Larvas desconhecidas no substrato


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Não sei se será este o local indicado para colocar este tópico, mas aqui vai.

Tenho um aquário plantado desde o início deste ano e hoje deparei-me com algo que nunca tinha visto nem neste aquário, nem no outro que tenho desde 2004. Hoje estava a observar o aquário quando reparei que no substrato se movimentavam umas pequenas larvas que com muita facilidade se escondiam neste. Procurei na net alguma informação sobre isto mas não encontrei nada, por isso recorro a este fórum na esperança de que alguém me possa explicar do que se trata.

 

 

As características do aquário são:

 

100x45x50 = 225 litros

 

Substrato: Elos Terra M; ADA Power Sand S; ADA Power Sand M; JBL AquaBasis Plus; Akadama Sholin Spacial; Elos Terra Zero;

Plantas: Blyxa japonica; Eleocharis parvula; Fissidens fontanus; Glossostigma elatinoides; Hemianthus callitrichoides ''Cuba''; Hemianthus micranthemoides; Heteranthera zosterifolia; Limnophila aromatica; Ludwigia glandulosa; Ludwigia x mullertii; Ludwigia inclinata "cuba"; Microsorum pteropus 'Narrow'; Monosolenium tenerum; Pogostemon helferi; Riccia fluitans; Rotala rotundifolia; Rotala sp. ''green'' Vesicularia dubyana 'Christmas';

Iluminação: 5 lamps T5 39 W: 2 - Radium cool daylight 6500k; Osram Cool White 4000K; 2 - Osram Lumilux Skywith 8000k;

Filtragem: External Canister Filter EHEIM Professionel 3 - 2075 (1250L/hr);

Diversos: Tropica Aquacare (N+P); CO2 Pressure 2 bubles by second; Flourish; Flourish Iron; Flourish Excel; Flourish Potassium; Nutrafin Cycle

 

Química da água:

 

Ph: 6.6

Gh: 6

Fosfatos: 1.0mg/l

Nitratos: 10mg/l

Ferro: 0.1

 

Trocas de água regulares assim como a limpeza do filtro. A seguir segue uma foto onde coloquei um círculo em volta das referidas larvas. Como são muito pequenas (poucos milímetros) não consegui uma foto melhor. Também segue uma foto do aquário.

Conto com a vossa ajuda.

http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjmnunes2/Larvas.jpg

http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...19-15-16-28.jpg

Obrigado,

 

Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Parecem Planárias mas não dá para ver muito bem, faz uma pesquisa por esse nome, vais encontrar muita informação, depois se ainda tiveres dúvidas voltas a perguntar, se vires que não se trata de Planárias tenta tirar uma macro para vermos melhor.

Para já não te assustes que dá para contolar.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São seguramente planárias.

 

Q peixes tens nesse aqua?

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Hoje dei conta que apareceu este tipo de bicho “planárias”, estou a tentar procurar respostas na net, pois também estou preocupado com o meu aquário… pelo sim pelo não, troquei ¾ da água. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem me quase de certeza planarias... :)

 

E se é planarias , não se vai lá com trocas de agua.. Tem que ser com medicamentos, pelo menos foi assim que eu tratei o meu!!

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a Todos.

 

Depois de colocar este post, lá consegui encontrar alguma informação sobre isto e parece que são Planárias. Desconhecia este verme até o encontrar no meu aqua.

Respondendo a quem me perguntou que peixes lá tinha, segue em baixo a lista:

 

3 -Paracheirodon innesi (neons);

2 - Trigonostigma heteromorpha (Rásboras);

5 - Crossocheilus siamensis;

5 - Otocinclus affinis

 

Como podem ver, não existe excesso de população para um aquário de 225 litros (brutos). A comida é sempre controlada. Duas vezes por dia e em pequenas quantidades para não haver excessos.

Reparei nos vermes passadas umas horas após ter cortado todo o tapete que já tinha de Glossostigma elatinoides. Por erro meu, deixei que esta planta crescesse uma por cima da outra, ou seja, a parte de baixo estava seca. Como tinha o substrato visível, reparei nestes bicharocos. Por isso, não sei desde quanto é que eles me apareceram no aquário.

 

Independentemente da sua origem, tenho de os eliminar.

 

Vou aguardando por mais comentários vossos. Se conseguir, o que acho difícil, coloco uma foto onde se possa ver melhor estes parasitas.

 

Obrigado,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não arrisco dar sugestões para um comunitário, mas dá uma vista de olhos neste tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=154406

 

Acho que é dos que tem mais informação, para o meu caso as Planárias estavam num aquário de camarões Green, com 0,5 ml de Fluvermal em cerca de 20 litros de água, 1 vez apenas acabei com uma praga imensa de Planárias, mas com elas morreu o meu musgo de Java, caracóis physia e planorbis, os camarões recém nascidos não sofreram baixas.

 

Penso que alguns peixes são capazes de acabar com elas, já experimentei dar algumas às minhas Corydoras e elas devoraram-nas, tenta saber melhor para evitares estar a colocar medicamentos no aquário.

 

Não deixes de partilhar a tua experiência e boa sorte!

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Vou dar o input da minha experiência.

 

Gosto de utilizar métodos naturais antes de avançar para os ataques químicos :P

 

1 - Um peixe que foi óptimo na erradicação de planárias num aquário fortemente atacado pelas malditas: Peixe Paraíso - Macropodus opercularis, lógicamente que os Camarões seriam o petisco para estes peixes mas pode sempre remover os pequenos crustáceos durante um período. Para obrigar os peixes a fazer o serviço é deixa-los passar fome. Numa semana fiquei sem planárias no aquário.

 

 

2 - Método do McGyver meets caçador/pescador...

 

 

Criar uma armadilha, já criei dois tipos:

 

a) Armadilha tipo 1 - Uma garrafa de água das pequenas, cortar a mesma no rebordo junto ao gargalo e inverter o mesmo ficando o gargalo dentro do corpo da garrafa e sem tampa, silicone para selar e armadilha tipo 1 está pronta.

 

b) Armadilha tipo 2 - tupperware pequeno com tampa, utilizar um ferro de soldar de ponta fina para criar pequenos furos (todas as faces) de forma que os peixes/camarões não entrem mas que as planárias tenho acesso. armadilha tipo 2 pronta.

 

Em qualquer uma das armadilhas colocar uma pedra (para garantir que fiquem coladas ao fundo) e um petisco para as planárias (Sugiro um peixe morto ou um bocadito de fígado) e meter a armadilha dentro de água, esperar uma ou duas horas e recolher a armadilha, convêm que no momento da recolha coloquem a armadilha dentro de um recipiente (outro tupperware por exemplo) ainda dentro do aquário, caso contrário a água sai todo e obviamente a bicharada caçada vai com a água, ainda por cima de barriga cheia.

 

Para matar água a ferver em cima dos bichos, é como cozinhar marisco...

 

Este método requer paciência e trabalho, mas dá um prazer mórbido ao meter água quente em cima. :P

 

Espero que ajude,

 

Gonçalo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Ontem consultei uma loja de aquariofilia da minha zona de residência levando dentro de um frasco, 3 exemplares de Planárias. O senhor não sabia o que era mas, ficou com as amostras dizendo-me que até o fim do dia me diria qualquer coisa, porque iria consultar um biólogo com o qual trabalha.

No fim do dia tive a resposta. Efectivamente são Planárias e o tratamento recomendado passa por dois métodos:

1º) Tratando-se de invertebrados, o tratamento a aplicar é o mesmo que se usa para eliminar os caracóis. Este tratamento terá de ser efectuado várias vezes até se conseguir destruir todos os indivíduos e respectivos ovos.

2º) O segundo tratamento mais radical passa pelo cobre, ou seja, um produto com estas características é garantido, no entanto não se pode ter no aquário outras espécies de invertebrados. Depois tem de existir um controlo do cobre na água assim como trocas de água mais frequentes. Isto também poderá causar algumas mortes em peixes mais fracos.

Hoje, (29 de Junho 2010) vou adquirir o produto para caracóis e iniciar o tratamento. Sendo este assunto importante para todos, vou relatando para vosso conhecimento os resultados.

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

Após muita investigação, pela net e em particular neste fórum sobre Planárias, decidi iniciar o tratamento com Fluvermal.

Pelo sim, pelo não, retirei os peixes para um aquário provisório, excepto 3 siemensis e 1 rábora. Estive 2 dias para capturar estes 4 residentes sem sucesso. Escondiam-se sabe-se lá onde e nem os via para os apanhar.

Voltando ao tratamento. Apliquei o medicamento um pouco antes das luzes apagarem porque, segundo as observações feitas a este bicho, as planarias actuam mais à noite. Retirei o filtro, (embora tenha um interno neste período mais para movimentar a água) para ter a ´gua parada e deixar actuar. Vamos lá a ver se isto resulta porque antes de me deitar, observei o aquário com uma lanterna e vi umas pequenas Planárias debaixo do substrato (junto ao vidro) onde este tem mais de 10 cm de altura. Será que o tratamento vai acabar com isto?

Penso repetir o tratamento daqui a uns dias e esperar que a segunda dose seja mais como prevenção do que combate. Aproveito para indicar a quantidade aplicada. Foram 5ml por cada 50 litros de água. Sendo o aquário de 225 litros brutos, apliquei 225ml.

Joaquim

 

Fotos:

http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...s2/DSCN7908.jpg

http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...s2/DSCN7911.jpg

Editado por Joaquim Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase de certeza que consegues erradicar, EU pelo menos consegui com esse tratamento !!!

Mas penso q não devias de ter tirado o filtro.... Não sei até que ponto não pode haver " ovos " de Plánarias, dentro do filtro e mesmo nas mangeiras....

 

Mas é só mesmo uma teoria minha...

 

E sim, penso que não perdes nada em repetir o tratamento daqui a uns dias....

 

Espero que seja um erro a quantidade de Fluvermal que usastes .. :thumbup3: ... É que o que devias ter usado para esse aquario era de 22,5 mm r não 225 mm

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase de certeza que consegues erradicar, EU pelo menos consegui com esse tratamento !!!

Mas penso q não devias de ter tirado o filtro.... Não sei até que ponto não pode haver " ovos " de Plánarias, dentro do filtro e mesmo nas mangeiras....

 

Mas é só mesmo uma teoria minha...

 

E sim, penso que não perdes nada em repetir o tratamento daqui a uns dias....

 

Espero que seja um erro a quantidade de Fluvermal que usastes .. :thumbup3: ... É que o que devias ter usado para esse aquario era de 22,5 mm r não 225 mm

 

Cumps,

 

Boas,

 

Espero mesmo que dê resultado. Quanto ao filtro vou limpá-lo à parte e as mangueiras vão mesmo ser limpas assim como o Inflow e Outflow que tenho em vidro. A quantidade utilizada é efectivamente 22.5ml. Foi uma gafe minha. O frasco que comprei de Fluvermal em xarope é de 60ml, por isso não podia ser 225ml.

O que me preocupa é se o produto consegue chegar até ao fundo do substrato e matar esta bicharada que por lá anda bem no fundo. A ver vamos.

Vou dando um report da situação.

 

Abraço,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joaquim Nunes, lol... bem me parecia que seria isso...

 

Fazes bem, então em limpar o flitro bem como todas as mangeiras, não vá ficar alguma coisa por ai.. :thumbup3:

 

Em relação ao chegar ao fundo , penso que não é problema nenhum, visto que isso se dissolve na agua... e a agua passa em todo o lado, mesmo no " interior " do substrato...

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas

 

passado um mes, qual foi o resultado? finito com as planarias?

 

cumps

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

boas

 

passado um mes, qual foi o resultado? finito com as planarias?

 

cumps

 

Boas,

 

Passado já mais de um ano, respondo por fim. As minhas desculpas.

O tratamento resultou. Acabou-se o problema.

Não consegui tirar os peixes todos porque foi impossível apanhá-los. Não morreram após o tratamento. Ficou tudo bem.

 

Cumprimentos,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas.

Eu vou hoje para esta luta, num aquario de camarões apenas em que tive uma quantidade de baixas enorme...

Estou a retirar o areao todo do aquario porque pretendia fazer uma mudança, assim aproveito para limpar o filtro e fazer um tratamento no final com Fluvermal... Dps disso volto a colocar lá os camarões, não sei é o tempo que demora o quimico pelo aquario, para que possa voltar a colocar os camarões sem riscos novamente no aquario...

Alguem sabe esse intervalo de tempo?

 

 

Cumprimentos,

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais