preciso de dicas para montar um aquario de agua quente


Eva wayne

Recommended Posts

bom dia!

 

eu sou nova nisto dos aquario, e decidi montar um na minha casa. mas ainda nao sei bem o que devo comprar e o tamanho do aquario e essas coisinhas todas.

 

sera que voces podem ajudar me?!

 

 

beijinhos*****

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a este novo hobby.

 

Relativamente a preços...Prepara-te para gastares uns bons trocos. Não te assustes, o investimento neste hobby é só o inicial, depois passa lol.

 

Vamos por partes. O que é preciso:

 

Aquário (duh lol): quanto maior, melhor. Sai mais caro, mas por incrível que pareça é mais fácil de manter do que aquários pequenos. Não caias na tentação "vou começar por pequeno e depois parto para um grande". Tens muitos desgostos e gastas muito mais dinheiro. O mínimo recomendável, é um aquário de 60 cm. Mas se puderes partir com um de 80 cm, tanto melhor. Podes comprar um kit, dos que vem com tudo (não aconselhável, porque por vezes os materiais não são usados e nem sempre sai mais barato do que montar peça a peça) ou então podes comprar só os vidros ou então podes até mandar tu próprio fazer o aquário.

 

Filtro: Deves ter em atenção duas coisas: o volume de caudal e as matérias filtrantes. Quanto ao volume, o filtro deve bombear entre 3 a 5 vezes o aquário por hora (ex: aquário de 100 litros deve ter uma bomba com um caudal entre os 300 e os 500 litros por hora). Quanto às matérias filtrantes, o filtro deve ter uma grande capacidade para receber matérias filtrantes. Deve ter uma filtração mecânica, química e biológica.

 

Termostato: Deve ter 1 watt para cada litro (ex: aquário 100 litros -> termostato 100 watts).

 

Termómetro: para medir a temperatura (os de mercúrio são melhores que os de fita)

 

Calha: se quiseres ter um aquário plantado (e é recomendável, quer para ficar com um ar mais bonito e natural, quer por ajudar na química da água), deverás ter entre 0,5 e 1 watt por cada litro, consoante a exigência das plantas que meteres.

 

Substrato: para o caso de meteres plantas, deves meter um substrato fértil, que servirá para ajudar as plantas a ficarem grandes e bonitas.

 

Areão: para cobrir o substrato fértil. É ao gosto do freguês. Mas não escolhas areão colorido. Recomendo um preto, dá um efeito muito louco e dá um contraste muito bonito aos peixes e plantas.

 

Testes: Há 3 testes essenciais para um aquário: NO3 (nitratos), NO2 (nitritos) e pH. Preferencialmente os de gotas, apesar de mais caros, são mais precisos. Estes testes servirão para medires os parâmetros essenciais da água.

 

Depois de montares o aquário, terás que ter atenção ao ciclo de azoto. Ele servirá para o filtro ganhar bactérias que transformem a poluição da água em água saudável para os peixes. Assim sendo, com o aquário já todo operacional, deverás colocar um pouco de comida todos os dias, durante 3/4 semanas. Para saberes quando ciclo acabou e puderes começar a colocar os primeiros peixes, vais ter um pico de amónia (uma semana), seguido de um pico de nitritos(uma semana) e depois um aumento de nitratos(uma semana). Quando os nitratos baixarem para níveis inferiores a 50, poderás começar por introduzir o primeiro peixe (resistente) e depois ires pondo poucos de cada vez (2 ou 3 por semana). Este mês do ciclo pode parecer secante, mas é essencial para o sucesso do aquário. Se não o cumprires, nunca terás equilíbrio no aquário e vais ter muitas mortes. Aproveita este tempo para fazer experiências e ires aprendendo mais coisas sobre este assunto.

 

Depois há alguns cuidados que deverás ter em conta: de tempos em tempos (a distância será determinada pelo aumento dos nitratos para níveis perigosos) deverás fazer uma Troca Parcial de Água (TPA), que consiste em tirares uma parte da água do aquário e substituíla por uma nova. Esta água que entrará no aquário, deverá estar em repouso num recipiente aberto pelo menos 24 horas, de forma a evaporar o cloro. A água que retiras do aquário, deverás aproveitar para limpar as matérias filtrantes do filtro. Nunca limpar as matérias em água da torneira, de forma a não perderes as bactérias lá alojadas.

 

Quanto aos preços, aquilo que realmente te interessava, recomendo-te uma coisa: muuuuuita pesquisa. Verás que há preços para todos os bolsos nas várias lojas. Se puderes, dá uma vista em sites tais como a pet4you e a wate-r-evolution que têm preços bastante mais acessíveis que as lojas. Os preços vão variar consoante o tamanho do aquário (quanto maior, mais caro, obviamente), mas para teres uma noção, montei um aquário de 100 litros que ficou por 220 euros (peixes e plantas não incluídas), como poderás ver na minha assinatura). Mas é só para ter uma ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vinda ao forum.

 

O aquário deve ser o maior que possas comprar ou de acordo com o espaço que dispões.

 

Quanto maior mais facil é manter o equilibrio do mesmo.

 

As plantas e se a experiência não for muita, recomendo-te um fertilizante antes do substrato bem como plantas de acordo com a ilum~inação que consigas ter no aqua.

 

Iluminação?

Aplica a regra do watt por litro.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada, foi uma ajuda. mas as plantas nao precisam de algum fertelizante e dessas coisas?

ja agora que tamanho do aquario, e plantas e peixes me aconcelham a meter para quem estar a inicia este hobbi??

o que o crush disse concordo contudo excepto nessa parte, onde ele diz que é preciso um substrato fertil, de facto não é preciso. O fertilizante usas no caso de não colocar substrato fertil. o fertilizante a comprar deve ser proprio para aquarios, e evitar fertilizantes que tenham na sua composição nitratos e fosfatos, elementos produzidos pelos peixes, e que polui o ambiente. fertilizantes normais para plantas não podem ser usados, pois têm imensos nitratos.

 

mas o que o crush disse é um excelente resumo, e uma ajuda muito boa!!! le com atenção.

 

Os peixes e as plantas dependem unica e exclusivamente do teu gosto e do que o teu aquario permite. O substrato é igual, depende do teu gosto. podes fazer o mundinho que desejares.

 

O aquario minimo é de 60 cm de frente, mas eu recomendaria 80 cm para cima, pois assim podes fazer umas coisas mais engraçadas e ter mais opções de peixes.

 

vai à secção de fotos e videos e ve o que mais gostas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com tudo o que foi dito, e apenas quero insistir com o "quanto maior melhor".

 

Se te informares bem antes de começar a montar o aqua sobre os peixes, as plantas, o ciclo do azoto etc...vais ficar viciada como todos nós. As coisas vão te correr melhor do que se te atirares de cabeça, o que vai fazer com que te sintas orgulhosa e ainda mais viciada. O que te vai dar vontade de tentar outros peixes, outras plantas.

 

Se tiveres um aqua de 60cm, já não é mau mas logo logo fica curto. Porque depois dos habituais Guppies, Mollies e companhia vais querer tentar Escalares, Discus e etc... e ai fica apertado.

 

Se tiveres um aqua maior, tal como foi dito consegues equilibrar melhor os parâmetros da água, podes até fazer menos TPAs, e depois de ganhar confiança largas os Gyppies e arranjas Discus sem problemas.

 

Sem esquecer que comprar à pressa um aqua pequeno e passados uns tempos querer comprar outro fica-te mais caro do que esperar um pouco mais agora, juntar mais dinheiro, comprar as coisas aos poucos e até aproveitar equipamento usado daqui dos classificados.

 

Seja como for, boa sorte nesta tua aventura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia!

 

eu sou nova nisto dos aquario, e decidi montar um na minha casa. mas ainda nao sei bem o que devo comprar e o tamanho do aquario e essas coisinhas todas.

 

sera que voces podem ajudar me?!

 

 

beijinhos*****

 

 

 

olha...dá uma passada na secção de ofertas/venda costuma-se apanhar bom material a bons preços bang

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora tive a ver aqui umas coisas de outro pessoal. o que tenho que fazer para ter um plantado?

se quiseres uma loja de lisboa onde te dão bons concelhos vai à ornimundo no vasco! Tem lá dois tipos, um com cabelo comprido preto e uma voz assim para o "gay" (sem querer ofender ninguém) e outro que é muita porreiro e grande geek de peixalhada e animais em si ;) é só ires lá e perguntares pelo paulo xD

 

quanto ao plantado depende... se quiseres um plantado de pouco exigência em termos de iluminação, fertilização e CO2 é só meter substracto (areão) espetar para lá as plantas, meter alguma luz e de vez em quando fertilizar.

 

se fores para algo mais complicado tens de perguntar aos especialistas XD

 

PS quanto aos negócios no fórum algum de teu agrado? :pompomgirl:

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

És de que zona de Lisboa? Dá jeito para aconselhar...E que transporte utilizas, porque uma coisa é ir de autocarro, outra é ir de carro lol.

 

Para além da Ornimundo do Vasco da Gama (Gare do Oriente - Expo), tens também a Ornimundo do Loures Shopping. Mas onde podes arranjar tudo e aconselhar-te muito bem, é na Aquaplante em Benfica. Mas atenção que lá eles tentam ingrupir muitas coisas desnecessárias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sou da zona do parque das naçoes.

 

rapazes, isto parece ser muita coisa para ver. para o aquario.

 

 

lol

ornimundo aí no vasco (MAS AQUI NO FORUM TAMBÉM CÁ ESTAMOS NÓS :D) melhor não há para pedires conselhos porque basicamente se dissesses que tinhas um peixe num globo levavas logo com uma decoração na cabeça XD e só por perguntares como deves alimentar um peixe levas ali com a descrição do mundo aquático todo #musica

 

a loja que o crush disse em benfica é fixe pela variedade de peixes e coisas que têm...é a loja do verdadeiro geek aquariofilo xD mas não acredito muito no aconselhamento XD (desculpa lá crush:P) quando se quer vender dizem-se meias verdades :P

 

no entanto...só se o chefe estiver lá ou por perto é que aquilo costuma estar bem cuidado...tive o azar de lá ir uma vez quando o boss foi de férias e...não comento :/

 

de resto pesquisa bem no fórum pergunta que não mordemos...

 

quanto água quente bem já deves saber:

 

ESSENCIAIS:

 

aqua > possível

termóstato

filtro (escolhe um bom e neste campo é mesmo importante porque um bom filtro garante maior estabilidade no aqua) se tiveres hipótese vai para um exterior ;)

um teste de ph convém

os peixes XD

 

SECUNDÁRIOS:

 

areão branco ou preto (nunca às cores)

iluminação só se quiseres plantar plantas "reais"

troncos, raizes, plantas etc etc convém serem decorações com cores pouco brilhantes

e os outros testes....

 

enfim..se quiseres mais alguma dica pergunta...acredita aqui mais vale perguntar antes que meteres peixes e logo a seguir entrares em stress porque não os tens por mais de 2/3 dias ;)

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Eva, antes de mais parabéns por perguntares antes de comprar, neste hobby é importante pesquisar bastante e aprender, porque ao fim ao cabo estamos a lidar com vidas, por isso merecem o respeito. Este hobby vem de maos dadas com a paciência. não convém fazer nada à pressa e sem ser pensado, porque se não as consequências são grandes, e podem até levar à desistência. o que eu te aconselhava a fazer era pegares numa folha de papel e ir fazendo uma lista com o orçamento, e as lojas onde é mais barato comprar equipamento (atenção, que às vezes é preferível gastar mais dinheiro no equipamento, porque a qualidade compensa e não é pouco):

 

-Primeiro o aquário ( a estrutura em vidro entenda-se); podes ir à zona dos patrocinadores do fórum aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=120

 

nesta área encontras boa qualidade de materiais e a optimo preço. podes ver qual o patrocinador que faz aquários por medida e pedir um orçamento, sai muito mais barato que comprar numa loja, especialmente porque na loja vendem Kit's, com vários acessórios, mas ficam áquem das necessidades. por isso recomendo que compres peça a peça, assim sabes o que compras e se procurares bem, podes poupar bastantes euros.

