duvida


Paulo Sigo

Recommended Posts

ola pessoal tenho um aquario so com reds ,tem akadama ,musgo,sesiflora e egerias a filtragem é feita por um filtro de cascata e tenho reparado que por vezes vejo tipo umas minhocas nos vidros do aquario alguem me sabe dizer o que é ?????é alguma praga de akguma coisa se sim como acabar com isso ,muito obrigado

Paulo Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, são inofensivas, mas geralmente são sinal de muita matéria orgânica no aquário.

Costumam aparecer-me quando tenho um aquário a ciclar (já num estado avançado de ciclagem), mas depois acabam por desaparecer.

 

Vê se não estás a dar comida a mais, deves por apenas o suficiente para os camarões darem conta dela toda nuns 15-20 minutos

Ricardo Simão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Paulo,

 

Ao que parece são planárias e não são inofensivas.

São carnivoras e já houve quem tenha perdido um bom número de camarões devido a elas.

 

Ha alguns tópicos sobre como as tratar dá um olhinho por ai.

Não é facil o tratamento e a unica maneira é recorrendo a quimicos.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao_Costa, não assustes já o Paulo :( pode bem não ser.

 

 

Paulo, consegues definir o formato dessas minhocas?

Se forem como o rodribike define (minhocas muito fininhas e brancas), não são planárias.

As Planárias têm geralmente a cabeça triangular (tipo flecha) e são mais largas, e essas sim são nocivas para camarões bebés ou doentes, pois injectam-lhes uma toxina que lhes pode ser fatal.

Tenta colocar aqui uma fotografia, ou por exemplo compara-as com isto:

sekaiscaping

imagensGoogle

Editado por freaky

Ricardo Simão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Freak não estou a assustar ninguem estou apenas a fornecer um possivel nome para que ele possa pesquisar e verificar se realmente é isso.

Minhocas é um termo comum ... ele n foi especifico.

É como o termo buzios .... tanto pode ser physas como melanoides por exemplo para alguns users.

 

Se a pessoa n sabe indentificar temos que tentar advinhar dando nomes possiveis.

 

Mas fizeste bem em dar mais essas ajudas. O Paulo entretanto não disse mais nada por isso deixa la ver.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto João, tens razão.

 

Vamos lá ver se o Paulo diz algo, para ver se conseguimos ajuda-lo em mais alguma coisa.

 

 

Abraço,

Ricardo

Ricardo Simão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devem ser planárias...

Podem não ser mas se forem tambem não há razão para preocupações, com calma isso resolve-se

Uns conselhos...

Não deixes que isso se torne uma praga, faz alguma coisa enquanto ainda há poucas

Introduz uns guppys, possivelmente vão come-las (se forem pequenas)

Diminui a alimentação e aumenta temporariamente a quantidade de TPA

 

Comigo resultou

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola mis uma vez desculpem a demora da resposta mas pelas imagens e pelo que foi dito por voces sao mesmo planárias vou comer por colocar uns guppys a ver se comem algumas,os guppys devem ser adultos ou tem de ser juvenis??????ou entao digam me o que devo fazer obrigado

Paulo Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais