Recommended Posts

Boas,

 

queria adquirir um filtro uv para o meu aquario de 138l, mas nao sei com que potencia comprar.

Alguem me pode sugerir?

ja agora, sei que no ebay se consegue arranjar estes filtros bastante baratos, mas nao encontro bem o que procuro. alguem sabe algum vendedor do ebay que o venda barato e que nao abuse no portes??

 

obrigado

Editado por Justdout
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eventualmente tb estarei interessado numa eventual compra via ebay...

ando com um prob de cianobacterias que me levou a desmontar o aqua anterior e que não queria que voltasse a acontecer neste.

No meu caso tenho um de 180L

 

Por acaso hoje estive a procurar no ebay.co.uk mas os preços andavam nos 40 euros... como este

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que há uma relação mas desconheço qual.

Na minha lógica, quantos mais litros/hora, mais rápido é o fluxo da água.

Se é mais rápido, a lampada deverá ser mais forte para conseguir ter efeito no curto espaço de tempo que um determinado pedaço de água está sob o seu efeito.

 

Será assim? É esperar que alguém confirme ou corrija o que disse pois confesso que não sei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode não ser necessário porque o filtro UVC, na realidade não filtra nada, apenas mata por radiação "TUDO" o que passa por ele, o ideal é ter um by-pass que permita que apenas uma parte da agua saida do filtro propriamente dito passe por ele num fluxo mais baixo, o que é aconselhavel para aquarios plantados.

Sem duvida que a agua fica cristalina e morrem micro organismos e algas prejudiciais, mas não esqueçam que também morre o resto aos poucos, por isso usar com muito cuidado, atenção que não se deve olhar a lampada UVC, porque é altamente prejudicial para os olhos criando-lhes envelhecimento e outra patologias irreversiveis sendo a radiação invisivel ao olho humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, mas continuo sem aber que potencia necessito de comprar, o filtro a que quero ligar o uv e' um fluval 305 que faz 1000l/h.

outra opcao e comprar um filtro mais pekeno que faca uns 200l/h,mas axo que nao seja a melhor opcao

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ligares esse fluval tens de fazer, como já te foi dito, um bypass e pelo UV só passar uma pequena parte do caudal (100/150lts) para este ter um poder germicida efectivo.

 

Se o fluxo for muito forte a radiação UV não tem eficiência para actuar sobre a matéria na água q por lá passa.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ligares esse fluval tens de fazer, como já te foi dito, um bypass e pelo UV só passar uma pequena parte do caudal (100/150lts) para este ter um poder germicida efectivo.

 

Se o fluxo for muito forte a radiação UV não tem eficiência para actuar sobre a matéria na água q por lá passa.

 

o que ja me foi dito eu sei muito bem, agora a questao que se poe e a potencia desse filtro uv,feito o bypass, outra questao e' se um uv de 36w nao xega para esses 1000l/h

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.jbl.de/?lang=en

 

Não da pra perceber muito bem, mas a informação está la.

Se meteres UV 36W com um caudal de 1000L/h (que na realidade é prai 2/3 ou metade do anunciado pela marca), nao te chega a destruir os germes, nao tem tempo suficiente, mas deixa-te a agua mais cristalina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejam na pagina da JEBO (www.jebo.com).

Lá tem tabela com o fluxo vs potencia.

De qq dos modos o fluxo tem q ser baixo e obriga a passador para reduzir o fluxo q passa no UV.

Pesquisem aqui no fórum pois há mts post sobre isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem como meti um “filtro” UV vou meter a minha colherada no assunto.

Antes de comprar andei a ler muito sobre o assunto e de facto as vantagens são mais que muitas desde que esteja correcta a relação fluxo/watts e segundo li deve estar compreendida entre 35 a 95 litros por hora por Watt.

 

http://www.aquahobby.com/articles/b_filtros2.php

 

Assim sendo e como tenho um filtro a debitar 900l/h comprei um filtro UV da jebo de 11w que estava dentro do intervalo; liguei-o e de facto ao fim de 2 dias já se notava alguma diferença, mas ainda um pouco aquém do que tinha imaginado.

Deitei mãos à obra e fiz uma derivação na saída do filtro colocando um T mas de uma forma que o maior caudal não passe no UV, ainda assim no outro lado meti um cone dentro da mangueira (podia ter metido uma torneira) antes do UV de modo a diminuir o fluxo (seta azul) e a água depois de passar no UV vai para o aquário numa saída diferente.

O que te posso dizer é o resultado foi surpreendente, água totalmente límpida e cristalina como nunca tive, nada de peixes a coçarem-se etc etc.

Tenho ligado 3h por dia e aproveitei uma TPA e com o nível da água mais baixo, tirei uma foto às duas saídas de água para ver a diferença de fluxo.

 

imgp8368.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

imgp8358.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Obrigado pelas fotos e pela explicação.

A solução é muito interessante!

Uma dúvida: a redução da circulação da água não provocou zonas 'mortas' em termos de corrente, com acomulação de detritos?

Pergunto isto porque o caudal de entrada no aqua deve ter diminuído um bocado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O caudal de entrada da água vai ser sempre o mesmo a sair é que sai por 2 sitios... e não reduz significativamente a circulação de água pelo que ela percorre na mesma todo o aquário e nada de acumulação de detritos e/ou zonas mortas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.