 

depois de pedires o orçamento do aquário com as medidas que desejas, está na hora de pensares em materiais para o tamanho desse aquário.

 

-Filtro: Aqui faço minhas as palavras do crush, é importante fazer entre 3 a 5 vezes a litragem do aquário e ter espaço para matérias filtrantes. recomendo muito mesmo um filtro externo. é mais fácil de limpar, tens de limpar menos vezes (teoricamente) e têm a vantagem de ser menos um trambolho dentro do aquário.

 

-Termostato: como já disseram convem ter 1W por litro (1W/L)

 

-Iluminação: não concordo que seja necessário 1W/L, a iluminação funciona como o accelarador. imagina um carro em que a iluminação é o accelarador, os nutrientes são a gasolina e a velocidade do carro é o crescimento das plantas. quanto mais accelerares, mais gasolina gastas, se chegar a um ponto em que a gasolina acaba, por mais que acceleres o carro não anda. e quando o "carro" não anda, as algas aparecem para estragar tudo. por isso primeiro, recomendava-te a imaginares uma paisagem que queiras recriar no aquário, pensa nuns troncos, numas rochas, e faz desenhos a imaginar como é que querias imaginar o aquário. procuras as plantas que mais gostas e vês se são muito exigentes ou não, a partir daí pensas então na iluminação que tens que arranjar e nos nutrientes que vais ter que fornecer. (fertilizantes líquidos, fertilizantes de substrato, e dióxido de carbono).

 

se esclareceres bem os primeiros pontos, especialmente o tamanho do aquário, o filtro, e as plantas que queres, estás a meio caminho andado para ter sucesso. depois de teres isso definido, vem pasando por cá que te vamos dando ajudas mais concretas.

 

se quiseres podes passar pelo meu aquário, é só clicar no link que tá aqui por baixo, e ves uma montagem dum aquário passo-a-passo e algumas duvidas podem ficar esclarecidas :sign_welcome:

 

boa sorte

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sou da zona do parque das naçoes.

 

rapazes, isto parece ser muita coisa para ver. para o aquario.

 

Pois, isto no início é um pouco confuso e dispendioso...Mas tem de ser...

 

Se não queres perder tempo a pesquisar e gastar muito dinheiro, podes comprar um kit básico. Não é muito bom, mas é à tua opção...Há à venda no Continente ou na Ornimundo...

 

Relativamente à Ornimundo, eles costumam ter peixes novos à 5ª feira. Por isso é o dia em que tens maior leque de peixes para escolher. No entanto, não deves encomendar logo, porque não se sabe como é que os peixes vão reagir às novas águas da loja, se vêm com doença, etc. Por isso o ideal é passares por lá, escolhes os peixes e reservas os peixes e ires buscar, se ainda estiverem bem, daí a uma semana...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma...então o aqua ainda não está montando e já estamos a reservar os peixes para ir buscá-los ao fim de uma semana?

 

EVA

Como quase tudo nesta vida, as coisas demoram tempo. Um aqua não é um hobbie qualquer, lidamos com seres vivos.

 

Um aquario tem os seus requisitos para ser assegurada a vida dos animais que colocas lá dentro.

 

Se mudas-te para uma casa em Lisboa, é porque a mesma está dotada das condições necessárias para que possas lá viver.

 

Com os peixes é exactamente a mesma coisa, aliás com gatos, cães, piriquitos, aranhas, cobras, etc.

 

Se queres um aquário e gostas de peixes então recomendo-te que dês uma vista de olhos por algumas lojas.

 

É até uma forma de ires conhecendo a cidade. Está numa área onde para além de existirem algumas grandes superficies, estás junto aos transportes publicos (se os usares) ou de acessos para carro, onde podes chegar a qualquer lado.

 

Faz as contas ao que tens disponivel para gastar, faz uma lista ao que é necessário e parte daí se ainda tiveres vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.