Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L


Recommended Posts

  • 3 semanas depois...

Olá João,

 

Muito bonito o teu aquário, muito simples e equilibrado.

 

Os teus discos são bem bonitos, adorei as Nymphaeaceae sp., será que se dá com os mbunas ou ph alto? ;)

 

Um abraço,

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
  • 1 mês depois...

parabens muito bom e estruturado. Apesar de eu odiar discus gostei das cores dos teu. O meu preferido claro que é o panaque hehe

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Muito louco outra vez acho que amazonas e: corydoras, discus, l's, apistoa e cardumes pequenos acho ue deves incuir tudo isso. Overall boa montagem, vai dando noticias! Abraco

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Olá Fórum (finalmente)!!

 

Desde que entrei para o ensino superior que tem sido dificil conciliar os estudos com o hobby... Até mesmo nas tarefas mais simples como TPAs ou ligar as luzes, ficam para mais tarde. Mas mesmo assim, num tópico aparentemente quase morto, o projecto não foi esquecido, muito menos o aquário morto! Antes pelo contrário, está vivo, bem vivo e quase no ponto daquilo que tinha idealizado quando comecei a delinear o projecto em folhas e papéis.

 

A verdade é que já passou mais de um ano desde a ultima actualização (que vergonha!) e que este aquário já passou por muito... Sim, ele já tinha levado com a calha de luz dentro mas desta vez foi pior. O meu pai que queria encher um pouco o aquário porque a saída de água da flauta, fazia muito barulho, pegou num balde que estava na casa de banho, encheu o e meteu a água no aqua. Ora nao sabia ele, que o balde tinha resto de lixivia... Os peixes foram todos retirados vivos em menos de 30 minutos do aquário, passados para um aquário de 130L maturado mas mais de 1/3 da fauna do aquário nao conseguiu resistir, morrendo nos dias seguintes... Desde discus a apistogrammas, de corydoras a otocinclus.

O aquário foi remontado, fiel ao conceito inicial e quando ficou pronto, os peixes que resistiram voltaram ao aquário de novo maturado e saudável.

Face aos estudos e ao acidente, a minha máquina fotográfica tambem avariou... Como ainda continua mas deu para as fotografias!

 

Bem, o estado do aquário ao fim de mais de um ano é este:

58179088.jpg

 

Desde já quero, não só pedir desculpas por ter ficado mais de um ano sem actualizações, mas também pelos elogios, pelo interesse e pelo pedido das tais actualizações! Em resposta aos membros:

Olá vale, penso que tenhamos falado por MP mas acabei por arranjar as tais folhas de carvalho! Obrigado :wink:

 

Ricardo, receber um elogio desses de uma pessoa que tanto percebe de, não só ciclideos anões como dos seus habitats e tudo o que gira à volta da manutenção de espécies Sul-Americanas, é de encher o ego!! O meu muito obrigado.

 

Obrigado Ivo! O tronco foi comprado na antiga Naturline... A loja tinha sempre excelentes remessas de troncos e mesmo de inertes, foi uma grande pena a loja ter fechado. Ainda comprei lá uns 2 ou 3 troncos.

 

Ahahaha Olá Valter! Como andam esses africanos? Ainda bem que gostas de um aqua o mais Sul-Americano que consegui! Tens mesmo de experimentar estes peixes e ambientes! Quanto ao nenúfar, é questão de experimentar. São plantas de lago e resistentes, eu também nao acredito que esses peixes tentem trincar estas porque é so caule rijo... Experimenta!

 

Muito obrigado warman! Fico contente que nao gostando de discus gostes dos meus eheh! Já agora, porque nao gostas de discus? Acho que no fim de contas acabei por introduzir no aquário tudo o que mencionaste, espero que gostes! Ah e o teu preferido era o panaque? Pois olha, agora são 3!!

 

Olá Filipa! O meu muito obrigado também. Fico muito feliz que não só gostes da minha montagem, como deste tipo de aquários! Não sei se já viste este tópico, usei muitos deles para tirar ideias e me inspirar para montar este aquário, se não viste, dá uma olhadela :wink:

Esta areia, é areia de filtro de piscina e penso que podes comprar em qualquer casa que venda produtos para piscinas! Eu aconselho vivamente a usarem esta areia, não a de silica, porque como podes ver nesta montagem, a areia de silica compacta e cria um tamponamento do pH, nao te permitindo acidificar a água... Como tal aconselho te a de filtro de piscina, que é mais amarela (natural e real), menos fina e deixa te acidificar a água. Há outras alternativas, de marca registada mas mais caras também... Qualquer coisa, diz :wink:

 

Bem, entao vamos ao que interessa, as actualizações (!!):

Aquário: 120*45*50cm (270L)

Iluminação: 4x55W pll 6500K + Moonlight

Filtragem: Eheim Classic 2217

Acessórios: Eheim Air pump 400 (trabalhou durante 6 meses e depois, avariou...)

 

Decoração: Tronco/Raíz, folhas secas, cocos, papel de fundo preto

Substracto: Areia de filtro de piscina, Tropica Plant Substrate, JBL AquaBasisplus

 

Flora: Echinodorus palaefolius var. latifolius, Echinodorus 'Red Diamond', Echinodorus 'Ozelot', Echinodorus bleheri, Echinodorus major martii, Echinodorus sp., Nymphaea lotus, Nymphaeaceae sp., Eleocharis parvula, Echinodorus quadricostatus

Fauna: Symphysodon aequifasciatus (Discu), Dicrossus Filamentosus, Apistogramma agassizi 'super red', Corydora Sterbai, Panaque Maccus, Bunocephalus coracoideus (Banjo), Farlowella vittata, Paracheirodon axelrodi (Tetra Cardinal), Otocinclus sp.

Fauna temporária: Pterophyllum scalare, Microgeophagus ramirezi, Apistogramma agassizi, Apistogramma trifasciata

 

As mudanças ainda foram algumas, desde espécies de plantas que não aguentaram ou à diminuição progressiva de luz devido ao desenvolvimento das lotus e nenúfar, à insuficiencia de fertilizantes no substracto ou mesmo ao acidente com lixivia. Eu acredito num conjunto de factores... As plantas que melhorem se desenvolveram e multiplicaram foram as lotus, acabando por vencer o nenúfar (que se sentiu bastante com TPAs menos regulares, agora está a voltar a desenvolver se). As echinodorus bleheri embora ainda nao tenha se reproduzido, tem crescido bastante. A major martii, ressentiu se um pouco, eu penso que devido à carência de mais nutrientes.

A nível da fauna, de discus apenas está um casal, prestes a colocar uma postura devido às recentes TPAs mais regulares, há mais 2 discus mas num outro aquário a engordar. Também entraram os dicrossus (1M e 3Fs), já foi há algum tempo mas como não houve uma actualização... Para os amantes de Loricarideos, o panaque que aqui estava também recebeu companhia de mais 2 da sua espécie (tenho quase a certeza absoluta de ter pelo menos um macho e uma fêmea, um deles, por acaso o das fotografias seguintes e o que habita na parte mais medial do aquário nao tenho a certeza).

Houve também peixes que voltaram a entrar nos planos da fauna do aquário. A razão contrária a estes entrarem, anulou se, estou a falar de um cardume de 30 cardinais que entrou há 2 dias e ainda a aumentar! E como eu não consegui resistir e as saudades de apistos já era muito grande, um casal de apistogrammas agassizi também entrou.

As folhas secas também passaram a ser uma decoração sempre presente, bem como 4 cocos que adicionei para servirem de tocas ou esconderijos, tanto aos panaques como apistos.

 

Seguem se então as fotografias tiradas durante o dia de ontem.

 

Vista geral:

61982196.jpg

 

 

Vista frontal esquerda:

94140036.jpg

Parte do aquário que simboliza as partes mais profundas, escuras e mortas dos habitats Sul-Americanos e território ocupado pelos dicrossus filamentosus.

 

Vista frontal direita:

32970532.jpg

Parte mais viva e luminosa, representante das margens dos rios e afluentes amazónicos, imediatamente (há 2 dias) reclamada pelo casal de apistogrammas.

 

Vista lateral esquerda:

66131547.jpg

Faz parte do território dos dicrossus e o coco deste lado é habitado pelo panaque fêmea.

 

Vista lateral direita:

54816060.jpg

Território dos apistogrammas com toca no coco.

 

Cocos:

71312156.jpg

Coco mais medial do aquário, tem duas entradas, uma para a frente e outra para trás que vai dar a uma cova entre o tronco e a areia, normalmente habitada por 1 ou 2 panaques e por vezes pelos dicrossus.

 

30697194.jpg

Coco do lado esquerdo, camuflado pelas folhas secas e habitado pela panaque.

 

Flora:

90850717.jpg

Echinodorus bleheri atrás à esquerda, várias lotus no meio mas à volta do nenúfar (que está sem folhas) e echinodorus major martii à direita.

 

16637783.jpg

Flor do nenúfar (já foi há alguns meses)

 

25082965.jpg

 

33460263.jpg

 

Fauna:

14047334.jpg

Casal de discus, cobalto à esquerda e azul turquesa à direita

 

37290077.jpg

Discu cobalto

 

ap1za.jpg

Coco reclamado para toca do casal de apistogrammas agassizi e macho à espreita

 

ap2iq.jpg

 

ap3d.jpg

 

ap4h.jpg

 

ap5z.jpg

Macho e fêmea à espreita

 

ap6v.jpg

Macho e fêmea a mostrarem se um ao outro

 

ap7w.jpg

Fêmea

 

ap8w.jpg

 

ap9q.jpg

Macho novamente

 

ap10t.jpg

:wink:

 

Como disse anteriormente, os apistos entraram há 2 dias, as fotos foram tirados logo no dia a seguir à sua entrada, não estando ainda no seu máximo de ambientação! Hoje já era visivel um padrão mais definido e colorido, especialmente do macho. Ainda de salientar, que assim que o casal entrou (vieram da Aqua Porto e já eram um casal, um macho e uma fêmea nem sempre formam casal), estabeleceu se logo no coco do lado direito, tendo começado já as limpezas de areia e detritos de dentro para fora do coco e o macho a fazer logo frente ao macho dos dicrossus filamentosus, sendo este ultimo razoavelmente maior que ele e até aos discus e corydoras... Os discus ainda não o levam a serio, as corydoras não percebem ou nao querem saber e passam lhe por cima como se nao o vissem. No entanto, como li algures pela net: "Apistogrammas, large personalities in small packages."

 

35381855.jpg

O macho dicrossus filamentosus.

 

Embora seja um ciclideo anão, têm um comportamento muito diferente dos apistogrammas. São mais calmos, talvez mais elegantes e discretos, um comportamento muito interessante e diferente.Também mostram alguma agressividade com as fêmeas, mas frente a frente com um apistogramma mais pequeno, nao dão luta.

 

48656707.jpg

Dicrossus filamentosus fêmea

 

71010364.jpg

Fêmeas

 

45439981.jpg

Corydora sterbai e Dicrossus filamentosus fêmea (eu tentava fotografar a primeira mas a dicrossus queria muito aparecer...)

 

p10do.jpg

Sterbai

 

p11i.jpg

Fila de corydoras sterbai, pelos menos com 2 fêmeas (maiores e mais gordas)

 

p12c.jpg

Sterbai a focinhar na entrada do coco medial (por vezes entram mesmo dentro dos cocos).

 

p13qu.jpg

Panaque maccus (nao tenho a certeza do sexo deste)

 

p14k.jpg

 

p15bz.jpg

 

p16c.jpg

Farlowella vittata macho

 

p17m.jpg

Otocinclus sp.

 

p18ob.jpg

 

p19ae.jpg

Tetras cardinais (cardume para aumentar para pelo menos o dobro)

 

p20gh.jpg

 

Ultimas fotografias com fotos de hoje:

 

68414369.jpg

Tona de água com folhas de lotus

 

87271304.jpg

 

70217448.jpg

 

94001462.jpg

 

59001822.jpg

 

56256421.jpg

 

100kd.jpg

 

E uma ultima coisa, que se calhar muitos aquariofilistas com bem mais anos de experiencia que eu, nunca viram:

 

39907963.jpg

Moonlight e tetras cardinais

 

51689400.jpg

 

14685552.jpg

 

31032437.jpg

 

44460214.jpg

Tetras cardinais

 

Estas ultimas fotos foram tiradas com uma maquina diferente e por acaso pior, porque a minha não conseguia apanhar o efeito.. A qualidade não é a melhor mas acho que dá para perceber :wink:

 

Bem, depois de mais um ano, a actualização está feita! Como podem ver o conceito ainda é o mesmo e está quase no ideal que tinha projectado.

Como já disse, peço mil desculpas por ter demorado tanto tempo a actualizar o tópico mas espero que estas 51 fotografias (!) sirvam como uma recompensa!

 

Espero que gostem!

 

Um grande abraço,

jp

Editado por João Pedro Palma
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Servem bastante bem!

Bem começo por disser: Eu não gosto de discus..? Quem disse isso..? hehe se calhar foi um erro de há muito! É verdade que prefiro selvagens e ficavas melhor ai com uns selvagens.

Quanto ao aquário acho que está fantástico só umas pedras para tapar os cales das plantas do lado direito e fica no ponto.

As plantas estão fantásticas e o efeito das nenúfares é brutal!

quanto ao Panaque não tenho a certeza mas parece um macho.

Por fim chegamos há moonlight.. Qual é o objectivo de uma moonlight num aquário de um aquáriofilista? Não é para verem os peixes á noite? Se sim então porque não por uma moonlight encarnada ou verde sendo as únicas cores que os peixes não vem.. Azul apesar de representar a lua (não da melhor forma..), ajuda melhor um peixe a sentir-se confortável não nos deixa ver um comportamento nocturno completo!

Por isso é que o melhor a fazer é uns spotlight's no aquário de umas led's verdes ou encarnadas.

Mas de qualquer maneira gosto do que fizeste e as fotografias estão boas.

Continua!

Um Abraço

Antonio MA

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens João, continuas com uma montagem muito bonita, extremamente profissional.

Tudo conjuga muito bem no aquario, tudo muito harmonioso e com ar muito clean.

 

Depois logo dizes ao pessoal se os apistos conseguem fazer criação, com tanta companhia no aquario.

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Não tenho nada a acrescentar ao comentário que fiz há uns tempos, excepto corrigir o tempo verbal do continuo para o perfeito.

 

O aqua está muito bom e não há mais nada a dizer... os meus parabéns!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário está um espectaculo, nao te esqueças de ir actualizando.

Guardar um tesouro desses so para uma pessoa é crime ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante, o biótopo. Parabéns pela montagem.

 

Atento o cuidado pelo pormenor e rigor demonstrado na montagem, só não acho que encaixem aí muito bem os discus "asiáticos".

Na minha opinião, uns sul americanos "puros" (leia-se selvagens), fossem heckel ou outros, dariam o toque final a esse aquário.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boa noite, J.P.P.

Para quando, é que temos nova actualização do tópico?

 

 

Cumps.

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite, J.P.P.

 

Então, as foto da actualização????

Já agora, fazes algum tipo de fertilização??

 

Cumps.

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas! Decidi dar cá um salto e só tenho 3 letras... WOW! A progressão que houve ao longo do tempo com este aquário foi fantástico! Os nenufares não vão fazer "take over" ao aquário? xD

 

Meus sinceros parabéns para este projecto.

 

Abraço

 

Pedro M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais