agua esbranquiçada


Recommended Posts

boa noite

 

de a uns dias pra ca , coincidir entre adiçao caseira de co2 e adiçao de 50 neons, a agua do aqua começou a ficar esbranquiçada , no primeiro dia ainda fiz uma troca de 50 litros de agua ,limpei o filtro externo , mas pouco ou nada alterou

sei que um dos motivos podera ser da comida , mas tenho adicionado muito pequenas doses , que sao comidas rapidamente

poderia eventualmente ser da mistura de fermento\açucar\bicarbonato ter passado pro aqua , mas ai teria indo desaparecendo aos poucos com as trocas de agua e com o decorrer dos dias , pela passagem pelo filtro

 

li tb algures que o ph ao baixar muito mataria as bacterias e daia esta cor

o ph mantem se nos 7.0 sensivelmente , e ja esteve bem mais elevado , mas baixou com a adiçao de co2 , como esperado

fiz varios testes :

ph 7.0 +\-

amonia - 0

kh -50 mg\l

gh-60 mg\l

no2-0,1 a 0,3

 

 

aqua 300l mais ou menos 250 litros reais

filtro 1200 l\h

aquecimnento , desligado temperatura 29º ( é verao :transport027: )

substrato- aquabasis plus 5 a 6 kg

fundo , bem no fundo tb minipedras praia

areia silica 20 a 25 kg por cima disto tudo

 

flora

 

pra ja :

blyxa japonica

Glossostigma elatinoides

Hemianthus Callitrichoides

eleocharis minima

valisnerias gigantes

musgo christmas

 

 

o aquario foi montado a 2 a 3 meses

com 60 a 100 ltrs da antiga montagem logo ciclagem estava quase feita

 

fauna :

50 Tetra (Neon) Cardinal - Paracheirodon axelrodi

1 nariz de bebado

1 Viúva (Tetra Negro)

2 sae

1 guppie criaçao minha

 

iluminaçao sensivelmente 3 x 50 w t5 com 3 espectros entre os 10 e os 7 mil kelvin

nao me recordo ao certo mas esta entre estes numeros

 

 

afins

3 pedras de xisto

1 tronco madeira nao resinosa. esteve noutro aqua e nao deitava nem cor nem nada a notar, alem do facto de num outro aqua estar um tronco identico a este e a agua esatr limpa e translucida :) maravilhosa digamos assim

 

portanto

:character0050:

 

porque sera esta agua esbranquiçada?

algumas das razoes que eu tenha apontado acima?

é que depois de ler tantas opinioes diferentes acerca deste assunto fiquei na mesma

ph ao subir mata bacterias , mas neste caso qual dos valores estaria alterado? amonia , nitratos?

 

 

http://www.plantasdeaquario.com/difusorco2.htm

neste link acima tem uma tabela , regendo me pela qual verifico que os meus niveis de c02 rondam entre os 15 e os 25 ppm , istes testes nao dao numeros concretos

 

obrigado desde ja, pela atençao que possam dispensar

 

 

nelsomsdias

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião foi a colocação de 50??? Neons de uma só vez...apesar dos 250 litros conjugado com o a adição do CO2.

 

O PH tinha que valor antes do CO2?

 

Provavelmente foi isso que provocou essa alteração no aquário.

 

Quantos neons sobrevivem ainda? Nenhuma baixa? Então foi sorte, penso eu de que...

 

Recomendações: cuidado nos desiquilibrios provocados pela introdução de muitos peixes, pois pode provocar essas oscilações no ecossistema já montado...

 

Atenção ao fim do CO2 pois poderá provocar uma subida (para os valores anteriores) do PH o que não é bom...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes da adiçao do co2 o ph estava acima dos 7,5

os neons foram digamos que uma oferta e fui apanhado de surpresa

baixas so mesmo 2 neons que ficaram presos na bomba de circulaçao , e nao fui a tempo

foi uma questao de 5 minutos e pimba la foram eles quando me lembrei de tirar a bomba ja la estavam 3 agarrados , 2 acabaram por morrer e o outro sobreviveu

tirando isso nenhuma outra baixa ate a data e os valores mantem se estaveis

em relaçao ao co2 podera haver oscilaçoes mas pequenas ja que vou utilizar 2 garrafoes em simultaneo , quando um estiver quase a acabar coloco o outro e vou assim controlando o co2 de modo a nao haver essas oscilaçoes

tb acho que tenha sido esses 2 factores , os apresados dos neons e o co2 , a questao :

 

 

ja que de amonia e outros parametros os numeros estavam porreiros e nada preocupante, so me ocorre memso a explicaçao que ja me deram das bacterias morrerem com excesso de co2.

 

se sim ficaria a agua esbranquiçada ?

 

obrigado pela resposta joao paulo

 

 

ps: o aqua é este

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=159583

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.