Novo projecto para aquário de ciclídeos


F.Ramos

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Sou novo aqui no fórum e este é o meu primeiro post! Mas decidi fazê-lo de forma a pedir a vossa opinião uma vez que estou a pensar montar um aquário e, embora tenha tido uma grande ajuda de um amigo meu "especialista" em aquários lol, várias opiniões nunca fizeram mal a ninguém.

 

O meu projecto é um aquário com as seguintes medidas: comprimento 80cm x largura 40cm x altura 50cm.

 

Este aquário é para ciclídeos, cujas espécies ainda não escolhi definitivamente, mas será algo deste género: Lamprologus Leleupi, Julidochromis, Lamprologus Brichardi e Neolamprologus Multifasciatus.

 

No que diz respeito à parte técnica pensei nos seguintes produtos:

 

Iluminação ARCADIA LUMINARIA DUPLA de 80CM 2X25W T8

Termóstato Eheim/Jaeger automatic heater 200 W

Filtro externo EHEIM professionel 3 2071

 

Sendo que as minhas maiores dúvidas são com o filtro externo uma vez que este tem uma capacidade de filtração de 950 L/h o que não sei se será suficiente.

 

Por último, em termos de decoração estou a pensar em colocar pedras escuras e areia fina clara com poucas plantas.

 

Digam o que acham, aquilo que devo alterar ou não e se os equipamentos e os peixes estão apropriados para este projecto.

 

 

Obrigado. Abraço.

 

Francisco do Lumiar Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :(

 

As minhas opiniões, apesar de também ser novato em ciclídeos, são as seguintes o aquário 80cm é pequeno falo por experiência, o q tenho é de 120cm e acho ser a conta..

Em relação as espécies não sou muito entendido n conheço, a luz para ciclídeos acho que qualquer coisa serve, termóstato é aquela regras de litros/W no mínimo, filtro também acho que não é preciso ter muito é uma questão de moderar a quantidade de peixes e :chores009: de fundo regular.. isso é o que faço, sei que toda a gente aconselha ter muita circulação de l/hora para ciclídeos, mas como disse pouco peixe n suja assim tanto.. eu tenho 700l/hora.. para 250l e inicialmente 8 peixes :)

 

estas são as minha opiniões e sou eu, se estiver errado peço que digam ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco,

 

Tal como já te tinha dito, acho que essas dimensões já dão para fazer umas "coisinhas", apesar do aquário só ter 80cm de comprimento tal parece-me suficiente para as espécies que escolheste, até porque a maior parte delas tem diferentes pontos do aquário como seu território (rock dwellers, shell dwellers e de "águas abertas"). O único "senão" que aí posso ver é a circulação, que talvez de início não seja preocupante, mas a longo prazo pode vir a ser, uma vez que estes peixinhos são um bocado "coelhos" no que toca a expandir a sua comunidade! :P

 

Mas fica à espera de outras respostas, como sabes ando relativamente parado nestas andanças há algum tempo, certamente haverá quem melhor te possa orientar! :P

 

Até logooo!

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais