Cerâmica no filtro?


exman

Recommended Posts

Tenho um filtro da Rena. Filstar ...não sei neste momento bem qual. Ele tem uma esponja e dentro da esponja tem um recepiente para colocar carvão activado. A minha dúvida é o que faz este carvão e se as cerâmicas que se vendem são para colocar em vez da esponja no filtro.

 

Quais as vantagens de do carvao e das ceramicas?

 

Cumps

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ceramicas:

fazem filtração mecanica

é colonizada por bacterias, logo também fazem filtração biologica

extremamente duráveis

 

Carvão activado:

fazem a filtração mais eficiente, no entanto, alguns dirão que é mesmo excessiva, ao ponto de poder ser incompativel com aquarios plantados/fertilizados

remove com grande eficacia particulas em suspensão na coluno de água, poe a agua cristalina

remove cloro e outros produtos toxicos, inclusive medicamentos (logo é incompativel com medicação, o que pode ser um grande transtorno se o carvao é a unica forma de filtragem)

não é tão boa para colonizar por bacterias, mas é colonizavel

durabilidade extremamente reduzida e facil de entupir, pode ser lavada de 3-5 vezes e depois deixa de fazer a filtração de produtos toxicos na água

depois de perder essa garantia como super-filtro (que dura um mes), precisa de ser substituido, mas pode continuar a ser usado para filtração mecanica e biologica.

muito caro e pouco duravel

 

eu nos filtros coloquei ceramica e cobri com uma pequena camada de carvao activado (muito menor que a original), ou pus o carvao activado à entrada do filtro. Em alternativa podes usar la de vidro para filtrar pequenas particulas que a ceramica deixa passar, para substituir o carvao, mas a la de vidro entope com maior facilidade, ou seja tens que fazer mais manutenção.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um filtro da Rena. Filstar ...não sei neste momento bem qual. Ele tem uma esponja e dentro da esponja tem um recepiente para colocar carvão activado. A minha dúvida é o que faz este carvão e se as cerâmicas que se vendem são para colocar em vez da esponja no filtro.

 

Quais as vantagens de do carvao e das ceramicas?

 

Cumps

Concordo com o Quo, e acrescento algo. Mantém as esponjas e adiciona lã, se não sabes bem o que é, em qualquer loja da especialidade basta pedires. As cerâmicas são uma prioridade em qualquer filtro, em qualquer aqua. Sem elas... as colónias de bactérias são escassas. O carvão já é algo mais especifico e de curto prazo.

Também não sei bem sobre essa tal "Leca" mas creio que são resinas filtrantes. Algo ainda mais especifico que o carvão.

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal! entretanto coloquei as bolas de leca no filtro e espero resultados mas lá que são bastante porosas são!

entretanto aguardo se possivel por opiniões!

abraços!

Editado por AquaBoy78

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal! entretanto coloquei as bolas de leca no filtro e espero resultados mas lá que são bastante porosas são!

entretanto aguardo se possivel por opiniões!

abraços!

Olá, eu uso também leca e com bons resultados, tenho um filtro biologico Laguna "triplo", onde para alem de duas caixas com filtração por esponjas tem uma de filtração por cerâmicas, com tenho a mania de alterar tudo fiz uma caixa onde inseri este filtro e onde coloquei 10 litros de cerâmicas e 25 litros de leca, ambas as camadas são destintas e filtram antecipadamente ao filtro da Laguna, a limpesa passou de uma vez por semana para uma de duas em duas semanas e apenas com uma lavagem superficial, já que as colonias de bactérias são muito grandes, estão activas e não são para destruir.

Se quiseres um esboço do meu filtro manda-me um email.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.