Dúvida substrato para aquário!


Recommended Posts

Boas no meu post inaugural começo por uma mini apresentação!

Sou o Márcio Silva, tenho 28 anos e vou montar um aquário para ciclídeos americanos e não só!

Já tive um aquário comunitário e esta é a minha segunda experiência no mundo da aquariofilia!

Adquiri um aquário com 100*45*50, logo, cerca de 225 litros brutos!

Pretendo ter algumas plantas de fácil manutenção, condição essencial, não ser necessário a utilização de co2.

Para iniciar a montagem preciso de esclarecer uma dúvida! Qual o substrato aconselhável? Areão ou areia?

Em seguida, é indispensável a utilização de substrato fértil?

Obrigado pela atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:burp:

Qual o substrato aconselhável? Areão ou areia?

 

Depende dos teus gostos e dos peixes que iras usar... Para essa litragem deverao ser ciclídeos grandes, eu optaria pelo areao.

 

Em seguida, é indispensável a utilização de substrato fértil?

 

Substracto fertil serve para dar nutrientes as plantas atravez das raizes, as anubias, musgos, fetos, etc não necessitam de substrato. Pesquisa um pouco sobre as plantas que queres.

Banner3.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesquisei muito e optei por peixes de médio porte!

Vou colocar de entre a lista seguinte:

Archocentrus Sajica; Geophagus Meridionalis; Laetacara Curviceps; Archocentrus nanolutens; Aequidens hochnei; Jordanela Floridae; e apistogramas (uma ou duas espécies). Peço desculpa por algum erro na denominação!

A sublinhado os que neste momento tenho preferência!

Como apenas penso iniciar a introdução dos peixes dentro de cerca de um mês, ainda tenho tempo para verificar compatibilidades e disponibilidade na aquisição destes exemplares!

Já agora aproveito para questionar ao nível de corydoras ou ottos, devo colocar alguns? quais e quantos?

Obrigado pelas opiniões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ciclideos não tenhas duvidas em colocar areia e quanto mais fina melhor.

 

aconselhar areão e depois falar em corydoras, ó RF4ever?! não tem ponta por onde se lhe pegue.

 

Pretendo ter algumas plantas de fácil manutenção, condição essencial, não ser necessário a utilização de co2.

Existem várias plantas. o CO2 é relevante para algumas plantas e para a maioria acelera o crescimento.

 

Para iniciar a montagem preciso de esclarecer uma dúvida! Qual o substrato aconselhável? Areão ou areia?

Areia sem duvida.

 

Em seguida, é indispensável a utilização de substrato fértil?

Não é indispensável. É perfeitamente dispensável e com ciclideos é inclusivamente imprudente colocar substrato fertil. Para muitas plantas a fertilização farás com recurso a fertilizante liquido e/ou pastilhas enterradas no substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos contributos!

Vou optar pela areia! Até porque tenho perferência por esse tipo de substrato.

Neste momento estou indeciso entre areia completamente branca (1mm), ou areia amazonas com ferro extra, mais amarela(1,5mm).

obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.