Inquérito


Recommended Posts

Caros,

 

Pedindo desde já desculpa pela demora, aqui fica o documento.

 

Obrigado!

JB

aquariofilia.pdf

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como comentário geral, fiquei surpreendido que afinal não saio da norma com 4 aquários, o que é optimo. E também que a maioria das pessoas interessam-se pelo comportamento dos peixes, como sendo o mais interessante. Outra coisa que concordo integralmente.

 

O que me surpreendeu foi a baixa escolaridade geral, não estava à espera. Julgava que a maioria das pessoas fossem licenciados, mas não. Pois me parece um hobby mais ao estilo desse tipo de pessoa. Mesmo com estudantes no meio (que é uma mistura que não se deve fazer) são uma minoria. Acredito que o impacto do 12º ano tenha a ver com os pessoal nos seus 17 anos que há muitos no forum.

 

estudo muitissimo interessante e bem feito, até parecia saído do INE.

 

Na parte das espécies é que poderia ser mais elaborado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, obrigado pelo comentário.

 

Quanto a parte de espécies penso que teria que ser elaborado um questionário a parte, com a respectiva foto uma vez que os nomes comuns variam e podes não conhecer a espécie que possuis. Digo isto, porque cá na Madeira existem ciclideos sortidos e é ver a mistura no mesmo aquário (africanos, com sul americanos) ;). Algo a pensar realizar num futuro talvez não muito distante, mas que tera obrigatoriamente de ser repensado no seu processo de elaboração e divulgação. Uma vez que até poderia "exagerar" e tentar perceber a nível de estirpes, sub-espécies o que o pessoal gosta, tem, etc. neste momento, após ter feito o questionário e analisado as respostas mudava algumas coisas (para não dizer muitas) a nível de respostas, nomeadamente género de respostas.

 

Talvez numa 2ª versão do inquérito a escolaridade mude, visto que tenho pelo menos já 2 erros: um na capa dei um "prego" em Português e esqueci me a analisar uma pergunta. A 2ª versão do inquérito incluirá as respostas que entretanto foram dadas. O inquérito apresentado conta com 176 respostas e neste momento tenho 180, se atingir as 200 ou mais e dependendo da altura posso repensar em "refazer" o tratamento estatístico.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo com foto a coisa complica, não facilita... não deves ter reparado na diversidade de espécies semelhantes com pequenas diferenças de umas para as outras. Acontece muito nos cicilideos, nos Ls e outros...

 

se conheceres muito tipo de peixes vez que é bastante simples entender o que as pessoas usam como alcunha, pode variar para o mesmo peixe, mas por norma é conhecido, podem é haver espécies estranhas, mas facil de resolver com uma pesquisa online... outra opção é escolha multipla com as espécies mais comuns e as menos comuns caiam em "outros"...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas que disseram gostar de escalares. Confesso que se há peixe que não gosto é o escalar.

Mas isto tb não tinha graça se todos gostassem de amarelo, né? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Quo, eu sei que a foto não facilita pois como referes a diversidade é enorme e essas pequenas diferenças não ajudam. Mas também acho que não faria so a nível de género. Uma hipotese é de facto como dizes, pesquisa online para as mais comuns e outros. So que agora ao pensar assim por algo, a foto também poderia ser ilustrativa e depois nos "resultados" dizer que tanto poderia ser um ou outro.

 

O meu receio é que nesse caso se torne demasiado longo e não "crie" interesse para responder.

 

Plisboa, pois se todos gostassemos de amarelo era lixado, embora ache que existem espécies que levam a preferência nem que seja por ambição, porque sejamos honestos guppys todos conseguimos manter, mas discos, tanganika, invertebrados já requerem outros cuidados.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em absoluto! É só um 'odiozinho de estimação' meu... ehehhehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de só ter visto o tópico agora, pois estava de férias, devo dizer que foi muito boa ideia, fazer esta estatística; Talvez possas deixar o tópico aberto para aumentar o tamanho da amostra e daqui a uns meses ter uma ideia mais global de todo o país, pois este estudo acabou pos ficar maioritariamente concentrado em lisboa;

 

os meus parabéns

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...