Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L


Recommended Posts

Olá Fórum!

 

Venho através deste tópico não só mostrar a minha segunda montagem oficial de um aquário, mas também mostrar e talvez incentivar a haver mais pessoas interessadas em Aquários-Biótopo.

 

Há muito que idealizava a montagem de um aquário biótopo, não esperava um tão pesado mas quis conciliar o inicio da minha experiência com discus com a montagem de um biótopo Sul-Americano. Assim pus mãos à obra e tentei criar um aquário de 270 litros o mais próximo possível dos habitats Sul-Americanos, agradável e confortável para a fauna do aquário.

 

Isto é aquilo que pretendo do aquário:

semttulooyx.jpg

 

dsfef.jpg

 

Deixo as fotos que tirei durante a montagem do aquário, bem como uma pequena explicação para cada uma das minhas escolhas. Neste tópico, podem ver alguns dos locais onde arranjo inspiração e conceitos básicos.

 

Setup:

 

Aquário: 120*45*50cm (270L)

Iluminação: 4x55W 10000K

Filtragem: Eheim Classic 2217

 

Decoração: Tronco/Raíz, folhas secas, papel de fundo preto

Substracto: Areia de filtro de piscina, Tropica Plant Substrate, JBL AquaBasisplus

 

Flora: Echinodorus 'Red Diamond', Echinodorus 'Ozelot', Echinodorus Bleheri, Echinodorus Major Martii, Echinodorus Bright Flame, Nymphaea Lotus, Nymphaeaceae sp.

Fauna: Symphysodon aequifasciatus (Discu), Dicrossus Filamentosus, Corydora Sterbai, Panaque Maccus

 

Aquário:

dsc02416d.jpg

Aquário que penso ter as medidas mínimas para se poder proporcionar as necessidades básicas e confortabilidade a um cardume de discus. 120cm exactamente como medida de comprimento mínima, 45cm de profundidade para poder ter alguma margem de manobra no layout do aquário, embora considere 40cm medida mínima e 50cm de altura que sabendo ser a medida mais importante num aquário de discus, me arrependo de não ter pedido 60cm. Considero os 50cm de altura também a medida mínima de altura para os peixes em questão. Assim, o aquário tem apenas 5cm de largura e 30L a mais do que penso serem os requisitos mínimos para um aquário de Discus.

 

Colocação do Hardscape:

dsc02528q.jpg

Nos habitats Sul-Americanos é vulgar ver grandes troncos imersos com copas de árvores emersas, troncos de árvores mortas, raízes, etc. Esta raiz ramificada é assim o inicio e a base do aspecto geral do aquário biótipo.

 

Filtragem e aquecimento:

dsc02530cs.jpg

Em qualquer aquário de discus, apistogrammas ou qualquer outro ciclídeo, é fundamental uma boa filtração. Uma boa filtração em conjunto com generosos TPAs são as bases para uma água limpa e assim um ambiente saudável. Bastam TPAs, boa filtração e comida de qualidade para termos os nossos peixes o mais saudáveis possível e a reproduzir. Um aquecimento potente também é algo essencial, uma vez que além de no Inverno as temperaturas descerem e por consequência a temperatura da água do aquário, é imprescindível um aquecimento forte capaz de controlar a temperatura com um aquário com elevada litragem. Em Portugal, o aconselhado é 1W de potência de aquecimento por litro de água.

 

Colocação dos Substratos utilizados:

dsc02532e.jpg

Como já é sabido, a areia não é o melhor substrato para manter plantas em aquário. Não só porque muitas vezes compacta e asfixia as raízes, mas também porque é inerte, ou seja, não contém nutrientes essenciais para as plantas. A escolha da areia de filtro de piscina, além de ter um aspecto mais natural que por exemplo a areia de sílica, esta não tem efeito tampão, não me retém o pH a um nível constante, erro que cometi na minha montagem anterior. Assim vou poder alterar o pH do aqua para parâmetros o mais idênticos ao habitat dos peixes, pHs baixos. Ainda assim, não esquecer que mais vale um pH estável que um alterável e próximo do ideal.

 

JBL AquaBasisplus:

dsc02533ra.jpg

 

dsc02534w.jpg

 

dsc02543cq.jpg

 

dsc02541vp.jpg

 

Tropica Plant Substrate:

dsc02545eg.jpg

 

dsc02549s.jpg

 

Areia de filtro de piscina:

dsc02550a.jpg

 

dsc02556r.jpg

 

dsc02560t.jpg

 

dsc02561l.jpg

 

dsc02562v.jpg

 

dsc02568b.jpg

 

dsc02569p.jpg

 

dsc02570fq.jpg

 

Colocação da flora:

dsc02573pl.jpg

A escolha da flora depende de cada um. Geralmente no habitat natural dos peixes Sul-Americanos as plantas que predominam são as Lotus ou Nenúfares, sendo que o substrato é coberto por folhas secas. Depois, desde que as plantas sejam originárias destes habitats, cabe a cada um escolher a flora do seu aquário ao seu gosto.

 

dsc02575.jpg

 

dsc02578mi.jpg

 

dsc02579k.jpg

 

dsc02581j.jpg

 

dsc02582n.jpg

 

dsc02583e.jpg

 

dsc02586g.jpg

 

Enchimento do aquário:

dsc02591j.jpg

 

dsc02597kj.jpg

É importante usar um prato ou objecto duro que impeça a força da água de perfurar as camadas de substrato ou desenterre plantas.

 

dsc02596m.jpg

 

dsc02599b.jpg

 

dsc02598q.jpg

 

dsc02601lg.jpg

 

dsc02603d.jpg

 

dsc02604z.jpg

 

dsc02605ee.jpg

 

dsc02607k.jpg

 

E no dia a seguir:

dsc02608a.jpg

 

dsc02609u.jpg

 

A montagem já tem uma semana e já se nota um grande desenvolvimento desde a semana passada. Fica a faltar ainda a camada de folhas secas.

 

Brevemente coloco fotos mais actuais.

 

Espero que tenham gostado!

Editado por João Pedro Palma
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jpp.

 

Gosto muito do projecto! já há algum tempo que ambicionava algo deste género, mas realmente só mesmo com essas dimensões é que a coisa fica intressante, assim posso seguir o teu e satisfazer a minha curiosidade.

 

Excelente composição, mas tenho algumas questões:

 

Com toda essa área, estás a pensar colocar folhas de amendoeira; dará um ar ainda mais natural e ajuda-te como agente anti-bacteriano para os discus.

 

Ainda que tenhas feito um bom tampão com a areia de piscina (6\7 cms de altura) não me parece que as plantas que mantêns sejam capazes de consumir os nutrientes que irão passar para a coluna de água, estuda alguma que se insira no biótipo e que seja de crescimento rápido e alguma flutuante com as mesmas caracteristicas.

 

Parabéns

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou muito curioso para ver o q vai sair daí, sou entusiasta de aquas biótipo, principalmente sul americanos. De facto, espalhar folhas pelo substrato dá logo outro ar, eu apostaria nisso. Vou seguir atentamente este tópico, boa sorte com isso!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tá fixe

 

gosto do canto plantado, mas pessoalmente colocaria o tronco ligeiramente mais centralizado. Digo isto porque já montei um aqua desse tipo de layout, e passado pouco tempo torna-se um bocado cansativo ver uma zona tão ampla sem nada. o que vaio acontecer é teres os peixes quase sempre na zona plantada com refugios, e na zona vazia quase nada, só mesmo os discus quando crescerem...

 

è essa a Nymphaea que no sekai é fotografada?

 

bom projecto...

 

já sabes, se precisares de folhas secas de carvalho, apita...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gosto do canto plantado, mas pessoalmente colocaria o tronco ligeiramente mais centralizado. Digo isto porque já montei um aqua desse tipo de layout, e passado pouco tempo torna-se um bocado cansativo ver uma zona tão ampla sem nada. o que vaio acontecer é teres os peixes quase sempre na zona plantada com refugios, e na zona vazia quase nada, só mesmo os discus quando crescerem...

 

E a colocação de um outro tronco no canto oposto, tb resolveria o problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente avançaste muito bem.

 

O tronco ainda vai desenvolver mais (não não está vivo mas .... por alguma razão anda na musculação :sick003:)

 

Quero ver é isso com mais plantas e com animação da fauna...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

boas.

 

exercicio ... tenho que tentar nos meus , lollllada !!!!

 

parabens , esta muito giro esse projecto. vai actualizando as fotos. a malta curte bues ... hehehehe.

 

 

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Gostei muito do teu biotopo sul-americano , eu mesmo estou tentado a montar algo parecido do meu aqua de 400 lt com discus ..

 

Umas folhas espalhadas no substrato ficava porreiro .

 

Faz uma actualização com fotos para ver como vai a evolução do aqua ...

 

 

Parabéns e boa sorte ..

 

Cumps

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito porreiro e penso que deves manter a tua ideia e não alterar nada, já vi alguns aquários fantásticos com esse layout, portanto, continua porque existem muito poucos.

 

O teu tópico está muito bem feito, quer na explicação quer com a fotos que exemplificam como criaste o layout.

 

Os meus parabens e força nisso para colocar uns discus a carburar.

 

Só uma pergunta, vais manter a àgua amarela ou optar pela translucida? Eu tenho um aquário de 250l para discus e já mantive água amarela com as folhas de amendoeira, mas acabei por desistir porque, como, o não configurei para biotopo não apresentava uma realidade como gostaria, numa próxima alteração irá ser um biotopo amazónico a 100%.

Quais os parâmetros da tua água e como vais manter o pH estável?

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá fórum! Mais uma vez e cerca de um mês depois...

 

O aquário já está visivelmente mais maturado e composto. Desde alguma modificações, introdução de peixes e plantas e simples desenvolvimento deste habitat em miniatura, levaram o aquário montado a este aspecto:

dsc03510c.jpg

 

Respostas aos membros (em Quote para diferenciar do texto):

Olá José (Spaar), obrigado! Sim, eu tencionava colocar folhas de Amendoeira da Índia (terminalia catappa), tal como podes ver, em conciliação com as folhas secas de Quercus. Não só pelas propriedades biológicas e medicinais como pelo acréscimo da diversidade da cama de folhas. Quanto à absorção de nutrientes que passam para a coluna de água, no inicio tive de fazer mais TPAs e sifonagens devido à rapida proliferação de uma espécie de alga junto aos vidros e areão. Aspirei também parte da areia para retirar quantidades de fertilizante mais superficiais. Com os TPAs, sifonagens e introdução dos peixes, as algas foram ao sítio. As plantas que têm crescido mais têm sido a echinodorus bleheri, echinodorus major martii, Echinodorus palaefolius var. Latifolius, Eleocharis parvula e o nenúfar.

 

Obrigado também Baixinho. O tronco faz o trabalho por si mas colocado num dos cantos, dá um layout de vista triangular, partindo do canto profundo direito e partindo para o lado esquerdo e para cima. Se o calocasse no centro, mudaria por completo a minha ideia do layout, perdendo a triangulação que falei. Depois o lado esquerdo com a camada de folhas secas e a sombra da folhas das lotus e nenúfares, espero, e foi aquilo que eu supus, que não fique assim tão vazio. Assim consigo separar melhor a parte mais viva, com plantas, da outra mais seca e ampla. E por acaso, é verdade que os discus já são grandinhos, os peixes (discus e corydoras) costumam passar a maior parte do tempo ora a navegar, ora a patrulhar, respectivamente.

Se o nenúfar é da mesma espécie que o fotografado na expedição da sekai, não sei mas duvido. Obrigado pelo elogio e pela oferta :(

Obrigado Jaime. Como disse, as folhas ainda estão a ser tratadas (de molho), assim que conseguir introduzo um bom número delas para fazer a camada de folhas tão conhecida. Um tronco do lado oposto deste, embora desse um efeito natural de mais ramos entrelaçados, esconderijos e sombras, deixaria de ter 2 lados diferentes do biótopo sul americano, porque a minha ideia é a de passagem de margem a leito do rio. E mudaria também o layout do aquário como expliquei anteriormente.

 

Ahah Olá Hugo! Obrigado mais uma vez pelo comentário e elogio que deixas sempre.

Penso que já se note a diferença. Não só pela introdução de mais algumas plantas e de alguma da fauna mas tabém na maturação do tronco.

 

Obrigado Labutes! Espero que gostes das novas fotos e que não te falte o tal exercicio nos teus projectos.

 

Obrigado também Pedro! Aconselho te vivamente a montar um aqua biótopo, é um projecto muito interessante e entusiamante de se planear. Como já disse, ainda não consegui introduzir as folhas secas, assim que conseguir, coloco fotos. Até lá espero que gostes também o aspecto actual do aquário-biótopo.

 

Olá António, agradeço te o comentário encorajador e gratificante. A água já teve um tom mais amarelo, do género black waters, quando coloquei as folhas de terminalia catappa mas com o decorrer dos TPAs e sem a troca das folhas ou introdução das folhas de Quercus, esta foi perdendo a cor amarelada. Mas tenciono sim, tentar manter a água do aquário com um tom amarelado para o tornar o mais parecido com o aspecto natural dos habitats aquáticos Sul-Americanos. Quanto aos parâmetros, só te posso dizer que tinha um pH estável de 6,8 antes de colocar as folhas de Amendoeira da Índia. Depois o pH deverá manter se estável com as mudanças de água feitas duas vezes semanalmente.

Assim que tiver parâmetros mais actuais posto, espero que gostes das novas fotografias e fico à espera do teu projecto Sul-Americano!

 

Agora, as actualizações:

Ainda não consegui colocar as folhas de árvores da família Quercus, aliás, só ontem consegui arranjar folhas de Carvalho Negral... Aproveitei uns dias de férias em Seia para apanhar folhas para o aquário. Antes da introdução de alguma da fauna idealizada, coloquei folhas secas de Amendoeira da Índia para ajudar a povoar o aquário com mais formas de micro-vida e dar um ar próximo aos habitats Sul-Americanos.

 

Como disse pouco acima, fiz alguma modificações. Introduzi novas espécies de plantas, acrescentei novas espécies de peixes à fauna inicialmente postulada e deixei que a fauna fizesse certas modificações no layout, como se pode verificar no nivelamento do substrato.

 

Assim:

Flora: Echinodorus palaefolius var. latifolius, Echinodorus 'Red Diamond', Echinodorus 'Ozelot', Echinodorus Bleheri, Echinodorus Major Martii, Echinodorus Bright Flame, Nymphaea Lotus, Nymphaeaceae sp., Eleocharis parvula

Fauna: Symphysodon aequifasciatus (Discu), Dicrossus Filamentosus, Corydora Sterbai, Panaque Maccus, Bunocephalus coracoideus (Banjo), Farlowella vittata, Paracheirodon axelrodi (Tetra Cardinal), Otocinclus sp.

 

Vista geral:

dsc03486f.jpg

 

dsc03475u.jpg

 

Vista lateral direita:

dsc03485f.jpg

 

Vista lateral esquerda:

dsc03472j.jpg

 

Vista frontal direita:

dsc03512g.jpg

 

Vista frontal esquerda:

dsc03513i.jpg

 

Plantas:

dsc03542e.jpg

Echinodorus Bleheri, Nymphaeaceae sp. e Nymphaea Lotus

 

dsc03495d.jpg

Nymphaea Lotus e Echinodorus Major Martii

 

dsc03481d.jpg

Nymphaeaceae sp., Nymphaea Lotus, Echinodorus Major Martii e Eleocharis parvula

 

dsc03543o.jpg

Echinodorus Major Martii e Eleocharis parvula

 

dsc03497r.jpg

Eleocharis parvula, Echinodorus Major Martii e Echinodorus 'Red Diamond'

 

dsc03498g.jpg

Nymphaeaceae sp.

 

Aquilo que estava idealizado seria, como disse na resposta ao membro JaimeSousa, é o aquário ser uma reprodução da passagem de margem a leito do rio de um habitat aquático Sul-Americano. Passando de uma zona mais densa, vegetal e com menos luz (ainda a melhorar com o desenvolvimento das plantas) a uma mais ampla, morta e moderadamente mais luminosa (a completar com a camada de folhas secas e desenvolvimento do nenúfar e Lótus).

 

Estou também a tentar um pequeno relvado de Eleocharis parvula do lado direito e à frente das Echinodorus Major Martii, devagar mas tem crescido...

 

Fauna:

dsc03519w.jpg

Symphysodon aequifasciatus - Discus

 

dsc03537.jpg

Discu Solid Turquesa

 

dsc03530q.jpg

Discu Azul turquesa

 

dsc03535m.jpg

Discu Solid Turquesa

 

dsc02986j.jpg

Pterophyllum Scalare - Escalar (temporário)

 

dsc03491u.jpg

Corydoras Loxosonus (temporário)

 

dsc03526cn.jpg

C. Loxosonus

 

dsc03345u.jpg

Panaque Maccus

 

Discus por enquanto são 4, deverão entrar mais 3 e fica o cardume feito, todos de tons azuis. O discu que ainda não tem uma foto pessoal, é um Snake Skin.

 

Alguns peixes estão no aquário não só para ajudarem o ciclo de azoto no inicio mas também estão "guardados" devido às férias de colegas meus, sendo portanto temporários.

 

O panaque é muito difícil de fotografar, tendo apenas aquela foto dele.

 

A entrar brevemente estão um cardume de cerca de 25 corydoras sterbai para formar cardume e mais tarde 30 cardinais.

 

Deixo agora as ultimas fotos:

 

dsc03499l.jpg

Nymphaeaceae sp.

 

dsc03479d.jpg

Nymphaeaceae sp.

 

dsc03545vc.jpg

 

dsc03511f.jpg

 

Espero que gostem do aquário-Biótopo Sul-Americano!

 

Assim que tiver novidades, volto a colocar aqui.

 

Obrigado a todos!

Editado por João Pedro Palma
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

<Boas João .

 

Estou a gostar muito , está a ficar mesmo como eu penso montar o meu .

Gostava de ver as folhas espalhadas pelo substrato e a agua em tom de chá .

 

 

Peguntas :

 

Que tamanho teem esses pratos ?

Essa areia de filtro de piscina é mesmo branquinha ? onde arranjaste ?

Que folhas são essas que falas ? e onde as arranjas ?

 

Continuação de bom projecto e vai actualizando .

 

 

Abraço

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, estás completamente de parabéns.

 

Isto é algo que desejavas e que conseguiste concretizar sinceramente tens queda prós biótopos.

 

Não terá luz a mais? Parece-me muito claro.

 

Outra coisa, em caso dos discus se assustarem fogem para onde??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante, está bastante bem conseguido !!!

 

Mas como disse o Hugo não terá luz a mais ?? ..

 

Já agora essa Nymphaeaceae sp. é muito linda mesmo...

 

 

Cumps,

 

Angelo

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, gosto muito.. :eusathink:

 

gostava de saber quais as quantidades que gastaste relacionada com os substratos.. quantos quilos de areia e isso assim...

e já agora feedback disso. :lol:

 

é capaz de ser uma coisa assim que talvez eu tb venha a fazer... :busted_red: a ver vamos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Bom passo a passo

 

Os meus parabens o aquário está realmente muito bom.

 

Aproveita essa luz toda e coloca mais plantas!

 

As minhas duvidas:

A areia de piscina do AKi parece-me muito mais grossa e não é tão branca, a ideia que me dás nas fotos é que isso é areia de silica branca?

Todas as lampadas tem o mesmo espectro 10000k?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas fórum!

 

Finalmente e depois de 3 meses actualizo o tópico. É uma vergonha, eu sei... E peço desculpa por ter demorado tanto mas faculdade, alguns problemas e uma nova montagem atrasaram o processo.

 

Claro que durante 3 meses, era impossível não haver alterações. A principal foi na calha de luz, que sofreu um pequeno acidente (acidente que foi o repetido e sucessivo salto nocturno da minha gata para cima da calha fez com que esta caísse dentro do aquário... :snipersmile: ), tendo sido substituída e bem substituída.

 

Depois acrescentei umas plantas aqui e ali (pensa que tenha sido apenas uma echinodorus), os 3 ditos discus, um casal de Farlowellas e finalmente as corydoras sterbai!

 

Neste 3 meses que passaram, o aquário já teve a camada de folhas secas e já deixou de ter. Eu não gostei tanto do efeito como pensava mas não desisti da ideia. O problema estava nas folhas escolhidas e não na ideia em si. Ainda estou a tentar arranjar uma espécie que arranjei para uma montagem anterior.

 

Este era o aspecto do aqua há pouco tempo (sofreu um boom de algas devido à substituição da calha porque esteve algum tempo sem luz e com a recolocação desta terá sido uma mudança drástica...

dsc1029k.jpg

 

Resposta aos membros:

Olá mais uma vez Pedro, o meu obrigado. Ainda não vai ser desta que vais ver a camada de folhas secas...

Acho que o maior deles e o dominante (o maior Solid Turquesa) deve ter cerca de 12cm e o mais pequeno (um turquesa que foi dos últimos a entrar) cerca de 6/7cm.

As folhas são de Carvalho Negral e apanhei em Seia mas não como disse não gostei tanto como pensava do efeito.

 

Ahah Obrigado Hugo! Por enquanto tem corrido bem, apenas aquela infelicidade mas fora isso, 5 estrelas :wink:

Não sei se ainda achas isso, agora que mudei o espectro mas acho que com as folhas do nenúfar tem vindo a notar-se menos e que com as futuras folhas das lótus notar se há ainda menos... E é algo que também posso regular se necessário uma vez que posso só ligar um dos interruptores da calha, havendo 2, cada um para 2 lâmpadas.

Eles não costumam andar assustados, até pelo contrário... Não sei se na selecção de fotos que fiz, dá para reparar nisso (talvez naquela lateral direita) mas eles andam sempre atrás de mim e da máquina à espera de atenção (comida). Mas de qualquer maneira quando se escondem de noite os de hierarquia inferior (e é uma coisa muito interessante que tenho vindo a reparar com o moonlight que já vou falar mais à frente) costumam se esconder ou dormitar entre o tronco, a Echinodorus palaefolius var. latifolius e o vidro ou entre as lótus e a echinodorus bleheri.

 

Obrigado Angelo (wesley_boy). Como disse ao Hugo, embora visualmente não me faça grande confusão, a luz que chega ao substrato diminui de dia para dia, uma vez que o nenúfar lança uma folha quase de 2 em 2 dias e quando (se algum dia acontecer :morning: ) as folhas das lótus chegarem à tona de água, a luminosidade vai baixar drasticamente devido ao tamanho das folhas (maiores que as de nenúfar) e ao número de lótus...

 

Ainda bem que gostas Rui. Usei 30kg de areia de filtro de piscina. 5kg de Tropica Plant Substrate e 2,5Kg de JBL AquaBasisplus. O primeiro comprei numa loja de piscinas, o substrato da Tropica mandei vir da Pet4you e o ultimo já tinha em casa de uma encomenda passada. Se estavas a falar de feedback a nível de experiência actual, Da areia estou a gostar bastante, tem o tom amarelado que desejava e não é tão fina como a de sílica. O Tropica Plant Substrate já não tanto... Não sei se será por estar a usar areia mas vem muito ao de cima e fica uma espécie de lama que quando em contacto com a coluna de água suja bastante... O substrato da JBL já tinha usado e nunca tive problemas, até agora com o da Tropica não tenho reparado em carência de nutrientes, antes pelo contrário...

E força num projecto destes! É desafiante :character0050:

 

Obrigado Jaime, ainda estou à procura de umas folhas que arranjei numa montagem anterior que ficavam espectaculares no substrato. A fauna que referi anteriormente ainda é a desejada, mas como disse tive de desistir dos cardinais, acrescentar algumas que ficam mais à vontade neste aquário e me desocuparam outros aquários e ainda faltam algumas que espero introduzir brevemente como os Otocinclus.

 

Olá Jorge! Obrigado, um dia que queiras vir cá vê los, estás à vontade.

 

Ahahah ainda bem joaninha! Tens de vir cá ver este e a nova montagem também. Dicas e plantas sabes que te arranjo sempre.

 

O meu obrigado slcartax. O tronco é Red Moor Wood e foi comprado na Naturline.

 

Obrigado pelo elogio Pedro (pedronb)! O aquário de plantas não deve levar muito mais plantas, no máximo tento vingar o tapete de Eleocharis parvula ou acrescento uma echinodorus que por acaso encontre e queira trocar por outra, como fiz.

Esta não é de sílica, podes ver aqui uma grande diferença. E eu não sei se as fotos não conseguem mostrar isso mas a areia é mesmo amarelada...

E antes as lâmpadas eram todas de 1000K, agora são de 6500K.

 

E finalmente bernardo (menano), obrigado! Se eu gosto e o fórum também, isso só mostra que vale o esforço!

A máquina é uma Sony alfa230 :wink:

 

 

E agora, as actualizações:

Aquário: 120*45*50cm (270L)

Iluminação: 4x55W 10000K 4x55W pll 6500K + Moonlight

Filtragem: Eheim Classic 2217

Acessórios: Eheim Air pump 400

 

Decoração: Tronco/Raíz, folhas secas, papel de fundo preto

Substracto: Areia de filtro de piscina, Tropica Plant Substrate, JBL AquaBasisplus

 

Flora: Echinodorus palaefolius var. latifolius, Echinodorus 'Red Diamond', Echinodorus 'Ozelot', Echinodorus bleheri, Echinodorus major martii, Echinodorus bright flame, Echinodorus sp., Nymphaea lotus, Nymphaeaceae sp., Eleocharis parvula

Fauna: Symphysodon aequifasciatus (Discu), Dicrossus Filamentosus (ainda em falta), Corydora Sterbai, Panaque Maccus, Bunocephalus coracoideus (Banjo), Farlowella vittata, Paracheirodon axelrodi (Tetra Cardinal), Otocinclus sp.

Fauna temporária: Pterophyllum scalare, Microgeophagus ramirezi, Apistogramma agassizi, Apistogramma trifasciata

 

Vista geral depois de uma valente poda e limpeza:

dsc05570h.jpg

 

dsc05568.jpg

 

dsc05572h.jpg

 

Vista Lateral Esquerda:

dsc05549l.jpg

 

Plantas:

dsc05541j.jpg

 

dsc05502.jpg

Nymphaeaceae sp.

 

dsc05565u.jpg

Nymphaeaceae sp.

 

A Nymphaeaceae sp. tem sido sem dúvida a planta que mais se tem desenvolvido. Como disse anteriormente, de 2 em 2 dias lança um pé novo, que demora também mais 1 ou 2 dias a chegar à tona de água.

 

As lótus estão bem mais desenvolvidas mas penso que seja por estarem todas muito juntas que ainda não enviaram pés mais altos.

 

Fauna:

dsc05557s.jpg

O gangue de discus

 

dsc05495r.jpg

Apistogramma Agassizi fêmea

 

dsc05497n.jpg

Apistogramma Agassizi fêmea

 

dsc05513nh.jpg

Apistogramma Trifasciata fêmea

 

dsc05508r.jpg

Apistogramma Trifasciata fêmea

 

dsc05486a.jpg

Corydora sterbai

 

dsc05353b.jpg

Uma Corydora sterbai macho diferente das outras. Se compararem com a imagem anterior e umas quantas seguintes, esta tem bastante mais manchas brancas (é a ovelha branca das minhas sterbais pretas)

 

dsc05499ot.jpg

Farlowella vittata macho

 

dsc05574v.jpg

Farlowella vittata macho

 

dsc05457n.jpg

Panaque maccus que penso que seja fêmea

 

dsc05463r.jpg

Panaque maccus apanhada

 

Nas actualizações coloquei 2 faunas para separar o pretendido do actual, uma vez que algumas espécies mantidas são temporárias porque ou não sei se hei de apostar (Ramirezis e apistogrammas) e tentar conciliar com a fauna pretendida ou porque ainda não passaram para outros aquários.

 

Os Tetra Cardinal foram retirados da fauna pretendida porque acredito que se colocasse 30 cardinais no aquário, estes não durariam muito... Não iria demorar muito tempo até o Solid turquesa maior provar um e os outros aprenderem...

 

De apistogrammas tenho apenas fêmeas (3 Trifasciatas e uma Agassizi) e 1 casal de Ramirezis a tentar procriar.

 

Depois, eu disse que o aquário já teve uma camada folhas secas. Não tenho uma imagem geral, mas tenho algumas que tirei quando as corydoras sterbai andavam a acasalar:

dsc05370.jpg

2 Machos sterbais a nadarem atrás de uma fêmea numa vista frontal

 

dsc05372y.jpg

A imagem está bastante desfocada mas tem apenas o propósito de dar uma ideia do efeito da camada de folhas

 

dsc05363v.jpg

Fêmea sterbai a recolher esperma de um macho

 

dsc05377.jpg

Corydora sterbai a repousar nas folhas secas

 

Última fotografias:

dsc05564z.jpg

 

dsc05582i.jpg

 

E com o Moonlight ligado:

dsc05468l.jpg

 

Uma coisa super interessante que reparei e era o que estava a dizer ao Hugo na minha reposta, toda a gente que tem discus sabe que são peixes de alta hierarquia, estando um ou um casal acima de outro, que por sua vez está por cima de outro, e por aí a diante. Mas como não há muitas pessoas com moonlight não dá para ver o que se passa de noite. E o que eu notei é que os discus de mais alta hierarquia, não só são os que mandam e comem primeiro durante o dia, de noite ficam de vigia! Enquanto os de baixa hierarquia ficam a dormitar escondidos entre as lótus ou entre o vidro e o tronco, os 3 de hierarquia mais alta ficam a noite toda de vigia, por cima das lótus e a coca, não se aventurando muito para a zona mais ampla e sem plantas.

 

A imagem com o Moonlight ligado não é a melhor, mas é difícil captar o efeito com a máquina...

 

Ainda estou à procura das ditas folhas de carvalho para fazer a camada de folhas secas sobre o substrato.

 

Espero que gostem e obrigado a todos!

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito o teu aquário, algumas fotos não se vem.

 

As farowellas ficaram muito bem nesse aqua com muito espaço, fico feliz por elas.

 

Se soubesse tinha aqui uma red lótus.

 

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...