Nhamunda royal


Luís Pereira

Recommended Posts

Boas

 

Aqui há um mês comprei no Ruimar um discu que me chamou a atenção por nunca ter visto o seu nome nos fóruns de aquariofilia ou de discus. Estou a falar do nhamunda royal. Aconte ce que há dias, já não sei onde, vi (pelo menos pareceu-me9 um discu igual mas com o nome de royal turquoise, ou seja, turquesa royal. Será que são a mesma estirpe?

 

Aqui está a foto ( desculpem a qualidade da mesma mas foi com o telemóvel)

 

Agradecia que me tirassem esta dúvida...

 

DSC00211.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

nhamunda - É um peixe do rio nhamunda.

 

Quanto a ser ou não realmente nhamunda royal ou royl torquoise... Não te sei ajudar.

 

Para ser nhamunda royal teria de ser um discu selvagem... Acho eu...

 

Aqui podes ver alguns dos mais bonitos espécies selvagens, incluindo alguns do rio nhamunda;)

 

http://www.wildcaught-discus.com/Gallerie/...e4nge/INDEX.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

nhamunda - É um peixe do rio nhamunda.

 

Quanto a ser ou não realmente nhamunda royal ou royl torquoise... Não te sei ajudar.

 

Para ser nhamunda royal teria de ser um discu selvagem... Acho eu...

 

Aqui podes ver alguns dos mais bonitos espécies selvagens, incluindo alguns do rio nhamunda;)

 

http://www.wildcaught-discus.com/Gallerie/...e4nge/INDEX.htm

 

Obrigado pela resposta...

 

O Rui da Ruimar disse-me que eram filhos de um casal selvagem... sendo asssim deve ser mesmo nhamunda... penso eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

nhamunda - É um peixe do rio nhamunda.

 

Quanto a ser ou não realmente nhamunda royal ou royl torquoise... Não te sei ajudar.

 

Para ser nhamunda royal teria de ser um discu selvagem... Acho eu...

 

Aqui podes ver alguns dos mais bonitos espécies selvagens, incluindo alguns do rio nhamunda;)

 

http://www.wildcaught-discus.com/Gallerie/...e4nge/INDEX.htm

 

Boas,

 

Não precisa de ser selvagem, longe disso. Basta ter por exemplo os avós selvagens ou assim e pode ser nhamunda. Até pode ir na 20ª geração. Desde que não o cruzes continua a sê-lo.

Ex Membro Luís Romão.

 

feedback - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157220

 

Um Abraço, Ricardo Romão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não precisa de ser selvagem, longe disso. Basta ter por exemplo os avós selvagens ou assim e pode ser nhamunda. Até pode ir na 20ª geração. Desde que não o cruzes continua a sê-lo.

 

Pois, deves ter razão. Desde que não se cruze é sempre nhamunda...

 

Obrigado pelos esclarecimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não precisa de ser selvagem, longe disso. Basta ter por exemplo os avós selvagens ou assim e pode ser nhamunda. Até pode ir na 20ª geração. Desde que não o cruzes continua a sê-lo.

 

Boas,

 

obrigado pela esclarecimento!

Isso dos cruzamentos e gerações faz-me cá uma grande confusão!!! :priere:

 

Eu digo-te já que se tivesse um casal nhamunda royal e tivesse filhos do casal eles deixavam de ser nhamunda para passar a ser douro royal!!! ou Águas de gondomar royal!!!bowdown

 

 

Mais a sério, os royal penso ter a ver com as estrias que caracterizam estes peixes. Ver o link que deixei com os selvagens.

 

E depois quanto aos cruzamentos, os royal já são cruzamento de selvagens... entre eles. Então a geração seguinte já pode sair diferente dos pais e próximo do "avô" ou "avó", ou será que estou enganado? e assim deixar de ser royal?!?

 

Luis, desculpa estar a aproveitar-me do teu tópico e a fugir da tua questão!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pela esclarecimento!

Isso dos cruzamentos e gerações faz-me cá uma grande confusão!!! bowdown

 

Eu digo-te já que se tivesse um casal nhamunda royal e tivesse filhos do casal eles deixavam de ser nhamunda para passar a ser douro royal!!! ou Águas de gondomar royal!!!:naughty:

 

 

Mais a sério, os royal penso ter a ver com as estrias que caracterizam estes peixes. Ver o link que deixei com os selvagens.

 

E depois quanto aos cruzamentos, os royal já são cruzamento de selvagens... entre eles. Então a geração seguinte já pode sair diferente dos pais e próximo do "avô" ou "avó", ou será que estou enganado? e assim deixar de ser royal?!?

 

Luis, desculpa estar a aproveitar-me do teu tópico e a fugir da tua questão!!!

 

Tás à vontade... já tou é com uma grande dor de cabeça com isto dos cruzamentos... :priere:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Vou meter a minha colherada...

Actualmente existem tantos nomes para a mesma estirpe que até chateiam...

Os meus quando sairem vou começar a chamá-los "Quinta do Anjo Albino Cross Inter Futebol clube", isto se não me lembrar de mais nada entretanto...

Agora a sério, actualmente existem varios nomes para a mesma coisa. Vamos pegar no exemplo dos vermelho turquesa, eu já vi pelo menos 10 estirpes diferentes de vermelho turquesas, todos com o mesmo nome, mas vi outros vermelhos turquesa com nomes perfeitamente dispares, como os tiger turquoise ou os altum flora... para mim são vermelhos turquesa.

 

Nhamunda é de facto o nome de um rio, o facto de se chamar royal, é seguramente um nome que o criador lhe deu. Ou seja acredito perfeitamente que sejam F1 ou F2 de Nhamundas, ou eventualmente um cruzamento entre Nhamunda e um vermelho turquesa.

 

Relativamente ao teu, e temos que ter cuidado porque ainda é muito pequeno, tem umas estrias verticais(Junto á cabeça), o que para mim é tipico dos Tiger turquoise, se bem que não acredito que seja, porque é uma estirpe em vias de extinção, genéticamente é muito fraco por isso existem cada vez menos, os tiger que por aí vemos tem algumas parecenças mas não são de facto iguais aos tiger originais.

Ou seja, procura umas fotos de tiger turquoise e vê se não é parecido com o teu!

Por outro lado, já vi imensos vermelhos turquesa estriados com esse padrão.

 

Mas nada como deixá-lo crescer para ver como fica, alem de que a estirpe não é só definida pelo padrão e cor. Variantes como altura das barbatanas e morfologia da cara, por exemplo também podem dar aso a nomes diferentes.

 

Chama-lhe Luis, João, Odivelas, nhamunda, enfim o que quiseres, mas de facto o peixe é muito giro. :sick003:

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

 

Nhamunda é de facto o nome de um rio, o facto de se chamar royal, é seguramente um nome que o criador lhe deu. Ou seja acredito perfeitamente que sejam F1 ou F2 de Nhamundas, ou eventualmente um cruzamento entre Nhamunda e um vermelho turquesa.

Pensava que o facto de se chamarem royal ou semi-royal estava relacionado com o facto de o padrão estar no corpo todo ou apenas em parte, respectivamente. Normalmente nos selvagens tem-se a denominação do rio, a cor e, por vezes, royal/semi-royal a descrever o padrão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensava que o facto de se chamarem royal ou semi-royal estava relacionado com o facto de o padrão estar no corpo todo ou apenas em parte, respectivamente. Normalmente nos selvagens tem-se a denominação do rio, a cor e, por vezes, royal/semi-royal a descrever o padrão.

 

Boas,

 

Também comprei um par desses ao Sr. Rui.

 

Estou muito longe de ser um entendido em discus, mas pelo que tenho lido, Royal ou Royal blue, é uma designação comum nos discus com estrias azuis em todo o corpo, como estes juvenis parecem ter.

 

Nhamundá, com escreve o Pec04004, é o nome do rio ou lago de origem, dos avós ou dos tetraavós (ou por ai fora) uma vez que não são peixes selvagens, e assumindo que não houve cruzamentos com outras estirpes

 

Fazendo uma busca na net por nhamunda royal blue ficamos com uma idea do aspecto da estirpe.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[quote

 

 

Mas nada como deixá-lo crescer para ver como fica, alem de que a estirpe não é só definida pelo padrão e cor. Variantes como altura das barbatanas e morfologia da cara, por exemplo também podem dar aso a nomes diferentes.

 

 

Boas pessoal

 

Fui ao youtube buscar um video sobre esta estirpe. Ao ver o meu discu, embora de 5cm e comparando com os do video fico com a impressão de que se trata mesmo de um nhamunda royal. "Estrias vermelhas num corpo azulado."

 

Vou postar uma foto melhor do animal para comparação.

 

 

 

DSC00263.jpg

 

O que acham?

Editado por Luís Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais