high power led


Luís Torrão

Recommended Posts

@ speedguppy e peixe é fogo

 

Acho q se o Just_me está a tentar explicar por a+b e explicando até de uma forma bastante compreensível o critério q utiliza não vejo razão para esses ataques.

 

Se tiverem alguma coisa a argumentar não é com esse tipo de afirmações.

 

Havendo informação disponível é necessário partilhar SALUTARMENTE e sem partir p ofensas.

 

Boa discussão porque até estou a gostar do q tenho lido,

 

Cumprimentos a todos

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 140
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa noite.

 

Já não venho ao fórum à bastante tempo mas senti-me ofendido por ver esta gente a falar desta forma e tive que responder. Principalmente quando falam à cerca de um membro que já provou neste espaço de debate que sabe o que diz. E se é um consultor pois que bem tem desempenhado as suas funções em prole do fórum.

 

Só venho reforçar a posição do Just Me! Quem estudou ou estuda Luminotécnia sabe que ele está correcto, e não precisa de ser vendedor de lâmpadas!

 

Acho que os outros dois senhores deviam ter mais cuidado com a língua. Não tarda nada aparece um moderador a por ordem nisto e com toda a razão.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de tudo gostei da iniciativa e considero o projecto interessante. Pelo custo de implementação e pelas dimensões do brinquedo até que era capaz de experimentar.

Agora temos de ser pragmáticos há muito mais por de trás da iluminação para aquários do que a simples ideia qualitativa/quantitativa da luz que os nossos olhos observam.

 

Cumprimentos.

Editado por jcas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Eu fui um dos users que demonstrou algum interesse nesta thread inicialmente porém deparo-me agora com uma discussão que não entendo muito bem.

 

Ora bem, o speedgupy veio partilhar com todo o fórum as suas aventuras com uma luminária LED DIY e por isso eu agradeço. No entanto o Just me achou por bem partilhar algum do seu conhecimento; que choca com as ideias veículadas pelo Speedgupy. O que eu não percebo é o porquê de haver uma animosidade por parte do speedgupy e do peixe é fogo relativamente à discussão do tema.

Não se trata de um ataque ao speedgupy mas sim uma partilha de conhecimentos.

 

Discordo quando o Just me diz que os leds não são feitos para serem mais eficientes (menos consumo) que as soluções de iluminação "convencionais". Aliás a eficiência e a longevidade dos LEDs são os pontos fortes dos LEDs.

Não obstante, não quer dizer que sejam a melhor solução para toda e qualquer situação; como é o caso aqui.

 

De facto o espectro reproduzido é de extrema importância para quem quer ter um aquário plantado, não tanto para quem quer fazer reprodução de peixes em aquários "vazios". Já por isso perguntei qual seria a possibilidade de fazer medições com fotómetro e espectrómetro. Não pensei no entanto que o fluxo luminoso fosse tão baixo para estes LEDs de 50W. Esperava algo mais substancial... Quando vi os dados do fabricante e comparando com os dados de lâmpadas T5 e T8, realmente não assim tão melhor.

Há no entanto outras considerações a fazer. O tamanho dos LEDs vs o tamanho das lâmpadas. O aquecimento e a redução de eficiências das T5 com o subir da temperatura, etc etc etc.

 

Ou seja, os LEDs são mais uma possibilidade mas como sempre; depende do que se quer.

 

Acho que podiam enterrar o machado de guerra e discutir a questão com calma, sem picardias.

 

Cumprimentos,

Pedro Vouga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já percebi que és o Chico esperto disto, não não viste muitos ledes nem sabes o que falas

lol...a minha primeira calha de leds foi feita em 2001, obojectivo não era claramente abordar a luz branca, já que na altura ainda nem eram comercializados leds "brancos" havia umas primeiras experiencias com leds com espectros um pouco manhosos.

 

a calha de leds que tem sido exposta no stand do forum de aquariofilia, a mostrar a fluorescencia de corais fui eu que a montei...e já anda a ser mostrada há uns anos.

 

Deves encontrar fotos no forum com uns anitos, também fotografias e mais explicações.

 

Não sou um guru de leds nem de iluminação, mas esforço-me para ler e perceber, e não para simplesmente usar dados de um vendedor de hong-kong colocados no ebay, com leds em que o espectro é +- 6000-7500 K, (medições muito fidedignas, com um erro tão brutal), e tirar uma fotografia e dai tirar todas as conclusões do mundo.

 

Já agora ,sabias que os sensores CCD e CMOS também tem curvas de sensibilidade á luz diferentes dos olhos humanos e das curvas de resposta das plantas?

 

, o aquário que tens ao lado tem

 

 

3x 22w T4 - 6500k,

1x30w T8- 4000k,

1x30w T8- 18.000k,

2x 18w T8- 18.000k

Uma foto do aqua:

http://www.aac.acuavida.com/gallery/AAC_20...dio2_001/M0037/

 

portanto tens 3 lampadas t4, que eficientemente são das piores fluorescentes no mercado, devido ao baixo tamanho da camara de plasma, nuns supostos 6500K

e depois tens 4 t8 nas pontas dos espectros, e portanto como foi explicado em cima, é natural que não tenhas grande percepção luminosa. como as tens duas a duas eu diria que foi uma solução artesanal, como tens tantas lampadas dentro de uma calha, eu diria que os reflectores não devem estar bem dimensionados. tudo isso piora a eficiencia da solução que tens...

 

 

Se a fotografia dos 2 não prova muita coisa as tuas contas da trata muito menos.

 

o insulto é normalmente o ultimo recurso quando se esgotam os argumentos.

 

 

Resumindo gastaste muito papel em T5 , vai a pesca com elas que tem comprimento para isso .

 

novamente assumes muita coisa, sem qualquer fundamento para tal.

 

És consultor , esta tudo explicado a insistência ridícula

 

se soubesses qual o papel de consultor no forum...não dizias "disparates" destes. O "titulo" de consultor não me confere nem mais nem menos conhecimento do que os outros membros.

 

Simplesmente corrigi coisas erradas, e argumentei, expliquei, e apresentei factos e números. Se o speedgupy está contente com o seu projecto, óptimo, fazer passar aos outros que é o "estado da arte da iluminação barata" quando não é verdade, não.

 

 

Discordo quando o Just me diz que os leds não são feitos para serem mais eficientes (menos consumo) que as soluções de iluminação "convencionais".

 

Esta é uma ideia que se tenta passar, mas nem sempre é verdade.

 

São mais eficientes que incandescentes, sim, sem dúvida. (quais não são?)

 

São mais eficientes que lampadas de halogéneo, sim sem dúvida

 

São mais eficientes que fluorescentes, nem sempre. Por exemplo nas emissões de espectro único, no azul, no vermelho, no amarelo, ai sim sem dúvida, no branco...ainda não...

 

Cabem onde uma fluorescente não cabe,normalmente sim

 

Conseguem ter potência mais concentrada que as HQI, não.

 

Conseguem ser mais eficientes que as HQI, ás vezes.

 

Ou seja, se os leds ainda não substituiram todas as outras lampadas, não é simplesmente porque há um lobby qualquer...é porque para cada situação há soluções melhores ou piores, e nem sempre os leds são as melhores...

 

Aliás a eficiência e a longevidade dos LEDs são os pontos fortes dos LEDs.

 

mas não é de certeza nos brancos...é que os brancos teem um fosforo de conversão... e esse fosforo tem uma vida util muito menor do que o semicondutor que origina a luz que o fosforo converte. Ou seja ao longo do MTBF (que é confundido com vida útil) os leds vão mudando de espectro e perdendo eficiência em dois parametros. Uma porque os semicondutores perdem eficiencia no transporte de electrões, outra porque o fosforo se degrada.

 

e já agora...MTBF significa medium time before failure. ou seja, tempo médio antes de estatisticamente 1 led apagar. O que tem implicações.

 

1-a vida útil é inferior devido ás perdas de eficiência

2-se 1 led de uma grelha apaga...como substituem esse led? especialmente por exemplo nesta solução... e se 2 ou 3 apagam, compra novo?

3- MTBF não quer dizer que apaguem todos naquele tempo, uns podem apagar muito mais cedo, outros muito depois.

 

depois tens aquele problema, nas fluorescentes o caro é a armadura, balastros, etc e o barato são as lampadas, ou seja, o que substituis é o componente mais barato ( se querem ir para fluorescentes de marcas XPTO é outro problema....), numa calha de leds, quando alguma coisa avaria é o mais caro... como é também uma tecnologia em desenvolvimento, e pouco madura, quando quiseres substituir algo...a tecnologia pode já ter evoluido e já não encontrares o que pretendes...

 

O aquecimento e a redução de eficiências das T5 com o subir da temperatura, etc etc etc.

 

As calhas bem dimensionadas não teem estes problemas...e já agora...os leds também perdem eficiência com o aumento da temperatura na junção. E normalmente teem de ser arrefecidos porque teem pequena area de dissipação, se a dissipação falha, ou está mal dimensionada, é vê-los cair que nem tordos...

 

 

Os leds são muito bons e continuam a evoluir, mas ainda não são a solução certa para tudo. Claro que as marcas que os querem vender, os apregoam como a solução para tudo, especialmente se puderem cobrar balúrdios por elas, e nem tiverem de dar dados muito certos sobre aquilo que estão a vender, se puderem dizer que são 20x melhores que uma HQI (que por acaso era velha, tinha o pior espectro possivel, estava ligada a um balastro manhoso) e umas quantas vezes melhores que uma fluorescente (as piores condições de teste podem também ser utilizadas.)

 

No entanto para utilizações mais profissionais, e reguladas, os dados estão lá, e mostram que a realidade nem sempre é como a pintam.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando o mundo inteiro anda a trocar tudo por ledes tu deves ser o rei da sabedoria , ninguém te tinha tirado a razão não entendo porque é que continuas a fazer testamentos , fica com o tópico que eu aqui se finito .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A isto é que eu chamo ser radical!

Logo agora que te ia dar os parabéns pelo projecto.

Não tenho acompanhado a "discussão" e não estou muito dentro do assunto mas, os leds são muito mais económicos, têm uma grande durabilidade mas de certeza que não são perfeitos...Ainda ão de inventar uma coisa melhor e depois é tudo a deixar os leds porque já não compensão mas é assim com tudo...

Eu vou-me deixar ficar pelas T5 porque não tenho "fundo maneio" para investir nos leds.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prefiro não responder a isso porque já vi que este assunto só fica resolvido quando se juntarem os dois mais um "engenheiro de leds"(se é que isto existe(provavelmente sim)) e tiverem uma conversa cheia de testes e factos cientificos, coisas do género.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Just do qual conheço pessoalmente só estava tentar explicar que os Leds ainda tem muito que dar para chegar as T5 e HQI'. Se levaste a mal e ficaste "amuado" não tens razão nenhuma para tal.

 

Uma coisa te digo, aprende com ele que aprendes muito.

 

Cumprimentos pelo Projecto apagado deste topico que até estava interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o projecto inicial foi apagado e se tem visto mais um monólogo que outra coisa, o tópico irá ser fechado.

 

Caso algum dos participantes deseje continuar a conversa de forma civilizada diga algo que se abre num instante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-speedgupy

 

Devote um pedido de desculpas , se quiseres posse fazer publicamente que não tenho problema nenhum com isso.

Peço-te desculpa pelo forma grosseira como dirigi o assunto, talvez é provável que volte a abrir o tópico, o mesmo ou outro, ate porque seria do interesse de todos .

Não era minha intenção provar que a engenhoca era melhor que outros sistemas mas sim mostrar que existem soluções novas e diferentes, não soube conduzir a coisa e acabei por me descontrolar um pouco coisa que é raro acontecer mas aconteceu .

Gostava que participasses no tópico novamente,… ficou-me o peso na consciência mas não guardo rancor nenhum do que se passou.

 

 

- Just_me

Olá,

Pedido de desculpas aceites, e não guardo qualquer ressentimento tambem. Por mim não é preciso faze-lo publicamente. Fica também o meu pedido de desculpas se alguma palavra foi também mais ofensiva. Podemos se quiseres reabrir o tópico e colocar o pedido de desculpas mútuo.

 

Também não era meu objectivo provar que a tua solução era a pior do mundo, ou mesmo má. Se serve os teus interesses, deves continuar a utiliza-la, apenas quis realçar alguns pontos, que sendo mentira ou meias verdades, comummente são reproduzidos por quem os leu, e de tanto serem reproduzidos passam por verdades.

 

Há muita desinformação associada a led's, no entanto também há muito boa informação que não é referida.

 

Se quiseres peço á equipa de moderação para reabrir o tópico, e voltas a colocar o projecto no inicio, muda-se o nome do tópico, e continua-se dali, ou abres um tópico novo como achares melhor.

 

Fico então á espera de resposta, sobre qual a solução que entendes melhor.

 

E um conselho se o quiseres aceitar, não leves nunca conversas no forum muito a peito, há mais vida para além do forum, também já o fiz no passado, e também já me excedi, aprendi que ficar chateado por uma coisa que é suposto dar prazer..não vale a pena .

 

Cumprimentos,

Pedro Alves

 

 

-speedgupy

 

Ok ,, então se não te importas pede lá para reabrir o típico e inserimos lá esta conversa que tivemos e assim damos continuidade ao assunto .

Faço exactamente um copy paste desta nossa conversa , isto se concordardes.

Abraço .

 

 

 

-Just_me

Ok, já fiz o pedido, agora é esperar... por mim podes colocar a conversa sem qualquer problema.

 

 

-----------------------------------------------------------------------

 

Fiz questão de tornar o meu pedido de desculpas ao Just_me publico, apaguei o tópico mas vou inserir novamente a 1º parte.

Espero que todos tenham entendido o sucedido e vamos dar continuidade a isto agora com bons modos .

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá fazer contas

 

Esse projector tem uma eficiência de 0,9, logo temos 45W transformados em luz.

Portanto 4000 Lumens a dividir por 45 Watts da 88 L/W o que é o equivalente a uma ma T5 ou uma boa T8,

Se contarmos com o preço de custo acho que não vale a pena, não ganhamos nada em eficiência energética.

 

Em tempos andei a remexer no assunto e ai não valia a pena garantidamente visto a eficiência ainda ser menor.

Com esse modulo a eficiência é idêntica mas o preço não, dai não valer a pena.

 

Mas no futuro, daqui a 2 ou 3 anos talvez já a tecnologia tenha evoluído o suficiente para trocarmos as velhas T5 por leds

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá fazer contas

 

Esse projector tem uma eficiência de 0,9, logo temos 45W transformados em luz.

Portanto 4000 Lumens a dividir por 45 Watts da 88 L/W o que é o equivalente a uma ma T5 ou uma boa T8,

Se contarmos com o preço de custo acho que não vale a pena, não ganhamos nada em eficiência energética.

 

Em tempos andei a remexer no assunto e ai não valia a pena garantidamente visto a eficiência ainda ser menor.

Com esse modulo a eficiência é idêntica mas o preço não, dai não valer a pena.

 

Mas no futuro, daqui a 2 ou 3 anos talvez já a tecnologia tenha evoluído o suficiente para trocarmos as velhas T5 por leds

 

 

só uma pergunta de onde veio esse 0.9 e são 50 w , e sim uma t5 num aquário com um metro tem melhor rendimento do que um led de 50 w mas já num aquário igual a esse ta fora de questão, o led é mais barato que uma T5 e continuo na minha já por aqui passo uma HQI de 150w e a olho é ela por ela .

Já agora deixo para deixar uma observação, as plantas estão em estado acelerado as bolhas de oxigénio nem chegam a desaparecer durante a noite. Para a semana meto uma foto que agora vou para fora e não vou estar por aqui.

 

Descupa fiz aqui um edit que só depois é que vi que estavas a falar do holofote , já que falas nisso tenho aqui dois e é verdade o led que montei da bem mais luz que os que mandei vir já montados, porque é que não sei , mas é mais uma que fica para mostrar para a semana .

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, como foi dito pelo Just me, o olho humano apanho um espectro muito reduzido de luz. As plantas fazem uso de zonas do espectro que nós nem captamos.

Quer isto dizer que podes comparar a iluminação a olho entre uma e outra porém não podes, com certeza alguma, dizer que esta luz é melhor para as plantas.

Porém, dizes agora que as plantas fazem perling à força toda.. melhor que antes? Mas a única mudança que houve foi de iluminação ou há outras variaveis a considerar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, como foi dito pelo Just me, o olho humano apanho um espectro muito reduzido de luz. As plantas fazem uso de zonas do espectro que nós nem captamos.

Quer isto dizer que podes comparar a iluminação a olho entre uma e outra porém não podes, com certeza alguma, dizer que esta luz é melhor para as plantas.

Porém, dizes agora que as plantas fazem perling à força toda.. melhor que antes? Mas a única mudança que houve foi de iluminação ou há outras variaveis a considerar?

 

Foi a unida mudança, ate a HC mostra melhor desempano.

 

Antes apena a Ricia fazia e tava com 60w T8 Flora Gro e Sun GLO

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 0,9 é o factor de rendimento, logo se gasta 50 W então 45 W são luz e o resto é calor.

 

Mas é assim amigo, se notas melhor desenvolvimento nas plantas então é porque a luz é suficiente.

Repara que tens T8 e estás a comparar com T8, se fossem T5 a historia era diferente.

 

Relativamente ao espectro os leds não geram UV nem IV , e por norma a curva ao longo da frequência é plana, o que tem vantagens e desvantagens.

As plantas por norma gostam do espectro perto dos azuis e dos vermelhos, é quando a fotossíntese é mais elevada, por outro lado o olho humano adora os verdes.

As T8 e T5 próprias para aquários favorecem os azuis e vermelhos e tem-em poucos verdes e se calhar e por este simples motivo que os leds parecem que dão mais luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegado de fim de semana fora já posso apontar 2 problemas, as 2 plantas mais próximas da luz , a ricia e a hydrocotyle marítima esbranquiçaram , ate alguns focos de petecas que tinha lá agarrados morreram, só as plantas mais longe da luz parecem soldáveis , no caso da ricia deixou de fazer oxigénio , a hydrocotyle marítima apesar de esbranquiçada continua a fazer bolinhas , tenho quase a certeza que baixai demasiado o holofote, no Pinhal esta com dois de 50w mais altos e não tenho estes problemas, mas também tem muito menos luz do que o que eu fabricai.

 

dscf0693k.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dscf0694e.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dscf0696u.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dscf0699n.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dscf0702q.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dscf0707r.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

speedgupy tenho uma proposta para te fazer... Queres ser meu pai?? xD Está um espetaculo!!! :burp:

Vai fazendo experiencias que a malta quer saber os detalhes da coisa. Oupa fico a espera de updates diarios :)

Banner3.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais