Ajuda URGENTE com algas .


Kunhax

Recommended Posts

Viva,

 

há cerca de 2 meses iniciei-me num plantado com plantas de fácil manutenção. De à 3 semanas para cá, começaram a aparecer no vidro uns pontos verdes que têm vindo a aumentar.

Até hoje nunca adicionei fertilizante, tem apenas o substrato fértil que coloquei de início por baixo da areia preta.

 

O meu aquário tem 120x50x73 (comp.xlarg.xalt.) +- 450lts

Iluminação - 4x36w PL 7200K (8h/dia) e hoje adicionei um projector de 150w HQI 4200K

Filtragem - 1 filtro externo Eheim 2078 (1850lts/h) + 1 filtro externo Eheim 2213 (440lts/h)

Lampada UV 30w (4h/dia) ligado ao filtro externo Eheim 2213 (440lts/h)

Termoestato Jagger 300w

Temperatura da água - 27º

CO2 de botija, com válvula selenoide e 2 gotas/seg.

 

Fauna:

3 Discus (17, 12 e 10cm)

8 Escalares adultos

6 nariz de bêbado

3 corydoras

1 platydora

6 SAE's

3 caracóis maçã

1 Farlowella

 

Flora:

Vallisneria gigantea

Bacopa australis

Limnophila sessiliflora

Rotala sp. ''green''

Pogostemon stellata (Eusteralis) - Está fraquinha.

Blixa - Está quase morta.

Tenho também uma planta de superfície que não me lembro agora do nome.

 

De futuro quero introduzir mais algumas plantas mas só quando perceber mais da "poda".

 

Quanto aos parametros da água, são os seguintes:

 

PH - 6,7

KH - 3º dKH

GH - 8º dGH

NO2 (nitritos) - 0,0 mg/l

NO3 (nitratos) - 25 mg/l

NH3 - 7,3 mg/l

PO4 (fosfatos) - 0,05 mg/l

 

TPA's de +- 30% / semana

A água da torneira sai com 0,0mg/l de nitratos (NO3)

 

Posto isto, digam-me o que está mal para causar as ditas algas e o que tenho que fazer.

 

Agradeço desde já as vossas sugestões.

 

 

Edit: acrescentar 1 Farlowella

Editado por Kunhax

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá, uma ajudinha. :D

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario apanha luz do sol?se for o caso vaiser difiçil tirar isso. no entanto deixo a minha opiniao, pelo que sei as algas aparecem por causa de excesso de nitritos, ha produtos a venda para as eliminar, mas tambem a maneiras de fazelas desaparecer sem comprar produtos.

nao sou intendido nesta materia, espera pelos intendidos neste assunto apareçam.

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado.

 

O aquário não apanha sol.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

como é possivel ter 105 visitas e só um membro se dignou a dar uma pequena ajuda. Vá lá pessoal, hà por aqui muita gente que percebe muito disto, digam-me lá o que está mal no meu aquário e o que devo fazer.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Muito simples,sempre que fizeres TPA,s,raspas os vidros

com aqueles iman proprios para limpesas de aquários,

depois fazes o TPA,s,espero ter ajudado.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas algas incomodam? Talvez tenhas algum nutriente em excesso.

O meu conselho é controlares a comida que dás (no meu caso foi a comida) e fazeres tpas. Com os sae's que tens isso vais desaparecendo, se sobrarem e estiverem castanhas podes tira-las fora que estao mortas. Não ha problema com essas algas, ate funciona como alarme para que não aconteça algo pior. boa sorte com isso. :burp:

Banner3.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Muito simples,sempre que fizeres TPA,s,raspas os vidros

com aqueles iman proprios para limpesas de aquários,

depois fazes o TPA,s,espero ter ajudado.

Cump: A.S

 

 

Mas pelo que já li, se raspar o vidro as algas espalham-se na coluna d'água e o resultado ainda será pior.

 

 

 

Essas algas incomodam? Talvez tenhas algum nutriente em excesso.

O meu conselho é controlares a comida que dás (no meu caso foi a comida) e fazeres tpas. Com os sae's que tens isso vais desaparecendo, se sobrarem e estiverem castanhas podes tira-las fora que estao mortas. Não ha problema com essas algas, ate funciona como alarme para que não aconteça algo pior. boa sorte com isso. :smile2:

 

 

Incomodam porque os vidros ficam sujos. A nivel de comida só dou 1 vez por dia e penso que não seja demasiada. Oa SAE's não comem estas algas dos vidros. O que eu queria mesmo que me dissessem é o que está mal nos parâmetros da água e como tenho que fazer para resolver o problema.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá pessoal, dêem-me uma ajudinha.

 

Digam-me o que está mal nos parâmetros da água e como resolver o problema.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RF4ever: O SAE come green spots?!?!?! o SAE é aconselhado para algas filamentosas e de pelo (Rodophyta sp.)

 

que eu saiba o animal aconselhado para pontos verdes são as neritinas (molusco) e as farlowellas (peixe)

 

na minha opinião essas algas verdadeiras prosperam com as plantas, logo poderá ser excesso de luz, reduzindo o tempo de luz do aquario e continuar a plantar plantas.

 

eu tenho luz solar directa, e antes com neritinas mantinha alguns green spots, agora com luz ainda mais directa e farlowellas nem ver green spot, quer em vidro quer nas anubias. Penso que a Farlowella é do melhor para combater esta alga.

 

esta é a minha Farlowella

papeixegalho.jpg

 

também tenho ali uns loaches que podem ter ajudado, na imagem ve-se inclusivamente algas verdes green spot... foi no dia em que meti o peixe, agora nem ver essas algas!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RF4ever: O SAE come green spots?!?!?! o SAE é aconselhado para algas filamentosas e de pelo (Rodophyta sp.)

 

que eu saiba o animal aconselhado para pontos verdes são as neritinas (molusco) e as farlowellas (peixe)

 

na minha opinião essas algas verdadeiras prosperam com as plantas, logo poderá ser excesso de luz, reduzindo o tempo de luz do aquario e continuar a plantar plantas.

 

eu tenho luz solar directa, e antes com neritinas mantinha alguns green spots, agora com luz ainda mais directa e farlowellas nem ver green spot, quer em vidro quer nas anubias. Penso que a Farlowella é do melhor para combater esta alga.

 

também tenho ali uns loaches que podem ter ajudado, na imagem ve-se inclusivamente algas verdes green spot... foi no dia em que meti o peixe, agora nem ver essas algas!

 

 

Viva,

 

excesso de luz não era de certeza porque eu apenas tinha uma calha com 4x36w (7200K) e as plantas estavam a morrer, só agora coloquei um projector de 150w HQI (4200k) e noto que as plantas estão a melhorar, o musgo por exemplo estava a ficar acastanhado e agora volta aos poucos a ficar mais verdinho.

Tenho medo de fertilizar pois se os parâmetros da água não estiverem correctos poderá desenvolver ainda mais as algas.

 

Por incrível que pareça tenho uma Farlowella (peixe comprido agarrado à pedra, certo???) mas não o mencionei porque não sabia o nome, mas ela está sempre colada nas vallisnerias e nem pega nas algas dos vidros.

 

Dêem uma olhadela nos parâmetros que eu coloquei e digam-me se acham algo fora do normal ou se posso fertilizar e como o devo fazer ou se por outro lado tenho de corrigir alguma coisa nos valores.

Editado por Kunhax

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião deves por novas plantas, fertilizar e mexer a agua, nomeadamente a suerficie. mas isso sou eu... deves ter o aquario pronto para que as plantas prosperem, pois se tens plantas a morrer algo não está bem. precisas de saber as exigencias das plantas em relação a luz, fertilização e co2!

 

a minha equipa de combate à Green spot nesse aqua é uma farlowella, 3 loaches e 7 neritinas, sendo a farlowella bastante relevante. a oferta no teu aquario é maior que a capacidade do peixe, logo é normal continuares com problemas.

 

por ultimo penso que deves ler de varias fontes, nao so no forum sobre o combate às algas e a esta em especifico. parametros? estas algas prosperam sempre que as plantas prosperam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal preciso mesmo com urgência de uma ajuda. Please.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

olhando para os valores....

fosfatos muito baixos e presença de amónia. Começa a fertilizar, para subires os fosfatos, e a fazeres tpas semanais generosas.

Tens de ir por partes....cuida da fertilização. Se verificares q os problemas das algas persistem, mesmo dp de teres as plantas bem alimentadas, verifica a iluminação e CO2. Tens de ir por partes e excluindo possibilidades.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais