red's a morrer


Recommended Posts

Boas

 

Os meus red's estao a morrer, nao consigo perceber porque. Eles estiveram numa garrafa durante 1 dia ate me serem entregues, com algum tempo quente a mistura. Ambientei os camaroes, coloquei-os no aquario, mas durante a noite morreram quase todos, principalmente os maiores, que apresentavam as cores mais fortes. Os que ainda sobrevivem sao os mais pequenitos.

Os parametros da agua estao bem.

 

Agradeco a vossa ajuda desde ja, gostava de perceber porque e que os bichos morrem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Se estão a morrer depois da aclimatização, acredito que havia uma grande diferença entre as 2 águas ou então não foi feita com calma.

Como fizestes para aclimatar?

Quais os parâmetros da água?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sergio

 

Alguns ja tinham morrido na garrafa, a aclimatizacao durou cerca de meia hora, com a introducao da nova agua nos camaroes aos poucos. Os parametros da agua sao ph de 7,0, dureza de 3 kh, tudo o resto a zero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario para onde foram e pequeno? Meteste a agua da garrafa la? E que muitos morreram dentro da garrafa ou foi por falta de oxigenaçao (garrafaa fechada) ou por pico de amonia dos quais sao muito sensiveis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Aclimatar em meia hora?

 

Isso é quase despejalos para dentro do aquario.

 

Nunca faço aclimatizações em menos 3 horas..

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas inblack

 

O aquário parra ondes eles foram tem cerca de 30 litros, o que me parece é que pode ter sido o facto de terem ficado quase um dia na garrafa, só não sei se sempre tapada ou não.

 

Quando os coloquei no aquário estavam razoavelmente bem, aos poucos iam recuperando a cor, mas durante a noite morreram quase todos.

 

Achas que poderia ter sido as más condições de transporte que lhes provocaram um envenenamento tal que mesmo em água estabilizada eles não resistiram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas inblack

 

O aquário parra ondes eles foram tem cerca de 30 litros, o que me parece é que pode ter sido o facto de terem ficado quase um dia na garrafa, só não sei se sempre tapada ou não.

 

Quando os coloquei no aquário estavam razoavelmente bem, aos poucos iam recuperando a cor, mas durante a noite morreram quase todos.

 

Achas que poderia ter sido as más condições de transporte que lhes provocaram um envenenamento tal que mesmo em água estabilizada eles não resistiram?

 

 

Problema do envio não, se houvesse problema no envio morriam na garrafa e mais nada, não é depois que vão morrer!

Acredito que tenha sido a aclimatização.

Eu faço no minimo 1h:30m, se está com pressa de os ver no aquario tem bom remédio não os compre...

Editado por oscarino

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Óscar

 

É fácil usar expressões como as que usou, "se estás com pressa de os ver no aquario tens bom remédio não os compres...".

 

Infelizmente, e neste forum em particular, aparecem muitos destes comentários, e cada vez menos ajuda e participação dos membros. Expressões dessas, vindo de que tem menos idade do que os anos de experiência que eu tenho na aquariofilia, devem ser contidas.

 

É uma falta de respeito a quem pediu ajuda, para tentar resolver um problema.

 

Peço desculpa aos restantes membros que me estão a tentar ajudar, mas não aceito comentários deste tipo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me devo ter expressado bem no início, alguns estavam mortos na garrafa. Os que sobreviveram e coloquei no aquário é que começaram a morrer ontem à noite.

 

Estavam com cores muito bonitas no aquário, mas de repente morreram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o principal problema para a morte, foi a aclimatização...

A morte dos red cherries na garrafa pode ter ajudado a haver uma mudança nos parametros da agua na garrafa que pode ter ajudado na morte dos outros, talvez se fizesses uma melhor aclimatização ainda estariam vivos, no minimo 1hora

Editado por oscarino

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos vamos a ter calma por favor.

 

Em relação ao topico, estamos a falar de red cherrys um camarao que apesar de ser camarao e bastante resistente.

Cara Ana tem acesso a testes para fazer ao aquario sem ser os que ja referiu em cima (por exemplo Amonia, Nitritos e Nitratos?)

O aquario para onde foram era um aquario maduro ou foi montado a pouco tempo?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente inblack

 

Já fiz os testes à água do aquário e estava tudo bem, a zero. Lamentavelmente, e por esquecimento, não os fiz à água da garrafa onde os camarões vinham.

 

O aquário já estava montado à bastante tempo.

 

O que eu acho mais estranho é o facto dos bichos terem andado bem durante o dia, e só de noite terem morrido. Inclusivamente, vi-os a alimentarem-se no tronco.

 

 

 

Meus amigos vamos a ter calma por favor.

 

Em relação ao topico, estamos a falar de red cherrys um camarao que apesar de ser camarao e bastante resistente.

Cara Ana tem acesso a testes para fazer ao aquario sem ser os que ja referiu em cima (por exemplo Amonia, Nitritos e Nitratos?)

O aquario para onde foram era um aquario maduro ou foi montado a pouco tempo?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sergio

 

Alguns ja tinham morrido na garrafa, a aclimatizacao durou cerca de meia hora, com a introducao da nova agua nos camaroes aos poucos. Os parametros da agua sao ph de 7,0, dureza de 3 kh, tudo o resto a zero.

 

 

boas.

é possivel que tenham morrido por envenenamento pela agua da garrafa. tambem ja tive más experiencias com camaroes em garrafas. se foi da amonia ou algo do genero eles nao morrem imediato na garrafa. podem morrer após estarem no aqua, ja que o organismo deles ja esta "envenenado", dai terem morrido depois.

aclimatizar red cherrys em 30min nao é razao. teria que ser um choque de diferenças enorme.

excepto camaroes do sulawesi, eu faço aclimataçoes em menos tempo que isso e nunca tive problemas. ( mas nao sigam o meu exemplo, lol )

 

se eles contiunuam a morrer nos dias seguintes entao algo se passa no aqua, se so morreram nas primeiras horas ou no 1º dia, dado que ja vinham alguns mortos na garrafa é possivel que tenha sido do transporte.

 

cumps.

 

Eu não quero insultar.

Mas não meta o problema em questão no envio.

Se fosse esse o caso teriam todos morrido na própria garrafa e não no aquario.

 

 

nao insultaste, mas foste muito desagradavel. pensa um bocadinho antes de fazer comentarios deste genero.

 

para qualquer animal, ser condicionado num espaço minimo é sempre uma situaçao de stress, agrava-se mais nos animais aquaticos, que para além do espaço, ainda produzem amonia, dioxido de carbono entre outras toxinas no espaço/meio onde respiram.

por varias vezes adquiri camaroes de outros paises, alguns tao longe como a Tailandia (levam 2 dias de viagem ate chegar cá) e sei bem os riscos, por muito bem condicionados que estejam.

e por vezes mesmo sendo muito bem aclimatizados acabam por morrer, nao da aclimatizaçao, mas pelo que ja passaram no transporte/viagem.

 

portanto nao ... mesmo que seja o caso , nao teriam morrido todos na garrafa.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em resposta ao perguntado, sim, o aquário é apenas para camarões.

 

Labutes:

 

Obrigada pela ajuda. Foste dos poucos que me conseguiste ajudar, e de forma construtiva. Ontem ainda existiam uns pobres quatro camarões, vamos a ver como é que eles estão hoje.

 

De facto, a água da garrafa tinha um cheiro algo activo, daí que a minha principal preocupação foi tirar de lá os animais, o mais rapidamente possível.

 

Depois dou notícias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oscarino, mas tu só fazes porcaria? é mentir, dar bitaites sem deixar margem para erros, epah controla lá essas hormonas.

 

Já irrita em cada post teu ver barraca, seja em que fórum for é barraca.

 

Tem lá calma contigo

 

Em relação aos reds. Os meus primeiros reds andaram no chao apos uma viagem do Norte até ao centro por correio. Isto porque abri a garrafa e a tipa caiu deixando alguns eds no chao.

 

No entanto nenhum morreu e aidna se reproduziram (até que os escalares e os tetras buenos aires decidiram fazer jantarada )

 

esses reds não deviam estar muito bem, e ainda devem ter levado com cada choque de temperatura... aposto em choques de temperatura consecutivos durante o dia na garrafa, e má aclimatização.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Catarina :P

 

Bom ja falamos um bocadito sobre isto.

So agora vi o teu post por aqui.

 

Bom para mim acho que se deve mais á situação que em os camarões vieram.

Basta uns estarem mortos para inicar decomposição etc .... tudo isso aumenta a taxa da amónia na pequena quantidade que a garrafa leva.

 

Apesar de terem morrido no aqua ... podiam já estar em más condições, fracos ou doentes a aclimatização pode ter apenas acelerado o final já esperado.

Mas não vale de mto andarmos a levantar pó ... ja está feito agora é aprender o que acontenceu e que para a próxima tudo corra bem.

 

Diz-me uma coisa só, quando os colocaste na agua .... como reagiram eles?

Ficaram parados ou a nadar pelo aqua?

Por vezes a agitação dos camaroes no aqua pode ser sinal de má qualidade da agua.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal sem stress.

 

Ana lamento a situação, é sempre complicado perder animais.

 

camarões dentro de uma garrafa, em que alguns morrem é sempre uma situação de risco.

 

- pouca água

- alguma morte faz subir a amónia.

- com altas temperaturas que se tem feito sentir (pelo menos em Viseu onde estive e Lisboa onde estou agora) torna a amónia altamente tóxica mesmo para camarões resistentes como red cherrys.

 

 

Boa sorte com os restantes e a comprares por garrafa mais que uma entrega em mão não o faças com tanto calor....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

só agora vi este topico aberto e por isso mesmo só agora intervenho.

 

fui eu quem ofereceu os reds à Ana, a quem agradeço não me ter denunciado e o transporte processou-se da seguinte forma:

 

combinei com a Ana vender-lhe uns 20 reds que lhe entregaria em mãos no fim de semana de 25 de Jun em Braga pois ia la passar o fim de semana.

 

Apanhei os reds nas 6ª feira de manha, e fui para Viseu onde tive uma reuniao e estava um calor infernal, acima dos 30º.

 

Entre andar de carro com Ar condicionado, sair várias vezes para o calor e voltar pro carro é natural que tenha havido variações bruscar de temperatura.

 

por motivos profissionais, nao me foi possivel entregar os reds na sexta e combinei com a Ana que lhos entregaria no sabado de manha (o que se verificou).

 

deixei a garrafa aberta toda a noite e estavam todos porreiros (a garrafa ia com 2/3 de água e uma folha de feto de java, como sempre faço, com envios bem sucedidos, inclusive para as ilhas, como podem ver no meu feed-back), mas no sabado de manha verifiquei que alguns estavam mortos. Entao telefonei à Ana, expliquei-lhe a situação e combinei entregar-lhos o quanto antes nessa mesma manha.

 

como verifiquei que havia varios mortos e tinha receio que outros viessem a morrer (o que acabou por se verificar), não recebi qualquer dinheiro por eles e ofereci-lhos, bem como as plantas que tambem tinha para lhe vender.

 

E foi assim que tudo se processou e penso, na minha modesta opiniao, que o calor e variações termicas provocadas com ar condicionados no carro, escritorio, etc, e depois calor extremo na rua, terá estado na origem do problema.

 

Cumps

Editado por lopespl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lopespl é sempre bom a pessoa se identificar, não é que com isto tenhas feito algo mal no sentido de propósito ou de enganar, longe de mim, eu pensei logo nas temperaturas, eu evito a todo o custo enviar camarões com estas temperaturas é sempre arriscado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

intervi no topico pois ninguem mais do que eu tinha informação sobre todo o percurso que eles fizeram.

deixo só uma pequna correcção ao teu comentário. Os Reds não foram enviados, foram entregues em mão.

neste momento não envio até que as temperaturas voltem a valores "normais".

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais