Ajuda Peixes a morrer, nao consigo identificar a causa.


Gon13

Recommended Posts

Nos ultimos tempos tenho tido um problema de algas filamentosas que se têm agarrado às minhas elodeas mas que não tem sido nada de extraordinario. A pior das consequencias é um crescimento ligeiramente mais lento e as vezes umas pontas que se soltam. Nao acho que isto tenha relação com as mortes.

 

O pior veio na quarta feira de manha em que chego ao aqua e vejo uma corydora panda (cerca de 3 cm) morta. Foi a primeira morte neste aquario que ja tem uns 4 meses a funcionar. Como ela estava sem olhos atribui a culpa ao ancistrus e nao dei grande importancia ao acontecimento.

Hoje quando cheguei a casa (17:00) vejo mais uma cory panda morta. Desta vez intacta, ainda inteirinha e sem deformações aparentes. Nao encontrei explicação.

Uns segundos depois olho para a minha femea de apistogramma agassizi e vejo-a no fundo, sem nadar, com as barbatanas completamente encolhidas e uma especie de zonas brancas no corpo. Parece que as escamas têm um branco quase transparente. Não consigo perceber qual será o problema. Ou muito me engano ou ela nao dura muito mais.

 

O setup:

110 litros.

TPAs de 2 em 2 semanas

Biofiltro 700 L/h

Ph - 6.4

kh - 1

gh - 8

NO2 - 0

NO3 - 15 a 20 mg/l

 

Flora:

Elodeas

Higrophilas polispermas

anubias

uma outra que nao me ocorre o nome

 

Fauna:

4 corys panda (eram 6)

4 viviparos (so ca estao porque nao tenho onde os por)

um casal de apistos agassizi

um ancistrus

um plecostomos borboleta

5 escalares (3cm) para posteriormente ficar com um casal.

2 caracois cons alguns milimetros de tamanho.

 

Toda a ajuda é bem vinda, estou com receio de que isto se alastre ao resto dos habitantes.

Desde já obrigado

Cumprimentos, Gon13

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. nao sera fungos ou outras bacterias? as barbatanas estao ruidas? ves pontos brancos no peixe? (perto da boca, ou barbatanas ou entao no dorso)

a mim parecem me fungos ou bacterias.

para bacterias acho que sera backtopour e fixe.

para fungos tambem ha varios medicamentos.

 

 

cumps e boa sorte com isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. nao sera fungos ou outras bacterias? as barbatanas estao ruidas? ves pontos brancos no peixe? (perto da boca, ou barbatanas ou entao no dorso)

a mim parecem me fungos ou bacterias.

para bacterias acho que sera backtopour e fixe.

para fungos tambem ha varios medicamentos.

 

 

cumps e boa sorte com isso

 

Boas.

 

Pontos brancos (ictio) nao tem. As barbatanas estao impecáveis, sá as mantem é fechadas.

Não penso que seja isso...

Obrigado Zé

Cumprimentos, Gon13

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Barbatanas fechadas tb pode ser sinal de bactérias ou fungos vê se as barbatana caudal se está tb fechada. esha 2000 resolve alguns dos problemas.

 

Sim, a caudal também está fechada. Eu nao quero estar a aplicar tratamentos quase ao calhas, tenho medo que contaminar a agua e assim...

Cumprimentos, Gon13

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a cory morta apareceu sem olhos, foi porque morreu e ou os escalares comeram os olhos (parte facil de comer) ou os apistos. O ancistrus é um comedor de algas... isso é mais trabalho da esperteza e oportunismo tipico de ciclideos. No entanto, isso não é questão.

 

precisas de ver outros sintomas e ver na net a listagem de doenças. Mas tudo leva a crer que se trata de Oodinum (doença do veludo), que se trata como se fosse ictio. eu elevaria a temperatura para algo acima de 28C, a maior parte dos medicamentos que tratam o ictio também tratam Oodinum

 

logo como está a femea apisto mal disposta, se calhar foi ela quem comeu os olhos à cory morta, e adoeceu mais rapido que os outros.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

Tens algas porque fertelizas mal. O ferro em excesso mata os peixes.

 

qual é o fertilizante que usas e em que quantidades?

 

melhores cumprimentos

nuno costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho grande experiência em doenças, graças a Deus, mas o raciocínio do Quo faz todo o sentido.

 

Aumentar a temperatura é sempre recomendado, e se realmente notas algo branco mas que não te parece ictio só mesmo o Oodinum.

 

Pesquisa na net se quiseres ter mais certezas, mas não te esqueças que quanto mais tempo esperares até começar a medicar, mais riscos corres da doença se espalhar pelo aqua e de ser fatal para a tua apisto e outros peixes.

 

Pior do que perder peixes, é ficar a pensar que deveríamos ter feito algo (e aqui falo por experiência)

 

Boa sorte!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.