Discus - ajuda


Suzanne

Recommended Posts

Boas! Precisava mesmo que alguém me pudesse dar uma opinião acerca do que se passa com os meus Discus. Tenho 3 adultos, num aqua de 170 lts, sendo 1 Blue Diamond macho e 2 Turquesa casal (pelo q me disseram). Acontece que o Blue (bem maior q os outros) anda sempre atrás dos outros a "picar-lhes" o corpo. Já o separei, deixando os outros sozinhos nesse mesmo aqua e acabou por acontecer o mesmo, a vítima é sempre a mesma. Alguém me sabe explicar pq não se dão bem? Quando os comprei a um particular, eles estavam os 3 juntos no mesmo aqua. E aproveito já agora para dizer que os Turqueza já tinham feito postura com o outro dono e comigo ainda nada.

 

Fico à espera de opiniões.

 

Susana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

 

Tu tens 3 discus ADULTOS num aquario de 170 litros, talvez seija um pouco apertado ...

 

Isso de andarem sempre a " picarem-se " uns aos outros provavelmente deve-se ao facto de o espaço para os 3 ser pouco , ou entao a diferença de tamanhos .

 

Para haver acasalamento entre discus é perciso reunir certas e determinas condiçoes .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os discus são peixes de cardume, e se não estou em erro, num cardume há sempre algum dominante. Mas também pode ser devido à diferença de tamanhos. Eu tenho 4 discus de 11cm e 3 de 5/6cm num aquário de 260 litros. Um pigeon de 11cm é o dominante, " pica " sempre os outros 3 do mesmo tamanho, coisa que não acontece tão frequentemente com os mais pequenos. Mas o que parece dominante no aquário é sempre o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Penso que seja um comportamento normal em ciclídeos, estão num ambiente novo e pretendem estabelecer hierarquias como tal é normal haver perseguições, pancadaria etc etc, vai é acompanhando se comem isso é o mais importante.

 

Posturas é igual, aquário novo tem que se habituar, depois com outro inquilino sempre em cima deles deve ser difícil haver posturas, já para não falar no quanto é difícil levar a postura até ao final quando os pais não são os únicos inquilinos do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

 

Tu tens 3 discus ADULTOS num aquario de 170 litros, talvez seija um pouco apertado ...

 

Isso de andarem sempre a " picarem-se " uns aos outros provavelmente deve-se ao facto de o espaço para os 3 ser pouco , ou entao a diferença de tamanhos .

 

Para haver acasalamento entre discus é perciso reunir certas e determinas condiçoes .

 

 

Não acho que seja apertado, eles andam super à vontade, já vi aquas do mesmo tamanho com mais quantidade, mas a diferença de tamanho talvez seja um dos motivos sim, pk ainda é grande... Vou ficar atenta, só não queria que se magoassem..

 

Olá,

 

Penso que seja um comportamento normal em ciclídeos, estão num ambiente novo e pretendem estabelecer hierarquias como tal é normal haver perseguições, pancadaria etc etc, vai é acompanhando se comem isso é o mais importante.

 

Posturas é igual, aquário novo tem que se habituar, depois com outro inquilino sempre em cima deles deve ser difícil haver posturas, já para não falar no quanto é difícil levar a postura até ao final quando os pais não são os únicos inquilinos do aquário.

 

Boas! Eles comem, mas tenho de andar ali a tentar enganá-los para o Blue Diamond comer de um lado e o casal comer do outro, senão os Turquesa nunca comiam...lol...

Mas agora já comem todos e comem bem... Vou ficar atenta, e se calhar vou separá-los de novo, mas custa-me ver o outro sozinho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Susana,

 

Minha opinião:

- Para discus adultos e para quem tem pouca experiencia com os mesmos, 40/50LT de água por peixe é o minimo exigivel... por eles. Tu tens mais que isso, mas outra das regras é que discus adultos devem ser mantidos em aquario de pelo menos 200lt de água e com 1m de frente...

- Os discus como dizia o Luis são peixes de cardume, por isso acho que devias ter pelo menos entre 4/5, o problema é o tamanho do aqua, quanto ás picardias... são ciclideos, necessitam de ter uma hierarquia definida, é normal.

 

Um perguntita... há quanto tempo tens os discus nesse aquario? que experiência tens com discus? qual o tamanho dos discus?

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Susana,

 

Minha opinião:

- Para discus adultos e para quem tem pouca experiencia com os mesmos, 40/50LT de água por peixe é o minimo exigivel... por eles. Tu tens mais que isso, mas outra das regras é que discus adultos devem ser mantidos em aquario de pelo menos 200lt de água e com 1m de frente...

- Os discus como dizia o Luis são peixes de cardume, por isso acho que devias ter pelo menos entre 4/5, o problema é o tamanho do aqua, quanto ás picardias... são ciclideos, necessitam de ter uma hierarquia definida, é normal.

 

Um perguntita... há quanto tempo tens os discus nesse aquario? que experiência tens com discus? qual o tamanho dos discus?

 

Boas! Então é assim, tenho estes Discus praí há 7/8 meses, os Turquesa devem ter uns 8/10 cm e o Blue talvez 15cm. (espero não estar a abusar muito...eheheh). Experiência...pois... nenhuma. Mas vou aprendendo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Então é assim, tenho estes Discus praí há 7/8 meses, os Turquesa devem ter uns 8/10 cm e o Blue talvez 15cm. (espero não estar a abusar muito...eheheh). Experiência...pois... nenhuma. Mas vou aprendendo!

Olá de novo Susana,

 

Olha detesto dizer isto, mas discus com 10 cm não se consegue ver, seguramente, se são casal... Ou seja, quem te vendeu os discus, se calhar também não soube informar-te devidamente.

Quanto á pancadaria... tem a ver com a diferença dos discus(de tamanho) e com o facto de teres só tres, quase de certeza. Se já tens os discus há 7/8 meses, já tens muita experiencia, eu ao fim de 8 meses de discus já tinha um casal a criar :(.

Por isso deixa de ser modesta.

 

Um exemplo concreto é, o maior definiu o território dele, e defende-o, afinal é um ciclideo e territorial! assim que um dos pequenos chega perto é corrido á pancada.

Em cardume, terás sempre um que está a levar pancada... imagina um grupo de 5 discus, o discu Alpha, que é o dominante bate no Beta que é o que vem a seguir na hierarquia, o Beta no Gama, o Gama no Delta e o Delta no Epsilon... o Epsilon como não tem em quem bater foge dos outros...

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois discordo da falta de espaço

devera ser por causa dos tamanhos embora tenho um comunitario de 300 ltr e coloquei a pouco tempo tipo 1 mes 5 discus e tenho 2 turquesa 6\7 cme 3 altum flora 1 com 4 cm 2 dois 5\6 e o mais pequeno e o terror do aqua anda sempre a pancada com os outros

por isso na minha maneira de ver se fosse a ti ate punha mais 1 do mesmo tamanho assim essa porrada e mais distribuida se estiver errado digam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mete ai um setup do teu aquario com umas fotos , para ficarmos a conhecer melhor nao so os teus discus como o teu aquario .

 

Certamente a diferença de tamanhos é a causa de eles se "picarem" . Num aquario de discus isso é normal os discus maiores normalmente adoram fazer perseguiçoes aos mais pequenos (expriencia propria) .

 

Mas se estao os 3 a comer nao te preocupes :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais