Recomeço ...


Ze_Lopes

Recommended Posts

Boas!

Cortas a mangueira o mais perto do filtro possível e colocas a torneira entre mangueira que cortaste. Fazes o mesmo na outra mangueira.

Na altura da manutenção, fechas a torneira(as 4), separas a torneiras e levas o filtro para onde quiseres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas.

 

Boa noite,

 

Esse substrato fértil é exactamente o que eu escolhi :discuss_gathering: Pelo que percebi é de boa qualidade e o preço bastante acessível.

 

O teu kit de CO2 é daqueles, tipo lata de spray? Que mais vinha incluido nesse kit?

Eu encontrei um desses tipo spray em que a câmpanula teria de ser recarregada todos os dias, e o gás iria difundir-se na água gradualmente, pelo menos foi o que me indicaram. Esse kit custa cerca de 20€ e as recargas (cada lata) cerca de 6€...

 

O teu filtro é muito bom e a aquisição de torneiras foi uma escolha muito boa, vais ver que facilita na matenção e evita fugas de água. Quanto à entrada de água, acho que a deverias colocar noutro sitio para melhorar a circulação. Mas disso não ercebo muito porque nunca tive um fitro externo. Tenta ver outras montagens que utilizem filtros similares, para teres uma ideia.

 

Que mais posso dizer? Estou a gostar das ideias :music_singguitar:

 

Abraço

 

h_saldanha: o kit de CO2 já traz difusor e um tubo de ar.

 

Boas

 

Relativamente à maior eficiência na circulação de água, na minha opinião e experiência com o meu filtro externo. A entrada e a saída de água devem estar do mesmo lado, do esquerdo ou direito é indiferente, isto porque a água que vem do filtro vai circular pelo aquário e fazendo com que a água "suja" vá para o filtro. Isto está relacionado com a dinâmica de fluidos mas não vamos por esses lados. Para facilitar deixo-te um esquema e desculpa pelo desenho rudimentar mas foi o que se arranjou a estas horas.

 

med_gallery_25293_2149_8859.jpg

 

Cumps

 

rickmfc: obrigado pelo esquema, muito elucidativo. Só tenho um problema: a flauta não cabe na lateral.

Vale a pena corta-la á medida para caber?

 

Boas!

Cortas a mangueira o mais perto do filtro possível e colocas a torneira entre mangueira que cortaste. Fazes o mesmo na outra mangueira.

Na altura da manutenção, fechas a torneira(as 4), separas a torneiras e levas o filtro para onde quiseres.

 

Depois de ver umas fotos dos filtros acabei por perceber. Como foi a loja que me aconselhou as torneiras, disse-lhes para que filtro era e só mandaram para o tubo mais largo que é da entrada de água no filtro.

Sendo assim preciso também para a saída, certo?

 

------------------

 

Se possível gostava de ouvir opiniões em relação ao substrato inerte:

 

Quanto ao inerte acabei por comprar este:

 

img1404n.jpg

 

img1408r.jpg

 

Pensei que tivesse uma granulometria maior, é o mal de se comprar pela Internet, mas pela descrição do produto achei que seria adequado:

 

Acham que é fino demais ou serve?

 

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rickmfc: obrigado pelo esquema, muito elucidativo. Só tenho um problema: a flauta não cabe na lateral.

Vale a pena corta-la á medida para caber?

 

Na minha opinião acho que não há problema nenhum em cortares a flauta de forma a caber na lateral... Fica à espera da opinião de quem já cortou a flauta.. sim porque há quem já tenha feito...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, convém que tenhas torneiras nos dois tubos.

Podes cortar a flauta mas do lado que leva a tampa, porque o outro lado tem relevo para selar a mangueira. O que vai acontecer é a água sair com mais pressão, mas se cortares só um bocado não deves notar diferença na agitação da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Cortei a flauta e posicionei da seguinte maneira:

 

img1414c.jpg

 

Está bem assim?

 

Já agora o CO2 e o termostato estão bem posicionados ou ficaram mais eficientes de outra maneira?

 

img1424aq.jpg

 

Falta-me agora furar o armário para as tubagens e mais uma torneira para o filtro, em Setembro irei começar a montagem.

 

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro está optimo :tongue: quanto ao difusor (é enorme!) tambem está bom, convém que fique nessa zona, (oposta à flauta de saída de água do filtro, para a corrente de água quando bater contra o vidro, empurra as bolhas mais para baixo, espalha-as e difunde-as melhor pelo aquário. o termoestato, não sei se esse modelo é dos que pode estar totalmente submerso ou não, mas acho que o podias colocar no vidro esquerdo, para apanhar a corrente de água que sai do filtro. digo eu

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sugestão do Gonçalo é muito boa. Mas tens de averiguar isso do termostato. Não consigo ver bem, mas parece que é daqueles que pode ser totalmente submerso. Mas mais vale confirmar antes de encher isso de água :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A meu ver corta mais um bocado da flauta porque parece estar "traçada" a mangueira junto ao vidro, se não tiver ok!

 

O termostato é que parece insuficiente para o aqua! Quantos watts tem isso?

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A meu ver corta mais um bocado da flauta porque parece estar "traçada" a mangueira junto ao vidro, se não tiver ok!

 

O termostato é que parece insuficiente para o aqua! Quantos watts tem isso?

 

cumpz

 

quando vi o tamanho do termostato pensei o mesmo que tu ;) mas tem 50W e o aquário depois de cheio com substrato e inertes deve ficar com um pouco menos que 50L, parece-me ser suficiente desde que a temperatura ambiente da sala onde está seja "boa"

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

quando vi o tamanho do termostato pensei o mesmo que tu icon_smile.gif mas tem 50W e o aquário depois de cheio com substrato e inertes deve ficar com um pouco menos que 50L, parece-me ser suficiente desde que a temperatura ambiente da sala onde está seja "boa"

 

Apesar de ter 50w deve ter uma amplitude térmica muito pequena deve demorar horas para aquecer a água e isso vai-lhe custar na factura da luz! Será suficiente? Aqui na minha zona já não chegava! Por exemplo se o termostato actual demorar 30 minutos a aquecer a água um com a mesma potência mas com o dobro do tamanho demorava 15 minutos a aquecer a água porque a amplitude é maior! Significa que se o termostato actual ficar ligado 34h num mês um com o dobro do tamanho fica ligado 17h num mês e a consumir o mesmo de energia logo haverá vantagem em comprar maior!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

Apesar de ter 50w deve ter uma amplitude térmica muito pequena deve demorar horas para aquecer a água e isso vai-lhe custar na factura da luz! Será suficiente? Aqui na minha zona já não chegava! Por exemplo se o termostato actual demorar 30 minutos a aquecer a água um com a mesma potência mas com o dobro do tamanho demorava 15 minutos a aquecer a água porque a amplitude é maior! Significa que se o termostato actual ficar ligado 34h num mês um com o dobro do tamanho fica ligado 17h num mês e a consumir o mesmo de energia logo haverá vantagem em comprar maior!

 

cumpz

 

já percebi o que queres dizer, a área de contacto é maior, isso é verdade

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela participação.

 

Gonçalo Sousa: Eu também acho que o difusor é grande demais. Posso comprar um de vidro já a pensar num futuro sistema CO2 de botija?

Este kit da Tetra liga ao difusor a partir de um tubo de ar normal. Os difusores de vidro têm a mesma ligação ou são diferentes?

 

Estava a pensar em qualquer coisa deste género:

 

11111111111111111112.jpg

 

PauloAgra: Quando dizes:

 

(...) A meu ver corta mais um bocado da flauta porque parece estar "traçada" a mangueira junto ao vidro, se não tiver ok! (...)

 

Referes-te á tubagem estar asfixiada com a dobra?

Eu utilizo uma união em L para evitar que isso aconteça:

 

img1446qh.jpg

 

Em relação ao termostato, têm razão, eu já tinha pensado em comprar um com maior potência, na altura tinha este de 50w.

Estou a pensar num EHEIM JÄGER 75W. É boa escolha?

 

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela participação.

 

Gonçalo Sousa: Eu também acho que o difusor é grande demais. Posso comprar um de vidro já a pensar num futuro sistema CO2 de botija?

Este kit da Tetra liga ao difusor a partir de um tubo de ar normal. Os difusores de vidro têm a mesma ligação ou são diferentes?

 

Estava a pensar em qualquer coisa deste género

 

 

Em relação ao termostato, têm razão, eu já tinha pensado em comprar um com maior potência, na altura tinha este de 50w.

Estou a pensar num EHEIM JÄGER 75W. É boa escolha?

 

Zé Lopes

 

para ver a imagem é preciso ter o site aberto.. mas sim, esse difusor é igual ao meu e faz um trabalho excelente, se não me engano da para aquários até 80, ou 100L. é pequeno e discreto, quanto à questão do tubo, tenho quase a certeza absoluta que encaixa sem problemas.

 

eheim jager é uma excelente escolha, mas prepara-te que vai ter perto do dobro do tamanho desse

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu utilizo uma união em L para evitar que isso aconteça:

 

Pois é mesmo essa união em L que me parecia a mangueira a dobrar! Mas sendo assim está muito bem!

 

Em relação ao termostato, têm razão, eu já tinha pensado em comprar um com maior potência, na altura tinha este de 50w.

Estou a pensar num EHEIM JÄGER 75W. É boa escolha?

 

Não podes escolher melhor pois são os mais resistentes/eficientes e não são os mais caros!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos Gonçalo Sousa e PauloAgra.

 

Hoje estive a mudar a água aos troncos e aproveitei para fazer uma rápida simulação de layout, desta vez com os troncos centrados encostados atrás.

A meu ver traz 2 vantagens: a calha da luz não fica obstruída, o que acontecia com a simulação anterior e fico comais espaço na frente.

 

Não tive muito cuidado com a colocação das pedras, porque foi uma coisa rápida, mas gostava de ouvir opiniões.

 

img1447.jpg

 

img1448gp.jpg

 

img1449g.jpg

 

img1450zi.jpg

 

Para comparar com a primeira simulação:

 

img1380ga.jpg

 

img1388b.jpg

 

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma simulação de layout, de todas as que fiz, penso que é a que gosto mais.

 

img1477sr.jpg

 

img1469r.jpg

 

img1466cb.jpg

 

img1464rx.jpg

 

O que acham ?

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado h_saldanha.

 

A montagem vai acontecer no final de Agosto.

Não fazia sentido montar o aquário antes de ir de férias.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Gostava que me tirassem uma duvida sobre a ciclagem de plantados.

Estava a pensar ciclar usando comida, mas isto não causará um boom de algas a curto prazo?

 

Será melhor usar por exemplo 2 otocinclus affinis ?

 

Como é que custam clicar aquário plantados?

 

Obrigado desde já.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cicla com uns flocos (eu faço-o com dois por dia numa aqua de 60l), mas não metas lá peixes nos primeiros tempos.

 

enquanto andares a experimentar "layouts" usa uns panos por baixo das pedras. é que podes ter o azar de deixar cair uma (basta que aconteça de uns cm de altura) e lá vai o vidro.

Editado por acarloscc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está muito interessante este "recomeço" vou acompanhar.. :onfire:

 

gostava de dar a minha opinião, o ultimo ensaio está muito bem, experimenta colocar a pedra grande ao alto como tinhas inicialmente..

 

eu explico melhor..

a pedra grande assim..

img1382y.jpg

 

o tronco no meio fica bem mas arranja maneira de tapar o corte.. talvez com uma pedra, a não ser que metas uma planta futuramente média/grande..

img1466cb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.