Que metodo usam nas TPA's


Anti-cloro  

142 votos

  1. 1. Anti-cloro

    • Ponho anti-cloro e espero o tempo que diz no rotulo;
      26
    • Ponho anti-cloro e espero 1 Hora ou mais;
      11
    • Não Ponho anti-cloro mas deixo a água parada durante 24Horas;
      38
    • Não ponho anti-cloro e ponho directamente a água no aquário;
      50
    • Tenho um aparelho de agua de osmose Inversa que tira o cloro da água;
      0
    • Outra (Justificar).
      17


Recommended Posts

Os metais pesados é uma questão à parte do cloro e da cloramina. Os metais não se desfazem. Como desfazes um metal?! Isto de desfazer e criar metais é coisa que tem a ver com bombas nucleares e estrelas. O metal é retirado da coluna de água e provavelmente depositado no fundo. O que o Luis está a dizer é que poderão haver bacterias que vao libertar esse metal novamente para a coluna de água. Mas para se dizer isto, precisamos de saber o que se passa ao certo, acho que ninguém aqui sabe. É uma hipotese...

 

Mas nota que quando poes aquasafe ou aquatan, não é no aquario, é no balde! logo podem ficar depositados no balde e nao no aquario. E, assim efectivamente removes metais do aquario. Mas isto são hipoteses, nao sabemos efectivamente como funciona o produto. Logo não são balelas.

 

O CLORO

O cloro livre (Cl) evapora com o tempo, a cloramina (NH2Cl) precisas de quebrá-la para libertar o cloro. A cloramina só consegues retirar com o condicionador ou vitamina C. Não adianta água de chuveiro, nem adianta deixar repousar. A formula da cloramina é feita para resistir. é colocada na água em muito pequenas quantidades, devido à sua toxididade. Tem vantagens em relação ao cloro livre, por resistir bem até à casa do consumidor.

 

Com isto quero dizer que usares condicionador não é um desperdício. Nota que nao falo dos anti-cloro simples, mas do aquatan e do aquasafe. Pois se usares a técnica do chuveiro e deixar repousar uns dias, o cloro livre evapora, mas não o cloro composto. Se usares carvão activado então é ainda mais seguro. O Carvao activado dentro do prazo é um super-filtro que filtra tudo, logo com carvao activado dentro do prazo podes mesmo dispensar condicionadores, se bem que deves fazer os truques que pessoal faz, devido ao impacto inicial do cloro na fauna, tanto peixes como bacterias. De outra forma, nao me parece boa ideia deixares de usar condicionador só porque outras pessoas o fazem...

 

Com isto, ao longo do tempo e com varias TPAs o cloro composto pode ir subindo de nivel até atingir niveis perigosos, sem darmos conta. Poderá haver algo na água que o quebre, nomeadamente em aquarios plantados em que possa haver na coluna de água vitamina C devido às plantas.

 

Eu para poupar uns trocos, como toda a gente, também deixo a água de repouso e verto água para o balde a todo o vapor ou com um chuveiro, para libertar já ali bastante cloro. Depois deixo 24 a 48 horas de repouso. Posteriormente posso meter 7 a 9 vezes menos quantidade de condicionador que o recomendado, essencialmente para tratar a cloramina e os traços de cloro e metais que existam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigada Quo, percebes mesmo da coisa ao contrário de mim. Agora com essa do carvão puseste-me a pensar :( , sabes que abri um tópico por causa do "pó" que tenho no aquário, inclusive também já me tentaste ajudar lá, mas diz-me por favor, achas que se usar o carvão no aquário que pode mais facilmente acabar com esse pó flutuante? Se quiseres podes dar antes a resposta no tópico que abri para fazer o seguimento lá e mais uma vez muito obrigada. Já tirei fotos como disseste vou agora passa-las para o computador e se vir que se vê alguma coisa ainda as meto lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal uma ideia, comprem numa loja de piscinas ou material de rega (coisa muito comum fora das cidades) dois filtros de copo para por nas entradas de água (comprei dois por 7.5 €) levam mais ou menos 2 litros, depois liguqi os dois, num pos uma matéria filtrante, que filtra particulas sólidas, uma malha muito pequeno o tamanho nao me lembro, o outro enchi com carvão activado, ligo ao chuveiro e voila retira os metais pesados eo cloro, resumidamente fiz quase um filtro de osmose falta-me apenas o filtro com a membrana, este dois filtros com o carvão e a materia filtrante e tubos, e peças para as ligações custaram-me 15 euros, acho que não foi caro. Outra coisa importante que faço , informei me na minha camara municipal a que dias fazem o tratamento das águas, logo nesses dias na faço tpa, faço passado dois dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O metal é retirado da coluna de água e provavelmente depositado no fundo. O que o Luis está a dizer é que poderão haver bacterias que vao libertar esse metal novamente para a coluna de água. Mas para se dizer isto, precisamos de saber o que se passa ao certo, acho que ninguém aqui sabe. É uma hipotese...

Não necessariamente... um agente sequestrante não tem obrigatoriamente que ter um produto de solubilidade baixo. Ou seja, um ligando ao combinar-se com um centro metálico, não tem que formar uma espécie neutra e bastante apolar. É mais comum acontecer o inverso. Ou seja, mesmo havendo um bind por parte do sequestrante ao metal, a molécula organometálica pode perfeitamente permanecer dissociada em solução aquosa. Isto quer dizer que a mesma não vai ao fundo como estás a referir...

 

Mas nota que quando poes aquasafe ou aquatan, não é no aquario, é no balde! logo podem ficar depositados no balde e nao no aquario. E, assim efectivamente removes metais do aquario. Mas isto são hipoteses, nao sabemos efectivamente como funciona o produto. Logo não são balelas.

Uma vez mais, não é por deitares aquatan ou aquasafe que os metais desaparecem da água, ou que precipitam e ficam no fundo do balde. A quantidade é tão pouca que nem vês isso a acontecer... e mesmo que a quantidade fosse grande, ninguém os impede de continuarem em forma iónica.

 

O CLORO

O cloro livre (Cl) evapora com o tempo, a cloramina (NH2Cl) precisas de quebrá-la para libertar o cloro. A cloramina só consegues retirar com o condicionador ou vitamina C. Não adianta água de chuveiro, nem adianta deixar repousar. A formula da cloramina é feita para resistir. é colocada na água em muito pequenas quantidades, devido à sua toxididade. Tem vantagens em relação ao cloro livre, por resistir bem até à casa do consumidor.

O Cloro utilizado como agente desinfectante é o Cl2 e não o Cl... o elemento Cl só se forma em reacções radicalares ou com energias elevadas, como a exposição a raios UV, por exemplo.

 

O Carvao activado dentro do prazo é um super-filtro que filtra tudo, logo com carvao activado dentro do prazo podes mesmo dispensar condicionadores, se bem que deves fazer os truques que pessoal faz, devido ao impacto inicial do cloro na fauna, tanto peixes como bacterias.

O carvão activado, primeiro de tudo não fica fora de prazo... segundo, o mesmo não adsorve espécies polares como é o caso da Cloramina.

 

Posteriormente posso meter 7 a 9 vezes menos quantidade de condicionador que o recomendado, essencialmente para tratar a cloramina e os traços de cloro e metais que existam.

Uma vez mais, os metais pesados não desaparecem da água... não passam para nenhuma forma gasosa, não ficam no fundo do balde, etc...

Eles continuam lá. A única coisa que é alterada é a sua biodisponibilidade. O problema é que os micro-organismos conseguem fazer muita coisa que os químicos nos laboratórios não conseguem. E quebrar moléculas organo-metálicas é peanuts para muitos deles...

 

Pessoal uma ideia, comprem numa loja de piscinas ou material de rega (coisa muito comum fora das cidades) dois filtros de copo para por nas entradas de água (comprei dois por 7.5 €) levam mais ou menos 2 litros, depois liguqi os dois, num pos uma matéria filtrante, que filtra particulas sólidas, uma malha muito pequeno o tamanho nao me lembro, o outro enchi com carvão activado, ligo ao chuveiro e voila retira os metais pesados eo cloro

Cloro... sim.

