discus mortos


oeN

Recommended Posts

Tenho alguns discus com uns 5cm que comprei aqui no forum e à uns dias que me tinha morrido 1... a única coisa que tinha reparado é q estava escuro... uns dias depois vejo outros tb a ficarem escuros inclusive vi um a fazer fezes acastanhadas... fui ver no forum e pelo q li pareceu-me serem parasitas internos.

 

Sintomas: Pele a ficar escura, e fezes acastanhadas e falta de apetite. Hoje reparei quando lhe dei artemia que alguns não comiam.

 

Hoje no tempo que demorei a ir à loja já tinham morrido mais 2 também escuros e acho que eram os que não tinham apetite esta manha.

Fui a uma loja e perguntei o q lhes podia dar para ficarem melhor e o sr da loja recomendou-me SERA med Professional Flagellol.

 

Li as indicações do medicamento e retirei do filtro o carvão as bio-bolas e as cerâmicas apenas ficaram as esponjas. Agora tenho que esperar 3 dias a ver o resultado do medicamento e depois mudar 80% de agua e meter tudo o que retirei do filtro.

 

E tenho a bomba de ar a trabalhar 24h e desliguei-lhes a luz a ver se não stressam tanto... apenas a ligo para lhe dar de comida.

 

Em relação ao Ph está a 7 e os restantes valores a zero, inclusive ontem mudei +- 30% de agua.

 

Em relação a comida adoram artemia conjelada e comida para discus congelada, não apreciam o granulado jbl discu, mas o sr da loja disse para insistir que eles tem que comer.

 

Estou a fazer tudo correctamente? Existe mais alguma coisa que posso fazer pelos discus, ou resta-me esperar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez fosse melhor veres como tratar os parasitas aqui no fórum.

Aquilo que vi e que li não me pareceu existir um método especifico para tratar um problema... Existem utilizador que fazem de uma forma outros que fazem de outra forma mas o que funciona para um já não funciona para outro, etc,etc,etc...

 

Aquilo que vi mais pessoas a usar era flagyl... Ora nas farmácias pedem receita pelo flagyl

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a mim pediram receita pelo flagyl,

 

mas quando lhes disse que era para os peixes,

 

venderam-me uma caixa sem problemas.

 

Se não disseste para o que era, tenta dizer que é para os peixes.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a mim pediram receita pelo flagyl,

 

mas quando lhes disse que era para os peixes,

 

venderam-me uma caixa sem problemas.

 

Se não disseste para o que era, tenta dizer que é para os peixes.

 

cumps

agora tenho o tratamento do sera em andamento. se não resultar tento novamente o medicamento sem receita...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho alguns discus com uns 5cm que comprei aqui no forum e à uns dias que me tinha morrido 1... a única coisa que tinha reparado é q estava escuro... uns dias depois vejo outros tb a ficarem escuros inclusive vi um a fazer fezes acastanhadas... fui ver no forum e pelo q li pareceu-me serem parasitas internos.

 

Sintomas: Pele a ficar escura, e fezes acastanhadas e falta de apetite. Hoje reparei quando lhe dei artemia que alguns não comiam.

 

Hoje no tempo que demorei a ir à loja já tinham morrido mais 2 também escuros e acho que eram os que não tinham apetite esta manha.

Fui a uma loja e perguntei o q lhes podia dar para ficarem melhor e o sr da loja recomendou-me SERA med Professional Flagellol.

 

Li as indicações do medicamento e retirei do filtro o carvão as bio-bolas e as cerâmicas apenas ficaram as esponjas. Agora tenho que esperar 3 dias a ver o resultado do medicamento e depois mudar 80% de agua e meter tudo o que retirei do filtro.

 

E tenho a bomba de ar a trabalhar 24h e desliguei-lhes a luz a ver se não stressam tanto... apenas a ligo para lhe dar de comida.

 

Em relação ao Ph está a 7 e os restantes valores a zero, inclusive ontem mudei +- 30% de agua.

 

Em relação a comida adoram artemia conjelada e comida para discus congelada, não apreciam o granulado jbl discu, mas o sr da loja disse para insistir que eles tem que comer.

 

Estou a fazer tudo correctamente? Existe mais alguma coisa que posso fazer pelos discus, ou resta-me esperar?

 

Acho que esta noite vou perder outro... já mexe e já não tem muitas forças...

 

E tenho outro a ficar escuro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tentava o flagyl, ou arriscas-te a ficar com o aquário vazio. A maior parte dos tópicos que tenho lido sobre o assunto tiveram sucesso.

Mas tu é que sabes...

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tentava o flagyl, ou arriscas-te a ficar com o aquário vazio. A maior parte dos tópicos que tenho lido sobre o assunto tiveram sucesso.

Mas tu é que sabes...

e ponho flagyl juntamente com o produto da SERA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

a primeira coisa que devias ter feito era contactar a pessoa a quem compras-te os discus de modo a mesma te poder ajudar pois concerteza a mesma conhece bem os discus e te ajudaria

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

a primeira coisa que devias ter feito era contactar a pessoa a quem compras-te os discus de modo a mesma te poder ajudar pois concerteza a mesma conhece bem os discus e te ajudaria

 

abraço

 

 

isso foi o q fiz... mas dei-me mal porque a pessoa a quem os comprei já os tinha comprado ou arranjado de outra pessoa. E segundo ele tinha os discos à 2 meses sem problemas e não pode ajudar... enfim vivendo e aprendendo... Da próxima é a pessoas q sabem da coisa ou não compro...

 

Resumo 9 discus mortos em 3 dias e um sobrevivente e comilão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Faz o FLAGELLOL na íntrega e não te ponhas a fazer TPA´s pelo meio senão ao final dos 3 dias recomendados - aí uma TPA de 80%.

 

Voltar a fazer o tratamento se se não for suficiente - o flagellol da sera é um medicamento muito bom e de acção muito mais rápida q o flagyl (metronidazol).

 

Os Discus morrerem assim de um dia p o outro é muito estranho, se forem parasitas internos, os discus podem demorar meses a morrer - normalmente associado com fezes brancas/transparentes, compridas e gelatinosas (ao contrário do q falas - fezes acastanhadas).

 

Tens a certeza q todos os valores (nitritos e amónia principalmente) estão a zero?

 

 

Espero ter ajudado, qualquer coisa não hesites em perguntar

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Faz o FLAGELLOL na íntrega e não te ponhas a fazer TPA´s pelo meio senão ao final dos 3 dias recomendados - aí uma TPA de 80%.

 

Voltar a fazer o tratamento se se não for suficiente - o flagellol da sera é um medicamento muito bom e de acção muito mais rápida q o flagyl (metronidazol).

 

Os Discus morrerem assim de um dia p o outro é muito estranho, se forem parasitas internos, os discus podem demorar meses a morrer - normalmente associado com fezes brancas/transparentes, compridas e gelatinosas (ao contrário do q falas - fezes acastanhadas).

 

Tens a certeza q todos os valores (nitritos e amónia principalmente) estão a zero?

 

 

Espero ter ajudado, qualquer coisa não hesites em perguntar

 

 

Ricardo

Quando o primeiro morreu eu mudei uns 20% da água. Toda ela era tratada sem cloro. Depois acho que o primeiro morreu durante a semana e depois foram os outros todos no fim de semama. Em resumo sobrou um "o comilão" que ainda está cá prás curvas.

 

Eu também estou contigo que não deve ter sido parasitas internos, acho que deve ter sido qualquer coisa externo e fulminante mas não sei bem o que...

 

Digo isto porque durante o fim de semana apareceram 2 pintas bancas uma na cauda e outra numa barbatana lateral (do discu sobrevivente), e perante isto já tinham morrido quase todos coloquei esha 2000 e exit. Fim das contas sobrou um e as pintas desapareceram.

 

Em relação à amonia e nitritos na quarta antes da mudança dos 20% fiz os testes e não tinha nada. Na quinta não medi nem na sexta porque pensei que 20% de água não ia subir.

 

O que pode ter sido e já equacionei foi ter montado o aquário e colocado a àgua, e o anti-cloro e o produto para iniciar a colónia de bactérias e prai uns 3 dias depois coloquei os peixes...(já sei que fiz mal e não tenciono repetir), outra causa pode ter havido um pico de amónia ou nitritos e eu não me ter apercebido. Novamente culpa minha porque não deixei fazer o ciclo. Em resumo agora que os 3 dias acabaram vou mudar o discu vivo para o hospital, tirar a agua toda com os remédios. limpar o aquário, tubagens, filtro etcc... e só daqui a 2/3 semanas é q coloco novamente o discu e os primeiros peixes.

Editado por oeN
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 dias não é suficiente para fazer o ciclo nem com nenhum acelarador - minha hipótese - pico de amónia.

 

Discus (ou qualquer outro peixe) só se devem colocar (gradualmente com o aqua maturado)

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 dias não é suficiente para fazer o ciclo nem com nenhum acelarador - minha hipótese - pico de amónia.

 

Discus (ou qualquer outro peixe) só se devem colocar (gradualmente com o aqua maturado)

já retirei o discu para o hospital, está murcho... agora o aquário foi limpo e fica a repousar umas 2 ou 3 semanas e depois volto a coloca-lo cá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a resposta a essas mortes foi encontrada, sem o ciclo de azoto concluído não podes por peixes.

esse erro custou-te 9 discus, antes de te iniciares em algum projecto, deves estudar muito bem todos os passos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a resposta a essas mortes foi encontrada, sem o ciclo de azoto concluído não podes por peixes.

esse erro custou-te 9 discus, antes de te iniciares em algum projecto, deves estudar muito bem todos os passos.

 

 

pode ser isso...agora já tenho o aqua limpo e a fazer o ciclo sem peixes vou deixar repousar umas duas ou 3 semanas e vamos ver como fica. Em relação ao discu comilão hoje deixei de lhe dar guloseimas (artémia congelada) e dei-lhe uma coisa que se chama discusfood da ocean nutricion e ele aceitou muito bem :burp:... o granulado é q ele petisca mas ainda não lhe toca muito... vamos ver se insisto um pouco mais no granulado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais