peixes.

 

essa solução que usas-te é uma solução rapida, mas o melhor é pensares no futuro.

1º arranjar um espaço mais fresco para colocar o aqua.

2º ligar as luzes só durante a noite.

3º destapar o aqua.

4º afastar as luzes o mais possivel da agua.

5º arranjar um filtro externo que não aqueça a agua

5º arranjar um ar condicionado para essa divisão

 

não é necessario aplicar todos estes metodos em simultaneo.

 

boa aquariofilia.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Ja foi dito mta coisa importante.

Uma notita apenas.

 

No Leroy Merlin tens umas ventoinhas de carro.

A base da ventoinha é uma pinça que se agarra facilmente a uma estrutura ou vidro do aqua e pode assim ajudar a arrefecer o aqua.

 

O diamentro da ventoinha deve rondar assim a olho uns 15 cm a 20 cm.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andamos todos com o mesmo problema.. ainda agora apliquei uma ventoinha de pc de 80mm que a agua também vai ao 30 :/

 

Já alterei também a luz, das 9h ás 17h(2*30W)

 

Tampas abertas...

 

e mais logo vou utilizar garrafas de água congelada... estão a congelar :P

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, registei-me no site para expor o mesmo problema...estou com o aquário a rondar os 29graus de dia com a luz acesa mas a calha está levantada e a assim não aquece tanto...Vou passar a liga-la só a noite e vou tentar arrefecer a àgua de formas menos bruscas tentando colocar um pouco de água mais fresca...o meu aquário está montado à cerca de 8 meses +/- e está a portar-se bem até agora, ainda tenho os primeiros Neons que comprei para ele :thumbup3: mas com este calor tenho medo que eles comecem a sentir-se mal... :sunbathing:

 

Cumps

 

EDIT: Também no meu lago exterior que tenho, os peixes estão a sofrer de temperaturas altas, mas não percebo bem porquê...tenho um lago com Karpas Kois e peixes denominados de peixes de "água fria". A água está a cerca de 20 graus, mas no domingo cheguei a casa e tinha um peixe fora do lago (coisa que é muito dificil). Ele deve ter saltado para fora do lago. Das duas uma: ou com o calor "passou-se", ou então saltou para apanhar algo que andasse no ar...

 

O que tenho feito é tentar colocar um pouco de água mais fria diariamente e a bomba de água, tentar que ela esteja sempre a trabalhar da melhor forma e com a força toda (pois com o lixo entope por vezes e o fluxo de água não é tão grande) e assim oxigenar mais a água e consequentemente ela não aquecer tanto...

 

Que mais posso fazer quer no aquário quer no lago?

Editado por stlkr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deste lado passa-se o mesmo tenho o aqua com o termostato desligado a 1 mes e a água já ronda os 31ºC. Tenho de fazer trocar parciais da agua em pequenas quantidades fria para nao causar o choque aos peixes. Isto é um problema geral, alguem com soluções mais eficazes do que abrir a tampa ou comprar uma ventoinha? :sunbathing:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho sorte estou a ver que sim...

termostato desligado a 48 horas, e a agua mantem-se a 26 graus, com 2 lampadas t8, a cerca de 1 cm do topo da agua...

aquario praticamente todo destapado...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A unica solução possivel e que na maioria não tem em atenção (excepto alguns posts que já vi e disseram) é a temperatura em que está a divisão onde se encontra o aquário, se nessa divisão a temperatura ambiente tambem rondar os 30º ou mais graus, a água logicamente vai estar a essa temperatura. Eu tenho o meu aquário na minha sala de estar, é um aquario de 450L sem tampa e com sump e sem termostato ligado chega aos 30º nestes ultimos dias, porque a sala aquece bastante e a temperatura da agua mantem-se a rondar a temperatura ambiente. No meu caso não me faz diferença, já que possuo discos e outros peixes que gostam dessas temperaturas da água, mas caso não o fosse, a primeira solução seria arrefecer a divisão onde está o aquário. A minha calha tambem emite muito calor, mas a maioria do calor é dissipado para cima o que vai aumentar ainda mais a temperatura ambiente daquela divisão e consequentemente do aquário. Mesmo com bomba de circulação adicional á superficie que deve ajudar nalguma coisa em relação á temperatura, neste ultimos dias tenho perdido uma média de 4 a 5L de água por dia na evaporação que considero normal pensando nas temperaturas a que chega a divisão e o facto do aquário ser sem tampa. A solução para o meu problema passa em primeira mão em arrefecer a sala, arrefecendo a temperatura ambiente, a temperatura da água acompanha esse arrefecimento.

Caso queiram ter ideias de refrigerar a água com metodos como ventoinhas ou outros sistemas de arrefecimento, o pessoal dos aquários salgados tem muito esse problema na altura de verão e que pelos vistos é muito mais prejudicial nos aquários de agua salgada, vejam algumas das soluções deles, vi algures por aqui no forum quem tivesse utilizado antigas bombas de frigorificos para refrigerar a água, tal é o aumento da temperatura nos aquários de água salgada!

Cumprimentos,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A unica solução possivel e que na maioria não tem em atenção (excepto alguns posts que já vi e disseram) é a temperatura em que está a divisão onde se encontra o aquário, se nessa divisão a temperatura ambiente tambem rondar os 30º ou mais graus, a água logicamente vai estar a essa temperatura. Eu tenho o meu aquário na minha sala de estar, é um aquario de 450L sem tampa e com sump e sem termostato ligado chega aos 30º nestes ultimos dias, porque a sala aquece bastante e a temperatura da agua mantem-se a rondar a temperatura ambiente. No meu caso não me faz diferença, já que possuo discos e outros peixes que gostam dessas temperaturas da água, mas caso não o fosse, a primeira solução seria arrefecer a divisão onde está o aquário. A minha calha tambem emite muito calor, mas a maioria do calor é dissipado para cima o que vai aumentar ainda mais a temperatura ambiente daquela divisão e consequentemente do aquário. Mesmo com bomba de circulação adicional á superficie que deve ajudar nalguma coisa em relação á temperatura, neste ultimos dias tenho perdido uma média de 4 a 5L de água por dia na evaporação que considero normal pensando nas temperaturas a que chega a divisão e o facto do aquário ser sem tampa. A solução para o meu problema passa em primeira mão em arrefecer a sala, arrefecendo a temperatura ambiente, a temperatura da água acompanha esse arrefecimento.

Caso queiram ter ideias de refrigerar a água com metodos como ventoinhas ou outros sistemas de arrefecimento, o pessoal dos aquários salgados tem muito esse problema na altura de verão e que pelos vistos é muito mais prejudicial nos aquários de agua salgada, vejam algumas das soluções deles, vi algures por aqui no forum quem tivesse utilizado antigas bombas de frigorificos para refrigerar a água, tal é o aumento da temperatura nos aquários de água salgada!

Cumprimentos,

Ricardo

 

sim isso é verdade...o meu aquário está na cozinha tem cerca de 84L e compramo-lo pois encaixava bem no movel e ficou muito bem. A cozinha não é das zonas mais quentes da casa, mas durante o dia ronda os 30 graus cá quando chega o calor mesmo...Por isso é perfeitamente normal...

 

Neste momento o aquário está sem a calha e com a luz desligada. Só irei liga-la à noite...Está com 28 graus de temp...Um bocado quente mas penso que os peixes irão aguentar...

 

Em relação aos do lago, penso que eles não devam sofrer assim tanto de calor, visto que eles raramente vem ao de cima, só mesmo para comer. De resto estão sempre no fundo do lago e lá devem de ter uma temperatura bem melhor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensando bem a ideia de uma garrafa de água pequena fechada e congelada colocada junto da movimentação de áua poderá funcionar e talvez não baixe a temperatura muito bruscamente. Não sei se foi o que fez o membro ocirebla. Ainda assim se estes calores não terminarem será só uma solução temporária.

É verdade que se o aquário atinge estas temperaturas é devido à temperatura da sala que no meu caso não é facil de arrefecer. Daí tentar outras técnicas.

Alguém tem experiências de outros anos? Isto é normal ou está mesmo muito calor? É que o Verão ainda mal começou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso no ano passado estava em outra casa, mas tinha exactamente o mesmo problema, sala quente, mas tinha um aquário bem mais pequeno (60l) tambem destapado, mas acontecia-me a mesmissima coisa. A diferença para este ano é que como o aquário é maior e evapora muito mais água, a iluminação é maior e consequentemente o calor da calha tambem, a sala fica um pouco mais quente, em relação a outras divisões da casa.

A solução da garrafa congelada para dentro do aquário parece-me boa, mas como já disseram é apenas temporária. Se eu necessita-se de baixar a temperatura do aquário, para mim seria uma boa opção ainda que temporaria e como tenho uma sump onde poderia colocar algo com gelo para baixar a temperatura sem ter que meter nada directamente dentro do aquário. Só ainda não meti ar condicionado por falta de tempo$$$$ e porque só o ligaria quando estou em casa, logo tambem seria uma solução "temporaria" a meu ver, o aquário só baixaria a temperatura nas alturas que eu tivesse em casa.

Soluções, só mesmo as que já mencionaram, ventoinhas ou ar condicionado, este ultimo, melhor para todos, para o dono do aquário e para o aquário em si! :Smile-PT:

A solução mais "low cost" será sem duvida as ventoinhas.

Cumprimentos,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso no ano passado estava em outra casa, mas tinha exactamente o mesmo problema, sala quente, mas tinha um aquário bem mais pequeno (60l) tambem destapado, mas acontecia-me a mesmissima coisa. A diferença para este ano é que como o aquário é maior e evapora muito mais água, a iluminação é maior e consequentemente o calor da calha tambem, a sala fica um pouco mais quente, em relação a outras divisões da casa.

A solução da garrafa congelada para dentro do aquário parece-me boa, mas como já disseram é apenas temporária. Se eu necessita-se de baixar a temperatura do aquário, para mim seria uma boa opção ainda que temporaria e como tenho uma sump onde poderia colocar algo com gelo para baixar a temperatura sem ter que meter nada directamente dentro do aquário. Só ainda não meti ar condicionado por falta de tempo$$$$ e porque só o ligaria quando estou em casa, logo tambem seria uma solução "temporaria" a meu ver, o aquário só baixaria a temperatura nas alturas que eu tivesse em casa.

Soluções, só mesmo as que já mencionaram, ventoinhas ou ar condicionado, este ultimo, melhor para todos, para o dono do aquário e para o aquário em si! :)

A solução mais "low cost" será sem duvida as ventoinhas.

Cumprimentos,

Ricardo

 

Eu estou a colocar umas garrafas a congelar e vou colocar dentro da partição que tenho no meu aquário onde tem os filtros, termostato e bomba de água...vou colocar ao lado da bomba de água (é onde cabe) e o termostato já foi desligado...

 

Espero que ajude a baixar nem que fosse um grau... está nos 28

 

os peixes estão mesmo a curtir o verão banana rock

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...o meu aquário já reduziu a temperatura para os 27 graus...está mais aceitavel...

 

Métodos utilizados...

 

-abertura da tampa superior;

-levantar a calha para a luz não estar tão próxima da água e aquecer menos;

-Luz ligada durante a noite;

-Colocação de uma garrafa congelada perto da bomba de ar (tenho uma divisão que contem filtros,bomba de água, e termostato)

 

Ainda consigo reduzir mais a temperatura pois hoje está bastante mais fresco mas não convém baixar mais pelo menos por hoje pois os peixes podem sentir a diferença de temperatura da água de ontem para hoje...Reduzi cerca de dois graus, agora é tentar baixar lentamente até aos 25 (+/-)

 

Está tudo a voltar ao normal, mas quando o calor apertar será estes métodos que terei de seguir para ajudar os peixes

 

cumps :roflroll2:

Editado por stlkr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também consegui resultados com uma garrafa de 1,5 lt congelada. Baixou 2º para os 27º ontem á noite. O pior é que hoje já está de novo nos 29º.

Tenho um ramirezi que anda um bocado abatido, está mais magro e anda sempre escondido. Terá a ver com a temperatura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...o meu aquário já reduziu a temperatura para os 27 graus...está mais aceitavel...

 

Métodos utilizados...

 

-abertura da tampa superior;

-levantar a calha para a luz não estar tão próxima da água e aquecer menos;

-Luz ligada durante a noite;

-Colocação de uma garrafa congelada perto da bomba de ar (tenho uma divisão que contem filtros,bomba de água, e termostato)

 

Ainda consigo reduzir mais a temperatura pois hoje está bastante mais fresco mas não convém baixar mais pelo menos por hoje pois os peixes podem sentir a diferença de temperatura da água de ontem para hoje...Reduzi cerca de dois graus, agora é tentar baixar lentamente até aos 25 (+/-)

 

Está tudo a voltar ao normal, mas quando o calor apertar será estes métodos que terei de seguir para ajudar os peixes

 

cumps :roflroll2:

bom dia

 

tens um filtro interno, isso tambem aqueçe a agua. Alguns filtros externos, são garantidos pelos fabricantes, como "não aquece a agua".

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

tens um filtro interno, isso tambem aqueçe a agua. Alguns filtros externos, são garantidos pelos fabricantes, como "não aquece a agua".

sim é normal que ajude a aquecer, mas não deve ser por aí pois tem haver com a temperatura ambiente do local onde está o aquário inserido e posso dizer que ontem estava mesmo calor...Hoje está bem mais fresco e o aquário está com uma temperatura de 27 graus sem a garrafa pois já descongelou toda e está com as luzes desligadas mas está com o tampo superior tapado...

Penso que agora está bem, só queria baixar mais um bocado pois eu gosto de ver a temp sempre nos 25 graus, devido aos peixes que lá tenho que gostam mais dessa temperatura...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um ramirezi que anda um bocado abatido, está mais magro e anda sempre escondido. Terá a ver com a temperatura?

 

Boas,

Hugo, o ramirezi andar abatido não deverá ser da água quente, tenho 2 ramirezis com os meus discos a 30ºC e não tem qualquer efeito no temperamento deles. Se ele continuar assim e não vier comer tens de ver isso! Há quem diga que os ramirezis são muito sensiveis a outros parametros da água, vê se não tens a água com parametros mais altos, como amónia ou outros! Também temos de assumir há quanto tempo ele está no aquário e por natureza eles são um pouco esquivos (aconteceu com os meus a principio), agora já não é nada com eles.

Cumprimentos,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado.

Ele está no aquário há 4 meses desde o início. Há outro factor que é o escalar que tenho que está cada vez maior e tem sido mais agressivo últimamente tanto com o ramirezi como com os outros peixes. Neons já lá vão 4 de barriga para cima.

A propósito sou de Albufeira e a minha temperatura está agora nos 28º certamente por a temperatura ambiente estar um pouco mais suportável.

Será que temos alguém do Alentejo aqui no forum? Por estes dias deve ter um caldo de peixes :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, ontem também desliguei os termostatos por precaução, a minha casa é fresca, mas com este calor tudo deixa de ser fresco e os aquários rondavam os 29º. Quero deixar um alerta, Há peixes que saltam do aquário atenção às tampas abertas... coridoras, bettas que vêem ao de cima respirar e outros que às vezes vão a nadar com mais pressa ou a fugir de outro e quando dão por ela estão no chão já me aconteceu isso num aquário sem tampa. ponham rede, ou deixem só entreaberto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu não baixa tb dos 29º - 30º

 

Deixo só 1 placa de plastico daquelas que se usa na praia para manter as bebidas frescas.

Presa aos pe da calha la ficou a derreter para dentro da agua, alem disso mal chego a casa faço uma TPA diária de 10 lts de por agua fresca do frigo.

E iluminação só mesmo de madrugada.

 

Os peixes aguentam e não dão sinais de estarem mal ... ja se fosse no aqua dos camaroes só posso imaginar o que teria já acontecido.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ... o meu aquário também sofria de temps altas...ontem foi baixando até aos 25 (até à noite)...hoje estava nos 25 de manha decidi ligar a luz durante o dia...chego a casa e a água encontra-se nos 26...Sem tampas abertas, sem garrafa de água congelada na bomba de água...

 

até fiquei de boca aberta xD

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.