Metais pesados, nem por isso. Depende da forma em que os mesmos se encontram...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu encho garrafões de água, coloco o anti cloro ( 2 ml para 5 litros de água ), fecho, agito bem, e depois coloco devagar dentro do aquário.

 

Devagar, significa sem fazer grande " xiqueiro" para não revolver o areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloco anti-coloro e meto logo a agua no aquário.

Nem cheguei a ver se no rótolo diz para aguardar.

 

Eu também faço assim...está muito errado?? :D

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pus Outro

 

Até porque uso o Stress Coat da API, e na embalagem nao fala em tempo de espera, de qualquer maneira, para o meu aquario de 18litros faço um TPA de 15 em 15dias, deito a água no garrafão e deito 1ml de anti-cloro por cada litro(deixo estar sem tampa), vou fumar um cigarrito, entretanto faço limpeza ao aquario com as escovas magneticas, lavagem de filtro, ponho tudo no sitio, abano umas vezes o garrafão e deito no aquário devagarinho.

 

Por minha propria iniciativa e sem ter problemas, pelas minhas contas devo demorar ate colocar a água no aquario uns 25minutos, embora o mesmo anti-cloro, diga que contem rejuvenescimento de caudas e barbatanas assim como criam uma camada em volta do peixe.

 

''STRESS COAT, with the healing power of Aloe Vera, is scientifically proven to reduce fish stress and heal damaged tissue. It forms a synthetic slime coating and replaces the natural secretion of slime that is interrupted by handling, shipping, fish fighting, or other forms of stress. helps reduce susceptibility to disease and infection. helps heal torn fins and skin wounds. Reduces electrolyte loss. Also works instantly to remove chlorine, chloramines and ammonia from tap water. Neutralizes heavy metals. Use when starting a new aquarium, adding or changing water and adding fish.

 

Scientifically proven to reduce fish stress by 40%

Scientifically proven to heal wounds and promote regeneration of damaged fish tissue ''

 

 

STRESS COAT, com o poder de cura de Aloe Vera, é cientificamente comprovado que reduz o stresse dos peixes e cura tecidos danificados. Faz um revestimento sintético slime e substitui a secreção natural de lodo que é interrompido por manipulação, o transporte, os peixes de combate, ou outras formas de stress. Ajuda a reduzir a susceptibilidade a doenças e infecções. Ajuda a curar as barbatanas rasgadas e feridas na pele. Reduz a perda de eletrólitos. Também trabalha imediatamente para remover o cloro, cloramina e amônia da água da torneira. neutraliza os metais pesados. Use quando começar um novo aquário, adição ou mudança de água e adicionar os peixes.

 

Cientificamente comprovadas para reduzir o stresse dos peixes em 40%

Cientificamente comprovado para curar feridas e promover a regeneração de tecidos danificados peixe

 

Foi um amigo que me indicou e ate agora estou super bem com este produto.

 

Cumps

Editado por Kohzai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre deixei a água em "repouso" , durante pelo menos 24H , e depois tudo para dentro do aquário. Não utilizo produto nenhum e até hoje não tive qualquer problema com isso. Mas como dizem por aí cada caso é um caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu, como 28% do pessoal, deixo repousar 24h um garrafão de 5 L.

 

Pelo calculo do volume, o meu aquario leva 37,5 L e deve ter mais ou menos 35 L de água. Faço portanto uma TPA de 14% vá, arredondadinho e tal... Tiro 5 L para um garrafão com o sifão home-made (garrafinha d agua + mangueira RULESSS) e aspiro, uma semana um lado do aquario e na semana seguinte o outro lado (preguiça de tirar a flora e a calhauzada toda...). Empurro tudo para um lado e vá de :chores009: .

 

Em relação à discussão dos metais e das coisas más pro nosso organismo e portanto dos peixes não me ralo muito, até porque do outro dia vi um documentário sobre a qualidade da água e as duas cidades que, NO MUNDO, têm a

água de rede mais saudável para consumo são, em 1º lugar Milão e em 2º Lisboa!!! :D

A água que vai nos foguetões para as estaçoes espaciais e para consumo dos astronautas é aguinha DA REDE de Milão e, em tempos, já foi água de Lisboa!

 

Eu como alfacinha que sou limito.me portanto a deixar a água quietinha durante 24h para sair o cloro e depois zuca lá pra dentro, sempre a pensar nos gajos das naves espaciais claro... :(:P:alberteinstein::dancing:

 

Cumprimentos :sunbathing:

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu praticamente meto no balde e de seguida po aquario, ja fiz testes ao cloro, que aparece transparente, ou seja no testes da sera, quer dizer que nao há...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua directa (por mangueira) do chuveiro para dentro do aqua. Faço isso à mais de um ano e honestamente n notei diferenças nenhumas de quando usava anticloro. Tudo OK peixes e camarões.

Apenas tenho cuidado de quando é inverno a água entrar tépida para n provocar grandes oscilações na temperatura. Agora no verão é mesmo fria, e os habitantes agradecem, fica tudo debaixo da saida de água.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, como 28% do pessoal, deixo repousar 24h um garrafão de 5 L.

 

Em relação à discussão dos metais e das coisas más pro nosso organismo e portanto dos peixes não me ralo muito, até porque do outro dia vi um documentário sobre a qualidade da água e as duas cidades que, NO MUNDO, têm a

água de rede mais saudável para consumo são, em 1º lugar Milão e em 2º Lisboa!!! :rolleyes:

A água que vai nos foguetões para as estaçoes espaciais e para consumo dos astronautas é aguinha DA REDE de Milão e, em tempos, já foi água de Lisboa!

:lol: queres dizer que usam a água de lisboa para retirar o hidrogenio para fazer combustivel. só se for. Para beber, isso deve ser um atentado à saude publica. acho que essa água, nem para lavar pratos.

 

 

eu praticamente meto no balde e de seguida po aquario, ja fiz testes ao cloro, que aparece transparente, ou seja no testes da sera, quer dizer que nao há...

queres dizer que a água daí vem sem cloro? fujam todos que isso deve ser pior que África em termos de doenças e germes na rede de água.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também escolhi "Outra" porque meto a água no balde com o máximo de pressão que o 'telefone' do chuveiro da banheira permite.

A agitação é imensa e, logo de seguida, meto a água no aquário.

Normalmente faço TPAs de 30%.

 

 

Faço precisamente assim.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

:animal_fish: queres dizer que usam a água de lisboa para retirar o hidrogenio para fazer combustivel. só se for. Para beber, isso deve ser um atentado à saude publica. acho que essa água, nem para lavar pratos.

Mas tu lês as coisas até ao fim...? Ou lês só o que te interessa? Que parte de "água para consumo dos astronautas" é que tu não percebeste?

E não devias falar sem saber. A água da rede, excepto para pessoas com algumas doenças específicas como a pedra do rim ou a diabetes, é a melhor que se pode beber. E isto não sou eu que o digo, são mesmo os meus professores de Química Analítica do IST...

 

queres dizer que a água daí vem sem cloro? fujam todos que isso deve ser pior que África em termos de doenças e germes na rede de água.

Até parece que nem sabes que há outras maneiras de desinfectar água... já agora, UV combinado com O3 é um processo também muito usado. Não usa Cloro nem Cloraminas...

 

Por isso, ao invés de andares a mandar bocas para o ar, devias informar-te melhor sobre o que estás a dizer... porque para dizer coisas que não correspondem à verdade, mais vale estar calado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo e Luís Fortunato,primeiro vocês são uns crânios.

Agora é que fiquei mesmo muito baralhada. então os metais pesados, sem o tal anti-cloro não se desfazem e por isso são perigosos para os peixes não é? Então esse pode ser um motivo pelo qual devemos usar anti-cloro, ou vocês querem dizer que o que vem escrito no panfleto, no frasco são balelas. Então deixar a água repousar uns dias ou com a tal pressão do chuveiro tb elimina os metais ou nada os elimina?

 

Eu vejo é o Quo a dizer cenas "á toa" e o Luís a explicar ciêntificamente tudo e sem haver a contra afirmação do Quo :animal_fish:

 

Luís a meio perco-me das bipolariedades e afins mas pelo que percebi,retirar os metais pesados não dá.É isso ?Apenas se separam ou lá o que é e depois as bactérias voltam a uni-los ?

Mas o que convém é caso a nossa água seja desinfectada com cloro ou cloramina ai sim devemos usar anti-cloro ?Está certo isso ou ainda me troquei mais ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge.

 

Luís a meio perco-me das bipolariedades e afins mas pelo que percebi,retirar os metais pesados não dá.É isso ?

Certo... a única coisa que um "acondicionador" poderá fazer a alguma água que tenha metais pesados, é torná-los bio-indisponíveis.

 

Apenas se separam ou lá o que é e depois as bactérias voltam a uni-los ?

Certo novamente... mas atenção, eu não digo que todas e quaisquer bactérias/microorganismos o façam. Eu apenas alerto para o facto de haver microorganismos que o fazem com uma perna às costas. Agora se os há dentro do nosso aquário, apenas posso especular... mas para isso, basta pensarmos nas bactérias nitrificantes. O seu aparecimento/multiplicação não involve usar bactérias de frasco... no entanto, passado alguns dias, por mais inócuos que fossem os nosso materiais à partida, as bactérias aparecem.

 

Mas o que convém é caso a nossa água seja desinfectada com cloro ou cloramina ai sim devemos usar anti-cloro ?Está certo isso ou ainda me troquei mais ?

Sim... não te trocaste vez nenhuma. Só chamo à atenção para o facto de nem todos os anti-cloro funcionarem com Cloramina. Por exemplo, a tiosulfato não funciona, no entanto é utilizado para o Cloro gasoso (Cl2).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

No meu caso varia,já fiz como muitos dos outros membros e deixei agua a repousar,tambem já aconteceu a agua ir directa da torneira para o aquario,até hoje nunca tive problemas,nunca adicionei nenhum anti-cloro.

 

Só um "aparte",nunca percebi muito bem o pessoal que tem a mania de so beber agua engarrafada,será que não entendem que estao a ser literalmente roubados?E que alem disso o tão seguro PET ou PETE não é assim tão seguro como dizem!!informem-se acerca da quantidade de vezes que a agua da rede é testada diariamente,e quantas vezes a tão limpa e "pura" agua engarrafada da "nascente" realmente é.

 

Desculpem la mais uma vez o aparte mas já que falamos da agua e da sua qualidade...

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cloro... sim.

Metais pesados, nem por isso. Depende da forma em que os mesmos se encontram...

 

Boas Também sou leigo em quimica, contudo e acho que o José explicou mal o que utiliza, mas pelo menos estes "Pré-filtros" tem um com Carbono, para retirar cloro, e o outro filtro que ele não disse é um filtro de sedimentos, ou seja, como referi não sou perito em quimica, mas por sedimentos entendo particulas presentes na água da companhia!

Dependendo do tipo de filtro(tamanho da particula), acredito que pelo menos parte dos sedimentos(a minha duvida passa por incluir os metais pesados no "saco" dos sedimentos) ficam no filtro.

 

Uma membrana como as utilizadas para osmose, por exemplo baixam o PH da água(entre outras coisas), isto porque filtra os sais que nela existem e que fazem tampão(ou dureza).

 

Espero ter contribuido para a discussão salutar :)

 

Abraço.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEM

utilizo simplesmente 2 mangueiras

uma pra colocar agua outra pra retirar agua de todos os aquas e nao ha ca quimicos pra nada

nem anti cloros ou afins

o aquario e o ecosistema interno da coluna de agua ( bacterias ), plantas , e fauna com os filtros ,e com os substratos , penso que e4stes todos juntos forma um sistema de limpeza mais eficaz que os quimicos que possivelmente la coloquemos

em aquas de 300 litros faço ate 50 % de tpa's em aqua mais pequeno faço de 50 a 30 % semanalmente e ate a data nem flora nem fauna se tem ressentido deste sistema

 

mas cada macaco no seu galho , no caso cada maluco com seu sistema :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.