Discução de Projecto


Recommended Posts

Boa tarde a todos os entusiastas de lagos e não só.

 

Tenho andado com umas ideias para um projecto de um lago e numa volta no google por inspiração encontrei um projecto já desenhado deveras interessante para mim pois será o que quero fazer daqui a uns tempos ...indeterminados ...

 

bem o projecto é o seguinte com o sistema de filtragem alterado a minha maneira em relação ao documento original. e vou postar para o caso de alguem lhe apetecer construir :unsure: e assim mostrar-me os resultados.. :music_singguitar::(:)

 

Koi_Pondx.jpg

 

 

Isto na minha cabeça terá a parte direita com um metro de fundo no centro e as margem a atura 0 .e a esquerda igualmente com margens a altura(0) do solo e sempre a diminuir até 70/80 de fundo no centro. tendo na passagem de um para o outro pouca profundidade para se ver bem os peixes e ser fácil tratar a agua,com cerca de 40/45cms.

 

Penso que a construção mais barata e fácil será em tela. e assim posso deixar um socalco recuado na tela para poder colocar terra para plantar as plantas das margens . e assim apesar de ter um degrau na tela ,ao encher de terra fica plano e a diminuir altura gradualmente e constantemente até a parte mais funda..não sei se tão a compreender a ideia.

 

Bem fico a espera de opiniões especialmente quanto ao sistema de filtragem,pois será o maior desafio deste lago dado a dimensão é dificílimo manter agua cristalina e a espera do corajoso que faça isto antes de mim :lol:

 

cumprimentos

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas !

 

bom projeto !

 

tenho aqui uma zona com cerca de 25 metros x 10 metros ! ja devia dar pra fazer alguma coisa!

 

tenho aquilo so a criar ervas daninhas!......................

 

mas tou mais virado para construir uns tanques de criaçao!

 

e cada vez mais me convenço que a reproduçao e criaçao de especies! nao tem nada a ver com o lado estetico da lagofilia!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem mesmo. a reprodução requer tanques específicos.que não ficarão la muito bem num jardim.. para o qual este projecto se destina. lol

 

que tipo de filtro implementarias neste projecto?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

neste projeto eu afundaria a parte do lado direito da ponte ate aos 1'5 /2 metros do lado esquerdo ficava uma zona ha qual os peixes nao tivessem acesso

 

completamente plantado com plantas de fundo plantas de supreficie seria o pulmao do lago ,colocava uma rede dentro de agua debaixo da ponte para os peixes nao passarem

a cascata ficaria do lado esquerdo (lado do pulmao)

 

quanto ao esquema e de entrada e saida de agua retitrava a saida de fundo do lado do pulmao, uma vez que este seria plantado, e colocava-o do lado os peixes ficando este com duas saidas de fundo

 

 

o esquema de filtragem que tu tens no teu lago e bom so tinhas aumentar a litragem!

 

 

 

ABRAÇO!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

o esquema de filtragem que tu tens no teu lago e bom so tinhas aumentar a litragem!

 

O problema que tenho agora e não quero voltar a fazer filtros mecânicos assim na horizontal porque satura muito rápido e tenho de tirar as matérias filtrantes todas para lavar. mesmo em contra corrente não fica nada limpo de geito.

Se as esponjas ou sacas de ráfia forem espessas de nada serve a tão famosa contra corrente para limpar pois volta a saturar rapidamente porque fica mal limpa no interior.

 

os filtros ideais são os que se limpam quase sozinhos por drenagem como é o caso dos vortex.

 

as esponjas sao uma confusão para manutenção pois assim que saturam a sujidade não querem sair de la nem esfregando lol a ideia era um sistema de 2 vortex, um com entrada alta e saida baixa e outro com entrada baixa e saída alta, para separar partículas flutuantes e partículas pesadas que vão ao fundo. o 3 vortex com cascalho miúdo ao centro para filtrar tudo o resto que passar.

 

tenho pensado muito em como fazer o filtro ideal que funcione mas que se limpe quase sozinho pois actualmente ando de 3 em 3 dias a lavar esponjas e sacas de rede de ráfia..o que se torna aborrecido.

 

 

em relação as plantas eu estava mais virado para fazer plantados nas margens onde deverá existir zonas com terra/ areão de rio. e ai plantar plantas resistentes as kois. tais como canna,thalias,lirios e juncos que ha cá com fartura estes ultimos. plantas flutuantes em lagos de peixes é para esquecer a menos que estejam protegidos e privar os peixes de metade do lago não sei se seria muito harmonioso. um dos lados do lago vai ficar um bosque em menos de nada enquanto que o outro fica depenado. :drool3:

 

a razão de eu ser adepto de mais espaço e menos profundidade é que é mais facil tratar aguas menos fundas e é mais bonito de ver os peixes, bem como se torna mais fácil criar correntes. estou no alarve onde não há temperaturas negativas para proteger os peixes em profundidade.dai achar desnecessário mais de 80cms. Ate porque fica bonito margens pouco fundas em cascalho branco/amarelo plantadas :)

 

Note-se que será essencialmente um lago de jardim frontal e será para ser bonito e eficiente e nada de população em excesso

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

 

Tmaster

 

tu que es adepto do DIY aqui fica um esquema de vortex para reproduziR em modelo DIY pois os

comprados nos fornecedores ate assusta os preços para 20 000 litros custa cerca de 1000 €

 

vortex1.gif

 

vortex3.jpg

 

vortexconstruccion.gif

 

Neste esquema de filtragem so tens uma camara de vortex ( CAMARA DE SOLIDOS)

 

mas podes ligar em serie quantos vortex quiseres

 

com um filtro destes defenitivamente podes por "tudo" o que quiseres dentro do lago!

 

ABRAÇO

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era mais ou menos isto que estava a pensar. mas os 1ºs 2 sem qualquer media filtrante,sendo osd 1ºs 2 para solidos,um a entrar por cima outro por baixo. e o 3º com gravilha. e eventualmente um 4 com esponja em ultimo para nao saturar tão rápido. Sempre cheios por gravidade e la no fim da linha uma ou 2 bombas económicas mas com caudal razoável.convém passar a agua toda do lago no maximo em 2 horas pelo filtro se não quiser ter agua verde.

 

uns bidoes de 200 litros faz-se isto a brincar. e a 20 ou 30 € cada bidão lol. tal como ja referi eu faço eu próprio as coisas porque as coisas de marca não merecem os valore que são pedidos pois não tem um funcionamento tao melhorado e eficaz que compense o preço pedido e fazer eu próprio é sempre diferente.

 

esta imagem do meio a seguir ao vortex é um filtro de medias na horizontal e tem as tais esponjas que saturam numa semana, e que queria evitar pois nos dias quentes quando ha muita matéria suspensa na agua torna-se complicado.

 

alem do mais não sei onde comprar esponjas destas.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uns bidoes de 200 litros faz-se isto a brincar. e a 20 ou 30 € cada bidão lol. tal como ja referi eu faço eu próprio as coisas porque as coisas de marca não merecem os valore que são pedidos pois não tem um funcionamento tao melhorado e eficaz que compense o preço pedido e fazer eu próprio é sempre diferente.

 

 

Concordo plenamente!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

chatice e das grandes

 

os fabricantes de telas tem material proprio para fortalecer as zonas onde se colocam drenos!

 

se funciona ou nao nao te posso dizer nada !

 

ha sempre a soluçao de nao furares pelo menos o fundo e colocares os tubos escondidos com pedras

 

podes mesmo colocar o tubo por cima da tela cobrir com areia e depois colas uma tira de tela a esconder a areia assim ficavam os tubos escomdidos e nao furavas a

 

tela

 

Abraço

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim não dava para encher os filtros por gravidade pois assim que subir os tubos mais que as marquem para o passar para fora já a agua não passa por gravidade.

 

existe umas colas e primários que se compram também onde vendem tela. e os proprio drenos tem umas virolas para aparafuzar por baixo e por cima e apertar mas nao sei se aquilo nao se escapa..tem de ficar bem colado.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

eu tava a dizer so para nao furares o fundo! na parede lateral furavas para a agua poder passar por gravidade pelo menos nao corrias o risco de um dia encontrares o lago vazio com os peixinhos mortos!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá é com grande agrado que finalmente leio um topico a falar de verdadeira filtragem para lagos.

 

Os filtros vortex têm muitos adeptos mas estão a competir com os prè filtros de peneira. Estes depois de instalados retêm sujidades até 300 micron e com o seu sistema de limpeza conseguem estar muito tenpo sem qualquer manutenção.

 

Ao usarmos este tipo de filtro estamos a diminuir de forma drastica a quantidade de materia solida a ser processada pelos biofiltros e o melhor é que as bombas estão sempre protegidas contra os lixos e a falta de água devido á saturação do filtro. E se quisermos diminuir mais a materia solida podemos instalar o vortex, mas garanto que vai estar a funcionar apenas de forma preventiva.

 

Estes filtros têm duas entradas, uma para o ralo de fundo e outra para o skimmer de superficie, antes do filtro são instaladas duas valvulas de guilhotina de 110mm e toda a tubagem é deste diâmetro para garantir um bom fluxo.

 

 

Para montar os ralos de fundo, os skimmer ou outra coisa qualquer existem sistemas de falanges extremamnete fiveis e não nuito caros que nos garantem uma estantiquicidade.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu lago furei a tela no fundo (dreno) e entrada para o filtro, para já sem problemas. Apenas deitei um pouco de cola usada para unir tela, entre a tela e os tubos de PVC.

 

Tambem ando a estudar um sistema de filtragem DIY para o meu lago, estou a pensar num sistema como o que propos o kohako, quando tenho que limpar o meu actual, fico com uma dor de costas que não me aguento.

A sorte é que até agora só tive que o limpar 2 vezes, mas quando a população crescer.... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Os filtros vortex têm muitos adeptos mas estão a competir com os prè filtros de peneira. Estes depois de instalados retêm sujidades até 300 micron e com o seu sistema de limpeza conseguem estar muito tenpo sem qualquer manutenção

 

Gardenkoi

 

onde seria possivel encontrar dessa malha para fazer uma peneira DIY?

 

abraço!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cola para tubos de PVC é diferente da cola para colar tela PVC.

 

Eu fiz textes usando essas duas colas e não funciona.

 

As falanges são coladas com silicone preto especifico e depois aparafusadas com parafusos inox.

Alem de garantir a estanquicidade devemos ter atenção aos movimentos futuros das terras e garantir que o conjunto aguenta as movimentações.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Os filtros vortex têm muitos adeptos mas estão a competir com os prè filtros de peneira. Estes depois de instalados retêm sujidades até 300 micron e com o seu sistema de limpeza conseguem estar muito tenpo sem qualquer manutenção

 

Gardenkoi

 

onde seria possivel encontrar dessa malha para fazer uma peneira DIY?

 

abraço!

 

 

Esse é o segredo do equipamento e um outro segredo é a porta deslizante que fecha a água se a bomba parar.

 

Eu já tentei e já vi tentar imitar, mas os problemas de construção são muitos e eu já pedi um orçamento para ser feito em inox e o preço era quase igual ao original.

 

Como o meu deu barraca passei para opção de comprar o original e posso dizer que é um espectaculo.

Editado por gardenkoi

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao fazendo publicidade

 

tas a falar do sistema sera koi profissional?

 

estes conheço e tem peneira ate 200 micron

 

mas o preço ..................... fica mais caro o filtro que o lago inteiro ja com peixes e tudo!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa brincadeira custa menos de 800€ em Portugal. Tens de ecrescentar ás 675£ os portes. E se te pedissem 500 por um em inox sem garantia de funcionamento o que pensavas?

 

Mas só é rentavel para lagos de alguma dimensão porque acaba por ser caro para pequenos projectos.

 

Ainda tem o sistema de instalação, tem de ser instalado abaixo do nivel, fora do lago e em local seco de facil acesso. È instalado numa area tecnica que de seguida passa para filtros persurizados ou de gravidade.

Editado por gardenkoi

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais