Escalar vs Neons


hugo_lopes

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho um escalar preto entre outros peixes no meu aquário de 60 litros e ontem decidi comprar mais 6 neons. Acontece que passado aí uma hora de os ter colocado já andava um pendurado da boca do escalar. Esse já morreu. É que disseram-me que estas espécies eram compatíveis e agora não posso tirar os olhos do aquário.

Será isto normal? Será que com o tempo o escalar se habitua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele habitua-se...

mas quem tem que sehaituar são os neons... têm de crescer... a aprender a fugir.

 

Se não tens plantas, arranja. Os neons têm de ter algo onde se possam esconder.

 

PauloA :surrender:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ola Hugo infelizmente foi uma má opção.

Tenho um comunitário de 400 lts com varios espaços para os peixes se esconderem.

 

Tenho 9 escalares e posso dizer-te que num dia meti 8 neons.

Ao outro dia tinha 0

 

Por mais esconderijos que tenhas, os neons são peixes faceis de apanhar e de noite então ficam quase que parados aproveitando assim os escalares de noite para os apanhar.

 

Apos isto fiz uma experiencia com Cardinais Jumbo .... bem gordos e grandes.

Eram 6 so na 1ª noite foram 3 .... apos isto meti uma maternidade com os restantes 3 para no dia seguinte os ir devolver .... não me perguntes mas nessa mesma noite conseguiram papar os 3 cardinais na maternidade.

Como ? Isso já n sei ....

 

Foram os escalares?

Quase de certeza dado ao tamanho deles e a outra fauna não se mostrou agressiva para eles e não são peixes agressivos.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois... isso também já aconteceu comigo. Quando tinha o comunitário, apesar de ter 260 litros e muitos sítios onde os néons se esconderem eles acabavam sempre na boca de dois escalares adultos. Uma vez comprei 15 néons... em 3 dias desapareceram todos.

 

A mesma coisa com os guppies. Á s vezes até via só a barabatana caudal de fora e o resto na boca do escalar.

 

Penso que deves reconsiderar... escalares com néons... nunca!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito o tópico pois tenho uma dúvida.

 

Se meter os néons primeiro no aqua, e mais tarde uns escalares pequenos. Será que se vão todos habituar uns aos outros e nunca haverá problemas, ou será que quando crescerem, os escalares nao vão mesmo poder resistir ao petisco?????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os meus escalares vieram pequenos, os neons idem e uns tetras que até em adultos n ficaram mto grandes ao nivel de tamanho.

Assim que o tamanho da boca dos Escalares aumentou os neons deixaram de ser hipotese.

Ja pequenos via os escalares sempre de volta deles.

 

Os unicos que n tive problemas foram os tetras que ainda mantenho, mas penso que não tive problemas porque são peixes mto rapidos para eles.

Penso ser so por isso.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Desde que coloques os neon´s com escalares ainda pequenos e eles se forem habituando com o tempo, em principio nunca existirá a relação predador e presa( que existe na natureza) . Claro que depende de alguns factores, tais como se os peixes estam saciados ou não, tamanho do aquário e mesmo o instinto dos animais.

 

1abraço,

nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Desde que coloques os neon´s com escalares ainda pequenos e eles se forem habituando com o tempo, em principio nunca existirá a relação predador e presa( que existe na natureza) . Claro que depende de alguns factores, tais como se os peixes estam saciados ou não, tamanho do aquário e mesmo o instinto dos animais.

 

1abraço,

nuno

 

Os meus escalares vieram bébés para o aquário onde já estavam guppies e neons rosa e ao crescerem fui uma matança lenta! Deram cabo dos guppies, néons rosa e depois dos néons que anteriormente referi.

 

Os factores que o nduarte referiu são mais decisivos que a coabitação desde tenra idade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus escalares vieram bébés para o aquário onde já estavam guppies e neons rosa e ao crescerem fui uma matança lenta! Deram cabo dos guppies, néons rosa e depois dos néons que anteriormente referi.

 

Os factores que o nduarte referiu são mais decisivos que a coabitação desde tenra idade...

 

 

Os escalares são predadores por natureza, se eles tiverem habituados e ti, pode ve-los a caçar eles metem numa posição lateral e investem com toda a força contra as presas, mm desde pequenos com guppies ou neons mais tardes eles matam nos, é o instinto, por isso não te aconselho a que compres peixes de cardume pequenos, agora por exemplo, os tretas imperador aultos, duvido que os escalares os comam, podem atacar mas axo pouco provavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que coloques os neon´s com escalares ainda pequenos e eles se forem habituando com o tempo, em principio nunca existirá a relação predador e presa( que existe na natureza)

 

Eu acredito que cada peixe é um peixe e pode ate haver casos em que nada aconteça.

Mas no geral é tudo uma questão de "se cabe na boca deles ou não" ... por isso o meu conselho é sempre jogar pelo seguro.

Papinha viva fica carito .....

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Eu tenho 2 escalares e 10 neons cardinais no mesmo aqua e a mim nao aconteceu nada

os neons e os escalares ate se dao bastante bem, parece que estao sempre juntos muitas das veses quando vou ver o meu aquario vejo os a nadar lado a lado como se fossem um cardume

 

Cumps Andre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho escalares á dois anos juntos com neons, cardinais e nariz de bebedo e nunca, mas nunca vi sinais de agressividade dos escalares para com os peixes de cardume que possuo. Pode ter a ver com o facto dos peixes terem crescido juntos... Mas também posso dizer que em dois anos todos cresceram e agora os neons, cardinais e nariz de bebedo estão grandes o suficiente para não caberem na boca de escalares com dois anos e alguns meses de vida... Senão fosse esse aspecto talvez agora não tivesse peixes de cardume...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Já tive Escalares com Neos, Tetras limão, Tetras negros, etc

 

Mas a Solução é mesmo colocar os Tetras e neons primeiro ou junto com Escalares pequenos para se irem habituando.

 

pois os Escalares são bastante territoriais e se já lá estão em adultos e depois colocam os Neons, vai ser uma brincadeira para eles andar atrás deles e comê-los.

 

Quando crescem em conjunto vão habituando aos seus espaços e geralmente não tinha problemas.

 

Tá Fish

Tá Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais